Autor Tópico: Associações de ciclistas querem seguradoras dos carros e motos a pagar acidentes  (Lida 11233 vezes)

Manhas

  • Visitante
A ideia destes senhores é manter as bicicletas isentas de seguros agravando para isso os seguros dos veículos motorizados. Mesmo que haja um acidente com responsabilidade do velocipede, estes estariam sempre isentos dos custos!


A notícia pode ser lida aqui.


Será que anda tudo doido?
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 12:16 por Manhas »

malheiro71

  • Visitante
Para mim..se circulão nas estradas..têm que ter seguro..tão simples quanto isto! Podem causar acidentes também. Se se atravessam a frente de um motociclo de certeza que os estragos vão ser grandes..e depois querem estar ISENTOS?????
Realmente só neste pais!

nd_oliveira

  • Visitante
Estando eu de ambos os lado da barricada, sendo motociclista, condutor e ciclista de fim-de-semana, penso que isto é puramente absurdo.

Se me dissessem que as bicicletas passavam a ter um seguro de responsabilidade civil obrigatório ficava menos admirado..


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
O texto da notícia é do mais sofrível que pode haver...

...existe uma diretiva europeia denominada como "responsabilidade objetiva"...

Existe, mas resulta da nossa lei, nomeadamente dos príncípios da responsabilidade civil, consagrados pelo Código Civil Português:

A Responsabildiade Civil divide-se em duas, a RC objectiva e RC subjectiva, sendo a primeira baseada no risco e a segunda baseada na culpa.

Enfim, não me vou alongar, notícia triste...
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

nd_oliveira

  • Visitante
A mim, sendo esta noticia verdade, parece-me que andam a atirar barro á parede a ver se cola...

Estou de acordo com as novas normas que foram aplicada na circulação de bicicletas na estrada, como a possibilidade de circularem 2 ciclistas a par e a obrigatoriedade das outras viaturas de ultrapassarem a mais de 1,5 m do ciclista. Se bem que a maior razia que já levei de um carro, foi precisamente de uma viatura da GNR  _Zang_


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz

Cito:

O carro é "uma arma potencial", frisa, acrescentando que "quem tem uma carta de condução, tem de ter responsabilidades para com aqueles que não têm". 


Eu tirei carta de condução para poder circular na estrada com um veículo, acrescentando tbm que "antigamente até as bicicletas precisavam de licença e tinham matricula" precisamente para poderem circular na estrada tal como eu!

Agora questiono eu .....
Para atirar uma pedra (uma pedra arremessada é pior que uma bala certeira) tbm se precisa de ter carta ?

Situações ridicularizadas, à moda do bom Português !!

Que tal diminuirem a velocidade mínima e máxima das AE's para os sr's ciclistas lá poderem circular?

Eu até tenho uma bicicleta velha que precisa de reparação, que tal eu mandar a bicicleta contra um veículo motorizado qualquer, para o seguro dele me pagar uma bicicleta nova .... hehehehe  >:D

É só idiotas !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
.... noticia no mínimo inquietante... tem tanto de triste como de perturbante...

tanto que se poderia dizer sobre a ideia deste representante da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) e seus seguidores e simpatizantes  _Rolley_

vou apenas ficar-me por dizer que talvez este senhor deva colocar mais tabaco "na coisa" que fuma... e um enorme  _lol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10

interceptor

  • Visitante
Mais vale andar de bicicleta _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
"As associações de ciclistas defendem que os estragos causados por um acidente entre um veículo a motor e uma bicicleta devem ser pagos pela seguradora do motorizado, mesmo que a culpa seja do ciclista..."

Este Mundo está doido.....então mesmo que a culpa seja de um ciclista que se espete contra mim, circulando eu dentro da lei, os estragos deveriam ser pagos pela minha seguradora???

Esta notícia francamente não merece mais comentários....  _martelada_

CarlaLopes

  • Visitante
O meu pai vai para o trabalho de bicicleta e fez um seguro para prevenir males maiores. Agora não acreito que a malta que vai prá praia de bicicleta ou os miudos de ferias que andam por aí tenham seguro. Se baterem num carro na volta ainda responsabilizam o condutor... vê-se de tudo.

Manhas

  • Visitante
Após pensar um pouco nesta proposta maravilhosa não é que afinal pode não ser assim tão má ideia!


Imaginem que o vosso carro ou mota está com umas mossas. Agarram numa bicicleta velha e espetam-na de contra o vosso carro/mota. Enquanto ciclista, estaria isentos/inimputáveis dos custos; por outro lado, o automobilista não teria de pagar por algo que não é responsabilidade sua; quem se chegaria à frente com as custas dos danos seria a seguradora.


Caso esta ideia passar a lei, alcançaremos duas coisas:
  • Colocar os ciclistas ao nível das crianças ou dos adultos portadores de graves distúrbios mentais, ou seja, inimputáveis.
  • Na prática, "legalizaria" a fraude dos seguros "automóveis". Até podiamos marcar um evento CPM onde os membros com motas a precisarem de carenagens novas contariam com o contributo dos companheiros ciclistas para lhe darem um toque e "oficialmente" partirem as carenagens!

De facto, ele há cada um...

VTRR

  • Visitante
Eu estou de ambos os lados: Ciclista e Motociclista!

Simplesmente não estou de acordo com o teor deste pedido. Aliás, gostaria que fosse "obrigatório" seguro para os velocípedes.

Se se anda na estrada, corre-se o risco de causar alguma acidente com poucos ou muitos estragos e/ou alguma mazela grave ou menos grave!

Convivo com muitos "ciclistas de todos os dias" e "ciclistas de fim de semana" e acho que cada vez mais, existe um sentido de responsabilidade grande. Obviamente existe sempre "ovelhas" que gostam de pular para fora do rebanho...

Não esquecer que num velocípede a cabeça é o nosso airbag!



Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Tenho uma "Pasteleira" daquelas de roda 28 das antigas lá na terra e aquilo está a precisar de um restauro, tenho que escolher o alvo, será carro ou será mota?? _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Sem palavras para esta noticia, simplesmente sem sentido e ridicula. _martelada_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 14:03 por CaMorais »

AMonteiro

  • Visitante
Quem ainda não viu um ciclista a passar com o sinal vermelho? _pensador_

Eu ja vi varios!!!!!!! _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_

Os ciclistas (não são todos como é logico), ou melhor,grande parte dos ciclistas que vejo a circular na via publica não respeitam as regras nem os outros condutores :-?

Passam vermelhos(como disse em cima) _Zang_,passam por cima dos passeios _Zang_,onde não respeitam os peões _Zang_ _Zang_ _Zang_,vão lado a lado e nem se designam a deixar passar,etc,etc.
 _Rolley_

É uma noticia que faz juz ao bom nome de Portugal.

Alguem que precise de uma "bicla" nova? Eu tenho uma carenagem partida E seguro. _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Ps- tenho varios amigos que andam de bicicleta como eu ando de  scooter_ e já tivemos grandes conversas sobre o assunto.

Alguns respondem-me que só aproveitam o sistema.
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 14:20 por AMonteiro »

SVR

  • Visitante
Quem anda na estrada tem que ter seguro! Os senhores ciclistas e desculpem me os que estão por aqui são altamente suscetíveis de causar acidente e não têm seguro??? Mas realmente devem estar todos loucos!
Quem anda de carro e motos 125 e quem quer aumentar a CC tem que tirar nova carta de condução e tem que respeitar todos os sinais de trânsito e ter seguro e estes senhores é uma loucura nem nos vermelhos param!!!
Eu até me passo!!!
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 14:17 por SVR »

Rodrigues

  • Visitante
Realmente anda tudo maluco $%&()&$##"

Embora considere que o esforço feito na defesa dos ciclistas mereça consideração da minha parte, penso que chegaram ao ponto de cair no ridículo.

Se por um lado, a FPCUB aceita o meu dinheirinho da cota de sócio incluindo seguro, porque razão o Sr. Presidente vem agora afirmar que para os ciclistas serem obrigados a pagar seguro também os peões teriam de ter porque passam as passadeiras, usando desta forma a via pública  _pensador_

Sendo assim Sr. Presidente, para o ano deixarei de pagar a cota, sempre são 30 € que dão para algumas Jolas que posso beber á vontade porque nunca serei o culpado.

Brevemente será como na Rússia, os peões também não são responsabilizados por nada inclusive até recebem indemnização  em caso de acidente, por essa razão a maioria anda com câmaras filmar dentro dos carros, mesmo que ( dizem eles ) não seja válido em tribunal, pelo menos serve para descargo de consciência perante a Família e amigos, para que não fiquem a pensar que é um assassino.

Enfim, seja que lei inventem, andarei sempre como o camaleão, um olho para a frente outro para trás, não é um fatinho de lycra que me protege.


bruno

  • Visitante
Completo absurdo
« Responder #17 em: 28 de Julho de 2014, 15:14 »
Está tudo maluco,

Tenho de ser eu a pagar um acidente do qual não tenho culpa??? por causa de um ciclista???  hehehe é bom que passem a usar  armadura de ferro porque se isso for verdade o seguro até pode pagar mas ele não vai cá estar para receber.

qualquer dia parece-mos os chineses em caso de atropelamento , vais vale pisar outra vez e ter a certeza que está morto, a indeminização por morte é mais barata que a conta do hospital...


Acha pachorra..

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Vê-se mesmo que anda alguém com pouco que fazer...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ Eu nunca vi tantas imbecis atoardas em tão pequeno texto. _martelada_ _martelada_ _martelada_
A ser verdade,isto deve  ter sido dito após um bom almoço ou melhor jantar.
Valha-lhe  Deus e a nós não nos desampare !
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 15:32 por Xquim »
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Ronaldo Borges

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 50
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Intruder 800
Isto é PORTUGAL , totalmente absurdo , mas acho que quem tem que se chegar a frente nisso tudo são as seguradoras , porque elas é que vão ter o maior prejuizo, e uma coisa garanto, se algum ciclista bater em mim e Eu ter que pagar(seguro) a conta vai ser um pouco maior por conta dos ferimentos em todo o corpo do ciclista  _mau__Zang_
Cuidado com o Stress, porque:
"Mais vale chegar ATRASADO neste mundo....
do que Adiantado no OUTRO ."

Manhas

  • Visitante
Se por um lado, a FPCUB aceita o meu dinheirinho da cota de sócio incluindo seguro, porque razão o Sr. Presidente vem agora afirmar que para os ciclistas serem obrigados a pagar seguro também os peões teriam de ter porque passam as passadeiras, usando desta forma a via pública  _pensador_

Sendo assim Sr. Presidente, para o ano deixarei de pagar a cota, sempre são 30 € que dão para algumas Jolas que posso beber á vontade porque nunca serei o culpado.


Eu já sou um ex associado da FPCUB desde que fui a um evento deles e vi uns quantos (e alguns com responsabilidades na FPCUB) com um crachá que tinha escrito "Eu não uso capacete". Fui-lhes perguntar porquê e o argumento era igualmente alucinado como o que eles usam neste caso (porque na Holanda não é habito usarem capacete, se um automobilista vir um ciclista sem capacete vai ter mais cuidado e outras fábulas do género). Desde aí optei por não patrocinar e fazer parte de um grupo que parece ter orgulho em desprezar a segurança passiva do utilizador de bicicleta.

Manhas

  • Visitante
Curiosamente, ou não, a PSP anunciou este tarde na sua página do Facebook, uma operação focada nos velocípedes.


«Operação PSP - Pedalar em Segurança II[/size]Fruto das alterações ao Código da Estrada que entraram em vigor a 1 de janeiro de 2014, foram introduzidas algumas regras específicas com vista a reforçar a segurança dos utilizadores mais vulneráveis da via pública: peões e velocípedes.
Os condutores de velocípedes adquiriram mais direitos e, consequentemente, mais deveres. No entanto, não lhes é exigida qualquer habilitação legal para conduzir velocípedes, pelo que é fundamental a sensibilização e o alerta para estas novas dinâmicas de maior coabitação no meio rodoviário dos velocípedes com os veículos a motor.
Nesta senda, a Polícia de Segurança Pública (PSP), levará a cabo a nível nacional (de 28 de julho a 03 de agosto) a Operação Pedalar em Segurança II, direcionada aos utilizadores de velocípedes e aos condutores de veículos a motor. Visando a sensibilização para as novas regras de circulação e seus perigos, bem como a fiscalização do cumprimento das regras do Código da Estrada e regras básicas de segurança. Estas ações dirigem-se também aos condutores de veículos a motor, pois estes terão igualmente de interiorizar e tomar as medidas adequadas para a circulação em harmonia com os velocípedes: os utilizadores mais vulneráveis das vias.

Consigo desde 1867. Todos os dias.»
[/color]

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Isto na verdade não lembra a ninguém, pensava eu...

Sabem qual é o mail  da Federação de Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas?  _Rolley_

                                                             fpcub@fpcub.pt

Está na hora de expressarmos as nossas opiniões num âmbito mais alargado do que no fórum do CPM.

Votos de uma boa utilização do mail  >:D

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Depois de ler esta absurda noticia, lembrei-me de uma situação que ultimamente tem acontecido com alguma frequência,  ou

 seja, se um ciclista atropelar um peão ( é bom relembrar que o numero destes atropelamentos aumentou

consideravelmente), quem assume a responsabilidade, o peão ou irão imputar a mesma a algum automobilista ou motociclista

que teve o azar de passar naquele momento?

Haja bom senso!!!!!
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!