Autor Tópico: A importância da viscosidade do óleo  (Lida 58106 vezes)

vicente

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #50 em: 21 de Setembro de 2014, 14:23 »
Boas, ainda não li mas penso que possa ter interesse para todos, deixo o link.


                                             .                      http://www.sym-service.it/allegati/symclub/Tecnica.%20L'olio-20110502-094952.pdf

                                       
A importância da viscosidade de um óleo
Viscosidade afeta a geração de calor em mancais, cilindros e engrenagem de moda relacionadas com atrito interno de um óleo. Ele governa o efeito da selagem dos óleos e a taxa de consumo de petróleo, bem como determina a facilidade com que máquinas podem ser iniciadas ou operadas sob diferentes condições de temperatura, particularmente em climas frios.

 Viscosidade é uma medida da resistência do óleo ao fluxo. Diminui (afina) com o aumento da temperatura aumenta (e engrossa) com diminuição da temperatura. Estas condições explicam por que um óleo vai fluir muito mais facilmente no verão a uma temperatura de 25 graus C (78 graus F), do que que vai fluir no inverno em menos 25 graus C (menos 13 graus F).

 Viscosidade de um óleo é mais comumente medida pela viscosidade cinemática e relatada em uma unidade chamada o centistoke (cSt). Viscosidade cinemática é medida no tempo que leva para um determinado volume de óleo a fluir através de um dispositivo especial chamado um tubo capilar.

 Nem todos os óleos respondem da mesma forma que uma determinada alteração na temperatura. Muitos óleos contêm uma capacidade de resistir a mudanças na viscosidade devido a uma mudança de temperatura. Esta propriedade é referida como índice de viscosidade do óleo ou VI. Quanto maior o VI de um óleo, menos sua viscosidade é alterada por mudanças de temperatura.

Os benefícios dos óleos com um maior VI são:
1. Um aumento geral na viscosidade em temperaturas mais altas, o que resulta em menor consumo de óleo e menos desgaste.
2. Uma reduzida viscosidade a baixas temperaturas, o que melhorará a partida e menor consumo de combustível.

Outro fator na medição da viscosidade é a capacidade de um óleo para resistir ao cisalhamento ou "rasgando fora de um avião de lubrificante de outro" durante a função de lubrificação hidrodinâmica.

No entanto, sob certas condições, tais como cargas de choque, carregamento pesado contínuo, temperaturas extremamente altas e/ou criticamente baixa viscosidade (fina), lubrificantes não podem permanecer em seu estado normal filme hidrodinâmico.

 Uma condição começa onde há contato intermitente entre as superfícies de desgaste. Este contato intermitente é chamado de lubrificação de limite, e dano começa a ocorrer. Se as condições acima não forem corrigidas imediatamente e lubrificação limite continua, um fracasso devido à falta de uma película de óleo pode ocorrer dentro de horas.

 Viscosidade cinemática, índice e tensão de cisalhamento/cisalhamento taxa de viscosidade são todos os fatores que devem ser levados em conta por um fabricante de lubrificante quando misturando óleos lubrificantes, mas o que significa tudo isto para o usuário final? Significa que a viscosidade de um óleo é a primeira e mais importante consideração ao selecionar um óleo para uma aplicação específica.

Lembre-se, para a lubrificação mais eficaz, que a viscosidade deve estar de acordo com as condições de velocidade, carga e temperatura das peças lubrificadas


Boas curvas a todos e  _convivio_
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 12:18 por vicente »

vicente

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #51 em: 03 de Julho de 2015, 00:14 »
OLEO HONDA 10W30

Boas a todos, pois eu tenho lido muita coisa ao longo dos anos sobre óleos . O óleo que a Honda recomenda é para obter melhor consumo de combustivel técnicamente não indicam mais nada , não especificam ao pormenor nem têm que o fazer , folgas  no motor , etc,etc que materiais ou ligas utilizam, mas sabemos que eles têm um óleo (Honda) , a honda não faz óleos, então faz parceria com alguns fornecedores e pede exclusividade , mas não para todo o mundo, como é o caso do brasil e Colômbia .
Um dos parceiros da Honda foi a Motul , penso eu que derivado ao valor em causa do litro de óleo a Honda optou por ir á procura de outra marca, então apareceu HAVOLINE, que é atualmente quem faz o óleo (semisintético) Honda, existe tb quem diga que é a Repsol, mas depois tb em pesquisas quem fornece a Repsol é a Havoline, eu vou deixar aqui o link do óleo HONDA  que só  existe  no Brasil e na Colombia em outros países  a Havoline não aparece com este óleo. http://brasil.havoline.com/products/motor-oils1.aspx

Da mesma forma deixo o link da Motul , http://www.nc700shop.com/en/engine-oil-change/197-motul-engine-oil-e-tec-10w30.html

https://www.motul.com/fr/en/products/oils-lubricants/e-tec-lub-4t-10w30?f

https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/83/original/E-TEC_Lub_4T_10W-30_%28GB%29.pdf?1335340367

Então podemos partir desta base 10W30, mas não é o suficiente, ele pode ser 10W30 mas possuir um indice de viscosidade muito elevado, obrigando o motor a mais esforço tb. a consumir mais combustivel e menos velocidade de ponta , então pelas pesquisas que eu fiz e tb testei existem vários 10W30 por exemplo um bom óleo o MOTUL 10W30 - 7100 com um indice de viscosidade de 147 , a Motul ainda tem dois mais fracos que é o 5100 e o 3000 .

Em foruns estrangeiros, já não posso precisar em qual,  uns companheiros aconselham quase em todo o mundo como um dos melhores o Motul 7100 10w30 e é um excelente óleo, aguenta altas temperaturas indicado para o nosso clima, mas ultimamente alguém nesses foruns alertou para um outro,  que se torna mais indicado para os motores Honda principalmente por causa da cx. DCT,   é o BARDAHL XTC ou XTS 10W30 , em que é especializado e patenteado pela Bardahl e contém microesferas  de carbono (invisivel) , eu já estou a usar  este óleo , aqui têm o link  http://www.bardahl.it/olio_motore/lubrificante_motore_moto/settore_moto/lubrificanti/lubrificanti_4t/p_XTS_C60_10W30_MOTO__1_LT_X_12.html  , não indicam as especificações em nºs. mas em gráfico, calculei que o indice de viscosidade ande na ordem dos 139 +/- .

História , http://www.a2zworld.it/listino/BARDAHL.pdf

Em estrada com este Bardahl a velocidade até ás 3000 Rpm o meu AVG fica em 2,6 .

Estou aqui a falar dos melhores óleos do mundo .
Segundo as minhas pesquisas o indice de viscosidade, esqueçam o grau se é 5 ou 10 ou ...; o indice é no máximo 150 +/- , ora bem , qualquer 5W40 ou 10W40 ou 50 ou 60 , são óleos com indice de viscosidade muito altos , acima dos mencionados  150 , em que o motor piston/segmentos/.... faz mais esforço para se movimentar, aliás o que tenho lido foi precisamente,  que os produtores de óleo em consonância com as diversas marcas têm vindo a desenvolver óleos menos viscosos (mais finos) , para melhor desempenho dos motores e para a poupança de combustivel.

Honda recomenda mineral ou sintético ??? Não sei , penso que seja só por uma questão de preço , mas por exemplo ; normas SJ/SL ou SM ou SN , segundo li é preferivel o SL , porque o SM e SN é um retrocesso por causa do ambiente,  ou seja no SM e SN os aditivos redutores de atrito não podem estar presentes , ora aqui está o porquê de a Honda usar até SL tal e qual como a HAVOLINE E A BARDAHL , mas já não acontece com o Motul 7100 que é SN , e o MOTUL ETEC vai só até ao SJ , tb. por isso é que a Bardahl lançou agora este aditivo, que é um redutor de atrito praticamente ...

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=13538

Conclusão quem pensa colocar os 5W40 ou 10W40 ou acima, em que o indice de viscosidade é superior a 150 , esqueçam porque não estão indicados para os motores do construtor HONDA , digo eu não sei...............

Venha daí quem explique melhor do que eu....

 _convivio_


« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 16:02 por Clemente Vicente »

AVG

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #52 em: 21 de Janeiro de 2016, 14:08 »
Boas, é para deixar informação aos companheiros interessados que a Texóleo a meu pedido brevemente vai comercializar em embalagens de 1 Lt e de 4 Lts.  um dos melhores óleos 10W30  para motores Honda, é o óleo que aguenta das mais elevadas temperaturas como tb é especifico para baixo consumo de combustível,  eu deixo o link


Este óleo é muito superior ao óleo de Marca HONDA .

Quero informar tb para um óleo ser verdadeiro tem que possuir as normas na  embalagem os selos  com o numero  de homologação, neste caso a REPSOL tem os dois, um é este " JASO T-903:2011 MA & MA2 " com o respetivo nº.   e o outro é este,   " HMEOC ", isto é muito importante porque tendo o numero de homologação sabemos que o óleo foi submetido para teste e passou no teste .


http://www.repsol.com/imagenes/es_en/RP_MOTO_HMEOC_4T_10W30_EN_tcm11-565508.pdf

Quero só esclarecer o seguinte, para quem dá atenção ás diversas classificações, SG,SJ,SL,SM,SN, etc,etc, este Repsol é um SJ e muitas pessoas vão pensar o seguinte: mas afinal um SM ou SN é superior ;  não amigos, as siglas SM e SN são utilizadas mais na Alemanha para cumprirem os requisitos Ambientais, sendo assim o SM e SN quer dizer o seguinte:  "ADITIVOS REDUTORES DE ATRIRO NÃO PODEM ESTAR PRESENTES " , dito isto,  para mim não me interessa nada um óleo SM ou SN a mim interessa-me que os aditivos para a redução do atrito no interior do motor existam no óleo . Eu dou como exemplo quase todos os óleos Americanos vão até SG ou SJ ou SL , porque os  EUA não têm ainda as leis ambientais muito rígidas .

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« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 22:31 por AVG »

Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #53 em: 21 de Janeiro de 2016, 14:46 »
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folguer

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #54 em: 21 de Fevereiro de 2016, 10:50 »
O manual da Nmax diz que pode levar um óleo JASO MA ou MB



Um é JASO MA o outro é JASO MB. Por qual destes 2 escolhiam?













« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2016, 19:01 por folguer »

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #55 em: 21 de Fevereiro de 2016, 11:19 »
O manual diz para usar um óleo 10w40.  _pol_
Como o da castrol é um 5w40 escolha o outro da Yamalube.
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Offline António Teles

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #56 em: 21 de Fevereiro de 2016, 11:41 »
Se o manual recomenda 10w40 ou 20w40, seria sempre o mais fino que eu usava portanto o 10w40.
Quanto hã marca, penso que a Yamaha na produz Óleo, no meu entender a Castrol terá mais responsabilidades no mercado e existe o 10w40 da Castrol, que no site da textoleo fica por +_10€ era o que eu usava na minha. Posso ser tendencioso mas é o que eu faria.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

folguer

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #57 em: 21 de Fevereiro de 2016, 12:40 »
Segundo li em vários sites, os óleos Yamaha Lube, são produzidos pela ENI.

Quanto ao facto do CASTROL Actevo Scooter 4T 5W-40 (norma MB), ser um 5W, sempre protegia mais o motor a frio.

António Teles, estive a ver os óleos da Castrol 10W-40 na Texoleo, só que estes não cumprem a norma JASO MA. A norma deles é a JASO MA-2. ;)


 

Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #58 em: 21 de Fevereiro de 2016, 13:14 »
A norma JASO MA e MA2 são iguais, simplesmente o MA2 cumpre normas das motos mais modernas com catalisador.

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folguer

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #59 em: 21 de Fevereiro de 2016, 13:19 »
Ok, não sabia disso.  ;)

Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #60 em: 21 de Fevereiro de 2016, 13:35 »
Tenho colocado bastantes vezes esta informação, podes ler aqui as diferenças entre os óleos MB, MA, MA1 e MA2.

http://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php

Ficamos a saber que onde se usa um MB não se deve utilizar MA ou MA2.

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #61 em: 21 de Fevereiro de 2016, 13:55 »
Eu pessoalmente não gosto de castrol por alguns motivos que já presenciei mas sei que é pertença da bp ,mas motul é muito bom...

 Marco Neves

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #62 em: 21 de Fevereiro de 2016, 13:59 »
 _convivio_ Olá boas

Eu uso ENI e não tenho razão de queixa
abraços
Paulo J. Lopes

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Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #63 em: 21 de Fevereiro de 2016, 14:05 »
Marco quando era Castrol genuíno e era fabricado em Inglaterra, até a Honda o usava em competição, agora não sei mas sei, tal como Tu, que neste momento o Motul é o melhor entre os melhores.

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« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2016, 14:06 por Joao Santos »
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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #64 em: 21 de Fevereiro de 2016, 18:45 »
A norma JASO MA e MA2 são iguais, simplesmente o MA2 cumpre normas das motos mais modernas com catalisador.

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Boas, só quero mencionar aqui mais algumas coisas, como por exemplo este texto que foi copiado da ficha técnica da Motul, o que para eles representa a classificação MA-MA1_MA2  ( JASO has created its own 4-stroke motorcycle standard -JASO T903- which has three grades MA, MA1
and MA2.
JASO MA2 offers the most efficient friction levels to guarantee the clutch engagement during the three
riding modes: Starting, Acceleration and Constant Speed

como podem ler no link, https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/61289/original/7100_4T_10W-30_%28GB%29.pdf?1362492469

Depois conforme eu tenho vindo a dizer em diversos sítios, a CASTROL é Alemã e assim sendo é uma marca que está obrigatoriamente a cumprir a lei do ambiente, não é por acaso que os óleos da Castrol aguentam pouca temperatura (Flash point),  os produtores Americanos de óleos , não estão muito para cumprir as normas ambientais e então os óleos deles só vão até SL , e isto porque as especificações do SM e SN , significa que aditivos redutores de atrito do motor não podem estar presentes no óleo, então entendemos que um bom óleo é até ao SL a partir daí já não tem interesse.

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Offline fantasma do lençol

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #65 em: 21 de Fevereiro de 2016, 19:07 »
O bel ray é americano, é utilizado em competição e cumpre a norma API SM. Isso de só ser bom até ao sl é uma pérola. Até o Motul cumpre o SM, como quase todos os óleos actuais.

folguer

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #66 em: 21 de Fevereiro de 2016, 19:08 »
Obrigado pelas infos.

Já sei qual o óleo recomendado para a Yamaha NMAX, é este;


Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #67 em: 21 de Fevereiro de 2016, 20:09 »
(((Depois conforme eu tenho vindo a dizer em diversos sítios, a CASTROL é Alemã e assim sendo é uma marca que está obrigatoriamente a cumprir a lei do ambiente, não é por acaso que os óleos da Castrol aguentam pouca temperatura (Flash point),  os produtores Americanos de óleos , não estão muito para cumprir as normas ambientais e então os óleos deles só vão até SL , e isto porque as especificações do SM e SN , significa que aditivos redutores de atrito do motor não podem estar presentes no óleo, então entendemos que um bom óleo é até ao SL a partir daí já não tem interesse.)))

AVG tal como já falamos a Castrol é e sempre foi Inglesa.

(((Castrol é uma marca Britânica de lubrificante automotivo pertencente ao grupo BP)))

O Grupo BP British Petroleum é o proprietário desde á alguns anos.

Se pesquisares na Wikipédia tens lá tudo.

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Offline Sapiens21

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #68 em: 21 de Fevereiro de 2016, 21:09 »
Sim, tenho de ajudar a corroborar o acima indicado, pois pelo que sei a Castrol é mesmo Inglesa...e não Alemã.

Offline António Teles

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #69 em: 21 de Fevereiro de 2016, 21:30 »
É pena que a Galp não dedique algum investimento para as motos, pois a nível de óleo de carros, na minha experiência são muito bons, quero dizer que faço muitos kms sem que os motores apresentem descompensacões.
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Offline mpaneves

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #70 em: 22 de Fevereiro de 2016, 08:01 »
Compara é as letrinhas com os outros óleos para não te surpreendentes....

 Marco Neves

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #71 em: 22 de Fevereiro de 2016, 08:11 »
De informação fidedigna a GALP apenas produz de raiz o óleo 15W40 (mineral). Os outros óleos com bases sintéticas  e sem-sintéticas compra a empresas no exterior.

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Albertoliveira74

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #72 em: 26 de Fevereiro de 2016, 11:20 »
Quanto mais leio, mais me baralho... _reg_

Vou comprar logo os oleos para a minha na Texoleo... MOTUL 7100 10W40, se não houver em stock vem mesmo o Castrol Power Racing 10W40.
Vem tambem o Motul Gear Competition 75W140. Espero que boas escolhas...  _pensador_

Offline Joao Santos

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #73 em: 26 de Fevereiro de 2016, 11:42 »
Não indicas qual a Tua Moto não podemos opinar?

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Albertoliveira74

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Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #74 em: 26 de Fevereiro de 2016, 12:10 »
Peço desculpa, ainda não actualizei a assinatura... Sym 125 GTS Evo c/60.000  _palmas_