Autor Tópico: Deixa de acelarar e desliga-se.  (Lida 19825 vezes)

Castle

  • Visitante
Deixa de acelarar e desliga-se.
« em: 02 de Setembro de 2014, 03:39 »
Olá boa noite. A minha Scooter não é uma Maxi. É uma Piaggio 50cc e a 4 tempos e estou com um problema em que o mecanico diz que é normal neste tipo de scooter isto acontecer.

Eu chego ao trabalho as 18h. Só a volto a ligar a scooter por volta da 1h da manha. Ligo, tudo muito bem, ando com ela uns 30 ou 40 metros, ela deixa de corresponder quando tento acelarar, começa a perder força até que se desliga. Depois só a consigo ligar quando já transpiro de dar ao kick. Ora bem, o mecanico diz que é normal ela se desligar em andamento devido ao tempo que teve parada.

O que voces acham??

power-full

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2014, 07:35 »
em geral  costuma ser sujidade no carburador.. ou á saida do deposito  a valvula esta suja...

Rodrigues

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #2 em: 02 de Setembro de 2014, 09:19 »
Citar
Ora bem, o mecanico diz que é normal ela se desligar em andamento devido ao tempo que teve parada.

Quando lá voltares dá-lhe com um martelo na cabeça e quando te perguntar porque fizeste isso diz que é normal quando ficas zangado.

Desculpem o Off-tópic mas cada vez me irritam mais essas respostas de Mecânicos por correspondência, é normal um motor desligar em andamento após 7 horas parado ? é normal sim custar a pegar,.. mas desligar-se  _pensador_

Se tem Kick deduzo que é a carburador, a maioria das falhas deve-se a impurezas no entanto verifica se notas um cheiro mais intenso a gasolina na zona do carburador, o depósito da boia pode estar mal apertado ou junta danificada e perde gasolina fazendo baixar a boia só volta a funcionar depois de dares muito ao Kick.

É só uma solução, poderá haver outras.

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2014, 11:56 »
Sim, depois de dar muito ao kick, há um xeiro intenso a gasolina....

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2014, 21:03 »
Quando lá voltares dá-lhe com um martelo na cabeça e quando te perguntar porque fizeste isso diz que é normal quando ficas zangado.
............

É só uma solução, poderá haver outras.

Esta é a melhor parte da resposta! _palmas_  Soluções simples.

Qualquer mota a 2 ou 4 tempos, de 50cc ou 1000cc  fica parada durante a noite ou durante o dia várias horas, no fim de semana ou nas férias alguns dias, etc etc parada na garagem ou na rua.
Uma revisão, limpeza ou afinação tem que resolver o problema, caso contrário poderá haver algum problema mais grave. Tive duas cinquenta a 2 tempos, por vezes tinha que dar umas boas kikadas, mas nada que uma afinação não resolvesse. Boa sorte com o mecânico.


Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #5 em: 03 de Setembro de 2014, 21:20 »
Bem, esse mecânico é que é anormal, as minhas chegaram a estar paradas dias e semanas a fio e nunca tiveram qualquer problema.

E para além disso, se a paragem fosse um problema, seria no arranque que se notaria e não em andamento!

Dá-lhe umas  _martelada_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2014, 12:38 »
Já foi arranjada. O mecanico ( não o que me vendeu a moto ) falou que as valvulas precisaram de ser afinadas, também limpou algumas peças. O botão do starter também estava a fazer mau contacto. Bem, por agora, está boa :)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2014, 12:47 »
Já foi arranjada. O mecanico ( não o que me vendeu a moto ) falou que as valvulas precisaram de ser afinadas, também limpou algumas peças. O botão do starter também estava a fazer mau contacto. Bem, por agora, está boa :)

Agora está bem.
 scooter_ _pol_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2014, 10:42 »
Agora está bem.
 scooter_ _pol_

Não está bem, ontem a noite voltou a fazer a mesma modere a sua linguagem. Liguei-a, tudo muito bem. Passado 10min se tanto, monto-me nela, ando 30m, deixa de responder e morre. Depois não liga.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2014, 10:54 »
Caro companheiro, desculpa mas não percebi se deixas a mota a trabalhar parada durante 10minutos e depois arrancas?
Penso que a mota neste tempo quente, se estiver a aquecer 1 minuto parada já é mais que suficiente, desde que depois não se arranque a rasgar.
Esse motor é refrigerado a ar ou água. Não sei ao certo, mas havia ou ainda há certos modelos de mota que quando atingem determinada temperatura desliga, só voltando a ligar quando a temperatura normaliza.
Tenta sacar da net um manual de utilizador da tua mota.
Boa sorte.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 11:04 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2014, 11:06 »
Caro companheiro, desculpa mas não percebi se deixas a mota a trabalhar parada durante 10minutos e depois arrancas?
Penso que a mota neste tempo quente, se estiver a aquecer 1 minuto parada já é mais que suficiente, desde que depois não se arranque a rasgar.
Esse motor é refrigerado a ar ou água. Não sei ao certo, mas havia ou ainda há certos modelos de mota que quando atingem determinada temperatura desliga, só voltando a ligar quando a temperatura normaliza.
Tenta sacar da net um manual de utilizador da tua mota.
Boa sorte.



Mas já aconteceu ela fazer-me o mesmo quando eu a ligo e ando com ela logo...

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2014, 14:24 »
Mas já aconteceu ela fazer-me o mesmo quando eu a ligo e ando com ela logo...

Tens que falar detalhadamente com este ultimo mecânico, para ele compreender tudo, pois até pode ser um fio ligeiramente descarnado. Eu não te sei dizer mais.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Rodrigues

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2014, 09:16 »
O sintoma de válvulas desafinadas é o motor ir abaixo quando pára num sinal por exemplo e custa mais a pegar além do cheiro a gasolina motivado pela queima insuficiente devido à falta de compressão, as válvulas não cumprem a sua função.
Em andamento nota-se obviamente falta de rendimento
Abraço


Enviado do meu D2303 através de Tapatalk


Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #13 em: 17 de Setembro de 2014, 00:40 »
Não será o respiro do tampão da gasolina entupido??
Se acontece isso após o mesmo tempo de andamento _pensador_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #14 em: 17 de Setembro de 2014, 00:53 »
Há uns bons anos tive um carro a carburador que fazia mais ou menos isso e foi-se a ver era a
bóia do carburador que ficava presa não deixando a válvula funcionar,  _Zang_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #15 em: 18 de Setembro de 2014, 17:15 »
Ao que tudo indica é a bobine que foi a vida. Vai me ficar em 80 euros...

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #16 em: 26 de Setembro de 2014, 11:19 »
Bobine mudada e o problema parece que desapareceu. A motorizada não desenvolve tanto mas é a vida :P

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #17 em: 26 de Setembro de 2014, 23:07 »
Já anda?! É o que interessa. Pelo menos dás descanso ao kiko. _palmas_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #18 em: 27 de Setembro de 2014, 14:06 »
Já anda?! É o que interessa. Pelo menos dás descanso ao kiko. _palmas_

Já anda :) Ontem ao por gasolina, a gasolina subia mas estava a sair por baixo. Um homem avisou-me do sucedido, ajudou-me e ficou arranjada, mas fiquei a pensar naquilo.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #19 em: 28 de Setembro de 2014, 00:11 »
Quando lá voltares dá-lhe com um martelo na cabeça e quando te perguntar porque fizeste isso diz que é normal quando ficas zangado.

   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Castle

  • Visitante
Re: Deixa de acelarar e desliga-se.
« Responder #20 em: 12 de Outubro de 2014, 12:59 »
Agora está com outro problema ( !!!!! ) . Nota-se mais nas descidas ou subidas. Quando tenho que travar ou abrandar e o velocimetro baixa abaixo dos 20 km/h, quando volto a acelarar, a moto começa aos soluços e não passa dos 20 km/h. Só lhe passa a tesão quando desligo e volto a ligar e mesmo assim....

Que poderá ser desta vez?

( se preferirem crio outro tópico )