Autor Tópico: A importância da viscosidade do óleo  (Lida 58108 vezes)

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #25 em: 18 de Setembro de 2014, 15:51 »
Citar
Claro que sim, mas se quiser que fique  melhor use como eu a 75W140, é mais cara , mas tb. mais fácil de encontrar, porque as outras 80W140 ou 85W140 estão ultrapassadas

Acredito que sim Vicente, mas já agora acabo de gastar o 85W 140 e depois mudo, até porque vou passar a mudar a cada 4000, é uma operação tão simples e barata que não vale a pena arriscar, é que cada vez que saio é para fazer mais de 10 horas de vadiagem  _Rolley_

Abraço

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #26 em: 18 de Setembro de 2014, 16:08 »
Podia-se abrir aqui um novo post sobre o que é o  " PONTO DE ROTURA "  que neste video dá a todas as pessoas uma ideia do que se chama o GRIPAR QUE TEM A VER COM A CARGA/CALOR

                                                .           
   

                                                .           


Pergunta de quem não percebe nada de óleos, bem, nem de óleos nem de mecânica, mas gosto do debate e de aprender, esse ponto de rotura não cabe neste tópico? Ou então muda-se o titulo para: A importância do óleo numa scooter.

Desculpem o off-topic...  _corado_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #27 em: 18 de Setembro de 2014, 16:11 »

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.


Boas,
tal como vós também eu passei a mudar os óleos eu mesmo, comprados por mim e na minha garagem. _pol_ Não há cá mais 80w90 na minha caixa! _thumbdown_
Pus 10W40 sintético da Shell e 85W140 Transoil da Galp. Ora bem, passados uns 1000kms desde que fiz as mudas, noto que a mota sobe de regime com mais facilidade, mais suavidade e com menor ruido. Está um mimo!!
Como ainda vai dar mais umas 4 mudas tão cedo não compro o 75w140. Mas estou muito satisfeito com os resultados até agora.
Cumps
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #28 em: 18 de Setembro de 2014, 16:43 »
Pergunta de quem não percebe nada de óleos, bem, nem de óleos nem de mecânica, mas gosto do debate e de aprender, esse ponto de rotura não cabe neste tópico? Ou então muda-se o titulo para: A importância do óleo numa scooter.

Desculpem o off-topic...  _corado_

José Bairrada está bem assim, enquadra-se no tema discutido.

LWillow

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #29 em: 18 de Setembro de 2014, 19:44 »
José Bairrada está bem assim, enquadra-se no tema discutido.
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #30 em: 18 de Setembro de 2014, 19:53 »
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_

Luis estás  :-[ se for preciso tb. te dou umas aulas, lá por isso não fiques para aí a assobiar  _lol_  _lol_  _lol_  a tua é uma Suzuki mas tb não está livre de parafusos como eu já li e outras coisas que nem quero ir descobrir, já te esqueceste como começamos esta caminhada  á 30 anos atrás com o simbolo das asinhas  ( HONDA ), esse sim convence muita gente.
Boas curvas Luís e  _convivio_

« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 20:04 por vicente »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #31 em: 18 de Setembro de 2014, 19:59 »
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado)  no tópico da Sym  _Rolley_

Porquê no tópico da Sym?
A viscosidade só é importante na Sym?
Este tópico até nasceu de um tópico da Honda Forza.


Com isto tudo já posso falar um pouco sobre óleos, ou pelo menos ser um bocadinho mais difícil, ser enganado.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #32 em: 18 de Setembro de 2014, 20:14 »
Boas, claro se levava óleo na mistura não levava óleo no motor, porque não tem carter, destinguem-se logo por se chamarem  motores a 2 tempos. Não percebo onde é que conseguiu ver o óleo do motor.
Levava óleo no cárter, que servia para banhar todo o bloco do motor até há parte de baixo do embolo, isto inclui caixa de velocidades, cambota, discos de embraiagem etc, etc , só não usava bomba de óleo, porque o embolo(piston) comparando com os motores a 4 tempos só tinha 2 segmentos) era lubrificado através da mistura na gasolina( penso que este método de lubrificação se chama" chapinhar". Tinha vareta de óleo mas não gastava nem babava óleo.
Quanto á definição de 2 e 4 tempos também nunca percebi.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 20:37 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #33 em: 18 de Setembro de 2014, 20:32 »
Levava óleo no cárter, que servia para banhar todo o bloco do motor até há parte de baixo do embolo, isto inclui caixa de velocidades, cambota, discos de embraiagem etc, etc , só não usava bomba de óleo, porque o embolo(piston) era lubrificado através da mistura na gasolina( penso que este método de lubrificação se chama" chapinhar". Tinha vareta de óleo mas não gastava nem babava óleo.
Quanto á definição de 2 e 4 tempos também nunca percebi.

Boas, sim é verdade o termo é esse  ( chapinhar) quando não existe bombeamento de óleo , pessoalmente não conheço esse motor, agora a diferença entre 2 e 4 tempos existe muita informação aqui na net.

Boas curvas e  _convivio_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #34 em: 18 de Setembro de 2014, 21:40 »
A minha opinião sobre óleo para diferenciais:
Deve de ser suficientemente fino para lubrificar penetrando em todas as partes móveis dos carretos, ao mesmo tempo capaz de manter coberta a peça. Não usar nenhum óleo mais grosso para disfarçar, abafar, silenciar ruídos normais de fricção, se faz demasiado barulho tem defeito.
Antigamente e alguns podem lembrar-se havia quem estivesse para vender o carro com problemas no diferencial e punham uma mão cheia de serradura e óleo mais grosso, desaparecia o barulho e só partia muito mais tarde.
Quanto a marcas eu gosto que sejam baratas e de excelente qualidade, mas é difícil......

Já agora encontrei a definição dos motores 2 e 4 tempos.
Motor 2 tempos:
1º tempo - A gasolina entra no cilindro e o pistão a comprime.
2º tempo - A gasolina explode, empurra o pistão e sai para o escapamento.
Esse tipo de motor utiliza o óleo misturado à gasolina.
É usado em mobilete, scooter, Motos de corrida, motos antigas e carros muito antigos.
Ocorre uma explosão a cada giro do motor.
Vantagem: Potência.

Motor 4 tempos:
1º tempo - Gasolina entra no cilindro e o pistão a comprime.
2º tempo - A gasolina explode e empurra o pistão.
3º tempo - O pistão desce de volta e empurra a fumaça pra fora.
4º tempo - O pistão sobe de volta para abrir espaço para a nova gasolina que vai entrar.
Esse motor é usado em carros e motos modernos.
Ocorre uma explosão a cada 2 giro do motor.
Vantagens: Comodidade, menos barulho, segurança nas reduzidas de marcha, economia e menos poluição
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #35 em: 18 de Setembro de 2014, 22:50 »
O facto de eu ter colocado 85w 140 foi apenas por ser recomendado pela Sym para o nosso clima, não foi com a intenção de reduzir o barulho, até porque nem sabia se o barulho era normal ou não, tinha a Gts à dois meses, só mais tarde me apercebi que ficou mais suave e como tal não sou eu que estou a inventar, está no manual.

Creio que é preferível usar um óleo recomendado mais espesso que elimine as folgas entre os carretos e contribui para a redução do barulho do que um mais fino que não impede o bater do metal originando um desgaste prematuro.

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk


vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #36 em: 18 de Setembro de 2014, 23:02 »
O facto de eu ter colocado 85w 140 foi apenas por ser recomendado pela Sym para o nosso clima, não foi com a intenção de reduzir o barulho, até porque nem sabia se o barulho era normal ou não, tinha a Gts à dois meses, só mais tarde me apercebi que ficou mais suave e como tal não sou eu que estou a inventar, está no manual.

Creio que é preferível usar um óleo recomendado mais espesso que elimine as folgas entre os carretos e contribui para a redução do barulho do que um mais fino que não impede o bater do metal originando um desgaste prematuro.

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk

Rodrigues , então experimente a Motul 75W140 competition ou a Castrol  75W140 sintrax competition e vai deixar de ouvir qualquer barulho e mesmo com o motor desligado e a rodar a roda com o pé vai notar logo a diferença.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #37 em: 19 de Setembro de 2014, 00:07 »
Caro Rodrigues, o que eu escrevi, vale o que vale.
Acredita que eu sigo o que diz a marca e o seu representante, concorde ou não com eles, pelo que não vejo o que fizeste como errado ou qualquer outra intenção, nem tenho habilitações para opinar. De qualquer forma e como bom português vou opinar. Então o que eu penso:
Uma transmissão nova sem ou com pouca folga  usar óleo fino o máximo de tempo possível. Assim a lubrificação feita penetra melhor.
Uma transmissão com folgas usar uma valvolina mais grossa pois evita ouvir o metal, mas penetra menos, não lubrificando tão bem, portanto escolher entre ouvir som desagradável ou ouvir menos.
O óleo ao cobrir uma peça ocupa um espaço, se esse espaço for apertadinho e o óleo grosso ( e usando o termo de "água mole em pedra dura......) vai fazendo a peça ganhar folga.
Na Cn250 troquei uma vez o óleo da transmissão e nesta quando a comprei, entretanto  fiz perto de 30000km . O óleo da transmissão, não está sujeito a queima como o do motor, pelo que o seu envelhecimento não é tão rápido.
Gostei de participar nesta troca de ideias e opiniões, sendo que algures no fórum existe um tópico sobre óleos de motor que está espectacular.
Já agora desculpem qualquer coisinha.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

LWillow

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #38 em: 19 de Setembro de 2014, 00:18 »
Luis estás  :-[ se for preciso tb. te dou umas aulas, lá por isso não fiques para aí a assobiar  _lol_  _lol_  _lol_  a tua é uma Suzuki mas tb não está livre de parafusos como eu já li e outras coisas que nem quero ir descobrir, já te esqueceste como começamos esta caminhada  á 30 anos atrás com o simbolo das asinhas  ( HONDA ), esse sim convence muita gente.
Boas curvas Luís e  _convivio_

Essa história  do parafuso do CTV na Suzuki Burgman 650 nem chega a ser história nenhuma pois é apenas uma peça que tem que ser substituída de 2 em 2 anos (e custa 8 euros) , simply as that  _pol_ ! O que eu não imaginava era que era preciso ser doutorado em óleos para ter uma maxiscooter a funcionar a 100 % . Os únicos óleos que conheço o nome que se usam cá em casa é o óleo Fula para fritar batatas e o óleo Pizz Buin factor 15 para quando vou nos primeiros dias à praia !  De resto ...  scooter_!
Um abraço Clemente , um dia destes temos de ir dar uma passeata para matar saudades desses dias que falas há 30 anos atrás quando a malta lá da rua andava toda montada em Hondas  _convivio_
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 00:21 por LWillow »

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #39 em: 19 de Setembro de 2014, 08:50 »
Caro Rodrigues, o que eu escrevi, vale o que vale.
Acredita que eu sigo o que diz a marca e o seu representante, concorde ou não com eles, pelo que não vejo o que fizeste como errado ou qualquer outra intenção, nem tenho habilitações para opinar. De qualquer forma e como bom português vou opinar. Então o que eu penso:
Uma transmissão nova sem ou com pouca folga  usar óleo fino o máximo de tempo possível. Assim a lubrificação feita penetra melhor.
Uma transmissão com folgas usar uma valvolina mais grossa pois evita ouvir o metal, mas penetra menos, não lubrificando tão bem, portanto escolher entre ouvir som desagradável ou ouvir menos.
O óleo ao cobrir uma peça ocupa um espaço, se esse espaço for apertadinho e o óleo grosso ( e usando o termo de "água mole em pedra dura......) vai fazendo a peça ganhar folga.
Na Cn250 troquei uma vez o óleo da transmissão e nesta quando a comprei, entretanto  fiz perto de 30000km . O óleo da transmissão, não está sujeito a queima como o do motor, pelo que o seu envelhecimento não é tão rápido.
Gostei de participar nesta troca de ideias e opiniões, sendo que algures no fórum existe um tópico sobre óleos de motor que está espectacular.
Já agora desculpem qualquer coisinha.

Companheiro António Teles, nem sempre a regra é óleo mais fino ou seja de baixa viscosidade, tudo depende para que peça é o óleo, e muito importante saber a que temperatura vai trabalhar essa peça, porque se a peça andar sempre em altas temperaturas e ajuda muito a temperatura exterior (clima) , o tamanho dela e suas folgas e para lhe dar um exemplo nos carretos das máquinas pesadas a maior parte delas trabalha com a valvulina 85W140 HD . muito grossa.
Agora tb gostei de participar nesta troca de ideias e conhecimentos, e não se esqueçam que os manuais ou de carros ou de motas costuma vir sempre um gráfico com a temperatura de cada País e o óleo indicado a essas temperaturas, porque se na Russia tem que ser usado um óleo 0W ou 5W em áfrica ou no Brasil na época de verão têm que usar um óleo 15W ou 20W50 ou 60.
Em relação aos motores de 2 e 4 tempos e agora para  _lol_ discomprimir  _lol_  um pouco deixava aqui uma  pergunta a quem souber explicar o que é um motor de um tempo
                                          .             http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=it&u=http://it.wikipedia.org/wiki/Motore_a_due_tempi&prev=/search%3Fq%3Dmotore%2Bde%2Bum%2Btempo%26biw%3D1280%26bih%3D929

Boas curvas a todos
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 09:14 por vicente »

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #40 em: 19 de Setembro de 2014, 11:02 »
Onde compram óleo para as transmissões? 75w140 ou 80w140 é dificil de encontrar
Burgman For ever

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #41 em: 19 de Setembro de 2014, 11:38 »
Onde compram óleo para as transmissões? 75w140 ou 80w140 é dificil de encontrar

Boas, a Texóleo tem o Castrol e o Motul ambos 75W140 os 80 e 85 não têm por estes 75 são melhores não existe necessidade de estarem a importar os  80 e 85.   http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VMGC751401
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VCSLS75W1401

Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 11:43 por vicente »

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #42 em: 19 de Setembro de 2014, 12:09 »
Companheiro António Teles eu respeito todas as opiniões  _pol_

Creio que houve um mal entendido,.. _pensador_

Eu não estava a criticar a tua opinião sobre metermos óleo grosso para disfarçar o barulho porque não foi com essa intenção que o fiz, até porque a Gts só tinha 2 meses  e até agora ainda não li nada sobre barulhos causados por defeito na transmissão na Sym Gts 125

Apenas o fiz para cumprir com o manual, sempre o fiz e sempre farei mesmo que digam que existem óleos melhores a não ser que deixem de fabricar.

Abraço

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #43 em: 19 de Setembro de 2014, 12:12 »
Obrigado Vicente
Destes dois tens opinião sobre algum. Ou são equivalentes.
Burgman For ever

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #44 em: 19 de Setembro de 2014, 12:15 »
Companheiro António Teles eu respeito todas as opiniões  _pol_

Creio que houve um mal entendido,.. _pensador_

Eu não estava a criticar a tua opinião sobre metermos óleo grosso para disfarçar o barulho porque não foi com essa intenção que o fiz, até porque a Gts só tinha 2 meses  e até agora ainda não li nada sobre barulhos causados por defeito na transmissão na Sym Gts 125

Apenas o fiz para cumprir com o manual, sempre o fiz e sempre farei mesmo que digam que existem óleos melhores a não ser que deixem de fabricar.

Abraço

Boas, Sr. Rodrigues eu tb. não tenho conhecimento que existam problemas na transmissão das 125, agora já lhe posso confirmar que nas Maxsym 400 existem vários com o veio/carreto gripado, ou seja gasto e geralmente acontece sempre em pleno verão, agora de onde parte o problema eu não lhe sei dizer.

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #45 em: 19 de Setembro de 2014, 12:22 »
Obrigado Vicente
Destes dois tens opinião sobre algum. Ou são equivalentes.

Por enquanto na minha ainda só mudei uma vez e meti o Castrol sintrax por na altura não existir em stock o Motul, mas já tenho o Motul, aliás na pág. existe lá a ficha do produto onde diz "descarregar", podes analizar as diferenças, que são minimas, agora eu pessoalmente confio muito nos produtos Motul, é como disse aqui já,  é a única marca que num dos seus produtos diz ( excede as normas existentes ) que é o 300V  ( o melhor óleo do mundo) aliás está registado quem inventou o muito falado óleo sintético foi os egºs. da MOTUL.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 12:24 por vicente »

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #46 em: 19 de Setembro de 2014, 12:29 »
Ok obrigado vou encomendar desse. Andava mesmo á procura.
Burgman For ever

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #47 em: 19 de Setembro de 2014, 13:30 »
Boas, Sr. Rodrigues eu tb. não tenho conhecimento que existam problemas na transmissão das 125, agora já lhe posso confirmar que nas Maxsym 400 existem vários com o veio/carreto gripado, ou seja gasto e geralmente acontece sempre em pleno verão, agora de onde parte o problema eu não lhe sei dizer.

Várias? dá exemplos. Sou ouvi falar da tua...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #48 em: 19 de Setembro de 2014, 13:44 »
Várias? dá exemplos. Sou ouvi falar da tua...
Boas Nuno, eu não sou fã de nada, só da minha carteira mais nada , quando tiver que dizer bem digo e quando tiver que dizer que isto ou aquilo é uma grande bosta,  tb digo, não tenho porta aberta nem negócios de marcas ou produtos com ninguém,  eu tive esse problema na minha 1º. maxsym s/abs, já mencionei em diversos sitios várias vezes, agora quando eu digo que são várias não te posso dizer de quem são, simplesmente me disseram membros aqui do forum que era costume acontecer em algumas Maxsym 400, é esta a verdade.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #49 em: 20 de Setembro de 2014, 00:09 »
Boas Nuno, eu não sou fã de nada, só da minha carteira mais nada , quando tiver que dizer bem digo e quando tiver que dizer que isto ou aquilo é uma grande bosta,  tb digo, não tenho porta aberta nem negócios de marcas ou produtos com ninguém,  eu tive esse problema na minha 1º. maxsym s/abs, já mencionei em diversos sitios várias vezes, agora quando eu digo que são várias não te posso dizer de quem são, simplesmente me disseram membros aqui do forum que era costume acontecer em algumas Maxsym 400, é esta a verdade.

Amigo Vicente, eu sei o que defendes e se tens interesses ou não na marca, ou em casas abertas. Sei bem que não. Sei que o que escreves é genuino. A minha questão é que esse "disseram-me" é muito perigoso. Eu continuo a conhecer apenas o caso da tua 1ª Maxsym.

Um abraço.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD