Autor Tópico: Curvar (Sym foge)  (Lida 11454 vezes)

albertomssilva

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Curvar (Sym foge)
« em: 25 de Agosto de 2014, 15:17 »
Boas pessoal,

alguém me pode ajudar, ou para ver se é só impressão minha... Eu explico:
Por vezes (especialmente com o pendura) e em curvas mais apertadas, onde tenho de inclinar mais a minha SYM 125, dá-me a sensação que a mota foge de traseira. Fico com uma ligeira impressão que a mota não está segura, embora nunca tenha "fugido" verdadeiramente, nem tenha caído ao asfalto. Será apenas impressão minha? Alguém sabe do que falo?

PS - os pneus estão bons e com pressão correcta...

Abraços

Marco46

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2014, 15:47 »

Se pneus e pressoes estao correctas, se nada de mal tens na suspensao, então isso sao "noias" que vamos interiorizando e pensamos que algo está mal.

Acontece muito a muitos de nós, no entanto passa numa oficina so para um check rapido.

Antes demais, nao sei se as Sym têm essa opção, mas vê lá se tens a suspensao nivelada de igual modo. Na minha tens 4 opções, pode ser que alguma nao esteja igual.

Mas isso é fruto da nossa mente, por nao sentirmos confiança em nós, na moto, ou sobretudo nos pneus. Isso acontece a muito pilotos de competição por exemplo, mas ai já é pneus, pois uns sentem mais confiança com os pneus A do que com os B e vice versa!



Espero ter ajudado

saudações

 _convivio_

tparracho

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2014, 15:48 »
Não sou especialista nisto, mas poderá ser do estado da própria estrada.

tens reparado se é em todas as curvas mais apertadas, ou é apenas em pavimentos mais lisos, ou degradados?

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2014, 15:53 »
Se pneus e pressoes estao correctas, se nada de mal tens na suspensao, então isso sao "noias" que vamos interiorizando e pensamos que algo está mal.

Acontece muito a muitos de nós, no entanto passa numa oficina so para um check rapido.

Antes demais, nao sei se as Sym têm essa opção, mas vê lá se tens a suspensao nivelada de igual modo. Na minha tens 4 opções, pode ser que alguma nao esteja igual.

Mas isso é fruto da nossa mente, por nao sentirmos confiança em nós, na moto, ou sobretudo nos pneus. Isso acontece a muito pilotos de competição por exemplo, mas ai já é pneus, pois uns sentem mais confiança com os pneus A do que com os B e vice versa!



Espero ter ajudado

saudações

 _convivio_

Obrigado pela resposta.
A minha tem ajustes na suspensão, mas estão iguais de cada lado. Afinei-os há coisa de um mês para ficarem na posição 2 (mais suave). Vinha de origem na intermédia (3), mas achei-a muito dura assim...

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #4 em: 25 de Agosto de 2014, 15:54 »
Não sou especialista nisto, mas poderá ser do estado da própria estrada.

tens reparado se é em todas as curvas mais apertadas, ou é apenas em pavimentos mais lisos, ou degradados?

Obrigado pela resposta.

Tenho andado sempre em asfalto, com o piso razoável na maior parte dele...

tparracho

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2014, 15:56 »
Obrigado pela resposta.

Tenho andado sempre em asfalto, com o piso razoável na maior parte dele...


mas o piso está polido/vidrado? Pode ser mesmo disso.

outra coisa, os pneus agarram melhor quando estão quentes, dependendo do composto, uns aquecem mais rápido que outros.

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2014, 15:58 »
mas o piso está polido/vidrado? Pode ser mesmo disso.

outra coisa, os pneus agarram melhor quando estão quentes, dependendo do composto, uns aquecem mais rápido que outros.

polido e vidrado nao...
Tenho andado, por exemplo, na serra da arrábida (entre Setúbal e a Figueirinha)

tparracho

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2014, 16:06 »
Então pode ser como o Marco diz, uma questão psicológica.

Offline _AXE_

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #8 em: 25 de Agosto de 2014, 16:15 »

Com 2 pessoas em cima da GTS mais vale repores para a posição 3 ou mesmo meter na posição 4.

Possivelmente será mesmo daí o "problema" .... foge porque está demasiado "suave"

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

dcmath

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #9 em: 25 de Agosto de 2014, 16:22 »
Com 2 pessoas em cima da GTS mais vale repores para a posição 3 ou mesmo meter na posição 4.

Possivelmente será mesmo daí o "problema" .... foge porque está demasiado "suave"

Boas curvas

Parece-me que o _AXE_ poderá ter razão... Experimentar!

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2014, 16:34 »
Com 2 pessoas em cima da GTS mais vale repores para a posição 3 ou mesmo meter na posição 4.

Possivelmente será mesmo daí o "problema" .... foge porque está demasiado "suave"

Boas curvas

vou testar. Obrigado

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #11 em: 25 de Agosto de 2014, 16:42 »
vou testar. Obrigado

na posição 4 nao ficará demasiado rígida? Na 3 eu achei-a muito dura... Demasiado, até... Aquilo tremia e vibrava por todo o lado. Era impossível andar em empedrado, por exemplo...

Offline _AXE_

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #12 em: 25 de Agosto de 2014, 16:47 »

Boas.

Nessa altura estavas só ou acompanhado ? (quando andas-te no empedrado)

Não seria os amortecedores a baterem no fundo ???

Quanto menos força deres, menos amortece (com 2 pessoas) devido ao peso.

Apenas te digo para ires fazendo experiências..... nas mesmas circunstancias, na mesmas situações, às mesmas velocidades....

Podes tbm ter o veio empenado, em tempos houve bastante esse problema nas GTS's ....

Apenas te posso ajudar opinando por situações possíveis, faz como achares melhor para ti

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #13 em: 25 de Agosto de 2014, 16:56 »
Boas.

Nessa altura estavas só ou acompanhado ? (quando andas-te no empedrado)

Não seria os amortecedores a baterem no fundo ???

Quanto menos força deres, menos amortece (com 2 pessoas) devido ao peso.

Apenas te digo para ires fazendo experiências..... nas mesmas circunstancias, na mesmas situações, às mesmas velocidades....

Podes tbm ter o veio empenado, em tempos houve bastante esse problema nas GTS's ....

Apenas te posso ajudar opinando por situações possíveis, faz como achares melhor para ti

Boas curvas

Estava acompanhado. A baterem no fundo não era, isso eu distingo. Era mesmo a suspensão muito dura. Sentia-se o corpinho todo a tremer, do rabo até às mãos. Parecia que nem amortecia nada, que nem tinha amortecedores...

Offline _AXE_

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #14 em: 25 de Agosto de 2014, 17:07 »
.....Parecia que nem amortecia nada, que nem tinha amortecedores...

Companheiro, tu dizes tudo.....se for muito mole é isso que acontece......se for mais duro amortece qualquer coisinha  _lol_

Experimenta aumentar e diminuir até te sentires confiante e ficares satisfeito.

Bata agarras no amortecedor com força, abanar e fazer pressão para cima e meter a numeração igual nos 2 amortecedores.

Há umas chaves próprias, que a gts normalmente trás, usa-as e experimenta como já te disse.....

boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #15 em: 25 de Agosto de 2014, 17:24 »
Companheiro, tu dizes tudo.....se for muito mole é isso que acontece......se for mais duro amortece qualquer coisinha  _lol_

Experimenta aumentar e diminuir até te sentires confiante e ficares satisfeito.

Bata agarras no amortecedor com força, abanar e fazer pressão para cima e meter a numeração igual nos 2 amortecedores.

Há umas chaves próprias, que a gts normalmente trás, usa-as e experimenta como já te disse.....

boas curvas

Penso que me expliquei mal...
Eu já afinei a minha (tenho a ferramenta)... De início ela vinha na posição 3 (posição intermédia), mas estava dura! Neste momento está na posição 2 (mais soft). Na posição 3 estava rígida demais, pelo que eu sentia toda a vibração no corpo e nao estava a ser amortecida pela mota. Nesta (na 2) está mais suave, mas pelos visto está a afectar as curvas... Tenho de testar novamente noutra posição, mas por causa da curva, nao pela dureza.


Rodrigues

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #16 em: 25 de Agosto de 2014, 19:33 »
Não terás um amortecedor danificado ou mal apertado por teres apanhado um malfadado buraco ?

Eu cheguei a andar com os Maxis Pro em mísero estado como podes ver abaixo, e mesmo assim não fugia embora sentisse que os Maxis fossem duros e saltitões mas nunca saíram da trajetória.

Claro que com os novos Dunlop Scoot Smart senti a diferença para melhor, mais macios e aderentes, parece que troquei de sofá,..





albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #17 em: 25 de Agosto de 2014, 19:39 »
Não terás um amortecedor danificado ou mal apertado por teres apanhado um malfadado buraco ?

Eu cheguei a andar com os Maxis Pro em mísero estado como podes ver abaixo, e mesmo assim não fugia embora sentisse que os Maxis fossem duros e saltitões mas nunca saíram da trajetória.

Claro que com os novos Dunlop Scoot Smart senti a diferença para melhor, mais macios e aderentes, parece que troquei de sofá,..




Hmmmm...... intrigou-me isso de poder estar mal apertado. Como posso verificar em casa se está ou não?
Abraço

Rodrigues

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #18 em: 25 de Agosto de 2014, 21:46 »

Hmmmm...... intrigou-me isso de poder estar mal apertado. Como posso verificar em casa se está ou não?
Abraço
Faz primeiro por esta ordem

Regulas a dureza das molas para mais duro e experimentas

Verifica bem o piso do pneu, pode haver degraus entre as ranhuras, se forem Maxis pode ter acontecido.

Pede a alguém que segure na Gts com as rodas no chão e balança para cima e para baixo, se ouvires bater é um amortecedor com folga nas fixações, aperta as porcas, é simples, se for o casquilho terá de ser substituído.

Com a roda no ar verifica se abana lateralmente, se sim é o eixo com folga.

Enfim,..podia estar aqui a noite toda que se calhar não era nenhuma destas.

O facto de teres mencionado que vibra tudo em empredado com regulação 3 levou-me a pensar que poderia ser amortecedor danificado.

PS: Mencionem sempre os kms e o ano da Scooter.

Abraço
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 21:47 por Rodrigues »

Offline Lone Wolf

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #19 em: 26 de Agosto de 2014, 11:37 »
eu percebo pouco ou nada disto... mas deixo uma questão.
Sentes que a montada foge mesmo ou é apenas sensação e o efeito de navio?!.. tipo um bambolear?
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

albertomssilva

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #20 em: 26 de Agosto de 2014, 11:46 »
eu percebo pouco ou nada disto... mas deixo uma questão.
Sentes que a montada foge mesmo ou é apenas sensação e o efeito de navio?!.. tipo um bambolear?

Olá.

Não, ela não foge mesmo, tal como descrevi no primeiro post. é mesmo tipo bambolear... a impressão que fica é que foge, mas nunca fui ao asfalto...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2014, 12:04 por albertomssilva »

Offline _AXE_

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Re: Curvar (Sym foge)
« Responder #21 em: 26 de Agosto de 2014, 13:10 »

Enfim,..podia estar aqui a noite toda que se calhar não era nenhuma destas.


É um pouco isso mesmo ......

Pode ser muita coisa, mas só tirando conclusões por experimentação ......

Tal como foi dito pelo companheiro Rodrigues, pode ser o pneu com bolha ou mesmo escamado .....

Tens de ir eliminando possibilidades tu mesmo  _pol_

Boas curvas
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