Autor Tópico: A importância da viscosidade do óleo  (Lida 58111 vezes)

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #75 em: 26 de Fevereiro de 2016, 12:50 »
Quanto ao óleo, está bem, agora a valvulina não indicas se é para mudares o da transmissão, se sim, é muito bom.

Na minha Honda leva o mesmo óleo do motor na Sym não sei.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #76 em: 26 de Fevereiro de 2016, 15:38 »
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...

AVG

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #77 em: 26 de Fevereiro de 2016, 18:55 »
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...

Boas, podes utilizar esse Motul 7100 10W40 é indicado para a tua scooter e é um excelente óleo, porque cada caso é um caso, ele não funciona tão bem nas caixas DCT das Honda NC/Integra , só mais nada .

 _convivio_

folguer

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #78 em: 06 de Março de 2016, 18:07 »
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...
« Última modificação: 06 de Março de 2016, 18:11 por folguer »

AVG

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #79 em: 06 de Março de 2016, 18:26 »
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...

Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo, em relação á tua questão, penso que no Stand onde a adquiriste ou em algum concessionário Yamaha, informam-te com precisão, mas tb se deres uma olhadela ao livro de revisões deve de constar alguma informação nesse sentido.

O pouco que sei, é que na maior parte dos modelos de diversas marcas, todas elas fazem uma mudança de óleo e filtro aos 1000 (MIL KMS.) ,dizem, que é por uma questão de alguma limalha se possa encontrar no óleo nesses primeiros 1000 kms .

Boas curvas desfruta,   _pt_


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #80 em: 06 de Março de 2016, 19:12 »
Por exemplo a minha kymco no manual dizem aos 500 mas concordo ser desnecessário fiz aos 950 a primeira Muda

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

folguer

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #81 em: 06 de Março de 2016, 23:29 »
Vou mesmo ficar quieto e mudo só o óleo aos 1000 kms.

Quanto à segunda revisão (6000 kms), não irei percorrer esta distância durante a garantia, logo a segunda muda, irei eu faze-la em casa.

Muito provavelmente até farei uma muda aos 3000 kms, mas não irei ao stand (mesmo estando na garantia).

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #82 em: 07 de Março de 2016, 07:54 »
Se não fizeres os km tens de fazer por tempo,atenção.

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

folguer

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #83 em: 07 de Março de 2016, 18:27 »
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)

folguer

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #84 em: 07 de Março de 2016, 18:36 »
Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo

Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #85 em: 07 de Março de 2016, 18:40 »
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)

Fazes Download do Manual de Proprietário e vais lendo é fundamental ler antes de te sentares nela.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

AVG

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #86 em: 07 de Março de 2016, 19:40 »
Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)

Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

 scooter_

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #87 em: 07 de Março de 2016, 20:02 »
Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

 scooter_
Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.

Quanto à primeira mudança de óleo, é feita por norma no final da rodagem (1000km) não por o óleo não ter já qualidade, mas para evitar que qualquer limalha que se solte na rodagem do motor não venha a danificar o memso.

Mas de facto, nada como ver qual a indicação da própria marca, que vale sempre mais que dicas de "treinadores de bancada" como eu :)

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #88 em: 08 de Março de 2016, 08:03 »


Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.



Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas,

As minhas 3 SYM trouxeram sempre manual de instruções, embora de fraca qualidade, por vezes mal traduzidos e com erros que acabei por mostrar ao importador (que os corrigiu apenas parcialmente).
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

cgomes

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #89 em: 10 de Março de 2016, 09:44 »
Tal como nas"latas fechadas" a muda de óleo deve fazer-se por limite de kms ou por tempo decorrido que, por norma, é de um ano. Num ou noutro caso a questão é mesmo a viscosidade do mesmo que vai desvanecendo e desse modo diminuindo a correta lubrificação.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #90 em: 26 de Novembro de 2017, 13:59 »
Corretíssimo,
Basta respeitar isto mesmo : tempo ou km e usar o óleo recomendado ou melhor
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nonnus

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #91 em: 08 de Dezembro de 2018, 17:47 »
Boas... bom eu vi este tópico sobre lubrificantes, já pesquisei alguma coisa para saber melhor, e para não abrir outro sobre o assunto em questão, aqui vai:

Em relação aos óleos e sua viscosidade, alguém muda de viscosidade de oleo na revisão entre Verão e Inverno??
Por exemplo: Inverno 10w30 \ Verão 10W40.

Será picuinhas da minha parte lol?? Mas como sou novo nestas aventuras "motomecânicas", quero ter a certeza do melhor que se pode fazer para manter a minha  scooter_.

Eu tenho uma Honda PCX 125cc de 2017, fez recentemente a revisão dos 18k na oficina (garantia), o oleo usado foi o Castrol 10w30, já vi sobre normas MA\Ma2 e MB, percebi que MB é exclusivo para embraiagens secas, então estava virado para mudar para o Motul 10W30 Jaso MB... o que aconselham neste caso?

A próxima revisão já não está na garantia então quero começar a fazer eu próprio as revisões (vi que realmente não é nenhum bicho de 7 cabeças) mas como percebo mais de mecânica auto, pensei que fosse outro tipo de dificuldade, mas não. Bendita a internet.  _pol_

Cumps ;)

Offline ppecas

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 34
  • Localidade: Évora
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #92 em: 08 de Dezembro de 2018, 18:42 »
Boas... bom eu vi este tópico sobre lubrificantes, já pesquisei alguma coisa para saber melhor, e para não abrir outro sobre o assunto em questão, aqui vai:

Em relação aos óleos e sua viscosidade, alguém muda de viscosidade de oleo na revisão entre Verão e Inverno??
Por exemplo: Inverno 10w30 \ Verão 10W40.

Será picuinhas da minha parte lol?? Mas como sou novo nestas aventuras "motomecânicas", quero ter a certeza do melhor que se pode fazer para manter a minha  scooter_.

Eu tenho uma Honda PCX 125cc de 2017, fez recentemente a revisão dos 18k na oficina (garantia), o oleo usado foi o Castrol 10w30, já vi sobre normas MA\Ma2 e MB, percebi que MB é exclusivo para embraiagens secas, então estava virado para mudar para o Motul 10W30 Jaso MB... o que aconselham neste caso?

A próxima revisão já não está na garantia então quero começar a fazer eu próprio as revisões (vi que realmente não é nenhum bicho de 7 cabeças) mas como percebo mais de mecânica auto, pensei que fosse outro tipo de dificuldade, mas não. Bendita a internet.  _pol_

Cumps ;)
Boas, pelo que percebo de óleos  ao deves nunca aumentar o primeiro número do óleo ou diminuir o segundo. Ou seja podes mudar de 10w30 para 5w30 mas não para 15w30. Ou 10w30 para 10w40 e não o contrario.

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #93 em: 27 de Dezembro de 2018, 12:53 »
Não sou obviamente a autoridade máxima em oleos, no entanto recorri ao "velho", engenheiro de máquinas reformado  com carreira na indústria automóvel para algumas clarificações técnicas.

Em primeiro lugar, a viscosidade é medida de forma diferente em óleos com funções diferentes não se podendo por isso comparar óleos de motor com óleos de transmissão.

Reparem na tabela



Por exemplo, um óleo de motor W30 tem viscosidade equivalente a  um W80 de transmissão.

A viscosidade recomendada pelo fabricante tem que ver acima de tudo com as tolerâncias de fabrico sendo portanto muito importante seguir a recomendação da marca.

Não há portanto necessidade de arranjar cabelos brancos a pensar no óleo, basta seguir o que vem no manual, nem de entrar numa de MacGyver de vão de escada!

A receita é simples. Óleo de qualidade e viscosidade recomendada nos intervalos recomendados. Fácil.


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #94 em: 31 de Dezembro de 2018, 09:27 »
Essa sempre foi a minha política mercúrio. Manter-me pelas especificações do manual.
Acredito que quem fez o motor sabe melhor em que condições deve trabalhar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #95 em: 31 de Dezembro de 2018, 12:45 »
Nada melhor do que quem fábrica a mota para nos recomendar o que quer que seja.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018