Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 831809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1502
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tmax 530 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #250 em: 25 de Outubro de 2014, 20:40 »
Isto pode fazer a xmax baixar de preço, especialmente porque também é construída em França. No que respeita à qualidade o ser feito na Europa não é 100% garantia de melhor qualidade. Por exemplo, como o twin pode comprovar, a minha xmax tinha a borracha do écran frontal montafa ao contrário. Fui ao concessionário e rapidamente o assunto foi resolvido na hora, mas como elas são montadas em França, houve uma falha no controlo de qualidade na fábica daquele país.
O motor da sh é o da pcx, o da forza será um motor totalmente novo.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018...
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

Offline twin-pt

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2860
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Sexo: Masculino
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #251 em: 25 de Outubro de 2014, 20:42 »
Hrrr, duvido Paulo! Os vidros vem desmontados de fábrica, são montados no stand!

Parece-me que foi erro do stand mesmo... _pensador_


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #252 em: 25 de Outubro de 2014, 20:46 »
Isto pode fazer a xmax baixar de preço, especialmente porque também é construída em França. No que respeita à qualidade o ser feito na Europa não é 100% garantia de melhor qualidade. Por exemplo, como o twin pode comprovar, a minha xmax tinha a borracha do écran frontal montafa ao contrário. Fui ao concessionário e rapidamente o assunto foi resolvido na hora, mas como elas são montadas em França, houve uma falha no controlo de qualidade na fábica daquele país.
O motor da sh é o da pcx, o da forza será um motor totalmente novo.

Pois o que eu pesquisei , foi que o motor é o mesmo, e a injeção é a mesma,  a relação  da cx. é que possa ser diferente da SH até os lts óleo é  a mesma quantidade e o curso do motor, é uma questão de confirmarem aqui o que eu digo : http://moto.honda.fr/honda_SH125I_47.html

 _convivio_
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 20:51 por Clemente Vicente »

vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #253 em: 25 de Outubro de 2014, 20:56 »
Podem ver aqui as diferenças dos 3 últimos produtos totalmente novos a sair em motorização de 125

HONDA FORZA :  http://moto.honda.fr/honda_FORZA_126.html

KYMCO k-XCT : http://www.kymco.pt/models/scooters-125/k-xct-125i

YAMAHA XMAX : http://www.yamaha-motor.eu/pt/produtos/scooters/desportivas/xmax125.aspx?view=featurestechspecs
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 20:57 por Clemente Vicente »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #254 em: 25 de Outubro de 2014, 22:03 »
Boas, mas estive a ver as motorizações, e o motor desta forza é o mesmo que a Honda SH, já não é tudo novo  !!!

Vicente, meu caro...o motor a ser montado na Forza 125 é uma nova unidade motriz desenvolvida para este modelo.

Ver p.f. o ponto 2 e também o ponto 3.3 referente à descrição oficial da marca. Key Features - Forza 125

Pode é ser ( e foi certamente o que aconteceu) que se baseie no já conhecido eSP presente noutros modelos da marca. Mas baseado em...não significa ser igual e é a propria Honda a indicar tratar-se de um motor totalmente novo!

Quanto àquilo que tinhas dito há umas semanas atrás quanto à possibilidade de este tipo de design vir a dar lugar a uma nova versão com mais cilindrada e potência......espero mesmo que o teu desejo se concretize.  _convivio_ Adorava que o fizessem...

Existe por cá um membro afortunado que estará na EICMA dentro de poucos dias e vai tirar-nos muitas dúvidas... _Rolley_

vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #255 em: 25 de Outubro de 2014, 22:21 »
Vicente, meu caro...o motor a ser montado na Forza 125 é uma nova unidade motriz desenvolvida para este modelo.

Ver p.f. o ponto 2 e também o ponto 3.3 referente à descrição oficial da marca. Key Features - Forza 125

Pode é ser ( e foi certamente o que aconteceu) que se baseie no já conhecido eSP presente noutros modelos da marca. Mas baseado em...não significa ser igual e é a propria Honda a indicar tratar-se de um motor totalmente novo!

Quanto àquilo que tinhas dito há umas semanas atrás quanto à possibilidade de este tipo de design vir a dar lugar a uma nova versão com mais cilindrada e potência......espero mesmo que o teu desejo se concretize.  _convivio_ Adorava que o fizessem...

Existe por cá um membro afortunado que estará na EICMA dentro de poucos dias e vai tirar-nos muitas dúvidas... _Rolley_

Olá Sapiens e agradecido pela informação, mas quando eu fui fazer a busca deste motor vi logo ali o mesmo motor montado na SH, eu respeito a tua opinião, mas não deixo descorar a minha , pois a Honda tinha que dizer que era tudo novo está claro, mas nestas coisas não é só a Honda são todas as marcas é o Marketing a funcionar, não estou a dizer com isto que o motor da SH seja velho, agora eu continuo a acreditar que é o mesmo motor com outra desmultiplicação, até mesmo a injeção é igual, claro foi  a última a ser feita  até agora, aliás quando tivermos a oportunidade de ver as duas a funcionar lado a lado,  o roncar deve de ser igual.
Agora claro que continuo a achar que a Honda, pelo que tenho estudado ultimamente nos  vários  modelos , vão equipa-la com o motor da SH 300 é mais que certo, talvez mais alguns cavalinhos 2  ou 3 , e aquele motor 300 é um bom motor, isso deve de acontecer na apresentação na  EICMA 2015  ou até antes.

Se sair essa 300 poderei estar interessado.

 _convivio_
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 22:29 por Clemente Vicente »

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1502
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tmax 530 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #256 em: 25 de Outubro de 2014, 22:29 »
atenção que o motor da sh só tem duas válvulas, e o da forza tem 4, logo não é o mesmo motor, embora a base seja igual, E já agora o motor 123 eps de duas válvulas é um excelente motor.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018...
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #257 em: 25 de Outubro de 2014, 22:43 »
atenção que o motor da sh só tem duas válvulas, e o da forza tem 4, logo não é o mesmo motor, embora a base seja igual, E já agora o motor 123 eps de duas válvulas é um excelente motor.

Ok, é na cabeça que existe a diferença, e mais algumas coisas claro , porque o caneco é igual,  como a bomba de gasolina, no motor 300 pelos vistos vai ser feita a mesma operação , e metem lá mais uns cavalinhos para se bater com a Xmax 400 , que tem 32 cv.e a Honda com o motor 300 nesta Forza mais leve e com melhor consumo, adeus Xmax.
 _convivio_
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 22:44 por Clemente Vicente »

interceptor

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #258 em: 26 de Outubro de 2014, 09:17 »
Este tópico foi mais uma vez objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito, a exclusão de 25 mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 3404
  • Localidade: sintra-cascais
  • Sexo: Masculino
  • Mebro nº 5131
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: XMAX 300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #259 em: 26 de Outubro de 2014, 13:06 »
Ate que enfim a honda faz uma rival a altura da concorrência neste segmento,é bonita,parece boa,tem boas características mas será que o motor vai fazer frente ao minarelli das x's e a kimco?
O preço certamente ajuda e a honda nisso e consumos pensa mais no mercado que a Yamaha
Vamos ver...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #260 em: 26 de Outubro de 2014, 13:57 »
Se consegue ou não fazer frente aos motores Minarelli, só mesmo daqui a uns 3 /4 meses conseguiremos saber... :-\

Presumo que se possam equivaler em termos de prestações e aí não haver propriamente um claro ganhador.
Já quanto aos consumos e a avaliar aquilo que se tem lido, julgo que a Forza 125 está em condições de se apresentar no mercado como a GT 125 mais económica.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #261 em: 26 de Outubro de 2014, 16:13 »
Parece-me que este pormenor da roda frontal, com o disco hidráulico perfurado (256mm) e duplo pistão com sistema ABS, ainda não teria sido por cá colocado....

...como se falou na questão da travagem à uns dias atrás, aqui fica então um pormenor mais próximo do sistema de travagem à frente, que faz uso da conhecida marca NISSIN, que a Honda usa à vários anos na grande maioria dos seus modelos de motos e scooters.


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1502
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tmax 530 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #262 em: 26 de Outubro de 2014, 19:12 »
Se este motor tiver as mesmas características do esp da PCX sim a nível de consumos, esta honda será mais económica, e na aceleração também, quanto à velocidade máxima vamos ver. O minareli é um motor que respira muito bem em altas e o variador está afinado para atingir uma boa velocidade máxima, mesmo que o arranque seja inferior ao da PCX.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018...
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

Offline daniel

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 334
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB650F '17
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #263 em: 26 de Outubro de 2014, 23:11 »
Os travões da Nissin já são utilizados por esta marca há vários anos e parece-me que existem mais algumas que também os usam. Tenho essa ideia.  _pensador_
As duas Hondas que já tive, ambas com ABS, traziam esta marca e nunca me deixaram mal.
Mas como em tudo, é preciso ter sorte e não abusar dela, porque os travões não fazem milagres.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #264 em: 28 de Outubro de 2014, 00:09 »
Deparei-me com uma informação em PDF cedida à imprensa por parte da Honda Austríaca, que por sua vez provinha da Honda Europe, em que faz referência a diversas características da Forza 125 e na sua grande maioria já conhecidas.

Press Information - Forza 125

No entanto, houve 2 pormenores que me saltaram à vista...

O primeiro diz respeito à potência indicada para o motor, ligeiramente mais elevada (10,6KW que corresponde a 14,5cv);

O outro diz respeito ao peso, o qual e segundo indicação, é avançado como sendo já com o depósito atestado. Não é a primeira vez que leio sobre os 162Kg da Forza 125 serem medidos com ela já atestada, pelo que estaremos de facto perante uma das maxi GT's mais contidas no peso.
Aliando isto à eficiência do seu motor, ajudará também a explicar o consumo alegado pela marca, que é francamente bom.

Se quanto à potência até poderá estar ali alguma ligeira incorrecção nos valores (???), já quanto ao peso e dado o número de vezes que li sobre a mesma situação, sou levado a entender que de facto estaremos perante um modelo que consegue apresentar no mercado uma óptima relação peso/potência...tenha ela efectivamente 14,3cv ou os 14,5cv agora indicados.

Offline geraldescity

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 472
  • Localidade: Amarante/Coimbra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX/NC750x
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #265 em: 28 de Outubro de 2014, 01:39 »

Boas fotos!!
Mas, por mais detalhes "racing", acho que o que falta mesmo é mais uns cv´s hehe
Que venha mas é rápido a substituta da Forza 300 com este Design.

Quando sai esta versao em 300cc? :D Seria/sera sem duvida mais um grande sucesso da Honda.
RbAfonso
www.facebook.com/rockingabroad
rockingabroad.wix.com/rockingabroad

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1502
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tmax 530 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #266 em: 28 de Outubro de 2014, 09:27 »
Oh Sapiens tu sabes alemão?  _careta_
Agora a sério a espectativa para este modelo é muito grande, mas continuo a duvidar que vá existir uma 300cc. pelo menos para já.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018...
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #267 em: 28 de Outubro de 2014, 17:51 »
Uiiii... _lool_

Já estive a ver umas fotos novas da Forza 125 que mais logo já aqui posto por forma a que todos possam ver diversos detalhes que até aqui não nos tínhamos apercebido, sobretudo com o detalhe que as mesmas apresentam.  _pol_

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Sexo: Masculino
  • Membro nr6120
  • Marca: Sucas
  • Modelo: MTS 1200S
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #268 em: 28 de Outubro de 2014, 23:13 »
Mais uma para o segmento das 125 GT, e bem bonita que ela é com um consumo "mete nojo" invejável, agora a frente é impressão minha ou é uma "actualização" de uma Gilera Nexus 500????

Piscas nos espelhos viseira regulável grupo das oticas dão ares dessa scooter.

E quanto ao espaço do cofre já há pics?

Cumps
Ex Piaggio X7 125 21k km 04-14 a 08-16 39k km
Ex Gilera Nexus 500 31K km de 02-17 a 5-18 46k km
Ex Honda Integra 700 56k 10-18 a 02-19 60k
Ex Honda FJS600 SilverWing

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #269 em: 29 de Outubro de 2014, 00:26 »
Então vamos lá a isto, partilhando convosco novas fotos da Forza 125....











Depois já coloco por cá mais umas quantas.... _pol_
Dêem-me mais uns minutos para colocar as restantes, pois tenho de fazer a edição das mesmas...é que por alguma razão não consigo de outra forma para as partilhar aqui.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12407
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #270 em: 29 de Outubro de 2014, 01:01 »
E mais uma fornada delas, após me ter dedicado para aqui com a edição de imagens...


Aqui um pormenor da regulação dos amortecedores traseiros que, como já foi comentado, permite 7 posições!!!






O painel de instrumentos é fantástico e, na minha opinião, consegue haver um "casamento" perfeito entre a informação digital e a analógica.  _pol_




Já se faz bastante tarde e não me levem a mal....amanhã edito as restantes fotos, colocando-as depois por cá, para apreciarem.
Por agora, fiquem-se com os pormenores apresentados nestas. É bem gira, hem!  ;)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3157
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMax 125/2018
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #271 em: 29 de Outubro de 2014, 01:06 »
Obrigado pela partilha Isaac,  _palmas_ _palmas_ aiai esta Forza!!!!!   _anjo_ _anjo_ :))
21/01/2019   2,6 lts aos 100 kms

Rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #272 em: 29 de Outubro de 2014, 09:00 »
Companheiro Sapiens21 sempre disponível para partilhar _palmas_

Gosto da facilidade do acesso à caixa do variador e filtro do ar principalmente para quem sabe e gosta de fazer as suas próprias revisões

Pelas fotos dá para reconhecer a qualidade dos acabamentos  _pol_

Os espelhos tipo Sym espero que não venham com o mesmo defeito sem visão para trás, não gosto nada de ver aqueles espelhinhos colados nos espelhos, mas lá terei de colocar um, estava a sempre a torcer a cabeça para tentar ver se estava tudo bem com o José que vinha atrás.

Também trás os furos junto aos punhos para fixação de Gps ou outros acessórios  _pol_

Os portas luvas não têm chave ? ou terão abertura por botão como o banco da Sym  _pensador_

De um modo geral rendi-me á Scooter mas para já está muito puxada em €€€€€ para o meu gosto

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1502
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tmax 530 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #273 em: 29 de Outubro de 2014, 11:11 »
Os amortecedores têm bom aspeto, vamos ver se na prática correspondem. Os acabamentos são Honda e para quem já teve hondas está tudo dito. _Rolley_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018...
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

Offline twin-pt

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2860
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Sexo: Masculino
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #274 em: 29 de Outubro de 2014, 11:15 »
E porque o Isaac estava com alguns problemas a colocar as fotos, coloco eu mais algumas de alguns pormenores:

Os leds no farol dianteiro, bastante semelhantes à PCX 2014:


O ecrã regulável, nas suas duas posições extremas (mais baixo e mais alto):



O baú debaixo do banco, para 2 integrais?


Porta luvas com tomada 12v:


Tampão do depósito de gasolina:


Pormenores dos espelhos:



E duas fotos gerais:



E para já chega... >:D
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 11:49 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)