Autor Tópico: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???  (Lida 30242 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #25 em: 17 de Julho de 2014, 21:42 »
Levando em conta todas estas boas opiniões, creio que o nosso companheiro Daniel nos vai dar ouvidos e repensar se não será mesmo melhor subir na cilindrada para os 250cc/300cc.  _pol_

140kms diários é muito Km e convém pensar muito bem antes de adquirir um modelo de 2 rodas (seja qual fôr).

montanha

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #26 em: 17 de Julho de 2014, 23:17 »
Considera também a Burgman  e fiável e duradoura.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #27 em: 17 de Julho de 2014, 23:22 »
Pois, o dinheiro não abunda e a PCX ganhava muito em termos de preço...se pudesse ir este sábado de manhã a évora acho que era o ideal, ainda tenho de ver...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #28 em: 17 de Julho de 2014, 23:33 »
Pois, o dinheiro não abunda e a PCX ganhava muito em termos de preço...se pudesse ir este sábado de manhã a évora acho que era o ideal, ainda tenho de ver...

E porque não?

Aparece, experimenta e tira as tuas próprias conclusões.....

Se algo existe que deve ser feito (de preferência sempre) antes de comprar uma moto/maxiscooter, é fazer um test-ride, nem que seja por breves 3 ou 4 minutos.
É melhor do que ler metade da web e garanto-te que se fica com uma ideia mais concreta. A informação que se lê aqui e ali, é importante, mas um teste real é-o bem mais.

Com uma 250cc ou 300cc ficas melhor servido para o teu trajecto e perceberás isso após fazeres uns test-rides.

TwisteR

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #29 em: 18 de Julho de 2014, 09:07 »
Com uma 250cc ou 300cc ficas melhor servido para o teu trajecto e perceberás isso após fazeres uns test-rides.

Infelizmente muitas vezes temos as baterias apontadas numa direcção (ainda que errada), e no test ride ainda pensamos "Epá, afinal esta até chega".
Compramos, e duas semanas depois de conduzir a montada, afinal chegamos à conclusão que não é bem assim.

Já ficou aqui claro que 140km é muito km, seja em que máquina for. Eu não me consigo imaginar a fazer essa distância diária de PCX (até metade me dá que pensar!).
Entendo que é sedutor pensar nos consumos e no baixo custo de aquisição, mas há que pensar nas dicas que foram aqui deixadas - e alguns de nós fizeram a asneira de menosprezar os km - e pensar que a poupança poderá ser ilusória: comprar a PCX porque "sai barato" vai saír bastante caro quando se chegar à conclusão que afinal é curta, e é preciso vender para comprar outra sendo preciso suportar a respectiva desvalorização e custos directos.

A Forza é a escolha inteligente.
Ou mesmo uma X-MAX 250. Ou uma GTS300. Ou qualquer coisa.... mas uma 125, por favor, não! :-?
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 09:09 por TwisteR »

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #30 em: 18 de Julho de 2014, 09:37 »
Infelizmente muitas vezes temos as baterias apontadas numa direcção (ainda que errada), e no test ride ainda pensamos "Epá, afinal esta até chega".
Compramos, e duas semanas depois de conduzir a montada, afinal chegamos à conclusão que não é bem assim.

Já ficou aqui claro que 140km é muito km, seja em que máquina for. Eu não me consigo imaginar a fazer essa distância diária de PCX (até metade me dá que pensar!).
Entendo que é sedutor pensar nos consumos e no baixo custo de aquisição, mas há que pensar nas dicas que foram aqui deixadas - e alguns de nós fizeram a asneira de menosprezar os km - e pensar que a poupança poderá ser ilusória: comprar a PCX porque "sai barato" vai saír bastante caro quando se chegar à conclusão que afinal é curta, e é preciso vender para comprar outra sendo preciso suportar a respectiva desvalorização e custos directos.

A Forza é a escolha inteligente.
Ou mesmo uma X-MAX 250. Ou uma GTS300. Ou qualquer coisa.... mas uma 125, por favor, não! :-?
hummmmm onde é que se pode assinar?

Resumido e bem explícito, não diria melhor. Para essas distâncias é preferivel sacrificar ligeiramente o orçamento inicial do que sacrificar a 125 e o corpo todos os dias _lol_
Lá está, que a 125 não se nega é verdade, mas que vai ser muito cansativo vai de certeza. Porque se for para passear até fazemos 200 ou 300 km num dia, mas para ir trabalhar é diferente.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #31 em: 18 de Julho de 2014, 09:48 »
Boas,

Já viste que os conselhos vão todos(ou quase) na mesma direcção  _pensador_

Eu moro ao pé da Ericeira e trabalho em Linda Velha, são +- 80km no total, mais umas voltinhas  e faço quase 100km por dia... tive durante dois anos uma SH125 e na altura achava suficiente... mas, não é! Agora com a SH300 tou bem, se podia ser maior? Podia! Mas realmente não preciso, porque SÓ faço esse percurso e mais umas voltas pequenas.

Manifestamente insuficiente é o que te digo, essa PCX para esse tipo de utilização   _Rolley_

Grande abraço e boa escolha  _pol_ _pol_ _pol_
 _convivio_
 scooter_

Se aqui vieste à procura de conselhos
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

escape_roto

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #32 em: 18 de Julho de 2014, 10:58 »
Só para concluir a minha participação, porque não tenho qualquer experiência na condução diária de scooters, no entanto o que já aprendi por aqui e na minha demanda pela scooter acertada para mim, posso-te dizer o seguinte:

A questão financeira.

Sim porque nem sempre podemos comprar o que queremos mas devemos comprar o que necessitamos.

A scooter sendo usada ou nova é sempre uma compra que deve ser considerada quando a vamos usar para mais do que passeios.
Na minha opinião, o que necessitas?

Algo económico para fazer cerca de 140 km faça sol faça chuva, vento ou granizo. Com estrada em mau piso ou no regresso a casa, no Inverno, à noite.

Ao sol é fácil. Tudo bem se andarmos em passeio, a questão é ir trabalhar com o trânsito a fluir nas vias rápidas a mais de 100 kms. Não digo com isto que também devemos transgredir e andar também acima de velocidades permitidas, mas em algumas vias é uma questão de sobrevivência e não de cumprir o código (mas isso são outros vinténs).

A PCX faz isso? Velocidades a 100 kms?
Claro que faz. Mas porventura quase no limite. O que a médio/longo prazo poderá ser prejudicial e logo dispendioso.

Atenção que eu considerei no passado a PCX e até a experimentei, só não a escolhi por três simples(?) razões:

1ª Sem ABS;
2ª Pequena para pendura;
3ª Velocidade que a tinha que manter para circular nas vias por onde ando diariamente.

Seria a opção mais económica?
Na aquisição sim.

A médio/longo prazo?
Não. Na minha opinião.

Outra questão que deves considerar e volto a frisar novamente:
Equipamento.

Principalmente se for para andar todos os dias com a scooter.
Capacete, casaco e luvas. Imprescindível, mesmo que seja com 40 graus ou apenas 2 kms para ir às compras ao supermercado.

E isso também encarece o custo total da aquisição inicial e deve ser contabilizado seja a scooter usada ou nova. Não abdiques disso.

Espero ter ajudado.
Boa escolha e experimenta. Experimenta e experimenta.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #33 em: 18 de Julho de 2014, 12:36 »
Outra questão que deves considerar e volto a frisar novamente:
Equipamento.

Principalmente se for para andar todos os dias com a scooter.
Capacete, casaco e luvas. Imprescindível, mesmo que seja com 40 graus ou apenas 2 kms para ir às compras ao supermercado.

E isso também encarece o custo total da aquisição inicial e deve ser contabilizado seja a scooter usada ou nova. Não abdiques disso.

O companheiro escape_roto frisou e muito bem. O equipamento é parte integral da compra e não deve ser menosprezado como muitos o fazem pois é o nosso melhor amigo quando o azar bate à porta!

Eu desde que entrei nestas andanças em finais de Setembro de 2012 adquiri dois blusões (primeiro um de Inverno (Bering em promoção - 135€), depois um de Verão (Drenaline - 115€) ), dois pares de luvas (na mesma ordem do blusão -- Scott - 65€ e Alpinestars em promoção - 45€), dois impermeáveis ( por 15€ na Sportzone (nota: o barato sai caro) e depois um proprio de moto por cerca de 40€ em promoção da A-pro), dois pares de botas (umas de biqueira de aço e meia canela e recentemente umas especificas para andar de moto da Furygan) e dois capacetes integrais (primeiro um AGV com +5 anos (outro caso em que o barato pode sair caro) e e agora um Nexx X.T1 néon)...

No total estamos a falar de quase um milhar de €€€ de material, o que é muito e pouco ao mesmo tempo. Não tenho ainda , por exemplo, umas calças de ganga kevlar com protecções ou uma de moto-turismo e se tiver azar com as calças de ganga que costumo andar os danos por abrasão já sei que vão ser mauzinhos...

Mas a minha opinião é que é no equipamento de conforto e protecção onde devemos gastar dinheiro pois é a nossa pele que sofre e muito quando as coisas não correm bem. Por isso adiei a compra do AKRAPOVIC para a minha X-Max, prefiro reforçar o equipamento de segurança... _pol_  _Rolley_

E foi por isso que fiz o esforço adicional para a adquirir com ABS... _Rolley_
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 12:38 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #34 em: 18 de Julho de 2014, 12:43 »
O equipamento aqui não está em causa pois eu venho de um família de motards e inclusive de uma terra de motards, xD, e podem crer que não será descurado, entretanto é conseguir fazer alguns TD e juntar os trocos para apostar na Forza. :P

TwisteR

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #35 em: 18 de Julho de 2014, 12:46 »
Este post do twin-pt é para ler todas as noites antes de ir para a cama, e cada novo membro do CPM devia saber recitá-lo.

Equipamento não é só capacete - o alcatrão faz mal à pele.
Também não é só casaco por causa dos braços, nem as luvas por causa do frio ou dos mosquitos... Ficar entalado debaixo de uma mota nunca é agradável, ou mesmo ter o azar de sofrer um impacto lateral: as pernas são as primeiras a sofrer nestas situações.

... e as botas!
Se eu tivesse umas botas quando caí não tinha ficado 8 meses sem trabalhar - vinha com o sapatinho fino em que mais valia andar descalço, no que respeita a uma queda.
Quando alguém disser que não compra umas botas ou umas calças "porque é caro", é bom de considerar quais os custos directos e indirectos de uma queda com uma ou várias fracturas, e um valente abrasão.

... e o ABS!!!
Se o tivesse na minha nem caía, quanto mais precisar das botas... Salva vidas.

Peço desculpa pelo offtopic mas nunca é demais frisar isto, e já se sabe que quando se tem orçamento apertado para a montada, o resto é quase sempre negligenciado.
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 12:47 por TwisteR »

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #36 em: 18 de Julho de 2014, 12:54 »
Este post do twin-pt é para ler todas as noites antes de ir para a cama, e cada novo membro do CPM devia saber recitá-lo.

Equipamento não é só capacete - o alcatrão faz mal à pele.
Também não é só casaco por causa dos braços, nem as luvas por causa do frio ou dos mosquitos... Ficar entalado debaixo de uma mota nunca é agradável, ou mesmo ter o azar de sofrer um impacto lateral: as pernas são as primeiras a sofrer nestas situações.

... e as botas!
Se eu tivesse umas botas quando caí não tinha ficado 8 meses sem trabalhar - vinha com o sapatinho fino em que mais valia andar descalço, no que respeita a uma queda.
Quando alguém disser que não compra umas botas ou umas calças "porque é caro", é bom de considerar quais os custos directos e indirectos de uma queda com uma ou várias fracturas, e um valente abrasão.

... e o ABS!!!
Se o tivesse na minha nem caía, quanto mais precisar das botas... Salva vidas.

Peço desculpa pelo offtopic mas nunca é demais frisar isto, e já se sabe que quando se tem orçamento apertado para a montada, o resto é quase sempre negligenciado.

A verdade é que tenho de começar a ver marcas e eu tenho um problema grave neste sentido é que quando compro é sempre o melhor e enquanto não houver $$ para o melhor, não compro. Casaco de verão e para o frio já tenho, mas o resto terá de ser tudo novo. Há algum tópico para ajudar com o material de inverno? É que é a minha preocupação principal pois eu quero mesmo dar-lhe uso no inverno.


Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #38 em: 18 de Julho de 2014, 13:36 »
Bom gosto na minha opinião já vi que tens _lol_

Agora é uma questão de ir procurando e tentando umas promoções e certamente se poupam uns belos trocos.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #39 em: 18 de Julho de 2014, 14:01 »
Procura também aqui:
http://www.autoserviciomotorista.com/

É mais perto (entregam em 24h) e também têm umas promoções.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #40 em: 18 de Julho de 2014, 14:10 »
O meu casaco já é Alpinestars e eu prefiro gastar agora mais e poupar no futuro ;)

Obrigado pelas dicas...

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #41 em: 18 de Julho de 2014, 14:53 »
Qualquer que seja a escolha acho que deves considerar o ABS! _pensador_



boas curvas

nolimit

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #42 em: 18 de Julho de 2014, 15:37 »
Eu sei que em 2 semanas depois de comprar a minha sym gts 125 evo fartei me logo resultado vou perder uns bons euros para trocar por uma 600 e para tirar a carta

VTRR

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #43 em: 18 de Julho de 2014, 17:00 »
Qualquer que seja a escolha acho que deves considerar o ABS! _pensador_



boas curvas

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #44 em: 19 de Julho de 2014, 09:55 »
Eu sei que em 2 semanas depois de comprar a minha sym gts 125 evo fartei me logo resultado vou perder uns bons euros para trocar por uma 600 e para tirar a carta

Tenho a vantagem de ter tirado logo a carta...xD

nolimit

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #45 em: 19 de Julho de 2014, 09:56 »
Tenho a vantagem de ter tirado logo a carta...xD
Mas eu nunca quis tirar a carta de mota até ver que uma 125 não me serve

Daniel Branco

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #46 em: 19 de Julho de 2014, 10:21 »
Eu tenho mais a política do posso não precisar agora, mas nunca se sabe...mas eu sempre quis uma mota e não vou buscar uma  por falta de €€€...se não era uma KTM 1200 adventure ou um BMW R 1200, que tem um consumo excelente...

nolimit

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #47 em: 19 de Julho de 2014, 10:45 »
Mas para o que pretendes uma 125 não te serve porque vais andar sempre nos limites

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #48 em: 19 de Julho de 2014, 11:46 »
Na minha opinião e tendo em conta o trajetória dentro das 125 eu escolhia xmax ou downtown visto serem as mais potentes e poderem andar a vontade a 100/110 kmh
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

jfa

  • Visitante
Re: 140km diários, é a PCX 125 a escolha certa???
« Responder #49 em: 19 de Julho de 2014, 11:50 »
boas

na minha opinião é claro para o percurso 140km diários uma 125 não é a mais adequada.....  não é que não faça.  _pensador_

Tendo possibilidades de gastar um pouco mais é preferível subir de cilindrada e quem vai agradecer é o teu corpo  _pol_ pois vais ter um pouco mais de conforto.  _lool_

Tens varias ofertas no mercado e com provas dadas neste segmento das 300 CC ou 400 CC.  :-?

Tens Sym GTS 300 por 4500€, Forza 300 por 5000€ e a kawasaki j300 por 5000€ se fores para as 400 tens Maxsym por 5350€ ou Kymco xciting por 5500€ entre outras é claro....

isto é só para teres uma ideia depois de ires para este segmento a oferta é variada e preços para todos os gostos.  _pensador_

Agora escolhe a que mais gostares e que o teu orçamento assim o permita.  _pol_