Autor Tópico: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa  (Lida 35945 vezes)

interceptor

  • Visitante
Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa a partir de Novembro



Tem um veículo anterior a 2000? Então prepare-se, porque a partir de Novembro deverá deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa, a menos que resida nesta zona de Lisboa ou tenha um táxi. E se o seu veículo foi construído antes de 1996 também não poderá transitar em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo director municipal de Mobilidade e Transportes da Câmara de Lisboa, durante uma conferência em que foram divulgados os resultados alcançados, em termos de qualidade do ar, com as duas fases da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) já concretizadas. Na ocasião, Tiago Farias explicou que aquela data terá ainda de ser validada pelo executivo camarário e apontou  2015 como o ano em que deverá ser introduzido um sistema electrónico de leitura de matrículas, que permitirá detectar mais eficazmente as situações de incumprimento.

Foi há cerca de três anos que a Câmara de Lisboa avançou com a primeira fase da ZER, que tornou ilegal a circulação no coração da cidade de veículos anteriores a 1992. Logo no ano seguinte, as regras tornaram-se mais apertadas: na Baixa e na Avenida da Liberdade passaram a poder circular apenas veículos construídos a partir de 1996 e foi criada uma segunda zona, com restrições para pesados e ligeiros anteriores a 1992.

E quais foram afinal os resultados alcançados com estas medidas? De acordo com um estudo realizado por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, há já evoluções positivas a registar ao nível da qualidade do ar que se respira na cidade.

Com a ZER, diz o coordenador dessa equipa, as emissões de partículas inaláveis (PM10) caíram 20% entre 2011 e 2012, e as emissões de dióxido de azoto (NO2) desceram oito por cento.

Olhando apenas para a Avenida da Liberdade verificou-se, segundo Francisco Ferreira, que em 2011 houve 113 dias em que foi ultrapassado o limite legal para a concentração de PM10. Em 2012 esse número caiu para 75 e no ano seguinte fixou-se em 38, número que está muito próximo de 35, que é o número de dias em que, segundo a legislação, Portugal pode ultrapassar os valores a partir dos quais se considera haver risco para a saúde.

Quanto ao dióxido de azoto, o coordenador da equipa que conduziu este estudo admite que ainda há “problemas de cumprimento”, que podem tornar-se problemáticos em breve, já que no fim de 2014 o país deixa de gozar de um “regime de excepção”, abrindo-se a porta para a aplicação de sanções pela Comissão Europeia. Em 2011, houve 37 dias em que foi ultrapassado o valor limite legal para a concentração de NO2, em 2012 foram 13 e em 2013 foram 23, sendo que a legislação não permite que se vá além dos 18. 

Com a terceira fase da ZER, a tal que se prevê que avance em Novembro, as expectativas são optimistas, até porque o número de viaturas abrangidas pelas restrições será largamente superior aquele que se verificou até aqui. Segundo Francisco Ferreira, quando esse passo for dado espera-se que na Avenida da Liberdade e na Baixa se evitem 30% das emissões anuais de PM10 e 22% das de NO2. Já na Zona 2, a previsão é que as primeiras caiam 74% e as segundas 19%.

“A ZER de Lisboa está ainda distante da exigência de casos similares, mas tem em conta circunstâncias específicas, nomeadamente sociais, pelo que é necessário melhorias e está a ter resultados”, concluiu aquele investigador, que num debate recente na Assembleia Municipal de Lisboa disse que esta iniciativa camarária tinha “um nível de ambição abaixo do necessário e do desejável”. 

Também o director municipal de Mobilidade e Transportes considerou que “Lisboa está a fazer o seu trabalho de casa, está no bom caminho, mas tem de ir mais longe”. Tiago Farias acredita que alargar as restrições a veículos com mais de 14 anos “não é nada muito complicado”, dada a existência de “um parque automóvel relativamente moderno”.

Ao longo deste processo tem sido sucessivamente adiado o fim do regime de excepção existente para os taxistas, que continuam a poder circular em toda a cidade mesmo que os seus veículos sejam anteriores a 1992 (situação de que também beneficiam os residentes e os veículos históricos). “Isso está a ser trabalhado com eles”, explicou Tiago Farias, admitindo que em breve estes profissionais (que são cerca de 3500) possam começar a ter também restrições, eventualmente aplicadas de uma forma gradual.

in: http://www.publico.pt/local/noticia/veiculos-anteriores-a-2000-proibidos-de-circular-na-baixa-de-lisboa-a-partir-de-novembro-1670161

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2014, 01:29 »
Eu tenho um veiculo anterior a 2000, está em muito bom estado e muito dificilmente me irei desfazer deste carro, ora com isto, gostaria de dizer ao Sr presidente da câmara de Lisboa, se o meu carro não é bem vindo á cidade de Lisboa, eu também não sou, tal como não será bem vindo o dinheiro que costumo gastar nos estabelecimentos comerciais da sua cidade e que usam esse dinheiro para pagar taxas ao município.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #2 em: 20 de Setembro de 2014, 13:08 »
SOMOS GOVERNADOS POR UNS CANALHAS E POR BESTAS, É ESTE O SENHOR QUE QUER IR PARA A LIDERANÇA DO PS PARA SER PRIMEIRO MINISTRO: ABRAM OS OLHOS PESSOAL _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_
FAISCA66

paulodio21

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #3 em: 20 de Setembro de 2014, 13:18 »
Cambada de ursos otarios! Devia de morrer com um pau no cu o gajo que inventou isso, deve estar a encher os bolsos dos stands!
Tenho um vectra de 97 e faz ver essas sucatas novas que andam por aí! Espero que essa lei não venha para o Porto!

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #4 em: 20 de Setembro de 2014, 13:40 »
Estou tramado. Estava mesmo a precisar de uma desculpa para trocar de mota, mas a  Scarabeo é de 2003 já não dá.
Acho uma medida muito importante pois algumas pessoas tem dificuldade em conduzir máquinas modernas e potentes ao lado de charutos em bom estado e por vezes menos poluentes.
Ao mostrar este serviço de atenção ao utilizador, perante toda a classe média, concerteza que caminharemos para uma situação diferente da que se idealizou. Mas......
Estou tramado. O meu pópó é de 10/1999, devia esperar mais 2 meses.

Aguardo notícias por aumentos salariais e recuperação da economia.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

t--brito

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #5 em: 20 de Setembro de 2014, 14:02 »
Isto e triste...quer dizer que uma pessoa que tenha um carro com a data inferior a mesma aqui referida, não pode vir a Lisboa passear, não pode vir a Lisboa trabalhar, não pode nada...

Enfim isto realmente e ridículo 

Essa gente não põe a mão na consciência para pensarem que a muita gente que nem dinheiro têm para um carcaça, quanto mais para comprar carros...porque não podem ter os seus ja velhotes e pagos

scooteraddict

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2014, 16:53 »
Acho muito bem estas medidas...Somos tão modernos...é mesmo fixe esta cena do progresso e eu ainda por cima odeio pobres. Onde já se viu ter carros velhos.
Viva a economia de mercado.
Viva o liberalismo económico
Viva o consumismo desenfreado.
Viva a sustentabilidade ecológica dos nossos centros urbanos.
Vivam os políticos iluminados
Vivam os lobbies

Tenho um carro de 1995, rigorosamente impecável de aspecto e de mecânica. Devidamente inspeccionado e sem qualquer anotação. Tem uma taxa de emissão de gases poluentes equivalente a carros modernos.
Agora tenho uma boa desculpa para escolher outro sitio para passear que não Lisboa.



Eu tenho um veiculo anterior a 2000, está em muito bom estado e muito dificilmente me irei desfazer deste carro, ora com isto, gostaria de dizer ao Sr presidente da câmara de Lisboa, se o meu carro não é bem vindo á cidade de Lisboa, eu também não sou, tal como não será bem vindo o dinheiro que costumo gastar nos estabelecimentos comerciais da sua cidade e que usam esse dinheiro para pagar taxas ao município.
_palmas_ _palmas_ _palmas_

interceptor

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2014, 09:57 »
Companheiros fiquem descansados que desde que esta limitação de acesso a Lisboa foi introduzida não houve nenhuma multa passada! Isto é só uma medida para estarmos ao nível dos nossos parceiros europeus, para mostrarmos que também estamos muito evoluídos e nos preocupamos com o ambiente... apesar dos transportes públicos continuarem a margem desta norma. ::)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2014, 22:27 »
...... apesar dos transportes públicos continuarem a margem desta norma. ::)

então não! Até dá gosto andar atrás de um autocarro da Carris e respirar fundo!  dassssss
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

montanha

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2014, 22:40 »
Somos um país de ricos!!!! Somos um país de dirigentes ricos e parvos!!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

interceptor

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2015, 00:20 »
A proibição não foi a partir de novembro mas é já a partir de quinta-feira:

Os automóveis com matrículas anteriores a 2000 e a 1996 passam a estar proibidos de circular entre as 7.00 e as 21.00 dos dias úteis nos eixos centrais da capital.



Os automóveis com matrículas anteriores a 2000 e a 1996 passam a estar proibidos, a partir de 15 de janeiro, de circular, entre as 7.00 e as 21.00 dos dias úteis, no centro da cidade de Lisboa.
As restrições de circulação para os carros com matrículas anteriores a 2000 dizem respeito à zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

Já os carros com matrículas anteriores a 1996 ficarão impedidos, a partir de quinta-feira, de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).
Estas restrições de circulação enquadram-se na terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER). A segunda fase foi implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

Excetuam-se, a estas restrições, os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.
Os táxis terão um período de exceção até 30 de junho.

fonte original

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2015, 00:53 »
Lei estúpida de quem nada entende de carros ou mecânica ,agora pergunto e dou já 2 exemplos ,havendo muitos mais de certeza,: um Daewoo matiz de 98 a 2001 é exatamente a mesma coisa em tudo de mecânica (este conheço MT bem )porque é que os anteriores a 2000 não podem andar nessas zonas???? BURROS!!
OUTRA, um Opel corsa b,td, quer seja de 94 ou ou 2001 é exatamente igual não polui mais ou menos que o de 2001 que foram os últimos serie b????
BURROS ,estes Dr e eng.tiram os cursos na farinha amparo e depois só sai me....desta ,como estes há muitos mas muitos mais modelos que nada,mesmo nada mudam ,não tem mais ou menos filtros,panelas ou o raio que os parta a mais ou a menos!!!
BURROS!!!
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #12 em: 14 de Janeiro de 2015, 01:03 »
Lei estúpida de quem nada entende de carros ou mecânica ,agora pergunto e dou já 2 exemplos ,havendo muitos mais de certeza,: um Daewoo matiz de 98 a 2001 é exatamente a mesma coisa em tudo de mecânica (este conheço MT bem )porque é que os anteriores a 2000 não podem andar nessas zonas???? BURROS!!
OUTRA, um Opel corsa b,td, quer seja de 94 ou ou 2001 é exatamente igual não polui mais ou menos que o de 2001 que foram os últimos serie b????
BURROS ,estes Dr e eng.tiram os cursos na farinha amparo e depois só sai me....desta ,como estes há muitos mas muitos mais modelos que nada,mesmo nada mudam ,não tem mais ou menos filtros,panelas ou o raio que os parta a mais ou a menos!!!
BURROS!!!


E já agora e tambem os Opels Astra G de 1998 até 2004 que são precisamente a mesma coisa  _lol_ _lol_ _lol_

è só Engenheiros da treta  _lol_ _lol_ _lol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2015, 08:40 »
Ha mais ,muitos mais ,companheiros mas enfim.
Outra que é uma aberração é quererem que a malta tenha carros novos que poluem menos e já viram os iuc?? Então pago mais de um gpunto de 2010 que manda menos de tudo que por exemplo o corsa b td do meu pai?? Tudo por causa da lei alterada em 2007?? Qual a logica??
Polui menos-paga mais!!!!! Sim senhor é mais uma ideia brilhante de um idiota!!!
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Manhas

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2015, 09:42 »
De certeza que esta medida apenas afecta carros (automáveis ligeiros) e deixa de fora os motas?

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2015, 09:51 »
De certeza que esta medida apenas afecta carros (automáveis ligeiros) e deixa de fora os motas?

sim, as motos não estão abrangidas por esta Lei estúpida _pol_

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2015, 10:14 »
http://www.noticiasaominuto.com/pais/333577/ja-percebeu-se-pode-ou-nao-circular-em-lisboa-nos-ajudamo-lo

Nos carros antigos, em que o ano de registo não consta na chapa de matrícula, saiba que as letras não podem ser anteriores a GC para poder circular na zona central de Lisboa (zona 2), que abrange, por exemplo, o Eixo Norte-Sul, ou anteriores a OS para poder circular na baixa (zona 1).

A partir de 15 de janeiro, quem tiver veículos anteriores a 1996 e a 2000 fica impedido de circular no centro e baixa de Lisboa, respetivamente. Mas os carros antigos não têm o ano do veículo inscrito na chapa da matrículaSe a sua matrícula tiver as letras até GC no final dos números, então está impedido de circular na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) 2 – definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique.

A partir do final de 1995/início de 1996 começaram, segundo o Jornal de Negócios, a ser emitidas as matrículas a partir das letras GC, como por exemplo 00-00-GC.

Em 1998, nas matrículas dos veículos passou a constar o ano e o mês do registo do automóvel. Contudo, só poderão circular na zona 1 – que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas) – os carros com matrículas a partir das letras OS, como é exemplo 00-00-OS. Estas dizem respeito a veículos a partir do ano 2000.

É de salientar, porém, que as restrições impedem os carros de circular em determinadas zonas de Lisboa entre as 7h e as 21h dos dias úteis. Durante a noite e ao fim de semana, a não há impedimentos de circulação.

SYM GTS 125i

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #17 em: 14 de Janeiro de 2015, 11:21 »
Também tenho um carro desses... dos tais que vou ter que manter em casa para continuar a trazer a maxi para Lisboa  _careta_
A mim não me afecta muito esta medida, apesar de trabalhar junto à Av da Liberdade, e na eventualdiade de trazer carro algum dia isso me afectar, entendo a medida, mas parece-me ridicula a restrição ser em 4 ou 5 artérias de Lisboa, então e não outras não se polui??
Faria sentido também que na periferia destes espaços de interdição existissem parques de estacionamento low-cost para o pessoal deixar os "charutos" e deslocar-se de transportes publicos (os tais que devem de ser menos poluentes...) nas zonas de interdição.
Mas como referi, este é mais um motivo para eu continuar a deslocar-me de maxi para o trabalho. Nºao esquecer que a restrição é só de 2ª a 6ª e das 7h às 21h.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #18 em: 14 de Janeiro de 2015, 12:17 »
Não seria melhor depois da devida inspeção e aprovação adicionar um dístico no parabrisas informando que o veículo está de acordo com as emissões por que a lei se rege independentemente do ano da viatura ?

Era só passar por um centro de inspeção e fazer o exame á emissão dos gazes, se fosse aprovado emitiam um selo e ponto final.

Guiando-se pelo ano esta lei é pura demagogia fazendo transparecer que existem interesses por trás, existem viaturas depois de 1996 que apenas sofreram alterações estéticas mantendo o mesmo motor e catalizador como já foi mencionado atrás.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, 20:54 por Rodrigues »

interceptor

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #19 em: 18 de Janeiro de 2015, 15:01 »
Para quem acha que "é tudo a mesma coisa" aqui fica um excelente video em português que demonstra bem a evolução (desde o euro I ate ao euro VI) dos sistemas de escape de forma a controlar as emissões de gases nocivos na atmosfera.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE ESCAPE DESDE O EURO I ATÉ AO EURO VI

TMaxer

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #20 em: 18 de Janeiro de 2015, 16:14 »
O ano escolhido é o 2000 porque é o ano em que entrou em vigor as normas Euro III que ja sao as que as motos cumprem.


Alguns modelos que foram lançados em 99 ou  98 provavelmente ja cumprem estas normas, outros nao pelo que é dificil estar a distinguir modelo a modelo e versão a versão.  _pol_


A área de proibição deve-se aos critérios da UE, em que o ar deve ser monitorizado no centro e os dados recolhidos estarem dentro de certos parâmetros



Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #21 em: 18 de Janeiro de 2015, 16:46 »
Para quem acha que "é tudo a mesma coisa" aqui fica um excelente video em português que demonstra bem a evolução (desde o euro I ate ao euro VI) dos sistemas de escape de forma a controlar as emissões de gases nocivos na atmosfera.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE ESCAPE DESDE O EURO I ATÉ AO EURO VI

Está espectacular!!  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Rodrigues

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #22 em: 18 de Janeiro de 2015, 17:13 »
Fogo!!!...prefiro nunca mais entrar na baixa, nos carros novos só em sensores está uma fortuna quando começarem a queimar.
O meu é de 98 e só o catalizador custa 200 €.
Belo vídeo

De Tapatalk


vicente

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #23 em: 18 de Janeiro de 2015, 17:29 »
Boas, por acaso é um excelente vídeo que dá para perceber , que quando as sondas começarem avariar não há carteira que resista, minha rica carrinha de 98 , que dure muitos anos .



 _convivio_

interceptor

  • Visitante
Re: Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa
« Responder #24 em: 18 de Janeiro de 2015, 17:35 »
E o impacto ambiental, o buraco da camada de ozono e o aquecimento global onde é fica isso tudo? Que preço é que vamos pagar pelo mal que estamos a fazer ao meio ambiente?? Provavelmente mais do que o custo de uma sonda... digo eu ::) Será essa a herança que queremos deixar aos nossos filhos e netos?