Autor Tópico: Filtro da caixa de transmissão  (Lida 8040 vezes)

JRita

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Filtro da caixa de transmissão
« em: 31 de Julho de 2014, 17:26 »
Olá, a minha SYM GTS 125i quando arranco patina e dá um solavanco. Suspeitando de sujidade na correia, tirei a tampa da transmissão e junto ao variador tem lá uma entrada de ar, mas não existe nenhum filtro.
Não é suposto existirem dois filtros de ar nesta scooter?!
O manual em inglês diz para limpar o filtro de ar por cima da transmissão e outro filtro dentro da caixa de transmissão, mas a imagem de exemplo é do modelo antigo.
Alguém pode confirmar se existe era suposto estar lá esse filtro! Acho estranho ter uma entrada de ar e não existir nenhum filtro. Tenho a caixa de transmissão toda suja com poeira negra e óleo, é normal que a scooter patine no arranque.
Ajuda!!!

JRita

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2014, 17:30 »


esta imagem não é da GYS 125i mas é esse o filtro que lá não existe. Confirmem por favor só quem tem mesmo este modelo, não quero ir fazer figuras à oficina.

Rodrigues

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2014, 18:55 »
De facto tem o compartimento para o filtro, mas a minha Gts 125i de 2011 também não trazia filtros, eu é que limpo de 3000 em 3000 kms a caixa do variador com ar comprimido.

O ar que entra no compartimento do variador vem de dentro da tubagem do quadro, logo seria muito difícil captar objetos capazes de danificar as polis.

Já frisei no fórum várias vezes inclusive num tópico meu sobre a transmissão que era muito importante fazer a limpeza periodicamente para evitar os tais solavancos devido ao deslizamento da correia motivado pela acumulação tanto do pó da correia como da embreagem, sendo o pó da embreagem bastante corrosivo para a correia, polis e roletes.

Se não tiveres compressor a ar, terás de a limpar com pano embebido, não encharcado, em petróleo e de seguida passares com spray limpa travões para retirar qualquer vestígio de óleo, e depois acabar de limpar com pano seco.



« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 19:08 por Rodrigues »

JRita

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2014, 21:22 »
ok obrigado! a revisão realmente é algo estranho, pois no manual em inglês refere de 5000 em 5000 km, e a luz de aviso no quadrante acende tb de 5000 em 5000 km, mas na oficina e no manual em português querem fazer a revisão de 3000 em 3000.
No manual refere tb a necessidade de verificar a correia de distribuição e a folga das válvulas em cada 10 000 km. Têm verificado essa necessidade ou não é necessário?
É que estar a pagar revisões em oficinas para ir lá limpa filtros e mudar óleo sem verificar o resto vale mais fazer em casa à nossa maneira...

Rodrigues

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2014, 21:44 »
ok obrigado! a revisão realmente é algo estranho, pois no manual em inglês refere de 5000 em 5000 km, e a luz de aviso no quadrante acende tb de 5000 em 5000 km, mas na oficina e no manual em português querem fazer a revisão de 3000 em 3000.
No manual refere tb a necessidade de verificar a correia de distribuição e a folga das válvulas em cada 10 000 km. Têm verificado essa necessidade ou não é necessário?
É que estar a pagar revisões em oficinas para ir lá limpa filtros e mudar óleo sem verificar o resto vale mais fazer em casa à nossa maneira...
De nada
Foi o que eu  fiz, desde quase do princípio que trato da minha Gts.
Quanto mais depressa conhecer-mos a nossa Scooter melhor.
Há situações fáceis de resolver que nos poupa tempo e dinheiro.

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2014, 21:58 »
Cuidado pq nas revisões não limpam nada,pede e certifica te que fica feito e limpa a embraiagem e poli e as sapatas que isso passa
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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2014, 22:55 »
Viva!

A GTS 125 não tem filtros na caixa de transmissão, como foi referido, mas a 250 e 300 têm e essa imagem é de um destes motores.

Quantos kms tem a tua GTS?

A minha sugestão é que verifiques os roletes. Depois podes verificar e embraiagem e se estiver vidrada podes usar um esfregão verde para lavar a loiça para dares uma polidela suave.

Eu faço revisões de 6000 em 6000kms e já vai com 36 000kms!

Abraço ;)


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Rodrigues

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2014, 08:51 »
O desenho postado acima é da vespa,..

Podes ver aqui os tais filtros apenas existentes na 250 e 300i página E14

https://docs.google.com/file/d/0BwmYWlzMWkPhVXVpR0g1cWpTUW1lclFfbTdKU3B5Zw/edit?pli=1
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 09:24 por Rodrigues »

JRita

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #8 em: 03 de Agosto de 2014, 20:58 »
Viva, a minha Sym está com 10 000km.
Gostava de fazer a experiência de colocar à mesma o filtro, mas já procurei em todo o lado e não encontro. Já agora onde costumam comprar o material para as vossas revisões?
Que tipo de roletes devo comprar, não sei as medidas nem pesos, nem onde comprar isso.
Não é necessário tb mudar peças na embraigem, ou é só lubrificar?

Offline CCM

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #9 em: 04 de Agosto de 2014, 22:31 »
Viva JRita!

Vou repetir: a GTS 125 não tem nenhum filtro na transmissão!!!!!! Não entendo o porquê de colocar o filtro....

Os roletes eu compro num concessionário oficial. Se quiseres podes colocar roletes Dr Pulley, usa a pesquisa e vais encontrar muita informação. Poderás saber o comportamento da scooter em função do peso dos roletes aplicados.

A embraiagem não se lubrifica. Não faças essa asneira!!!  No máximo podes "lixar" os "calços", mas muito suavemente...

Finalmente, faz um limpeza à caixa de transmissão com uma pistola de ar comprimido e seguidamente vê o funcionamento dos roletes.
Com 10000kms é normal sentires uma degradação da performance da GTS.

Abraço ;)


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JRita

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #10 em: 05 de Agosto de 2014, 13:53 »
Obrigado pela repetição, deixo aqui a citação do meu post anterior:

"Gostava de fazer a experiência de colocar à mesma o filtro"; e ver se melhora um pouco a questão da sujidade, se não melhorar fico a saber, por exemplo quando for fazer a revisão comparar a diferença com e sem filtro.


Rodrigues

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #11 em: 05 de Agosto de 2014, 16:25 »
A 300 ( modelo anterior ) tem filtro na entrada de ar direto para a poli do variador que faz de ventoinha porque o ar é sugado do exterior muito perto do chão.

A 125 ( modelo anterior ) penso que o novo também é assim, não precisa de filtro porque alteraram a forma da admissão do ar, passou a vir do interior da tubagem do quadro que por sua vez está ligado á mesma caixa do filtro de ar do motor.

Se colocares filtro, vai atrasar a circulação normal do ar originando o inevitável aquecimento

A sujidade que encontras não vem do exterior, é do desgaste da correia e do ferodo da embreagem e algum óleo, embora muito pouco, que vem do eixo das polis

Repito,..aconselho a limpeza periódica da caixa do variador se querem poupar o material e alguns €€€€€€


Offline nunompires

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Re: Filtro da caixa de transmissão
« Responder #12 em: 12 de Agosto de 2014, 01:33 »
Sempre que mudem o oleo de transmissão aproveitem para limpar a caixa.

o filtro so existe na 250 ou 300. e mesmo assim limpo

abraço
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