Claro que sim, mas se quiser que fique melhor use como eu a 75W140, é mais cara , mas tb. mais fácil de encontrar, porque as outras 80W140 ou 85W140 estão ultrapassadas
Podia-se abrir aqui um novo post sobre o que é o " PONTO DE ROTURA " que neste video dá a todas as pessoas uma ideia do que se chama o GRIPAR QUE TEM A VER COM A CARGA/CALOR . .
Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.
Pergunta de quem não percebe nada de óleos, bem, nem de óleos nem de mecânica, mas gosto do debate e de aprender, esse ponto de rotura não cabe neste tópico? Ou então muda-se o titulo para: A importância do óleo numa scooter. Desculpem o off-topic...
José Bairrada está bem assim, enquadra-se no tema discutido.
E já agora (para ficar mesmo bem enquadrado) no tópico da Sym
Boas, claro se levava óleo na mistura não levava óleo no motor, porque não tem carter, destinguem-se logo por se chamarem motores a 2 tempos. Não percebo onde é que conseguiu ver o óleo do motor.
Levava óleo no cárter, que servia para banhar todo o bloco do motor até há parte de baixo do embolo, isto inclui caixa de velocidades, cambota, discos de embraiagem etc, etc , só não usava bomba de óleo, porque o embolo(piston) era lubrificado através da mistura na gasolina( penso que este método de lubrificação se chama" chapinhar". Tinha vareta de óleo mas não gastava nem babava óleo. Quanto á definição de 2 e 4 tempos também nunca percebi.
O facto de eu ter colocado 85w 140 foi apenas por ser recomendado pela Sym para o nosso clima, não foi com a intenção de reduzir o barulho, até porque nem sabia se o barulho era normal ou não, tinha a Gts à dois meses, só mais tarde me apercebi que ficou mais suave e como tal não sou eu que estou a inventar, está no manual. Creio que é preferível usar um óleo recomendado mais espesso que elimine as folgas entre os carretos e contribui para a redução do barulho do que um mais fino que não impede o bater do metal originando um desgaste prematuro. Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
Luis estás se for preciso tb. te dou umas aulas, lá por isso não fiques para aí a assobiar a tua é uma Suzuki mas tb não está livre de parafusos como eu já li e outras coisas que nem quero ir descobrir, já te esqueceste como começamos esta caminhada á 30 anos atrás com o simbolo das asinhas ( HONDA ), esse sim convence muita gente.Boas curvas Luís e
Caro Rodrigues, o que eu escrevi, vale o que vale.Acredita que eu sigo o que diz a marca e o seu representante, concorde ou não com eles, pelo que não vejo o que fizeste como errado ou qualquer outra intenção, nem tenho habilitações para opinar. De qualquer forma e como bom português vou opinar. Então o que eu penso:Uma transmissão nova sem ou com pouca folga usar óleo fino o máximo de tempo possível. Assim a lubrificação feita penetra melhor.Uma transmissão com folgas usar uma valvolina mais grossa pois evita ouvir o metal, mas penetra menos, não lubrificando tão bem, portanto escolher entre ouvir som desagradável ou ouvir menos.O óleo ao cobrir uma peça ocupa um espaço, se esse espaço for apertadinho e o óleo grosso ( e usando o termo de "água mole em pedra dura......) vai fazendo a peça ganhar folga.Na Cn250 troquei uma vez o óleo da transmissão e nesta quando a comprei, entretanto fiz perto de 30000km . O óleo da transmissão, não está sujeito a queima como o do motor, pelo que o seu envelhecimento não é tão rápido. Gostei de participar nesta troca de ideias e opiniões, sendo que algures no fórum existe um tópico sobre óleos de motor que está espectacular.Já agora desculpem qualquer coisinha.
Onde compram óleo para as transmissões? 75w140 ou 80w140 é dificil de encontrar
Companheiro António Teles eu respeito todas as opiniões Creio que houve um mal entendido,.. Eu não estava a criticar a tua opinião sobre metermos óleo grosso para disfarçar o barulho porque não foi com essa intenção que o fiz, até porque a Gts só tinha 2 meses e até agora ainda não li nada sobre barulhos causados por defeito na transmissão na Sym Gts 125Apenas o fiz para cumprir com o manual, sempre o fiz e sempre farei mesmo que digam que existem óleos melhores a não ser que deixem de fabricar. Abraço
Obrigado VicenteDestes dois tens opinião sobre algum. Ou são equivalentes.
Boas, Sr. Rodrigues eu tb. não tenho conhecimento que existam problemas na transmissão das 125, agora já lhe posso confirmar que nas Maxsym 400 existem vários com o veio/carreto gripado, ou seja gasto e geralmente acontece sempre em pleno verão, agora de onde parte o problema eu não lhe sei dizer.
Várias? dá exemplos. Sou ouvi falar da tua...
Boas Nuno, eu não sou fã de nada, só da minha carteira mais nada , quando tiver que dizer bem digo e quando tiver que dizer que isto ou aquilo é uma grande bosta, tb digo, não tenho porta aberta nem negócios de marcas ou produtos com ninguém, eu tive esse problema na minha 1º. maxsym s/abs, já mencionei em diversos sitios várias vezes, agora quando eu digo que são várias não te posso dizer de quem são, simplesmente me disseram membros aqui do forum que era costume acontecer em algumas Maxsym 400, é esta a verdade.