Olá Jorge,
Como ex-proprietário de uma PCX e actual de uma X-Max, penso que estou habilitado para responder a esta questão!
Sem informação adicional e não sendo o custo um entrave, a resposta óbvia será a X-Max! Mas a resposta não é assim tão óbvia!
Mas vamos por partes...
A primeira questão deverá sempre a utilização que a scooter irá ter: 100% citadina? Maioritariamente urbana? Extra-urbana? Muito ou pouca AE?
A PCX é a rainha dos semáforos e do consumos! Se esta irá ter uma utilização citadina é a melhor escolha! Mas como reverso, como citadina que é, tem de série pouca protecção aerodinâmica, é leve e bastante sensível aos ventos laterais e pouco indicada para andar a dois!
Não que a PCX se negue a esse tipo de percursos, antes pelo contrario, mas não é o seu habitat!
Por sua vez a X-Max é "mais moto", pois tem melhor ciclística, melhores travões (com opção de ABS), motor mais potente, pneus maiores e mais largos, mais encorpada e logo com maior protecção aerodinâmica, etc. ...
Com isso vem maior disponibilidade para percursos extra-urbano e maior velocidade de ponta, algo muito importante em AE para mantermos a mesma velocidade dos carros, algo que não conseguia com a PCX.
Mas como em tudo, também é mais pesada, mais intimidante que a PCX e só se aprecia verdadeiramente as suas vantagens após algum tempo de convivência e quando se começa a avolumar experiência e km's...
Também, na minha opinião, 1,73m é perfeitamente compatível com a X-Max. Se a X-Max pode ser algo grande, a PCX pode ser algo pequena...
No meu caso e na minha opinião, vale a pena o esforço! Até porque e mais uma vez na minha opinião até o valor de retoma é maior (relativamente ao PVP de nova)...
Mas nada substituí um test-drive em cada, preferencialmente prolongado!
Se tiver mais dúvidas estou disponível para tentar ajudar!
Boas curvas!
Sent from my Nexus 7 using Tapatalk