Autor Tópico: A importância da viscosidade do óleo  (Lida 58113 vezes)

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
A importância da viscosidade do óleo
« em: 17 de Setembro de 2014, 17:17 »
Aproveitando os posts do Axe e do Vicente, acho que seria muito esclarecedor, quem tem conhecimentos para tal, colocar e debater aqui qual será a melhor viscosidade para os óleos das nossas meninas.

Olha , as oficinas não metem nada nem conheço nenhum mecânico até aos dias de hoje que discute comigo óleos, não percebem rigorosamente nada, mas mesmo NADA de óleos e suas composições , e tudo o que recomendam os fabricantes é um gráfico na base da temperatura de cada País, que nós como pequenissimo país onde não contamos para nada, mas voltando ás oficinas representantes posso te dizer que nem a valvulina eles colocam a adequada ás Sym, que é a 80W140 , percebem tanto disto que colocam a 80W90 num pais onde a temperatura mormal ronda de 25 graus a 31 ou 32 graus, está tudo dito. e aqui  sim,  já tem muita influência de desgaste , nos carretos da  transmissão e eu que diga que passei por isso na Maxsym 400, e mesmo aqui a Sym tb funciona conforme um gráfico de temperatura de cada País, 80W90 para paises onde a temperatura seja 0 graus.
 _convivio_


Eu até na sou mecânico, sou electricista de cáca, mas gostava de perceber melhor isso dos Oleos....mesmo!

Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....

Afinal está relacionado com temperaturas mistas? temperaturas do clima? temperaturas que o motor atinge ....

Epa vicente, explica lá isso ao pessoal !!

Quando tiveres tempo, claro!!
Sei que tens pouco mas arranja lá um tempinho para elucidar aqui o pessoal a "debater" isso com os nossos mecânicos tbm!!  _pol_


Boas curvas

O vicente....

Como vou estar eu, ou outro companheiro qualquer ligado ao sector automóvel (mesmo não sendo mecânico) sendo eu electricista ?  _pensador_

Daí dizer para tu explicares aqui ao pessoal  _pol_

Principalmente agora que estives-te ligado à BMW, podes ajudar a elucidar o pessoal e essa questão de Oleos e temperaturas ....arranja lá um tempinho pahh  _pol_

Serio !!!  _mau_

 _convivio_


Este esclarecimento pode ajudar-nos, para junto dos nossos mecânicos, exigirmos maior rigor no que toca á manutenção das nossas máquinas.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2014, 17:20 »


Exactamente, quem perceba que se chegue à frente !!!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2014, 17:25 »
Axe como tu disseste e eu concordo está tudo aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante  e depois é só aplicar para as diversas temperaturas de cada páis, inverno e verão se quiserem ser mais exigentes, que penso não existir necessidade,  excepto alguns óleos como os 30 onde são especificos   para filtros de particulas.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 17:27 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2014, 17:30 »

É claro que já li, e até li outros manuais, etc.

Falas-te em temperaturas e eu volto a perguntar....

Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....

isso afinal está relacionado com quê... consegues explicar melhor?

Temperaturas ambiente (médias),  motor ou existe efectivamente "ganhos" das empresas de Oleo em querer vender o "normal que nos metem no motor e caixa?

Sabes explicar isso ? Consegues explicar isso ?

 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2014, 17:34 »
Por alguma razão, e tu és o próprio a frizar isso a Marca Sym recomenda valvulina para a transmissão 80W90 para paises com temperaturas 0 graus e valvulina 80W140 para paises com temperaturas acima de 0 graus, por uma questão de aquecimento e de desgaste mais rápido dos carretos, agora não sei o porquê da recomendação dessa graduação,  calculo que um dos fatores deve de passar pela composição do aço que lá está aplicado.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 17:39 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2014, 17:45 »

Entretanto andei a "pesquisar no CPM" e encontrei isto também... --> Tudo o que precisa saber sobre Oleos - O sangue da moto


Mas aqui (não li tudo) acho que só fala em Oleo de motor... as Scooters alem do Oleo do Motor tbm tem Oleo na caixa!

O que o vicente e eu estamos a falar será mais oleo na caixa e não motor (chamada valvulina)

Gostava "aprofundar" mais esta questão!

Mas grosso, mais fino, temperaturas que falam....embora alguns falem em temperaturas que o motor pode atingir (se aguenta mais sem gripar) ou se é outra especifidade qualquer....

A Sym recomenda 80w140

As outras marcas recomendam entao o quê ? e porquê ? (que é o que o pessoal quer saber ! )

Alguém que possa elucidar, mas com linguagem menos técnica e mais objectiva se for possivel

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2014, 17:52 »
As outras marcas recomenda, 80W90 e não tem a ver mais grosso ou mais fino tem a ver com o ponto de frição e ponto de rotura, porque por exemplo uma valvulina 75W180 é mais fina do que uma 80W90' mas o seu ponto de rotura da 75 é mais elevado, conforme tb a 75W80, todas as 75 são totalmente sintéticas, aliás na minha 600 neste momento tenho e estou completamente pasmado o efeito que fez esta 75W140 da Castrol como tb poderia ser a Motul que tb. tenho, .
Esse link que o Axe mencionou, está lá tudo bem explicito, mas  um pouco desatualizado porque as especificações já vai no SN e a MOTUL é a única marca que eu conheça que  tem luz verde para poder escrever nos seus produtos principalmente os de topo como os 300V o seguinte ( excede qualquer especificação) ou seja o que isto quer dizer é que todos os estudos e testes efetuados até agora estes óleos estão á vontade não atingiu o ponto de  rotura.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 13:50 por Clemente Vicente »

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2014, 19:29 »
Para confundir mais a questão:
O manual da honda CN 250 diz para usar o mesmo óleo no motor e transmissão. Assim usei durante 30000km e sem problemas, quando se partiu a roda traseira na oficina puseram um óleo grosso também usado nas Sym que lá são assistidas, não resultou, sentia a mota diferente para pior, voltou ao mesmo óleo (10w40), fiz mais uns 7000km porreirinho da vida sem qualquer barulho, vendi a mota e avisei. Ela ainda anda por aí.

E agora?
Atenção aos radares! Eles andem aí!

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2014, 19:39 »
tem graça, a pcx recomenda o mesmo óleo do motor para a transmissão.

Boas, as transmissões não são todas iguais quer no tamanho forma ou materiais utilizados, tb conheço oficinas a colocar nas Sym óleo 10W40 na transmissão, na minha primeira Maxsym 400 eles na oficina meteram o que quiseram que nem eu sei qual a valvulina que meteram, mas com 8000 Kms. foi o veio/carreto porque é uma peça única ficou desgastado e teve que ser substituído ao abrigo da garantia e na altura não foi fácil assumirem tal era a despesa, hoje quem muda a valvulina á minha 600 sou eu, ao concessionário é só mudar  óleo e sou eu que o levo e filtro mais nada, e carimbar a garantia e registar no DOS.

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2014, 22:51 »
O 140 é mais grosso e tem a ver com a viscosidade ideal para carretos helicoidais no caso da Sym Gts 125.

Reduz o barulho mas só pode ser usado em climas amenos como o nosso, para climas frios recomenda-se o 80 w 90 de viscosidade mais baixa.

Aplico 85w 140 desde os 3000 kms e notei a diferença, ficou mais silenciosa.

Os carretos helicoidais aumentam a superfície de contacto reduzindo o desgaste mas necessitam de uma viscosidade mais alta para reduzir o barulho.

A viscosidade 140 é demasiada grosso para climas frios, por isso é recomendada para o nosso País.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 22:53 por Rodrigues »

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #10 em: 18 de Setembro de 2014, 00:01 »
O 140 é mais grosso e tem a ver com a viscosidade ideal para carretos helicoidais no caso da Sym Gts 125.

Reduz o barulho mas só pode ser usado em climas amenos como o nosso, para climas frios recomenda-se o 80 w 90 de viscosidade mais baixa.

Aplico 85w 140 desde os 3000 kms e notei a diferença, ficou mais silenciosa.

Os carretos helicoidais aumentam a superfície de contacto reduzindo o desgaste mas necessitam de uma viscosidade mais alta para reduzir o barulho.

A viscosidade 140 é demasiada grosso para climas frios, por isso é recomendada para o nosso País.

Abraço

Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
Boas Rodrigues, nem sempre é mais grossa a 75W140 é mais fina do que a 80W90 e é superior á 80W140 ou 85W140 que esta geralmente é HD, as 75 são totalmente sintéticas onde o ponto de rotura é superior ás minerais. E conheço bem a Peçiloures onde compro todo o material para a frota dos Serviços Municipalizados de Loures.
Boas curvas e cumprimentos
Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 00:02 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #11 em: 18 de Setembro de 2014, 11:41 »

Pois é .... isto é mesmo mais complicado, daí eu já ter anteriormente desistido de "saber mais", pois para mim o que sei sobre óleos e as suas composições chegava....

Não ha duvida que muitos metem o que as marcas querem vender, uns porque têm acordos entre marcas (motos e gasolineiras) tal como a Yamaha tem a Yamalube, a Honda tem outro qualquer que não sei sequer, a Kawa tbm deve de ter, e todas as outras tbm, mas....

Pois mas ...... agora varia o que as oficinas acordam tbm com os vendedores que lhes batam à porta e os negócios que fazem (muitas das vezes pensando que é melhor).

Normalmente (e isto eu tbm sei!) as oficinas usam bidons de Oleo, e não vão ter certamente 20 bidons de Óleo só porque existem 20 tipos de oleos diferentes dos outros. Eles estão-se a borrifar e querem é meter algo que não gripe os motores.
Então se lá forem de curtos espaços de tempo, ou poucos quilómetros melhor!
O que eles fazem é ter apenas 1 ou 2 bidons que dê para servir os clientes ..... e servir todos no geral !!

Se é melhor ou pior que o outro, eles querem é não ficar a perder e o resto é conversa !

Estive aqui na empresa a ver os bidons que cá existem com Oleo, pois temos bastantes, usamos em variadíssimas coisas.
Usamos em hidráulicos, compressores, balanças, aspirações, motores, caixas e afins....

Estive aqui a ler uns rótulos e pesquisar tbm na net umas coisas, e praticamente todos falam em viscosidades, densidades, pontos de inflamação, de fusão e fluxão, ISO's, DIN's e outras normas que.......olhando bem para as tabelas todas é quase tudo práticamente igual, com algumas diferenças é certo, mas sendo o mais importante é que todos os rotulos dizem assim:
concebe uma protecção única aos sistemas multi componentes garantindo uma tripla acção
protectiva; baixos desgastes em períodos alargados de vida do motor, baixa formação de
depósitos mantendo a performance do motor e, grande resistência a avarias por
aquecimento, mantendo um contínuo sistema de protecção. Contendo uma larga gama de
aprovações de fabricantes de motores pode ser aplicado em motores com ou sem sistemas de
turboalimentação, bem como em máquinas industriais.

Ou assim:
um nível de desempenho geral superior à dos óleos de engrenagens EP chumbo, enquanto que ao mesmo tempo
satisfazendo os requisitos ambientais para produtos não-chumbo.

Ou mesmo assim:
concebe uma protecção única aos sistemas multi componentes garantindo uma tripla acção
protectiva; baixos desgastes em períodos alargados de vida do motor, baixa formação de
depósitos mantendo a performance do motor e, grande resistência a avarias por
aquecimento, mantendo um contínuo sistema de protecção. Contendo uma larga gama de
aprovações de fabricantes de motores pode ser aplicado em motores com ou sem sistemas de
turboalimentação, bem como em máquinas industriais.

Entre outras coisas mais como isto:
A alta performance, óleo de engrenagem sintético, industrial baseado em polialquilenoglicol e aditivos especialmente selecionados. É livre de cloro, enxofre e materiais à base de chumbo. Estes óleos oferecer o mais alto nível de lubrificação e excel particularmente no domínio do deslizamento de lubrificação de contato, como vermes e rodas caixas de engrenagens e correntes. Eles também oferecem níveis mais elevados de engrenagem dente colocando proteção

Para alem de falarem de HD's e X's e outras coisas mais, o que se pode então concluir ?
Nada por enquanto a não ser que temos que meter Oleo nas revisões, mas não se sabe nunca qual é o melhor! (opinião minha)

Resumindo:
Deve haver diferenças certamente neles, as viscosidades e pontos de rotura são efectivamente importantes, mas alguém que consiga dizer que este é melhor só porque isto ou aquilo ..... só experimentando meter e rezar para que não gripe nada!

Bem não é nenhuma novidade para muitos, mas eu nos Oleos que meto, normalmente musa sim, muda não, meto Faher, um aditivo que se usa e que me tenho dado bem até hoje, até quem sabe um dia se não me lixo com isso, mas tenho tido sorte. Quem sabe se o que me estão a vender é somente Oleo de fritar batatas dentro de um frasco com um rótulo "xpto" que custa "x" e a gente experimenta ......

enfim..... há coisas que são complicadas, e por mais experiência que tenhamos, ha sempre coisas que os Engºs descobrem e inovam e o que usávamos já foi ultrapassado pelo aditivo tal e a norma com umas siglas esquisitas para alguém ganhar mais uns trocos com a legislação e fiscalização....

Tudo isto surge de um tema de vibrações e eu continuo a dizer que, quanto mais "grosso"(viscoso) for o Óleo, melhor, mas podendo depois fazer com que haja desgaste prematuro de outras peças, pois quanto mais grosso mais pesado e isso faz obrigatoriamente com que outras peças possam fazer mais esforços para vencer esse excesso de "peso".
Acho que me faço explicar....

Vou continua a ficar à espera que os entendidos na matéria, alguém que tenha conhecimentos não gerais mas específicos sobre esta matéria, embora agradecendo ao Vicente pelas dicas dos conhecimentos dele!!

Todos aprendemos, mesmo não concordando hoje, quem sabe num futuro próximo, algumas opiniões contrárias à minha, não mudem sem terem de fazer dramas.

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #12 em: 18 de Setembro de 2014, 11:51 »
tem graça, a pcx recomenda o mesmo óleo do motor para a transmissão.

E na Majesty 400 tambem é o mesmo oleo do motor que e colocado na transmissao! _confuso_ _confuso_
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #13 em: 18 de Setembro de 2014, 12:07 »
E na Majesty 400 tambem é o mesmo oleo do motor que e colocado na transmissao! _confuso_ _confuso_

Boas, eu posso dizer aquando da minha 1ª. revisão dos 1000 Kms. da minha Maxsym 600i, num concessionário SYM, perguntei ao mecânico que ia fazer a revisão qual a valvulina que ia colocar na transmissão, e a resposta foi a seguinte: Olhe amigo para começar não tem necessidade de mudar a valvulina aos 1000, segundo se fizer muita questão em mudar nós mudamos) e eu perguntei então e qual metem e  ele diz ( á , metemos geralmente óleo do motor), e eu quando fui fazer a revisão dise-lhe,  olhe valvulina não quero obrigado, já mudei eu. e ele perguntou então e qual meteu e eu respondi, para ali qualquer coisa serve olhe óleo FULA, tb está bem. Ponto final  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_ _
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 12:18 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #14 em: 18 de Setembro de 2014, 12:49 »

Falando agora em motores de 2 tempos....

Eu tive um caso que uma cinquentinha (50cc) andou muitos e muitos quilómetros sempre com Oleo FULA (fritar batatas).
O meu amigo não tinha muito dinheiro para andar a mudar Oleo, além do mais era estafeta, e a namorada trazia o Oleo de casa da mãe ....

Cheguei eu próprio a ajudar a mudar o Oleo daquilo e ele mudava normalmente quando a mota já começava a aquecer em demasia as pernas (principalmente no verão). Ia era sempre controlando o nivel de oleo!

Durou, e durou e durou.....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #15 em: 18 de Setembro de 2014, 14:46 »
Tive uma 50cc durante uns anos e uns tantos km( não sei quantos) nunca mudei o óleo do motor.  A gasolina levava óleo a 2% um qualquer, pois a mistura já estava feita. A mota era uma Puch Jet M50 6 velocidades, na altura acompanhava na boa as 125cc também a 2 tempos. Quando a vendi a um amigo o óleo do motor estava bom.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #16 em: 18 de Setembro de 2014, 14:53 »
Tive uma 50cc durante uns anos e uns tantos km( não sei quantos) nunca mudei o óleo do motor.  A gasolina levava óleo a 2% um qualquer, pois a mistura já estava feita. A mota era uma Puch Jet M50 6 velocidades, na altura acompanhava na boa as 125cc também a 2 tempos. Quando a vendi a um amigo o óleo do motor estava bom.

Boas, claro se levava óleo na mistura não levava óleo no motor, porque não tem carter, destinguem-se logo por se chamarem  motores a 2 tempos. Não percebo onde é que conseguiu ver o óleo do motor.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 15:02 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #17 em: 18 de Setembro de 2014, 15:00 »

Oleo da Caixa .....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #18 em: 18 de Setembro de 2014, 15:01 »
Ok. da cx sim

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #19 em: 18 de Setembro de 2014, 15:07 »

Pois, continua a ser no motor .. o pessoal engloba tudo.

Até eu  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #20 em: 18 de Setembro de 2014, 15:17 »
Boas

Não sei se já repararam mas eu só me intrometo em debates quando o tema do tópico é algo que tenha acontecido comigo ou a conhecidos, nunca me baseio em manuais nem no que ouvi dizer para não cair no ridículo.

Eu abdiquei da garantia muito cedo e passei a tomar conta da minha Gts, por isso quando li que as oficinas usavam o mesmo óleo para todas as scooters decidi mudar a valvulina aos 3000 kms e a que vinha de origem, não faço ideia qual era, só sei que escorreu muito rápido, parecia azeite normal, posteriormente ao mudar a valvulina 85W 140 todos os 5000 kms  demorou à vontade mais de 2 minutos, o que levou a concluir que o 85W 140 é muito mais espesso.

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.

Concluí que a viscosidade tem importância nalguns factores , não me parece que neste caso em particular a SYM tenha algo a ver com interesses de marcas.

Abraço


vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #21 em: 18 de Setembro de 2014, 15:23 »
Boas

Não sei se já repararam mas eu só me intrometo em debates quando o tema do tópico é algo que tenha acontecido comigo ou a conhecidos, nunca me baseio em manuais nem no que ouvi dizer para não cair no ridículo.

Eu abdiquei da garantia muito cedo e passei a tomar conta da minha Gts, por isso quando li que as oficinas usavam o mesmo óleo para todas as scooters decidi mudar a valvulina aos 3000 kms e a que vinha de origem, não faço ideia qual era, só sei que escorreu muito rápido, parecia azeite normal, posteriormente ao mudar a valvulina 85W 140 todos os 5000 kms  demorou à vontade mais de 2 minutos, o que levou a concluir que o 85W 140 é muito mais espesso.

Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.

Concluí que a viscosidade tem importância nalguns factores , não me parece que neste caso em particular a SYM tenha algo a ver com interesses de marcas.

Abraço

Rodrigues, desculpe lá não tem a ver com a grossura tem a ver com as especificações/ponto de rotura, e aí tem por exemplo todas  as  75 que são totalmente sintéticas e mais finas que as 80 e 85 e têm um ponto de rotura muito mais elevado, ou seja em conversa comum , conseguem aguentar mais que as 80 ou 85 independentemente se são 90 ou 140.

Rodrigues

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #22 em: 18 de Setembro de 2014, 15:33 »
Citar
Rodrigues, desculpe lá não tem a ver com a grossura tem a ver com as especificações/ponto de rotura, e aí tem por exemplo todas  as  75 que são totalmente sintéticas e mais finas que as 80 e 85 e têm um ponto de rotura muito mais elevado, ou seja em conversa comum , conseguem aguentar mais que as 80 ou 85 independentemente se são 90 ou 140.

Apesar de gostar de física e química, estou como o AXE, não percebo nada de óleos, apenas fiz o recomendado pela marca ( e sempre o farei ) e ficou melhor.

Apenas por isso relatei a importância de colocarmos o óleo aconselhado porque foi testado para o tipo de carretos helicoidais da transmissão da Gts 125.

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #23 em: 18 de Setembro de 2014, 15:40 »
Apenas por isso relatei a importância de colocarmos o óleo aconselhado porque foi testado para o tipo de carretos helicoidais da transmissão da Gts 125.

Claro que sim, mas se quiser que fique  melhor use como eu a 75W140, é mais cara , mas tb. mais fácil de encontrar, porque as outras 80W140 ou 85W140 estão ultrapassadas .
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 15:40 por vicente »

vicente

  • Visitante
Re: A importância da viscosidade do óleo
« Responder #24 em: 18 de Setembro de 2014, 15:44 »
Podia-se abrir aqui um novo post sobre o que é o  " PONTO DE ROTURA "  que neste video dá a todas as pessoas uma ideia do que se chama o GRIPAR QUE TEM A VER COM A CARGA/CALOR

                                                .           
   

                                                .           
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 15:54 por vicente »