Autor Tópico: Travagem de Emergência  (Lida 6142 vezes)

TiagoF

  • Visitante
Travagem de Emergência
« em: 24 de Setembro de 2014, 22:43 »
Segue mais um vídeo de exemplo de travagem de emergência:

http://youtu.be/4vtbFCLKQdM

pjmoura

  • Visitante
Re: Travagem de Emergência
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2014, 23:07 »
Obrigado pela partilha.
Este tipo de tutoriais para mim são bastante uteis pois só agora me iniciei neste mundo das duas rodas.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Travagem de Emergência
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2014, 12:18 »
Boa sugestão, muito bem. E uma excelente ideia da Honda, algo que devia ter "linkado" no seu site oficial em português/PT.
Já agora: na coluna ao lado do vídeo sugerido há um outro, também da Honda, sobre a postura a manter enquanto se conduz.

Mais que parabenizar a colocação do link, esta minha intervenção pretende sublinhar que a forma de travagem do vídeo é aquela indicada para as motos dotadas de Travagem Combinada (também conhecida por CBS), um sistema que faz a gestão, doseamento se assim se entender, da travagem frente/atrás.

Nas motas que não o possuem o CBS, a travagem não será assim tão linear, há que aprender a dosear a força aplicada às "manetes". Nas escolas de condução aprende-se a travar mais com o da frente, equilibrando a transferência de massa para frente resultante com o "aconchego" do travão traseiro. Aconselho, por isto, os/as companheiros/as a darem uma vista de olhos sobre as entradas do nosso fórum onde se discute a Travagem.

Mas, sem dúvida, o CBS é um avanço tecnológico na Segurança Passiva que, aliado ao Sistema Anti-bloqueio (ABS), e ao sistema Anti-derrapagem (ASR), torna as motas bem mais seguras.

A Honda é pioneira na introdução do CBS e ABS, combinados, em alguns modelos. Mas, segundo sei, CBS, ABS e ASR juntos só estão disponíveis na Piaggio, no modelo X10 por exemplo. A Suzuki introduziu o ABS nas suas Burgman 400 há anos e retirou-lhe o CBS que tradicionalmente as equipava, a razão por que o fez escapa-me. Não sei se a Sym optou também por retirar o CBS quando introduziu o ABS nas suas 400. Mais que o desempenho, são dados a ter em conta quando se compra um veículo só com duas rodas.

« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 12:21 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Travagem de Emergência
« Responder #3 em: 25 de Setembro de 2014, 12:41 »
Muito boa partilha deste vídeo explicativo do funcionamento da travagem combinada e do modo pelo qual se deve utilizar as manetes dos travões.  _pol_

A travagem neste modo sai reforçada se for bem utilizada, conforme demonstrado no vídeo explicativo.

escape_roto

  • Visitante
Re: Travagem de Emergência
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2014, 21:00 »
Obrigado pela partilha, pois vi o que estava a fazer mal com a minha Honda.

1 - A conduzir com dois dedos nos travões e a travar com os mesmos.  _corado_   _martelada_
2 - A travar unicamente com um dos travões em situações de aproximação a sinais.  _corado_     _martelada_

a) Tentarei no futuro travar com os quatros dedos;
b) Travar sempre com os dois travões por forma a interiorizar procedimentos em caso de travagem de emergência.


Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Travagem de Emergência
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2014, 21:44 »
Excelente post companheiro, obrigado pela partilha...

 _palmas_     _palmas_      _palmas_
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

TwisteR

  • Visitante
Re: Travagem de Emergência
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2014, 12:06 »
Acho que há algumas incorrecções aos comentários acima, pois os mesmos fazem parecer que a travagem à frente deve ser universal.

Devido à inércia e ao maior tamanho do disco, o travão da frente irá exercer sempre maior poder de travagem do que usando apenas o travão traseiro. Mesmo em máquinas com CBS, a proporção de travagem é sempre na ordem de 60/40 ou 55/45 (favorecendo a roda traseira).
Por uma questão de segurança, efectivamente a travagem deve ser combinada e doseada às circunstâncias.

No entanto, isto só se aplica a piso estável e com aderência. Uma travagem frontal mais forte e à chuva ou com gravilha é receita para ir ao chão. Por outro lado, travagem apenas à traseira faz com que a mesma possa bloquear com alguma facilidade e desviar.
Para mim, o fundamental a reter é que uma roda traseira a fugir é quase sempre recuperável com pouco esforço, enquanto um bloqueio/deslize da roda frontal tipicamente é demasiado rápido para ter salvação.

Com ABS isto é tudo menos verdade (mas nunca chega a ser mentira) pois o bloqueio da roda frontal é anulado. Há uns vídeos a comparar uma Kymco (creio) com e sem ABS, e à chuva. A rapidez com que a roda frontal bloqueia e o condutor vai ao chão é assustadora.

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Travagem de Emergência
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2014, 23:43 »
Com ABS isto é tudo menos verdade (mas nunca chega a ser mentira) pois o bloqueio da roda frontal é anulado. Há uns vídeos a comparar uma Kymco (creio) com e sem ABS, e à chuva. A rapidez com que a roda frontal bloqueia e o condutor vai ao chão é assustadora.

Penso que o companheiro está a falar deste video.

https://www.youtube.com/watch?v=2j32751P1tQ

Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Travagem de Emergência
« Responder #8 em: 29 de Outubro de 2014, 22:01 »
excelente obrigado pela partilha.
ajudou-me muito


 _pt_ scooter_