Autor Tópico: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa  (Lida 24015 vezes)

Carlos1899

  • Visitante
Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« em: 26 de Setembro de 2014, 11:33 »
Boas tardes pessoal,

Amanhã tenho de ir a Lisboa e estava pensar levar a mota por todas as razões e mais algumas, e uma delas é o estacionamento.

Só que agora fiquei com uma duvida, se estacionar num local com parquimetro pago ou não ? e mesmo que pague... o que eu faço com o papelito ? (fica na mota á merce de quem passa, ou fica comigo para prova que paguei) _pensador_

Obrigado pela ajuda
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 11:41 por Carlos1899 »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2014, 11:41 »
Se fizeres uso de um local de estacionamento limitido, tutelado pela EMEL tens de pagar.
Existem muitos estacionamentos exclusivos para motas na cidade.

Deixo alguma informação sobre o assunto:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9800.0
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16624.msg244784#msg244784

Se tiveres receio, e se tiveres um smartphone, podes instalar a aplicação da EMEL ePark: http://www.emel.pt/pt/onde-estacionar/via-publica/meios-de-pagamento/epark/

Após registo ficas com 10€ (oferta deles).
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

joaomsraposo

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2014, 11:43 »
Bom dia companheiro Carlos1899,


Desde que não tenha limpa para brisas acho que não há problema...  _lol_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20999.msg310862#msg310862




Um abraço  _convivio_
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 11:45 por joaomsraposo »

Carlos1899

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2014, 12:17 »
Ora bem pessoal,

Depois de muito pesquisar, e de nada de concreto encontrar, lá resolvi ligar para a EMEL... e para surpresa das surpresas, fui informado que segundo a Aliena E do Artigo 12 do Regulamento Geral de Estacionamento na Via Pública da Cidade de Lisboa estamos ISENTOS

 _lool_ _lool_ _lool_

Ora vejam:

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2014, 12:41 »
A verificar-se esta situação e com a crescente utilização de veiculos de duas rodas na cidade de Lisboa, já estou a ver que toda a gente que estaciona em cima do passeio, vai passar a estacionar nos lugares pagos, sem pagar e não irá demorar muito tempo, até que essa alinea seja retirada, pois a quebra de receitas deverá ser significativa.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #5 em: 26 de Setembro de 2014, 14:17 »
Não vou alongar-me, mas depois de ler o regulamento tenho dúvidas que as motas (ciclomotores e motociclos) estejam isentas de pagamento de taxa em Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (vulgo: parquimetros).

A isenção que está presente no regulamento aplicar-se-á, muito provavelmente à alinea a), do n.º 2, ou seja, às ”Bolsas de Estacionamento”.

Mas como disse, não pretendo discutir esta matéria.
Á cautela, não estacionarei o meu motociclo em nenhuma zona de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 14:54 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #6 em: 26 de Setembro de 2014, 14:51 »
Concordo com o  Saboga. Dentro das àreas principais de Lisboa como Baixa, Saldanha, etc... existem lugares especificos como umas demarcações amarelas ( que já são insuficientes ) ou outras que só têm o sinal de motociclos e os lugares assinalados mas que não estão marcados a amarelo, estas normalmente à frente de espaços comercias grandes. 
Fora estes lugares apropriados para o efeito que NÃO são pagos ou seja estão isentos, eu não arriscaria muito estacionar noutros locais e acreditar no lema: " a sorte protege os audazes".

É certo que com a quantidade crescente de motas a circular os lugares apropriados foram desde o inicio poucos para a procura , mas são os que estão na realidade isentos.  Muitos também estão mal situados tendo por vezes que subir ruas inteiras porque o estacionamento para motas fica longe.  Estacionando noutros locais vai do bom senso do condutor para a deixar no passeio ( se for caso disso) a incomodar o menos possivel e do bom senso de algum agente de autoridade que passe e não gosta do que vê.

*Por experiência não arriscaria estacionar à parva na Baixa,  Chiado nem na Avenida da Liberdade do lado dos Hoteis, ou fora dos lugares apropriados.  Onde há turistas há normalmente mais apetência para mostrar serviço!
Detesto andar no centro de Lisboa e uma das razões é essa mesmo ...estacionar sem que me chateiem....e encontrar lugares apropriados...dá-me cabo do canastro!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #7 em: 26 de Setembro de 2014, 16:03 »
Detesto andar no centro de Lisboa e uma das razões é essa mesmo ...estacionar sem que me chateiem....e encontrar lugares apropriados...dá-me cabo do canastro!

Acho que é por isso mesmo que a Baixa cada vez tem "menos gente" o que é mau para os comerciantes. Mas foi e é assim que eles quiseram .... parquímetros em todo lado !

Cada vez mais o que se faz é deixar a Maxi num sitio porreiro e seguro (se for possível é +/- isso) e andar de Metro....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Milfont

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2015, 15:41 »
Ora bem pessoal,

Depois de muito pesquisar, e de nada de concreto encontrar, lá resolvi ligar para a EMEL... e para surpresa das surpresas, fui informado que segundo a Aliena E do Artigo 12 do Regulamento Geral de Estacionamento na Via Pública da Cidade de Lisboa estamos ISENTOS

 _lool_ _lool_ _lool_

Ora vejam:


Boas!
Por favor, sabem me dizer qual e o serviço competente para a emissao do distico referenciado na alinea d e se no meu caso, que a deficiencia e a paraparesia(paralesia de apenas um membro, no caso o pe esquerdo) abrange o beneficio da isençao de pagamento de estacionamento?
Obrigado, e continuaçao de um bom domingo.

TMaxer

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2015, 15:59 »
A cobrarem 126 por bloqueamento... a tentacao dos fiscais é sempre grande  _Rolley_ _Rolley_


Apesar de não concordar com alguns estacionamentos mais selvagens, convenhamos que para a ordem de grandeza dos nossos salários, 126 € é um absoluto roubo  _Rolley_ e que muito fiscais actuais de forma absolutamente abusiva como há dias testemunhei.  _thumbdown_ _thumbdown_



Esta isenção não é valida noutros município, pois ja fui autuado por estacionar numa zona de parquímetros em Mafra... lá o regulamento municipal obriga a tirar o ticket... uma estupidez pois não só não tenho forma de o colocar em local visível na scooter, como nem sequer estava a ocupar um lugar pois tinha estacionado na perpendicular entre 2 carros, ocupando o mínimo espaço, deixando as vagas livres para os enlatados poderem estacionar.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #10 em: 06 de Setembro de 2015, 18:43 »
A cobrarem 126 por bloqueamento... a tentacao dos fiscais é sempre grande  _Rolley_ _Rolley_


Apesar de não concordar com alguns estacionamentos mais selvagens, convenhamos que para a ordem de grandeza dos nossos salários, 126 € é um absoluto roubo  _Rolley_ e que muito fiscais actuais de forma absolutamente abusiva como há dias testemunhei.  _thumbdown_ _thumbdown_



Esta isenção não é valida noutros município, pois ja fui autuado por estacionar numa zona de parquímetros em Mafra... lá o regulamento municipal obriga a tirar o ticket... uma estupidez pois não só não tenho forma de o colocar em local visível na scooter, como nem sequer estava a ocupar um lugar pois tinha estacionado na perpendicular entre 2 carros, ocupando o mínimo espaço, deixando as vagas livres para os enlatados poderem estacionar.

Concordo em pleno quando dizes que o valor das multas estão elevados. todos os valores de coimas, multas, etc estão um roubo. apesar de nao ser uma solução penso que na alemanha, o valor das multas tem relção como IRS.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

TMaxer

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2015, 18:58 »
Sim, nos paises nordico ha uma relacao entre o IRS e as multas.


Mas tomáramos nós ganhar o que eles ganham e ter um estado tao eficaz e honesto.  _pensador_


Milfont

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2015, 14:26 »
Um empregado da EMEL que andava a por multas me diz que motos nao pagam, so pedem para ter cuidado ao estacionar para nao abstruir a entrada dos motoristas nos enlatados.

Ja agora, parece que os cobradores se chamam parcometro e e nao parquimetros! (foi o nome que li nas instruçoes em um nas traseiras da segurança social na Amadora)...

Comprimentos, M.M.

Zarky27

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2016, 06:21 »
Só para atualizar, já não está prevista a isenção no regulamento.

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #14 em: 04 de Julho de 2016, 07:18 »
Segundo informações dadas pelo pessoal da emel motos em lugar de carros pagam multa.
Em caso de não haver estacionamento para motos,podemos estacionar em cima do passeio que normalmente não multam. Mas o risco é nosso
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

meloy

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #15 em: 04 de Julho de 2016, 09:57 »
foi me dito o contrario por um fiscal da emel! mesmo havendo lugares para motos, motos nos lugares dos "carros" estão isentas de pagamento.

Se fores ver as motos não têm como colocar o tiket de pagamento

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #16 em: 04 de Julho de 2016, 10:11 »
foi me dito o contrario por um fiscal da emel! mesmo havendo lugares para motos, motos nos lugares dos "carros" estão isentas de pagamento.

Se fores ver as motos não têm como colocar o tiket de pagamento
Eu também já estive a ler o regulamento e também é essa a interpretação que faço.

Agora, se eles querem bloquear motas em cima do passeio (quando não estão a estorvar os peões) tudo bem, ocupamos um lugar de "carro" e é menos um lugar que a EMEL fatura.

... e se formos 500 a fazer isto em Lisboa, são menos 500 lugares que a EMEL fatura a carros.....

Vamos ser conscientes a estacionar nos passeios.... e deixar que eles façam a escolha....


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 10:15 por toffy »
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #17 em: 04 de Julho de 2016, 15:04 »
RETIRADO DO REGULAMENTO
https://www.emel.pt/fotos/legislacao/regulamento_geral_de_estacionamento_republicac_a_o_abril_2014_142367367354242e0c88225.pdf

Artigo 7.º
Classes de Veículos
Podem estacionar nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada:
a) Os veículos automóveis ligeiros e os quadriciclos, com exceção de autocaravanas;
b) Os motociclos, ciclomotores e velocípedes, nas áreas que lhes sejam reservadas.

Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

meloy

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #18 em: 04 de Julho de 2016, 15:32 »
RETIRADO DO REGULAMENTO
https://www.emel.pt/fotos/legislacao/regulamento_geral_de_estacionamento_republicac_a_o_abril_2014_142367367354242e0c88225.pdf

Artigo 7.º
Classes de Veículos
Podem estacionar nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada:
a) Os veículos automóveis ligeiros e os quadriciclos, com exceção de autocaravanas;
b) Os motociclos, ciclomotores e velocípedes, nas áreas que lhes sejam reservadas.




também retirado do mesmo regulamento:

Artigo 12.º
Isenções
Estão isentos do pagamento da tarifa de estacionamento:
a) Os veículos em missão urgente de socorro ou de polícia,
quando em serviço;
b) Os veículos ao serviço da EMEL, devidamente identificados;
c) Os veículos da frota da Câmara Municipal de Lisboa,
devidamente identificados;
d) Os veículos de pessoas com Cartão ou Dístico de Estacionamento
para pessoas com deficiência condicionadas
na sua mobilidade, emitido pelo serviço competente para
o efeito;
e) Os motociclos, ciclomotores e velocípedes;
f) Os veículos das juntas de freguesia localizadas numa zona
de Estacionamento de Duração Limitada, quando devidamente
identificados, e constantes da respetiva lista de matrículas
detida pela EMEL.

meloy

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #19 em: 04 de Julho de 2016, 15:45 »
 _confuso_
Pelo qual quer dizer que as motos estão isentas, mas têm que estacionar nos lugares reservados para o efeito e que não podem estacionar fora dos lugares destinados para motos?!
_confuso_

Zarky27

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #20 em: 04 de Julho de 2016, 16:22 »
Esse artigo 12 foi alterado...  Já não tem nada a ver com isenções...  Como disse em cima...

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #21 em: 04 de Julho de 2016, 16:37 »
Sendo assim..., parece que as coisas agora estão diferentes, desconhecia esta alteração


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Thorpp

  • Visitante
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #22 em: 08 de Setembro de 2016, 12:07 »
Boas.

Quanto aos lugares concessionados não posso confirmar se há ou não isencao, mas motociclos estacionados em passeios em algumas zonas de lisboa estão a ser bloqueados pela emel.

Já o vi fazerem em várias zonas, praça de Londres,  avenida Roma av do Brasil,  campo grande, Alvalade ( principalmente nalgumas zonas residenciais de Alvalade estão particularmente "atentos" a isso).

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #23 em: 08 de Setembro de 2016, 23:00 »
A isenção de pagamento para motociclos existe e está clara no regulamento da EMEL, o que para mim não está muito claro (no mesmo regulamento) é se tem que se utilizar os (poucos) lugares assinalados como lugares reservados a motociclos, ou se podemos estacionar no lugar dito normal (para veiculos automóveis) sem o respetivo pagamento.

Confesso que já li várias vezes o regulamento da EMEL e não consegui clarificar a minha opinião sobre isso.....
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Estacionar num local com parquimetro em Lisboa
« Responder #24 em: 09 de Setembro de 2016, 11:58 »
No meu entender estacionamento de motociclos só é permitido nas zonas assinaladas para o efeito.

Não interessa se tem isenção ou não...

Em todos os outros lugares de parqueamento que sejam para outros veículos como os automóveis por exemplo que nem sempre estao identificados comsinalizacao vertical ou marcas nos chão estão ilegais e sujeitos a bloqueio e coima.
Passeios e outras situações são igualmente ilegais segundo o código da estrada.