Autor Tópico: Perda de rotações  (Lida 11846 vezes)

xixo

  • Visitante
Perda de rotações
« em: 09 de Julho de 2014, 09:54 »
Boas pessoal.

O que se passa é que à um dia ou dois tenho notado que a menina, quando está em aceleração e chega por volta das 7000rpm, há ali um momento que perde rotações, volta para as 6700-6800 e depois continua com a subida normal, nesse hiato há uma quebra no "desenvolvimento" da mota.

Curioso, é mesmo só em aceleração e a andar. Experimentei sem carga (no apoio central) dar umas aceleradelas, já experimentei manter as rotações em valores perto das 7000 e sem qualquer problema. Também em recuperações das 6000 não há problemas, creio mesmo que só a partir das 5000.

Estou em crer que se possa tratar do variador

Alguém tem alguma ideia?

Obrigado

nolimit

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2014, 10:01 »
Pode ser algo no variador, ou nos roletes, mas o melhor e veres numa oficina penso eu.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Perda de rotações
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2014, 10:12 »
Essas falhas parecem mais da parte elétrica (ignição).
Costumam aparecer em frio, em quente, ou sempre?
Experimenta em carga e em várias velocidades constantes, tipo 70 80 90, e vê se tens falhas de rotação.
Não tens nenhuma luz avisadora acesa?
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

xixo

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #3 em: 09 de Julho de 2014, 11:05 »
Essas falhas parecem mais da parte elétrica (ignição).
Costumam aparecer em frio, em quente, ou sempre?
Experimenta em carga e em várias velocidades constantes, tipo 70 80 90, e vê se tens falhas de rotação.
Não tens nenhuma luz avisadora acesa?

Não há diferença entre quente e frio.
Em velocidades constantes não há falhas.
Nenhuma luz.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Perda de rotações
« Responder #4 em: 09 de Julho de 2014, 11:10 »
Eu começaria por ver coisas simples, como o cachimbo da vela. Vê se tem folga. 
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Perda de rotações
« Responder #5 em: 09 de Julho de 2014, 11:12 »
Desculpa a minha pergunta...

Mas se é nestes 2 ultimos dias ,não terá a ver com efeitos de rajadas de vento?....

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Perda de rotações
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2014, 11:17 »
Não há diferença entre quente e frio.
Em velocidades constantes não há falhas.
Nenhuma luz.

Eu tive falhas de rotação, 200-500, notavam-se mais a quente e a velocidades constantes, embora esporadicamente fosse abaixo ao ralenti
Safei-me com troca do cachimbo e vela.
Tenta, é a hipótese mais barata.
A partir daqui é melhor ires à oficina...
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

xixo

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2014, 14:23 »
Desculpa a minha pergunta...

Mas se é nestes 2 ultimos dias ,não terá a ver com efeitos de rajadas de vento?....

também pensei nisso, mas não me parece, porque nesse caso as rotações não caiam, continuavam a subir mas com menos velocidade

vou ver isso da vela

xixo

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2014, 21:15 »
Agora é que fiz m%#£] _martelada_ _martelada_ _Zang_

Aqui vão os passos da minha grande asneirada:
  • chego a casa, deixo a mota descansar (e arrefecer)
  • primeiro busílis, onde é que está a vela  _pensador_
  • tiro a capa debaixo do banco, à procura, não encontro
  • desvio uns fios, e lá vejo um peça que posso desapertar com a chave fornecida
  • tiro o conector, tem o suporte de plástico partido, e vou tirar a peça
  • depois de muito trabalho lá sai, mas rapidamente me apercebo que aquilo não é a vela, e também começou a sair um líquido verde
  • volto logo a colocar essa peça, e volto a procurar a vela
  • tiro o plástico do lado esquerdo, e lá está ela  _palmas_
  • desligo o conector, dou-lhe uma sopradela, e vou tentar tirar a vela
  • impossível, aquilo não dá jeito nenhum e com as ferramentas que tinha, não consegui
  • volto a fechar tudo, e prontos tudo estragado
  • dou à chave para pô-la a trabalhar, e nada _thumbdown_
  • agora tem o símbolo do motor aceso no indicador (que antes não tinha) e não consigo por a trabalhar
  • verifico (com olhos de burro a olhar para um palácio) e parece-me tudo bem, por isso não consigo compreender o porque deste problema agora

Se antes já andava à nora, agora é que estraguei a minha vida  _thumbdown_

Ideias, PLEASE!!!!!!!!

interceptor

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #9 em: 09 de Julho de 2014, 21:53 »
Desliga a bateria e verifica se a vela e o sensor da temperatura está bem ligado, verifica também se não desligaste mais nada nessas operações. Amanhã ligas a bateria e verifica se a luz de avaria apagou, se não apagou tens de a levar à oficina. tens de te inscrever no próximo workshop de manutenção mecanica _careta_

Cromix

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #10 em: 09 de Julho de 2014, 21:53 »
Agora é que fiz m%#£] _martelada_ _martelada_ _Zang_

Aqui vão os passos da minha grande asneirada:
  • chego a casa, deixo a mota descansar (e arrefecer)
  • primeiro busílis, onde é que está a vela  _pensador_
  • tiro a capa debaixo do banco, à procura, não encontro
  • desvio uns fios, e lá vejo um peça que posso desapertar com a chave fornecida
  • tiro o conector, tem o suporte de plástico partido, e vou tirar a peça
  • depois de muito trabalho lá sai, mas rapidamente me apercebo que aquilo não é a vela, e também começou a sair um líquido verde
  • volto logo a colocar essa peça, e volto a procurar a vela
  • tiro o plástico do lado esquerdo, e lá está ela  _palmas_
  • desligo o conector, dou-lhe uma sopradela, e vou tentar tirar a vela
  • impossível, aquilo não dá jeito nenhum e com as ferramentas que tinha, não consegui
  • volto a fechar tudo, e prontos tudo estragado
  • dou à chave para pô-la a trabalhar, e nada _thumbdown_
  • agora tem o símbolo do motor aceso no indicador (que antes não tinha) e não consigo por a trabalhar
  • verifico (com olhos de burro a olhar para um palácio) e parece-me tudo bem, por isso não consigo compreender o porque deste problema agora

Se antes já andava à nora, agora é que estraguei a minha vida  _thumbdown_

Ideias, PLEASE!!!!!!!!

O melhor que sei é liga para a assistência em viagem, diz que a mota não funciona, não comentes essa aventura e reboque para uma oficina.

nolimit

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #11 em: 09 de Julho de 2014, 21:58 »
O líquido verde e o anti congelante. Mas como disse o cromix o melhor é mesmo levares a um mecânico antes que rebentes com o resto.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Perda de rotações
« Responder #12 em: 09 de Julho de 2014, 22:17 »
Perdeste liquido de refrigeração e terás desligado algum fio. Ou premiste o botão vermelho do corte de corrente?

Por vezes ir ao mecânico fica mais barato, em especial se nâo dominamos a coisa.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Tormentinha

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #13 em: 10 de Julho de 2014, 00:05 »
Conselho de amigo....se não sabes não mexas....mecanico com ela já...e já agora tens o livro /manual de proprietário?????????
Pois lá indica localização da vela e como a trocar.


Boas curvas

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Perda de rotações
« Responder #14 em: 10 de Julho de 2014, 10:05 »
O teu primeiro problema devia ser dos roletes a ficarem quadrados.
Acontecia-me o mesmo, e quando os retirei estavam hexagonais. Foram substituídos e acabou o problema.
Quanto ao resto, é melhor levá-la à oficina, para não estragar mais...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Rodrigues

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #15 em: 10 de Julho de 2014, 15:17 »
Nem vai pegar enquanto não se sangrar o líquido, quando retiraste o sensor ficou inativo por ausência de sinal do líquido fazendo acender a luz do CDI, não é preciso retirar o líquido todo, apenas sangrar um pouco para que entre líquido no sensor e depois voltar a por no nível certo.

Enquanto o sensor não reconhecer o líquido a gts não pega.

Creio que foi o sensor que retiraste conforme mostra a foto



Depois dessa operação terão de fazer reset da centralina de forma a apagar a luz, por vezes não é necessário, depois de solucionado o problema normalmente a luz apaga, embora o erro fique gravado.

O reset do CDI faço eu se quiseres, tenho a máquina de diagnóstico para a SYM que nem todas as oficinas têm.

Estou inclinado para a citação do companheiro carlujo

Limpinho

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #16 em: 10 de Julho de 2014, 15:58 »
Nem vai pegar enquanto não se sangrar o líquido, quando retiraste o sensor ficou inativo por ausência de sinal do líquido fazendo acender a luz do CDI, não é preciso retirar o líquido todo, apenas sangrar um pouco para que entre líquido no sensor e depois voltar a por no nível certo.

Enquanto o sensor não reconhecer o líquido a gts não pega.

Creio que foi o sensor que retiraste conforme mostra a foto



Depois dessa operação terão de fazer reset da centralina de forma a apagar a luz, por vezes não é necessário, depois de solucionado o problema normalmente a luz apaga, embora o erro fique gravado.

O reset do CDI faço eu se quiseres, tenho a máquina de diagnóstico para a SYM que nem todas as oficinas têm.

Estou inclinado para a citação do companheiro carlujo

Viva,

Não sou mecânico mas estou aqui com umas duvidas!

Como se sangra o circuito sem ligar a bomba de agua (ligando a mota)??

Como é que o sensor detecta liquido, deveria detectar temperatura certo?

cumps

Rodrigues

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #17 em: 10 de Julho de 2014, 17:09 »
Off topic sem querer  _Rolley_

Citar
Como se sangra o circuito sem ligar a bomba de agua (ligando a mota)??

Circuito fechado não precisa ligar a bomba, abres a torneira da purga e deixas sair o líquido, tornas a encher e depois ligas a mota até aquecer de forma a abrir o termostato, o líquido baixa e depois disso nivelas deixando arrefecer primeiro.

Citar
Como é que o sensor detecta liquido, deveria detectar temperatura certo?

Se o sensor fica sem líquido devido a perda quando o retirou, como deteta a temperatura ? a zona em redor do sensor ficou com ar.

Alguns sensores até detetam moléculas e temperatura como o sensor de escape por exemplo. ( sonda lambda )

Também não sou mecânico.
« Última modificação: 10 de Julho de 2014, 17:18 por Rodrigues »

xixo

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #18 em: 10 de Julho de 2014, 18:15 »
Bom vamos por partes....

Companheiro Rodrigues, se a seta está correcta, não foi esse conector que desliguei, fica um nadinha para a direita e mais abaixo.

Continuando, hoje foi de transporte para a oficina e já está de volta cá a casa.

Um dos pontos foi mesmo a vela que deu o beque, no entanto a situação das rotações mantém-se, se bem que eles não detectaram nada.
Agora com o problema da vela, e em conversa, veio-me a cabeça a única situação anormal que aconteceu entretanto.

Eu coloco sempre gasolina aqui na Repsol, mas sempre mesmo (12 centimos de desconto directo todos os dias, é de se aproveitar), só que na terça-feira, quando vinha para casa, antes de chegar à PVG, a mota entra-me na reserva, e eu como nunca deixei-a andar só com um quadradinho, não sei a autonomia desse quadradinho, e assim paro a Galp da Encarnação e meto 3 euros de gasolina, só para segurança.

O que me disseram na oficina, é que o que aconteceu na vela, normalmente acontece nas gasolineiras brancas.

Se calhar vou deixar passar mais uns 2-3 depósitos, para re-analisar a situação.

Obrigado e cumprimentos.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #19 em: 10 de Julho de 2014, 19:19 »
Oppss tens razão,  _pol_ desculpa, foi lapso meu coloquei a seta no sítio errado, o que tu retiraste foi o termómetro da temperatura da água, por isso é que saiu líquido verde, pode ser retirado com a chave de velas.

A luz apagou ?

É o que faz estar a trabalhar e de vez em quando faço uma "rapidinha" para visitar o fórum e claro que de vez em quando dá barraca  _corado_

O facto da vela ter dado o berro e continuares com o mesmo problema das rotações algo mais se passa no sistema elétrico, não me parece ser problema das gasolinas, eu também coloquei montes de vezes nas bombas do Jumbo e nunca tive problemas.

Mas claro que cada caso é um caso, a Gts tem 14 sensores, basta um não estar a 100% para dar problemas indecifráveis pela maioria das oficinas por não terem a máquina de diagnóstico computorizada, servem-se apenas da prática corrente conforme as avarias que vão surgindo.

Se continuares com problemas ofereço-me para ligar a tua Gts á máquina a fim de verificar onde está o erro.

Se não te importas diz quantos kms tem.

Desculpem o erro da seta  _thumbdown_

Abraço





« Última modificação: 10 de Julho de 2014, 19:23 por Rodrigues »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Perda de rotações
« Responder #20 em: 10 de Julho de 2014, 23:16 »
Bom vamos por partes....

Companheiro Rodrigues, se a seta está correcta, não foi esse conector que desliguei, fica um nadinha para a direita e mais abaixo.

Continuando, hoje foi de transporte para a oficina e já está de volta cá a casa.

Um dos pontos foi mesmo a vela que deu o beque, no entanto a situação das rotações mantém-se, se bem que eles não detectaram nada.
Agora com o problema da vela, e em conversa, veio-me a cabeça a única situação anormal que aconteceu entretanto.

Eu coloco sempre gasolina aqui na Repsol, mas sempre mesmo (12 centimos de desconto directo todos os dias, é de se aproveitar), só que na terça-feira, quando vinha para casa, antes de chegar à PVG, a mota entra-me na reserva, e eu como nunca deixei-a andar só com um quadradinho, não sei a autonomia desse quadradinho, e assim paro a Galp da Encarnação e meto 3 euros de gasolina, só para segurança.

O que me disseram na oficina, é que o que aconteceu na vela, normalmente acontece nas gasolineiras brancas.

Se calhar vou deixar passar mais uns 2-3 depósitos, para re-analisar a situação.

Obrigado e cumprimentos.

Continuas com problemas...
Não acredito que a tua gts seja tão mariquinhas que só goste de repsol, ou então tiveste um azar danado com combustivel contaminado.
Aproveita a dica do companheiro ou então aperta com a oficina.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

xixo

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #21 em: 10 de Julho de 2014, 23:39 »
A luz apagou ?

sim, ela já tinha apagado hoje de manhã quando a tentei por a trabalhar

Se continuares com problemas ofereço-me para ligar a tua Gts á máquina a fim de verificar onde está o erro.

fico muito agradecido pela tua disponibilidade. Podemos combinar um altura.

Se não te importas diz quantos kms tem.

uns kms acima dos 39000

Aproveita a dica do companheiro ou então aperta com a oficina.

Ela mais uns kms vai à revisão, num parceiro, aí exploro tudo, se até lá não melhorar

Vaporeon

  • Visitante
Re: Perda de rotações
« Responder #22 em: 10 de Julho de 2014, 23:47 »
Ainda bem que ficou resolvido....Eu cá tenho um lema....Se o meu oficio não é mecânico, prefiro pagar a alguém que o seja... Gostava de saber mais  do que sei, mas sejamos honestos, tenho um mecânico excelente, por preço baixíssimo, não preciso inventar ou sujar as mãos...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_