Autor Tópico: Buga aqueceu...e afinal estava "pedrado"...  (Lida 12679 vezes)

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Buga aqueceu...e afinal estava "pedrado"...
« em: 27 de Julho de 2014, 22:40 »
Boas Companheiros!
Hoje numa viagem que já relatei aqui no forum, aconteceu-me um imprevisto. Ao ficar demasiado tempo numa fila, o motor aqueceu e fez com que o depósito de compensação fervesse e lançasse cá para fora primeiro vapor e depois o liquido de refrigeração pelo tubo de respiro. Não me apercebi se a ventoinha do irradiador chegou a ligar.
Depois de arrefecer deitei-lhe água no depósito e tudo voltou ao normal.


Agora pergunto;
é normal em sobreaquecimento isto acontecer?
algum proprietário deste modelo já passou por esta experiência?
aceitam-se dicas e explicações.
Cumprimentos e boas curvas.
A. Diogo
« Última modificação: 08 de Agosto de 2014, 11:32 por santos466 »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Buga aqueceu...
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2014, 22:42 »
Apercebês-te se a ventoinha para arrefecimento funcionou??
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Buga aqueceu...
« Responder #2 em: 27 de Julho de 2014, 22:54 »
Apercebês-te se a ventoinha para arrefecimento funcionou??

Boas!
Pois aí é que está outro "fenómeno" não dei conta dela trabalhar e penso eu que à semelhança dos enlatados se posicionar a chave de ignição em ON, mesmo com o motor desligado, aquela temperatura a ventoinha deveria trabalhar... _pensador_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Buga aqueceu...
« Responder #3 em: 27 de Julho de 2014, 23:06 »
Boas!
Pois aí é que está outro "fenómeno" não dei conta dela trabalhar e penso eu que à semelhança dos enlatados se posicionar a chave de ignição em ON, mesmo com o motor desligado, aquela temperatura a ventoinha deveria trabalhar... _pensador_

Na minha, e talvez em todas as outras, ela funciona só com a ignição ligada, provávelmente para evitar que a bateria se descarregue,  _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Buga aqueceu...
« Responder #4 em: 27 de Julho de 2014, 23:23 »

Na minha opinião deves preocupar-te (e recorrer a uma oficina) se a ventoínha não funcionar... Tive um carro em que a ventoinha não funcionava se o nível do líquido de refrigeração estivesse muito embaixo. Muito mau, mesmo... tive vários problemas, alguns foram graves.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Buga aqueceu...
« Responder #5 em: 28 de Julho de 2014, 07:44 »
A ventoinha só funciona com a ignição ligada devido a bateria, agora se aqueceu foi pq não tinha líquido refrigerante, o termostato agarrou ou a valvola da temperatura não deu informação a ventoinha para trabalhar.
Se ferveu é mau sinal,que atingiu o máximo dos máximos,agora as juntas podem ter cedido.
Em relação as nossas x a ventoinha dispara logo no primeiro traço acima do meio e só desliga qd volta a estar a baixo do meio outra vez.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

RCEu

  • Visitante
Re: Buga aqueceu...
« Responder #6 em: 28 de Julho de 2014, 08:25 »
Companheiro:


A ventoinha deve ter disparado em andamento e tu não te apercebeste desse facto.


A minha ontem fez o mesmo e também fiquei preocupado. Deitou algum liquido, mas não tanto como a tua deitou.


E isto aconteceu pela primeira vez. O que me vai levar a ter de ir à oficina com ela, pois nem sequer sei onde é o liquido de refrigeração. Estando ela na garantia nem lhe vou mexer.


E sim, ela quando aquece, nem sequer precisa subir outro traço. A ventoinha dispara, na garagem, quando chego a casa, naqueles dias de chuva e bastante trânsito em que se torna muito difícil passar no meio dos enlatados.


Ou seja, as nossas meninas gostam é de estrada e de rolar a sério.


Num passeio que fiz a Évora em Junho, apanhei 40º e foi sempre a rolar sem problemas. Mas as velocidades foram outras.


Rodrigues

  • Visitante
Re: Buga aqueceu...
« Responder #7 em: 28 de Julho de 2014, 09:32 »
Espero que a Suzuki e não só, não tivessem mantido o mesmo sistema de refrigeração da 400.

É que por vezes por uma questão de Marketing pensam lançar primeiro as 600 com os componentes das 400 para fazerem face á concorrência em matéria de preços mas depois devido ás exigências económicas do mercado optam por começar com as 400 e só mais tarde se aventuram para as 600 que por sua vez vai fazer concorrência ás 400 e por aí fora, mas já nem têm tempo para fazerem as devidas alterações mecânicas.

Por exemplo, a SYM tinha a 250 como a mais vendida no mercado asiático, depois devido á lei das 125 e para não perder a liderança nas vendas na Europa, alterou apenas a parte mecânica ativa e passiva deixando o mesmo sistema de refrigeração da 250 o que da minha parte só tenho a agradecer pois a maioria dos Kms da minha gts são feitos no verão.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Buga aqueceu...
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2014, 10:18 »
Boas!
Esta situação à noite  quase me tirava o sono...  _pensador_ ao companheiro Élio já lhe aconteceu quase o mesmo e quanto às observações do companheiro Rodrigues tem tudo muito sentido.
Este modelo tem um radiador no meu ponto de vista pequeno, com a desvantagem de estar encafuado nas carenagens sem espaço para respiração de exaustão.
Ela não chegou a deitar o liquido todo para fora, como disse ficou no risquinho do minimo. Para tirar teimas, vou já ao concessionário e depois dou noticias.
Para terminar, mesmo com temperaturas de 35, ontem de regresso a casa na A25, rolei a uma média 140 e manteve-se tudo normal.
Até já,
A. Diogo

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #9 em: 29 de Julho de 2014, 22:32 »
Boas Companheiros!
Afinal estava pedrado, eu passo a explicar...


Depois do incidente que me aconteceu na Tocha, onde a mota aqueceu demais conforme descrevi no tópico "viagens": http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20441.0 , descobri o motivo daquele incidente. Hoje, depois de remover as carenagens para a revisão dos 12.000km, verifiquei que a ventoinha do irradiador estava presa e havia como um "roçar" de materiais. Pensei logo no pior, o motor da ventoinha tinha gripado e aquilo estava tudo feito num oito. Voltei a insistir com cuidado a tentar rodar a dita, quando de repente e para meu espanto cai não sei de onde uma pequena pedra. Rodei de novo a ventoinha e "voila"!  _pol_ esta girava sem qualquer atrito. O problema estria resolvido? Não!
O fusível tinha também queimado e ainda bem que assim aconteceu.

Depois da revisão feita e montados os "taparueres", era a vez de dar à ignição e verificar se tudo estava bem. Tudo Ok, faltava mesmo saber se a ventoinha do radiador iria "disparar"... a espera para que o motor aquece-se foi um pouco stressante mas compensou, a ventoinha estava a funcionar!  _palmas_
Ligava e desligava automaticamente, até me nasceu uma "alma nova"... AFINAL ESTAVA MESMO PEDRADO!  _lol_
Esta "partida" não volta a pregar-me, vou ficar mais atento.
Cumprimentos e boas curvas.
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 22:48 por DIN »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #10 em: 29 de Julho de 2014, 23:12 »

Como coisas "quase insignificantes" podem causar imensos estragos numa Maxi.

Obrigado pela partilha, com pormenores destes é que o Forum fica mais rico !!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2014, 11:17 »
Como coisas "quase insignificantes" podem causar imensos estragos numa Maxi.

Obrigado pela partilha, com pormenores destes é que o Forum fica mais rico !!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas curvas


Pois é!
São estes pequenos incidentes que podem estragar tudo, felizmente tudo acabou bem.
O problema é a ventoinha não fazer barulho quando está a funcionar, daí eu não ter dado pelo problema. Agora fica-me o aviso para mim e para todos, pode voltar acontecer.
A um companheiro, aconteceu-lhe o mesmo mas com um simples pedaço de pau que também ficou entalado entre uma pá ventoinha e o irradiador. Até hoje também não sabe como lhe aconteceu.  _pensador_
Cumprimentos e boas curvas.


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2014, 11:32 »

Eu tive menos sorte, um arame furou o radiador .... está por aí divulgado no forum (ou ja esteve)

São coisas simples que acontecem (mas não deviam) que podem causar bastantes estragos, pois a refrigeração de um motor é uma das principais funções para o seu bom desenvolvimento e "tempo de vida".

Obrigado pelo teu reporte mais uma vez  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2014, 12:08 »
Ainda bem que conseguiste descobrir e poupar umas "lecas".


Eu ainda tenho de ver o que aconteceu com a minha e se está tudo bem.


Mas agora tenho andado de enlatado e sem tempo para ver isso.


escape_roto

  • Visitante
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #14 em: 30 de Julho de 2014, 13:53 »
Fogo.
Uma pequena pedra o dano que faz.  _confuso_
ainda bem que tudo se resolveu por bem e que nada de mais grave aconteceu à scooter e ao seu dono.
Felicidades e bons passeios.

Rodrigues

  • Visitante
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #15 em: 30 de Julho de 2014, 14:32 »
Ainda bem que deste com o problema, poderia ter sido grave se tivesses continuado nas passeatas.

Parece aquela história de Davi e Golias em que Davi derrota o gigante Golias com uma pedra na sua funda, neste caso seria a gigante Maxi derrotada por uma pedrinha

Mesmo assim antes isso que pedra nos rins  _Rolley_

Boas curvas

interceptor

  • Visitante
Re: afinal estava "pedrado"... (actualizado)
« Responder #16 em: 30 de Julho de 2014, 23:57 »
E é tão boa a sensação de alivio quando pensamos que temos um problema grave e afinal conseguimos nos próprios resolver o problema e neste caso a custo 0 _pol_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Buga aqueceu...e afinal estava "pedrado"...
« Responder #17 em: 04 de Outubro de 2014, 23:02 »
Boas Companheiros!
Voltei de novo a este tópico para contar que depois do incidente da "pedra", tinha ficado um pouco apreensivo sobre o facto de poder haver danos que se iriam manisfestar mais tarde, como por exemplo fugas nas juntas e vedantes do motor.
Depois disso, já lhe fiz mais de 2.000km e tudo a 100%. Esta semana para "descargo de conciência", removi-lhe as carenagens e confirmei que está tudo imaculado, não há qualquer "humidade" no motor e os níveis estão correctos!!  _lool_
Perfeito, afinal é uma Suzuki!  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Um abraço e boas curvas.