Autor Tópico: Forza 125 (2015)  (Lida 1203804 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #175 em: 12 de Outubro de 2014, 15:44 »
Uiui, isto está se a compôr!!!!   _Rolley_ :))

http://velocidadeonline.co.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=24725:nova-honda-forza&catid=43:motos&Itemid=50

Destaco esta frase abaixo, de entre tantas outras que se encontram no texto e que espelha também ela a atenção que tem sido dada ao modelo:

"Um dos objectivos da equipa que trabalhou no desenvolvimento da Forza 125 foi reduzir a apenas uma vez por semana as visitas à estação de serviço para abastecer, no caso de uma utilização normal; a eficiência de combustível do motor assegura uma eficiência de 2,29 litros por cada 100 km (43,5 km/L), pelo método WMTC"


Acreditando naturalmente que somente em condições propícias se poderá conseguir fazer este consumo, pois trata-se de uma máquina com cerca de 14,3cv e 162Kg de peso, ainda assim e em condições reais não deixará de ficar bem perto deste registo numa condução descontraída e sem preocupações, ou seja, condução habitual no nosso quotidiano real.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #176 em: 12 de Outubro de 2014, 16:41 »
Mais um pouco de pesquisa e deparei-me com algo que também será do agrado de qualquer futuro comprador da Honda Forza 125, ou seja, o seu espaço de carga e a possibilidade de arrecadar 2 capacetes!

Neste caso, a Honda conseguiu conceber por baixo do banco um espaço contínuo e cuja largura se mantêm quase inalterada ao longo de todo o seu comprimento, permitindo que os seus 48L de capacidade permitam albergar 2 capacetes integrais.   _pol_



-------------------------------------------------------------------------

Já quanto à imagem que se segue, pode ver-se o longo curso proporcionado pelos amortecedores traseiros (suportados por um braço oscilante em alumínio), os quais e como já foi dito em post anterior, permitem a sua regulação em 7 posições diferentes para encontrar o melhor compromisso conforme a vontade do condutor ou necessidade do momento.
O motor eSP da Honda, que tem sido enaltecido pela sua grande fiabilidade, rapidez proporcionada no arranque e baixos consumos, provém do já conhecido nas versões mais recentes da PCX e neste caso em particular foi alvo de grande atenção por parte dos técnicos da marca, por forma a conseguir o melhor compromisso entre prestações de grande nível e um dos mais baixo consumos da categoria.




Curiosidade deste modelo:  Li na moto.honda.fr que os espelhos utilizados na Forza 125, foram decalcados daqueles que existem na nova Honda CBR 1000RR.  Fui verificar essa afirmação para dissipar as minhas próprias dúvidas e, exceptuando a espessura dos braços que suportam os espelhos, são de facto iguais aos que se encontram nesse modelo bem mais desportivo.


vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #177 em: 12 de Outubro de 2014, 17:39 »
Vicente, é questão de esperar mais 3 semanitas e ver se na EICMA em Itália, a Honda se lembra de lançar outra cartada.

Voltando à Forza 125, no papel as dimensões são de facto aproximadas às que tem p. ex. a GTS 125/300, mas dependendo do design de cada modelo assim também a ideia transmitida ao vivo se torna um pouco diferente.

Estou muito curioso de a ver ao vivo e confesso ter uma pontinha de inveja de quem vai ter a oportunidade de a ver antes de todos, já no Salão de Itália...  ::)

Boas Sapiens , eu tb. estou curioso e principalmente pela chegada de uma motorização maior .

 _convivio_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #178 em: 12 de Outubro de 2014, 18:15 »
 _palmas_ Nunca vi marca alguma por aqui a dar tanto que escrever como a honda e especificamente a futura FORZA125!  faltando ainda alguns bons meses para ela aparecer
no mercado!!  _palmas_ _palmas_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

daniel

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #179 em: 12 de Outubro de 2014, 18:37 »
A atenção dada às 125cc por toda a Europa, também pode explicar a razão de toda esta atenção à volta do modelo.  _pensador_ Todos os sites de motos lhe dedicam pelo menos um artigo.
O estilo bonito da Forza 125 também parece ajudá-la muito.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #180 em: 12 de Outubro de 2014, 20:48 »
Estava cá a pensar....o que é que ali ficará bem???
Não é que o escape de origem destoe por completo, nada disso, até porque não agradando a uns, pode agradar a outros tantos. Quanto muito, só se lhe poderia apontar o facto de "pecar" por ser semelhante aos utilizados por outros modelos.

Mas...se a parceria que a Honda tem com a Akrapovic e que se encontra noutros modelos, vier também aqui a dar novamente frutos, já estou ali a imaginar uma ponteira de escape mais raçuda  >:D...digamos...mais de acordo com todo o design desportivo da Forza!


TiagoF

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #181 em: 12 de Outubro de 2014, 21:13 »
Estava cá a pensar....o que é que ali ficará bem???
Não é que o escape de origem destoe por completo, nada disso, até porque não agradando a uns, pode agradar a outros tantos. Quanto muito, só se lhe poderia apontar o facto de "pecar" por ser semelhante aos utilizados por outros modelos.

Mas...se a parceria que a Honda tem com a Akrapovic e que se encontra noutros modelos, vier também aqui a dar novamente frutos, já estou ali a imaginar uma ponteira de escape mais raçuda  >:D...digamos...mais de acordo com todo o design desportivo da Forza!



O que ficava bem sei eu bem o que era, ali sentado _anjo_.
A mota esta muito fixe e assemelha-se muito com a pcx 2015 num ponto maior. Parte da iluminação frontal é pcx autentica. Os consumos também se aproximam. Vamos ver se na suspensão a Honda nos surpreende neste modelo.
Vou esta de olho nela _Rolley_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #182 em: 12 de Outubro de 2014, 22:24 »
Esta montada está muito apetecível! como eu dou prioridade aos ótimos consumos! estes 2,4
que provavelmente eu faria com a minha condução era a cereja no topo do bolo, vou aguardar
por ela nos stands e ver o porte físico, o espaço para eu poder esticar mais um pouco as pernas
o espaço debaixo do banco, se a posição dos espelhos é a mais correta, e mais umas coisas...
Todos os dias pesquiso novidades sobre este grande produto,  :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #183 em: 12 de Outubro de 2014, 23:54 »
Parece que o ecran tem 6 regulações e não será preciso o defletor,  _pensador_ :) :)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 14:38 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #184 em: 13 de Outubro de 2014, 00:26 »
Citar
Parace que o ecran tem 6 regulações e não será preciso o defletor,  _pensador_ :)

Depois me dirás  _Rolley_

Desculpem a insistência aqui do chato, mas cliquem na faixa azul onde diz ( View pane in wind tunnel ) e vejam as várias opções á direita do vídeo do túnel de vento, reparem na opção do X-Creen, deixa passar algum ar para o  queixo para permitir o desembaciamento mas a maioria do ar passa por cima.

Na opção Tourenscheibe com vidro grande ainda roça na parte de cima do capacete e faz turbilhão na zona do peito

http://goo.gl/dWIuEX



« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 10:38 por Rodrigues »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #185 em: 13 de Outubro de 2014, 13:32 »
Parece que o ecran tem 6 regulações....

Correcto José.  _pol_

Permite um aumento total de 120mm com 6 posições diferentes e espaçadas a cada 20mm (2cm), por forma a encontrar a posição que melhor se adapta a cada condutor.  ;)

vicente

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #186 em: 13 de Outubro de 2014, 14:00 »
Boas os 12 cms, de diferença entre a posição mais baixa a mais alta , é mais ou menos o que tenho das duas afinações do vidro das Maxsym400 e 600 , que é igual, acho que é o suficiente.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #187 em: 14 de Outubro de 2014, 00:21 »
Especificações oficiais do modelo, nomeadamente quanto às dimensões, peso, distância entre eixos, altura ao solo e altura do banco, podem ser vistas neste quadro que posto abaixo:

« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 00:29 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #188 em: 14 de Outubro de 2014, 10:45 »
Esse é o espírito.  _pol_

Lendo os vossos comentários (não só aqui neste tópico), consigo também antever que provêm de pessoas com bom fundo, não passando isto de um choque de opiniões, esgrimido com educação e urbanidade.

Mas agora, virando o capítulo, o que dizeis do banco?  Formato e apoio lombar adequado para uma 125cc?

E as luzes de que faz uso este modelo. Serem full led será uma boa e acertada opção?

E a autonomia já tão falada neste modelo, que alcança aprox. 500Kms entre abastecimentos. Será daqui para a frente a Forza um "alvo a abater" por parte da concorrência neste campo?

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #189 em: 14 de Outubro de 2014, 11:40 »
Boas Sapiens, o banco só sentando o "rabiosque" nele, as luzes o led é o futuro da iluminação em todos os veículo, apesar da sua potencia, confesso que esteticamente continuo a preferir, nas motos, os tradicionais faróis de halogéneo. Quanto à autonomia, certamente será a maior dentro das 125. MAs tudo o que é dito de bom sobre este novo modelo terá que ser comprovado na estrada.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

tparracho

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #190 em: 14 de Outubro de 2014, 11:43 »
O formato do banco, faz-me lembrar do banco da Downtown. Se for tão confortável como era o da DT, então será um bom banco.  _pol_

A autonomia apresentada por este modelo será fantástica, isto se conseguir cumprir com a autonomia anunciada. O José era capaz de percorrer Portugal só com 2 depósitos (já viram o que ele poupava para petiscos?  _lol_)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #191 em: 14 de Outubro de 2014, 11:46 »
.........
 MAs tudo o que é dito de bom sobre este novo modelo terá que ser comprovado na estrada.

Essencialmente isso companheiro  _pol_

Quilómetros em cima e verificar que com o passar dos anos as coisas não se "degradem" a olhos vistos  _Rolley_

Que venha com FORZA e que combata o mercado, queremos todos qualidade, mas também baixo custo .....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #192 em: 14 de Outubro de 2014, 12:56 »
Voltando à Forza 125 e porque presumo que o Interceptor se encontre no limbo, entre passar o lápis azul ou não (espero que não).... _careta_, devo dizer que esta mecânica, ainda que muito ligeiramente alterada e aumentada na sua potência, não tem muito mais a provar quanto à sua fiabilidade, pois como já foi dito provém daquela máquina de guerra que é a PCX.

É claro que com as necessárias adaptações, não se podendo negar isso face às especificações superiores que se lêem no caderno de encargos deste modelo....mas o motor eSP é já de si uma base sólida e ultra fiável.

Quanto ao conforto, comportamento dinâmico, travagem, sensação de confiança proporcionada, etc....para isso e muito mais cá estaremos nós para lhe fazermos test-rides a partir do final do 1º trimestre do próximo ano.

Eu vou ser um deles.... _pol_
« Última modificação: 26 de Outubro de 2014, 09:02 por interceptor »

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #193 em: 14 de Outubro de 2014, 16:46 »

Boas companheiros

Bem após ler e por vezes reler tudo o que até aqui se escreveu, fico com a certeza que a guerra está aberta entre as GT 125.
A minha dúvida e antes de começar a fazer contas à vida, porque esta nova FORZA é mesmo o upgrade que eu andava à procura, é a minha altura vs a altura da FORZA.
É que eu com 1,66 tenho sérias dúvidas de conseguir chegar com os pés ao chão  _pensador_

Cumprimentos  _convivio_

HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #194 em: 14 de Outubro de 2014, 16:51 »
Anda tudo a falar na Honda Forza....

É uma situação normal sempre que saí um modelo novo e isto acontece com todas as marcas...  _pensador_ bem, pelo menos a maioria delas.  ;)
Depois com o tempo o interesse vai-se extinguindo um pouco, até que os modelos aparecem nos concessionários e o interesse de informações dá o lugar devido ao interesse nos test-rides. É uma situação natural...

Vejamos alguns exemplos:

A Yamaha X-Max conseguiu 22 páginas de comentários;
A Kymco X-Citing 400i conseguiu 25 páginas de comentários;
O modelo anterior da Honda PCX conseguiu 40 páginas de comentários.

E isto sem contar com os test-rides que deram lugar...

Todo o interesse em determinado modelo tem o seu próprio timing, em parte ajudado pelo seu público-alvo. Sendo este um modelo apelativo e para mais tendo 125cc, a atenção que lhe é dada vejo-a com normalidade.  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #195 em: 14 de Outubro de 2014, 17:04 »
É que eu com 1,66 tenho sérias dúvidas de conseguir chegar com os pés ao chão  _pensador_

Pois companheiro, neste momento nenhum de nós te consegue ajudar presentemente quanto a essa questão, pois se por imagens o perfil até pode dar uma ideia do que se pode esperar, na prática poderá ser diferente.

Analisadas umas imagens que vi na net, o topo do banco tem um perfil descendente com ângulo pronunciado, o que na realidade até ajudará  a que haja essa facilidade no chegar com os pés ao chão....mas só mesmo testando se poderá comprovar.

Os 780mm de altura do banco não contam a história toda, pois depende efectivamente da concepção do banco e da forma como acolhe as pernas do condutor.

É questão de aguardar mais uns mesitos.... ;)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #196 em: 14 de Outubro de 2014, 17:20 »
Tudo bem, mas ainda assim companheiro Elório...... _pensador_

Estive a olhar para os bancos e, mesmo colocando de lado toda a subjectividade daquilo que é uma imagem, parece-me haver ali diferenças no topo da largura do assento.

Mas experimenta de qualquer das formas... _pol_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #197 em: 14 de Outubro de 2014, 17:46 »
Relativamente à altura do banco, se for como a xmax, é complicado para quem é curto de perna. Eu tenho 1.80m e na xmax só chego ao chão com os dois pés se me chegar à frente. Mas é tudo uma questão de hábitos e cuidados, eu ainda me estou a  acostumar.
Entretanto já consegui ver que a altura ao solo é de 780mm na parte mais baixa.
O da xmax é de 792mm, mas não sei onde é que mediram. A parte de trás do assento é mais alta relativamente à frente.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 17:47 por Paulo Silveiro »
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

speed78

  • Visitante
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #198 em: 14 de Outubro de 2014, 18:02 »
Anda muita malta aí a discutir o "sexo dos Anjos" !!!
Tenham calma, é só mais uma maxi  lolll
O melhor é esperar pra ver e deixar os primeiros "apressados" comprar e ver no que dá e quais as opiniões do pessoal  :)
Eu estou curioso é verdade, pois acho este modelo muito bonito, mas dizer que altura do banco é assim e assado, os farois e mais não sei o que... Vamos dar tempo ao tempo e tudo se clarifica  hehe

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 125 (2015)
« Responder #199 em: 14 de Outubro de 2014, 18:45 »
Tenham calma, é só mais uma maxi  lolll

Os comentários que se vão fazendo em torno do modelo são naturais e as dúvidas criadas também.
São comentários normais de companheiros que procuram ver esclarecidas as suas dúvidas.

Isto é um fórum, pelo que falar-se dos faróis, do banco, da altura ao solo ou de outros aspectos, é tão só e apenas o reflexo do espaço de camaradagem onde nos encontramos.  ;)

Entretanto já consegui ver que a altura ao solo é de 780mm na parte mais baixa.
O da xmax é de 792mm, mas não sei onde é que mediram. A parte de trás do assento é mais alta relativamente à frente.

Seja da X-Max, da Forza ou de outro qualquer modelo que tenha altura diferenciada no banco (bipartido), tem a medição na sua posição mais baixa.

No caso da Forza 125 e no seguimento do que escrevi, a medição é portanto feita na posição do condutor.  _pol_



Espero ter ajudado no esclarecimento da tua dúvida, Paulo.  _convivio_