Autor Tópico: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO - e falta de potência motor  (Lida 60644 vezes)

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #25 em: 29 de Agosto de 2014, 21:26 »
Existem GTS EVO de injecção...eu tenho uma.

Tirar o escape pintar e voltar a montar não justifica o que descreves a não ser que algo se tenha deslocado dentro da panela...

Eu tb partilho da opinião do AXE... correia e/ou roletes. Aliás o que descreves coaduna-se na perfeição com roletes gastos (facetados).

Não será factor psicológico pelo facto de teres feito uma intervenção no escape?

Olá companheiro (bem sei que existem evo i)
Factor psicologico infelizmente não é... :( sinto-a muito presa e começo a pensar que pode ser isso: correia/roletes. ela por vezes custa a arrancar e tem muita dificuldade em ultrapassar as 7000rpm. tá lá acelera bem (em rotações, porque desenvolver nem por isso) mas para passar das 7000 ui ui...

nolimit

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #26 em: 29 de Agosto de 2014, 21:36 »
Vende isso e compra uma mota a sério. Foi o que eu fiz lol

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #27 em: 29 de Agosto de 2014, 22:35 »
Pois o estranho é isso acontecer logo após a essa transformação. Que não deveria afectar em nada o desempenho da scooter.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #28 em: 29 de Agosto de 2014, 23:13 »

Para mim, com a "brincadeira" de pintar escapes, deve ter entrado algo para o piston e estragou-se algo.... deve é ter falta de pressão (é apenas uma hipótese não uma constatação)
Tbm pode a vela estar mal apertada.... e perde pressão

Pode ser tanta coisa .....

O melhor é mesmo levar a Maxi a algum mecânico que veja isso com olhos de ver, porque por suposições e comparações com outras não é propriamente uma solução eficaz!

Ficas já com a experiência do que aconteceu.... ou o que efectivamente possa ter e depois partilhas para então alguém poder tbm comparar com factos verídicos.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #29 em: 29 de Agosto de 2014, 23:16 »
Para mim, com a "brincadeira" de pintar escapes, deve ter entrado algo para o piston e estragou-se algo.... deve é ter falta de pressão (é apenas uma hipótese não uma constatação)
Tbm pode a vela estar mal apertada.... e perde pressão

Pode ser tanta coisa .....

O melhor é mesmo levar a Maxi a algum mecânico que veja isso com olhos de ver, porque por suposições e comparações com outras não é propriamente uma solução eficaz!

Ficas já com a experiência do que aconteceu.... ou o que efectivamente possa ter e depois partilhas para então alguém poder tbm comparar com factos verídicos.

Boas curvas

claro que sim. logo que eu encontre a solução, partilho aqui para os restantes companheiros.
Em relação ao pistão, duvido... a pintura foi rápida e nem deu tempo de entrar nada :( a tinta é de secagem rápida, pelo que foi tirar, pintar e voltar a colocar...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #30 em: 29 de Agosto de 2014, 23:21 »

Tirar, haver carvão preso no colector que cai para dentro com uma ou outra pancada ....... pode sempre riscar camisa e passar a ter fuga de pressão.... anda menos e nunca chega a atingir rotação.

É uma possibilidade como disse...

Mas como disse tbm pode ser tanta coisa.

Valvulas que desafinaram .....

Algo que entrou para dentro do escape.....

etc

Boas curvas


As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #31 em: 29 de Agosto de 2014, 23:25 »
Algum dos sintomas que eu sentia na minha quando se partiu o catalizador....  _pensador_

Quantos kms tem essa correia e roletes?

interceptor

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #32 em: 29 de Agosto de 2014, 23:26 »
Juntei este assunto apenas num tópico uma vez que já estava espalhado por 3 tópicos diferentes _pol_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #33 em: 30 de Agosto de 2014, 09:39 »
Realmente estranho essa situação, se fosse a injeção poderia supor que fosse o CDI descontrolado e a precisar de reset devido ao catalizador ou sonda lambda danificada, mas como é a de carburador isso nunca poderia ter acontecido.

Eu também já retirei o escape quando tive de tirar a roda traseira a aproveitei para pintar, mas no meu caso até parece que ficou a andar melhor  _pensador_ como podes ver abaixo:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20008.0

O facto de teres notado falta de rendimento logo após a montagem do escape, e se antes passava bem das 7000 r.m. temos de nos concentrar nalguma falha da montagem do escape embora não descartando a hipótese da coincidência de na mesma altura ter havido uma falha mecânica noutro lado.

Desde já posso adiantar que da correia não é porque dizes que custa a passar das 7000 r.m. quando costuma ser o contrário ou seja, muita rotação e pouco andamento

O escape da Gts 125 não tem válvula de purga para retirar a condensação, nem precisa por estar praticamente na horizontal ao contrário de muitas scooters que ficam inclinados para cima.

Aconselho a tirares novamente o escape e verificas se o ar passa bem desde o bocal até á saída e no sentido inverso, se possível com pistola de ar comprimido mas sem muita pressão.

Faz também o seguinte, coloca uma lanterna nas pontas e verifica se passa luz, método muito simples e eficaz.

Estou inclinado para a possibilidade de o casquilho de chumbo na zona da braçadeira ter perdido uma lasca ao colocares o tubo do coletor e ficar a obstruir a saída dos gazes, com o motor a trabalhar coloca a mão na saída e tens de sentir uma boa lufada de co2  _lol_

Só uma última pergunta; por acaso não bateste na zona da braçadeira para retirares o escape ? é que isso nunca se faz, porque a vibração das pancadas no coletor pode danificar a sonda lambda, é melhor colocar WD-40 no casquilho e esperar um bocadinho, depois rodar aos poucos e retirar lentamente.

Espero ter ajudado

Abraço

« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 09:45 por Rodrigues »

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #34 em: 30 de Agosto de 2014, 10:04 »
Realmente estranho essa situação, se fosse a injeção poderia supor que fosse o CDI descontrolado e a precisar de reset devido ao catalizador ou sonda lambda danificada, mas como é a de carburador isso nunca poderia ter acontecido.

Eu também já retirei o escape quando tive de tirar a roda traseira a aproveitei para pintar, mas no meu caso até parece que ficou a andar melhor  _pensador_ como podes ver abaixo:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20008.0

O facto de teres notado falta de rendimento logo após a montagem do escape, e se antes passava bem das 7000 r.m. temos de nos concentrar nalguma falha da montagem do escape embora não descartando a hipótese da coincidência de na mesma altura ter havido uma falha mecânica noutro lado.

Desde já posso adiantar que da correia não é porque dizes que custa a passar das 7000 r.m. quando costuma ser o contrário ou seja, muita rotação e pouco andamento

O escape da Gts 125 não tem válvula de purga para retirar a condensação, nem precisa por estar praticamente na horizontal ao contrário de muitas scooters que ficam inclinados para cima.

Aconselho a tirares novamente o escape e verificas se o ar passa bem desde o bocal até á saída e no sentido inverso, se possível com pistola de ar comprimido mas sem muita pressão.

Faz também o seguinte, coloca uma lanterna nas pontas e verifica se passa luz, método muito simples e eficaz.

Estou inclinado para a possibilidade de o casquilho de chumbo na zona da braçadeira ter perdido uma lasca ao colocares o tubo do coletor e ficar a obstruir a saída dos gazes, com o motor a trabalhar coloca a mão na saída e tens de sentir uma boa lufada de co2  _lol_

Só uma última pergunta; por acaso não bateste na zona da braçadeira para retirares o escape ? é que isso nunca se faz, porque a vibração das pancadas no coletor pode danificar a sonda lambda, é melhor colocar WD-40 no casquilho e esperar um bocadinho, depois rodar aos poucos e retirar lentamente.

Espero ter ajudado

Abraço
Não bati na braçadeira, essa parte até saiu bem. Acho que a minha não  tem sonda lambda.
Em relação aos gases, eles saem bem. Sai uma boa lufada de co2 pela ponteira. Se eu tapar a saída do escape, a moto vai abaixo. Novo é que se a deixar a trabalhar ao  relanti ela aquece muito, chegando logo ao segundo traço da temperatura.  Já desmontei e voltei a montar novamente... E está igual :(
Será de desmontar e dar umas aceleradelas sem a ponteira a ver se melhora? Dentro do escape não se ouve nada solto... 

interceptor

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #35 em: 30 de Agosto de 2014, 11:33 »
Tenta andar sem o escape para tentar despistar a avaria no escape.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #36 em: 30 de Agosto de 2014, 11:45 »
Citar
Tenta andar sem o escape para tentar despistar a avaria no escape.

Também pode ser, mas vai para o campo, bem longe  _lol_

Pelo que descreveste, está a precisar de afinação de válvulas.

As de injeção o sintoma é ir abaixo quando se pára por exemplo num sinal.

Médicos á distância de um clik  _Rolley_

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #37 em: 30 de Agosto de 2014, 11:48 »
Também pode ser, mas vai para o campo, bem longe  _lol_

Pelo que descreveste, está a precisar de afinação de válvulas.

As de injeção o sintoma é ir abaixo quando se pára por exemplo num sinal.

Médicos á distância de um clik  _Rolley_
dá para se afinar as válvulas em casa?
(prefiro nao fazer o teste sem a ponteira... não quero acordar o pessoal da cidade vizinha...)  _lool_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #38 em: 30 de Agosto de 2014, 11:56 »
Citar
dá para se afinar as válvulas em casa?

Se souberes fazer, claro que dá,..

Eu confesso que apesar de ser habilidoso e saber como se faz, tenho medo de mexer em peças que requerem uma afinação apurada, prefiro dar o trabalho a pessoal experiente nestas coisas.

Além disso a folga é de uma medida ( 0,12  ) que nem existe em apalpa folgas

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #39 em: 30 de Agosto de 2014, 12:03 »
Se souberes fazer, claro que dá,..

Eu confesso que apesar de ser habilidoso e saber como se faz, tenho medo de mexer em peças que requerem uma afinação apurada, prefiro dar o trabalho a pessoal experiente nestas coisas.

Além disso a folga é de uma medida ( 0,12  ) que nem existe em apalpa folgas
pois... já vi que sim :(
na segunda vou com ela ao "médico", uma vez que hoje não conheço oficinas abertas...

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #40 em: 30 de Agosto de 2014, 12:08 »
A JPMmotos está aberta aos sábados todo o dia

Diz que vais da parte do António Rodrigues, comprei lá a correia á pouco tempo, coloquei-a ontem de tarde.

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #41 em: 30 de Agosto de 2014, 12:19 »
Será da vela?
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5096.0

PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas
  • Ignição excessivamente adiantada.
  • Deficiência no resfriamento do motor.
  • Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
  • Vela de ignição muito quente.
Soluções
  • Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
  • Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
  • Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.

« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 13:14 por albertomssilva »

Pedro_32

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #42 em: 30 de Agosto de 2014, 12:38 »
Muito bom trabalho.  _pol_

está giro
mas eu como não sou muito fã de forrar as coisas em película de carbono por uma simples razão...está muito visto.
prefiro ver pintado, e foi o que fiz na minha cansei-me de ver aquele protector de escape em cinzento, decidi pintar de preto-mate

as fotos




albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #43 em: 30 de Agosto de 2014, 12:46 »
está giro
mas eu como não sou muito fã de forrar as coisas em película de carbono por uma simples razão...está muito visto.
prefiro ver pintado, e foi o que fiz na minha cansei-me de ver aquele protector de escape em cinzento, decidi pintar de preto-mate

as fotos



Está muito gira a tua! Parabéns!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 12:54 por albertomssilva »

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #44 em: 30 de Agosto de 2014, 17:02 »
Não é da vela....
:(
Troquei a vela e mantém-se...
Dificuldade em ultrapassar as 7000RPM e parece que não tem força. No arranque já apanhei um ou dois sustos por ela não responder imediatamente...

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #45 em: 30 de Agosto de 2014, 22:47 »
Não é da vela....
:(
Troquei a vela e mantém-se...
Dificuldade em ultrapassar as 7000RPM e parece que não tem força. No arranque já apanhei um ou dois sustos por ela não responder imediatamente...
Companheiro Alberto
O meu conselho é visitares a oficina o mais breve possível, com 27000 kms já está na meia idade, pode ser muita coisa.

albertomssilva

  • Visitante
Re: Pintura e vinil na protecção de escape SYM 125 EVO
« Responder #46 em: 30 de Agosto de 2014, 23:03 »
Companheiro Alberto
O meu conselho é visitares a oficina o mais breve possível, com 27000 kms já está na meia idade, pode ser muita coisa.
Sim, vou com ela no início da semana...  :(
Depois conto novidades...
Abraços

albertomssilva

  • Visitante
Bom dia pessoal.

a mota já está na oficina e penso que durante o dia de hoje estará pronta...
A ver o que se passou...
mais logo dou notícias.
abraços

albertomssilva

  • Visitante
Nada!
Fui hoje buscá-la à oficina...
tudo igual: mudou-se correia e roletes, mudou-se óleo do motor e vela, filtro de ar e nada!
A mota está exactamente igual.
Ao arrancar, se rodo o punho a fundo demora a responder e arrancar. tenho até medo de me meter em cruzamentos e rotundas! Não me dá segurança no arranque. Embalada lá vai, mas o problema mantém-se: falta de força no arranque... Parece que está a trabalhar em seco, i.e., ouve-se o barulho do motor e das rotações a aumentar mas a mota parece um secador de cabelo!
Estou a desesperar... e a perder a vontade e prazer de andar com ela :(

nolimit

  • Visitante
Aonde levaste a mota a revisão? Isso não será a embraiagem?