Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 1203117 vezes)

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #575 em: 04 de Dezembro de 2014, 10:09 »
Diogo, isso depende da velocidade dos camiões,  se apanhas vento de frente se vais a duo, etc. Qualquer 125 consegue ultrapassar os camiões quando eles vão carregados, agora existem 125 que em condições normais acompanham o fluxo do trânsito a 90/100Kmh, outras têm mais dificuldade.
Numa 125 temos sempre de calcular as ultrapassagens com muito cuidado, e se o enlatado quiser não o conseguimos ultrapassar.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #576 em: 04 de Dezembro de 2014, 11:46 »
O meu maior receio é não conseguir passar os camiões com alguma facilidade, n faço ideia se esta 125 forza terá essa qualidade em relação ás outras 125  _martelada_

A Forza 125 continua a ser uma 125 e ter, por isso, as suas limitações de potência, recuperações e velocidade máxima.
Mesmo que venha a ter a mesma vel máxima da X-Max, cerca de 120km/h reais, não é tão obvio ultrapassagens a veículos que circulam a 100-110km/h, precisas de tempo e espaço para as fazer. Se circularem a 80-90 é bem mais fácil como é fácil de entender.
Daí o pessoal se fartar das 125 e subir de cc
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #577 em: 04 de Dezembro de 2014, 13:02 »
Companheiro Diogo, acredito que não venha a ser muito diferente do que se verifica p. ex. com a X-Max 125.

A nova Forza 125 tem uma relação peso/potência que no papel se pressupõe como propícia a reprises muito favoráveis em ultrapassagem, mas escrevesse eu o que escrevesse, somente quando começarem a sair cá para fora os primeiros testes dinâmicos é que teremos certeza.

Dentro de pouco tempo julgo mesmo que as principais publicações terão acesso a unidades de test-ride, como é habitual acontecer umas boas semanas antes da colocação dos modelos no mercado.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #578 em: 04 de Dezembro de 2014, 17:09 »
que no papel se pressupõe

Aqui dizes tudo ..... No Papel!!

Deixa-las "poisar" aqui em Portugal que depois essas "contas e testemunhos" farão (ou não) o devido parecer do produto!


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #579 em: 04 de Dezembro de 2014, 23:52 »
Para um vadio nato a redução de consumo em 0,3-0.4tls e aumento de autonomia para 500km é um bónus apreciável?
Já a pensar na expedição transiberiana, José?  _convivio_

 :)) _pol_ _pol_ Pois, é aquela regra! Carros a diesel para quem anda uns bons milhares de kms por ano, scooters 125 economizadoras para quem os faz também,  :)) :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Diogo

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #580 em: 05 de Dezembro de 2014, 00:42 »
Se circularem a 80-90 é bem mais fácil como é fácil de entender.

Era este o meu receio, para mim é raro andar a 120km/h pois não faço auto estrada, a minha duvida era se uma 125 dava conta do recado, portanto vou para uma 125 não preciso de uma cilindrada maior, e como o José disse e bem, consome bem menos, apesar de ter menos força que uma 300, mas tb bebe bem menos que uma 250/300, e no final quem dita são os valores, e para mim que sou amigo da carteira, será então a escolha acertada, só ainda não me convence muito o ABS mas tou a ver que não tenho outra solução visto gostar muito da Forza  :-?  _martelada_
Será que a nova kymco 125 vai acompanhar nestes consumos da forza?

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #581 em: 05 de Dezembro de 2014, 17:30 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  a exclusão de algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.


PS: Sobre ABS tem este tópico.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

daniel

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #582 em: 05 de Dezembro de 2014, 20:11 »
Se esta scooter 125 que é colocada na categoria como GT, vier com um preço em redor dos 4000 euros, parece-me que vai vender muito bem.

Tenho pena que a Suzuki não siga o exemplo e apresente uma Burgamn 125 deste género e com jantes de maiores dimensões.

A Honda acertou na receita e esta Forza 125 está bem conseguida.  scooter_

speed78

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #583 em: 06 de Dezembro de 2014, 15:05 »
Não faças isso!!
Compra uma 300cc, o que vais gastar a mais, tb vais ter mais prazer e muito mais segurança e se fores para uma via rápida como VCi ou outra do genero, com uma 125cc vais estar sempre perto do limite.
Dou-te este conselho porque passei por isso e sei bem o que a "casa gasta"  hehe
Se circularem a 80-90 é bem mais fácil como é fácil de entender.

Era este o meu receio, para mim é raro andar a 120km/h pois não faço auto estrada, a minha duvida era se uma 125 dava conta do recado, portanto vou para uma 125 não preciso de uma cilindrada maior, e como o José disse e bem, consome bem menos, apesar de ter menos força que uma 300, mas tb bebe bem menos que uma 250/300, e no final quem dita são os valores, e para mim que sou amigo da carteira, será então a escolha acertada, só ainda não me convence muito o ABS mas tou a ver que não tenho outra solução visto gostar muito da Forza  :-?  _martelada_
Será que a nova kymco 125 vai acompanhar nestes consumos da forza?

Diogo

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #584 em: 06 de Dezembro de 2014, 15:10 »
O melhor é mesmo esperar por preços e consumos.
Tenho 4 scooters em vista mas tb n queria gastar mais de 4000 euros por uma  scooter_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #585 em: 06 de Dezembro de 2014, 22:49 »
Não faças isso!!
Compra uma 300cc, o que vais gastar a mais, tb vais ter mais prazer e muito mais segurança e se fores para uma via rápida como VCi ou outra do genero, com uma 125cc vais estar sempre perto do limite.
Dou-te este conselho porque passei por isso e sei bem o que a "casa gasta"  hehe
Se ele andar 80%  em vias com perfil de AE acho que deve subir uns cc's
Eu como só faço 10% de vias rápidas os meus 100 kms/h e 8 mil rpm chegam me
e ainda sobram 2 mil rpm
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Diogo

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #586 em: 07 de Dezembro de 2014, 02:12 »
Tal e qual José, rara a vez passo dos 100km/h no meu carro, porque as vias que uso 80% n me permitem  _thumbdown_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #587 em: 07 de Dezembro de 2014, 03:00 »
Tal e qual José, rara a vez passo dos 100km/h no meu carro, porque as vias que uso 80% n me permitem  _thumbdown_

E nesse caso uma Forza 125 vai dar de certeza, porque o redline aparece a partir das 10 500 rpm
por isso são mais 500 rpm que a X-Max 125,  :) :) :) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

speed78

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #588 em: 07 de Dezembro de 2014, 17:59 »
Pois mas, não é só uma questão de velocidade de ponta, não se esqueçam da força numa subida, entre outras situações que todos nós sabemos.
Uma Forza 300 nova custa 4750 chave na mão!! Quanto custará uma Forza 125?? a diferença será muito pequena creio eu!! Não me lixem, mas uma 300 é muito mais polivalente e divertida _careta_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #589 em: 07 de Dezembro de 2014, 23:14 »
Compreendo o que dizes companheiro speed78 e por acaso eu próprio por hábito faço o mesmo tipo de recomendação, ou seja, havendo dúvidas sobre o que comprar e tendo já carta, sugiro uma cilindrada acima de 125cc.

No entanto, percebo e compreendo os fundamentos de alguém que, mesmo tendo carta, eventualmente opte por ex. por uma Forza 125 ao invés de uma Forza 300,  seja pela vertente da economia proporcionada, por ser menos onerosa na aquisição ou por ter um andamento mais do que suficiente para a maioria dos casos...e onde a excepção são sobretudo as A.E.

Há que testar e se possível fazer os percursos do dia a dia aquando do test-ride.

Percebo "os dois lados da moeda", reconhecendo eu próprio que uma 125cc chegaria para 90% das minhas necessidades, mas pronto... _Rolley_

speed78

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #590 em: 08 de Dezembro de 2014, 16:26 »
A ver vamos quanto vai custar a Forza 125!! Creio que vai ser um preço bem salgado, tal como a antiga s-wing 125cc, afinal, estamos a falar de um topo de gama, pois a Honde tem várias outras scooters e motas 125cc, não vão colocar esta a competir com as suas "irmãs" mais pequenas ;), o Preço certamente vai passar dos 4000 euros.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #591 em: 09 de Dezembro de 2014, 17:53 »
Eu também penso que o preço andará pelos 4.000 € mais ou menos pois temos por perto a Forza 300.

Acho que a malta que tem carta para mais cilindrada vai optar pela Forza 300 que é sem duvida uma excelente Scooter muito cómoda e com bons consumos faço na minha uma média de 3,8/L só é pena não fazer mais ponta como a SH 300 que tive uma e dava de inicio 160 klm e depois dos 10.000 klm fazia 150 e a Forza 300 corta aos 140.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Marco46

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #592 em: 09 de Dezembro de 2014, 18:05 »

Ter uma 300 e cortar aos 140  _Rolley_


Depois dizem que upgrades nao valem a pena!!  _lol_

Amigos, muitos nao serão desse tempo, mas as 125 da minha altura tinham quse 30cv e ratavam qualquer uma das 300 400 500 actuais, e sem muito esforço.

Libertem voçes a mecanica de porcarias que a U.E quer que se implemente e vai ficar boquiabertos com o que anda estrangulado lá pelo meio!!


Saudações

 _convivio_


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #593 em: 09 de Dezembro de 2014, 20:01 »
Eu também penso que o preço andará pelos 4.000 € mais ou menos pois temos por perto a Forza 300.

Tenho também essa ideia, até para evitar a "canibalização interna" entre modelos Honda.
Apesar de uma ser 125cc e outra 300cc...e mesmo colocando na equação que para uma das duas é exigida carta e para a outra não, o preço tem necessariamente que ter alguma distanciação.

A Forza NSS300 com ABS tem presentemente um preço de venda ao público de €4.999 + desp.
A nova Forza 125, na minha opinião, terá um diferencial de preço para a 300, que se situará em torno dos 18%-20%.

Neste momento só mantenho uma certa renitência em afirmar a pés juntos que será essa a diferença de preço entre ambas, porque tenho e mantenho uma certa dúvida, que se prende com o custo de produção acrescido da Forza 125 por comparação à Forza 300.
Isto porque, enquanto a primeira será produzida numa fábrica Honda em território europeu (Itália), a segunda faz uso de uma fábrica Honda na Tailândia. Os custos de produção são superiores por cá (Europa), quando comparados de forma directa com os custos de fabrico e montagem de um país asiático.

Mas pronto...posso e espero estar equivocado nestes meus pensamentos e que na verdade a nova Forza 125 venha a apresentar-se com um preço muito próximo dos €4.000.

Deverá estar para muito breve a divulgação oficial da Honda Portugal...mas prevejo que o preço venha a ser anunciado em simultâneo em todos os países da UE, por imposição da Honda Europe.  _Rolley_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #594 em: 09 de Dezembro de 2014, 21:05 »
epá, já vejo este preço no site da Motorway desde há duas semanas, pensei que tivessem visto  :-?

Novidades Honda 2014/2015
FORZA 125 
Cilindrada: 125 cc
Potência: 14,29 Cv às 8.750 rpm
Peso em ordem de marcha: 161 Kg (162 Kg - ABS)
Disponível em FEV/2015
Cores: Cinz.Mate./Branco Mate e Preto/Prata e Cinz.Mate/Branco Mate e Azul Mate/Preto e Castanho
Preço Previsto: 3.950 €


http://motorway.pt/84/356/motos_novas/novidades_honda_2014.html
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 21:07 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #595 em: 09 de Dezembro de 2014, 21:07 »
epá, já vejo este preço no site da Motorway desde há duas semanas, pensei que tivessem visto  :-?

Novidades Honda 2014/2015
FORZA 125 
Cilindrada: 125 cc
Potência: 14,29 Cv às 8.750 rpm
Peso em ordem de marcha: 161 Kg (162 Kg - ABS)
Disponível em FEV/2015
Cores: Cinz.Mate./Branco Mate e Preto/Prata e Cinz.Mate/Branco Mate e Azul Mate/Preto e Castanho
Preço Previsto: 3.950 €

Sim, e até já postei...

Mas não sabemos se é com ou sem ABS... Embora provavelmente com, já que a Forza só devera estar disponível com o dito...

Aguardemos...

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #596 em: 09 de Dezembro de 2014, 21:43 »
epá, já vejo este preço no site da Motorway desde há duas semanas, pensei que tivessem visto  :-?

http://motorway.pt/84/356/motos_novas/novidades_honda_2014.html

Por acaso já por cá está divulgado desde Outubro numa das inúmeras páginas deste tópico....o problema está na palavra previsível.

Não é por ceticismo...é por me parecer que terá mais uns pózinhos de €€€'s.
Espero que me engane e engula este meu sentido de dúvida e de falta de crença num preço tão baixo para esta GT concorrente directa da mais onerosa X-Max.... e que o previsível passe a definitivo, já com ABS. Seria um estoiro no mercado...

A info oficial estará para breve... _pol_
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 21:48 por Sapiens21 »

obtf

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #597 em: 15 de Dezembro de 2014, 12:29 »
O ABS é opcional...

"
Características Particulares:
Um modelo totalmente novo; Motor e Quadro
Scooter de elevadas performances.
A derradeira Scooter 125 cc; com o melhor de tudo!
ABS opcional.
Novo motor SOHC monocilíndrico de 4 Válvulas e refrigeração líquida.
Binário de 12 Nm às 8.250 rpm.
O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9 mm.
A relação de compressão é de 11,5:1.
Motor eSP com tecnologia de baixo atrito.
Motor Start and Stop.
Motor com cilindro descentrado para redução de atrito.
Transmissão secundária de baixo atrito com utilização de 3 bronzes
Recuperações fantásticas acima dos 90Km/h.
Bomba de combustível incorporada no cárter.
Novo silenciador de escape de tripla câmara de 400 células.
Consumo de 2,29 l/100 km.
Depósito do combustível de 11,5 litros.
Altura do banco de 780 mm.
Iluminação por LED.
Pára-brisas regulável em 6 posições (curso de 120 mm).
Espaço debaixo do banco para 2 Capacetes Integrais.
Tomada 12V no Porta-Luvas.
Bateria YTZ8V de longa duração.
Roda dianteira com jante 15 polegadas (pneu 120/70-15).
Roda traseira com jante 14 polegadas (pneu 140/70-14).
Instrumentos com Relógio, Velocímetro, conta-rotações, Consumo médio, Parciais A e B, Totalizador e Indicador Temp.LIq.Arref..
Amortecedores traseiros com 7 níveis de regulação de pré-carga da mola.
Braço oscilante em Alumínio.
Travão de disco simples de 256 mm na frente
Travão de disco simples de 240 mm na traseira
"

http://motorway.pt/84/356/motos_novas/novidades_honda_2014.html


Tenho uma Honda Vision 110 e estava a pensar trocar pela Yamaha Tricity (+ estabilidade), visto que a minha esposa tem receio de andar de moto e sempre era mais estável e transmitia mais segurança.... ou pela Sym GTSi 125 ou mesmo esta.... mas esta só mesmo para Abril (não acredito que se confirme a data de Fevereiro/2015... pelo menos em Portugal).

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #598 em: 15 de Dezembro de 2014, 12:35 »
Os dados da Motorway poderão não estar correctos. Esperemos pelos dados oficiais da Honda PT...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #599 em: 15 de Dezembro de 2014, 13:49 »
Não estão correctos não,  João, falei com um vendedor da Motorway que me disse que os valores anunciados foram precipitados e que a Forza de certo custará mais do que 4,000€, aqueles valores no site traduzem um desejo e não uma realidade...
Espirito Aventura