Autor Tópico: A importância da viscosidade do óleo  (Lida 34426 vezes)

Offline Joao Santos

• MaxiScootard
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC750S
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #75 em: 26 de Fevereiro de 2016, 12:50 »
Quanto ao óleo, está bem, agora a valvulina não indicas se é para mudares o da transmissão, se sim, é muito bom.

Na minha Honda leva o mesmo óleo do motor na Sym não sei.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Albertoliveira74

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Alverca do Ribatejo - Vialonga
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo (2009)
« Responder #76 em: 26 de Fevereiro de 2016, 15:38 »
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...

AVG

• Visitante
« Responder #77 em: 26 de Fevereiro de 2016, 18:55 »
Sim, o 75W140 será para a transmissão  _pol_
Não sabendo eu qual será óleo dentro do motor (ainda está clarinho) mas queria mudar... Não sei se este Motul 7100 é incompatível com ele, vou ter de arriscar.
A ideia será também liquido de refrigeração 40% da Repsol.
Trocar todos os fluidos era a minha intenção...

Boas, podes utilizar esse Motul 7100 10W40 é indicado para a tua scooter e é um excelente óleo, porque cada caso é um caso, ele não funciona tão bem nas caixas DCT das Honda NC/Integra , só mais nada .

_convivio_

folguer

• Visitante
« Responder #78 em: 06 de Março de 2016, 18:07 »
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...
« Última modificação: 06 de Março de 2016, 18:11 por folguer »

AVG

• Visitante
« Responder #79 em: 06 de Março de 2016, 18:26 »
Como a rodagem é a parte mais critica e delicada da vida de um motor, já li algures não sei bem onde, que há pessoal que muda o óleo e filtro aos 500 kms.

Acham que é mesmo necessário?

Tenho uma NMAX à uma semana e tem neste momento 430 kms. O óleo ainda está com aspecto de novo...

Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo, em relação á tua questão, penso que no Stand onde a adquiriste ou em algum concessionário Yamaha, informam-te com precisão, mas tb se deres uma olhadela ao livro de revisões deve de constar alguma informação nesse sentido.

O pouco que sei, é que na maior parte dos modelos de diversas marcas, todas elas fazem uma mudança de óleo e filtro aos 1000 (MIL KMS.) ,dizem, que é por uma questão de alguma limalha se possa encontrar no óleo nesses primeiros 1000 kms .

Boas curvas desfruta,   _pt_

Offline mpaneves

• Super MaxiScootard
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
« Responder #80 em: 06 de Março de 2016, 19:12 »
Por exemplo a minha kymco no manual dizem aos 500 mas concordo ser desnecessário fiz aos 950 a primeira Muda

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400
Membro:5131
Marco Neves

folguer

• Visitante
« Responder #81 em: 06 de Março de 2016, 23:29 »
Vou mesmo ficar quieto e mudo só o óleo aos 1000 kms.

Quanto à segunda revisão (6000 kms), não irei percorrer esta distância durante a garantia, logo a segunda muda, irei eu faze-la em casa.

Muito provavelmente até farei uma muda aos 3000 kms, mas não irei ao stand (mesmo estando na garantia).

Offline mpaneves

• Super MaxiScootard
  • Mebro nº 5131
« Responder #82 em: 07 de Março de 2016, 07:54 »
Se não fizeres os km tens de fazer por tempo,atenção.

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400
Marco Neves

folguer

• Visitante
« Responder #83 em: 07 de Março de 2016, 18:27 »
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)

folguer

• Visitante
« Responder #84 em: 07 de Março de 2016, 18:36 »
Primeiro quero dar os parabéns e desejar boa sorte,  com essa excelente máquina, elas têm passado por mim até parece que estou parado, anda muito bem mesmo

Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)

Offline Joao Santos

• MaxiScootard
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC750S
« Responder #85 em: 07 de Março de 2016, 18:40 »
Hmm não sabia disso.

Ainda não recebi os documentos e o livro de revisões.

Tenho que me informar bem dessa questão do tempo.  ;)

Fazes Download do Manual de Proprietário e vais lendo é fundamental ler antes de te sentares nela.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

AVG

• Visitante
« Responder #86 em: 07 de Março de 2016, 19:40 »
Para estares a dizer isso, que scooter tens (sem descrição)?

Não tenho essa sensação, muito provavelmente por ainda estar na rodagem. O máximo que dei foi 80 kms. Tenho algum receio de passar esta velocidade durante a rodagem.  ;)

Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

scooter_

Offline marcio_s

• MaxiScootard
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
« Responder #87 em: 07 de Março de 2016, 20:02 »
Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas, a Yamaha não sei se trás o livro de instruções mas o de revisões trás de certeza absoluta, portanto informa-te onde  a adquiriste.

Segundo a Nmax não  é uma scooter para dar 130 ou mais, mas é rápida até aos 100 kms/hora e estou a falar de cor, porque nunca experimentei nenhuma, mas acompanhei uma senhora na marginal com uma ao meu lado e verifiquei que tem um bom disparo até essa velocidade, mais ou menos claro.

A minha é uma Integra 750, mas lá por ser uma 750  não me aventuro em loucuras, tb ando devagar , nunca devemos de esquecer a condução defensiva (quem sou eu para dizer isto !!! )

Mais uma vez boa sorte e vai com calma . se necessitares de alguma informação, pergunta aqui, porque existe aqui muitos companheiros com muitos conhecimentos que te podem dar uma ajuda.

scooter_
Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.

Quanto à primeira mudança de óleo, é feita por norma no final da rodagem (1000km) não por o óleo não ter já qualidade, mas para evitar que qualquer limalha que se solte na rodagem do motor não venha a danificar o memso.

Mas de facto, nada como ver qual a indicação da própria marca, que vale sempre mais que dicas de "treinadores de bancada" como eu :)

Offline Pianoman

• MaxiScootard
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
« Responder #88 em: 08 de Março de 2016, 08:03 »

Companheiro, a minha sym trouxe manual ;) embora também tivesse disponível no site da marca. Isso secalhar era conversa de concessionários menos dedicados.

Boas,  vamos lá dar uma ajuda, existem marcas como a Sym que não trazem livro de Instruções, tem que se baixar pela net, mas trazem livro de revisões todas as marcas,

As minhas 3 SYM trouxeram sempre manual de instruções, embora de fraca qualidade, por vezes mal traduzidos e com erros que acabei por mostrar ao importador (que os corrigiu apenas parcialmente).
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD

Offline cgomes

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Barreiro
  • o "espirito" não tem género nem cilindrada
  • Marca: Apeado
« Responder #89 em: 10 de Março de 2016, 09:44 »
Tal como nas"latas fechadas" a muda de óleo deve fazer-se por limite de kms ou por tempo decorrido que, por norma, é de um ano. Num ou noutro caso a questão é mesmo a viscosidade do mesmo que vai desvanecendo e desse modo diminuindo a correta lubrificação.
cgomes

Offline mpaneves

• Super MaxiScootard
  • Mebro nº 5131
« Responder #90 em: 26 de Novembro de 2017, 13:59 »
Corretíssimo,
Basta respeitar isto mesmo : tempo ou km e usar o óleo recomendado ou melhor
kymco xciting400
Marco Neves