Autor Tópico: Alfandega  (Lida 12327 vezes)

Vaporeon

  • Visitante
Alfandega
« em: 25 de Junho de 2014, 10:57 »
Boas pessoal...
Digam me uma coisa, alguém tem conhecimento se quando a alfandega fica com alguma coisa retida,o proprietário é informado por carta ou assim???
cumps

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Alfandega
« Responder #1 em: 25 de Junho de 2014, 10:58 »
Se tiveres sorte (brincadeira)...

Normalmente és "avisado" para lá ires liquidar o imposto devido, pode demorar semanas... mas avisam.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Alfandega
« Responder #2 em: 25 de Junho de 2014, 10:59 »
Sim. Recebes uma carta a pedir copia do cartão cidadão, fatura e comprovativo de pagamento. Se a compra foi superior a 40€ prepara-te para pagar iva e taxas aduaneiras
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Vaporeon

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2014, 11:30 »
Sim. Recebes uma carta a pedir copia do cartão cidadão, fatura e comprovativo de pagamento. Se a compra foi superior a 40€ prepara-te para pagar iva e taxas aduaneiras

Nao, foi 32€...espero que nao me chateiem...  _Zang_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Alfandega
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2014, 11:39 »
OK. Então só chateia pelo tempo perdido... pelos CTT esse processo demora perto de 2 meses. Se te for conveniente, podes deslocar-te a alfandega e tratas do assunto na hora
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Vaporeon

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2014, 13:39 »
OK. Então só chateia pelo tempo perdido... pelos CTT esse processo demora perto de 2 meses. Se te for conveniente, podes deslocar-te a alfandega e tratas do assunto na hora

Bem, da ultima vez mandei vir do everbuying e demorou cerca de 20 dias....desta vez, esta semana faz 20 dias...por isso pode ser que chegue, se nao chegar esta semana vou alfandega e vejo se se passa alguma coisa....  _martelada_

zcarvalho

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2014, 11:02 »
Eu comprei uma cena no ebay no dia 9/5, e ainda estou à espera... Pode ser que chegue... A China é longe...

joaomsraposo

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #7 em: 26 de Junho de 2014, 11:28 »
Sim. Recebes uma carta a pedir copia do cartão cidadão, fatura e comprovativo de pagamento. Se a compra foi superior a 40€ prepara-te para pagar iva e taxas aduaneiras

Bom dia companheiro marcopns,

Tens a certeza que só se paga imposto nas compras feitas através do e-bay se o valor for superior a 40€?
Eu mandei vir do e-bay um gps traker para a minha "menina" e o valor foi +/- 32€ , se assim for fica só por esse valor   _pol_, se tiver que pagar as taxas, estou a ver que não compensa ter mandado vir do estrangeiro  _thumbdown_
Obrigado.

Um abraço  _convivio_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Alfandega
« Responder #8 em: 26 de Junho de 2014, 12:01 »
Não há uma resposta certa a essa questão... já paguei por uma encomenda de 38€ e não paguei noutra de 43€.

Depende da disposição do funcionário...
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

joaomsraposo

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2014, 12:31 »
Não há uma resposta certa a essa questão... já paguei por uma encomenda de 38€ e não paguei noutra de 43€.

Depende da disposição do funcionário...

Obrigado companheiro marcopns,
Isto de ficar dependente da disposição do funcionário é.... _martelada_ _martelada_ _martelada_  _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_


Um abraço  _convivio_

Vaporeon

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2014, 22:16 »
Não há uma resposta certa a essa questão... já paguei por uma encomenda de 38€ e não paguei noutra de 43€.

Depende da disposição do funcionário...

Realmente....deve ser em relacao a tamanho ou peso...digo eu.... _martelada_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Alfandega
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2014, 22:27 »
Creio que não... por acaso as compras de 38€ e 43€ foram 2 tablet.
Comprados no mesmo vendedor, com o mesmo destinatário apenas separadas no tempo em cerca de 6 meses.
Não consegui encontrar uma explicação lógica.

Mas em geral, só cobram a partir dos 40€.
Para os 38€ paguei cerca de 20€ em Iva e taxas
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Alfandega
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2014, 13:24 »
Creio que não... por acaso as compras de 38€ e 43€ foram 2 tablet.
Comprados no mesmo vendedor, com o mesmo destinatário apenas separadas no tempo em cerca de 6 meses.
Não consegui encontrar uma explicação lógica.

Mas em geral, só cobram a partir dos 40€.
Para os 38€ paguei cerca de 20€ em Iva e taxas

Bem, foi mais 50%!!!!  _Zang_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Alfandega
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2014, 13:24 »
Em geral demora 3 semanas no mínimo!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Alfandega
« Responder #14 em: 15 de Setembro de 2014, 11:04 »
Olá.
Ao contrário do que aqui já se escreveu, não depende do funcionário nem são os 40€ o limite.
Eu já passei pelo mesmo e fui buscar na alfandega mas antes liguei para as finanças para saber como funcionava.

No caso do envio ser feito por um particular (ou vindo como sendo feito por um) até 45€ esta-se isento de qualquer pagamento. Caso o envio seja feito por empresa, o limite (se não me engano) é de 22€.
Acima destes valores e até 150€ paga-se iva e acima disto umas outras taxas que não me lembro.
Tem de mostrar a prova de compra (ebay/paypal/visa ou outra que usem e fidedigna).
Mas atenção...... na alfandega sabem os truques e não vão deixar passar uma coisa que no mercado ronde por exemplo os 500€ só porque lá aparecem com prova de compra de 10€. Eles fazem pesquisas dos preços. Também de nada serve vir como "oferta" pois se não se provar o preço, o preço é feito por eles baseado numa pesquisa de mercado.
Se tiverem possibilidade de ir directamente à alfandega (Cabo Ruivo em Lisboa) é preferível pois da forma como foi a redução nos serviços estatais arriscam-se a esperar bastante tempo.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Alfandega
« Responder #15 em: 15 de Setembro de 2014, 11:20 »
Olá.
Ao contrário do que aqui já se escreveu, não depende do funcionário nem são os 40€ o limite.
Eu já passei pelo mesmo e fui buscar na alfandega mas antes liguei para as finanças para saber como funcionava.

No caso do envio ser feito por um particular (ou vindo como sendo feito por um) até 45€ esta-se isento de qualquer pagamento. Caso o envio seja feito por empresa, o limite (se não me engano) é de 22€.
....

Sim, isso mesmo. Mas nem sempre se verifica na pratica.

Penso que a dificuldade dos funcionários da alfandega está em perceber se o nome Chinês é pessoal ou de empresa :)).
Eu já fiz muitas compras fora da UE e tenho exemplos para todos os gostos. Não há um procedimento rigoroso.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Alfandega
« Responder #16 em: 16 de Setembro de 2014, 10:40 »
Sim, isso mesmo. Mas nem sempre se verifica na pratica.

Penso que a dificuldade dos funcionários da alfandega está em perceber se o nome Chinês é pessoal ou de empresa :)).
Eu já fiz muitas compras fora da UE e tenho exemplos para todos os gostos. Não há um procedimento rigoroso.

Penso não haver duvidas quando está preto no branco (lei) e quando certos senhores resolvem fazer a lei ao gostos deles chamo imediatamente um responsavel/superior e peço para trazerem junto o livrinho amarelo que eles detestam dar pois dá-lhes chatices. Geralmente fica resolvido assim. Nestes casos gosto de levar impresso a lei em vigor para lhes mostrar.
Caso mesmo assim não resolva quase sempre. mesmo por valor insignificantes, sigo com a reclamação por outros meios até esgotar todas as hipoteses. Em Portugal as empresas e mesmo o estado estão habituados que a maioria só reclama de boca pelo que vale a pena fazerem como querem e não como manda a lei.

Outra maneira de nos defender-mos é pedir aos vendedores que escrevam claramente o nome deles de modo a tentar não ser como particulares e não colocarem como oferta (gift) mas sim o preço real de compra.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #17 em: 16 de Setembro de 2014, 11:00 »
Olá.
Ao contrário do que aqui já se escreveu, não depende do funcionário nem são os 40€ o limite.
Eu já passei pelo mesmo e fui buscar na alfandega mas antes liguei para as finanças para saber como funcionava.

NoUm abraço,

Boas companheiros, pois ligar para as Finanças, Alfandega ou Banco ou Auto estradas de Portugal etc,etc, não faltam aí é gatunos , pois este país só vive na base da Coima em cima de coima, imposto em cima imposto, taxa em cima de taxa , um IUC não pago dá direito a 3 ou 4 processos etc,etc, vazes coima em cada um e juros , etc,etc,  ainda hoje de manhã ouvi na rádio  um cidadão português passou nas scoots e não foi pagar dentro do prazo o valor de 80 euros de portagem quando veio a carta para casa já ia em 1800 euros, isto é um País de gatunos .

Boas curvas e   _convivio_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Alfandega
« Responder #18 em: 16 de Setembro de 2014, 11:27 »
Boas companheiros, pois ligar para as Finanças, Alfandega ou Banco ou Auto estradas de Portugal etc,etc, não faltam aí é gatunos , pois este país só vive na base da Coima em cima de coima, imposto em cima imposto, taxa em cima de taxa , um IUC não pago dá direito a 3 ou 4 processos etc,etc, vazes coima em cada um e juros , etc,etc,  ainda hoje de manhã ouvi na rádio  um cidadão português passou nas scoots e não foi pagar dentro do prazo o valor de 80 euros de portagem quando veio a carta para casa já ia em 1800 euros, isto é um País de gatunos .

Boas curvas e   _convivio_


Não entendi bem a relação com o ligar para algum lado com o que escrevestes.....

De qualquer forma, independentemente de concordar ou não, o que me interessa é o que está preto no branco pois, principalmente com o estado, é onde posso-me agarrar.

Duvido que um smiples esquecimento de pagamento de scoot (meia duzia de dias) origine um valor de 1800€.
De qualquer forma (e novamente não quer dizer que concorde) se estiver legal que o passar do prazo de pagamento de determinado montante = a 1800€..... tem de pagar e nada mais. Se não se concorda das duas umas, ou não usa o serviço ou não se esquece de pagar.
Sei que geralmente usamos os serviços sem antes consultarmos as normas....mas quem é o culpado.
Só de exemplo. Ao aderimos ao cartão Lisboa Viva (cartão fisico para carregamentos de titulos de transporte na area de Lisboa) temos de assinar um papel com condições. Quem as lê? 0,01% das pessoas. Umas das condições é que as empresas aderentes/prestadoras de serviços não se responsabilizam por atrasos ou faltas de transportes nas greves.... Mas nessas alturas todos reclamam que deviam indemnizar, etc....

Eu tento saber antes as normas tal como quando vou comer num restaurante vejo sempre o preço da ementa, Se não concordo não uso/adiro.

Caso use/adira, terei de sujeitar mas também caso não cumpram comigo, não me calo. E nestas alturas tudo se cala também.

As pessoas refilam imenso mas apenas de boca e só de mexem quando lhes toca no bolso a serio. Se for pouco é sempre que se lixe pois dá trabalho mas existem empresas de fazem milhões com esta atitude frequente.

Quanto a não estarmos de acordo com os roubos que nos impõem..... desculpem lá, mas é BEM FEITO e até deviam roubar mais. No dia que temos reservado ao protesto e inclusive para existir mudança (eleições) que fazem os portugueses???? Vão para a praia ou outro lado qualquer como se viu nas ultimas com (se não me engano) 67% (maioria dos cidadãos) de abstenção (pelo que deixamos tudo nas mãos de meia dúzia de pessoas, muitos militantes dos partidos que votam só por interesses próprios). Se fosse para comemorar algo tipo jogo de futebol ou algum concerto já vão milhares mesmo sendo tarde e no dia seguinte terem de ir trabalhar (ou faltar por isso). Temos ou não temos o que merecemos???? Na minha opinião temos até mais do que merecemos logo continuem a ir para a praia com a desculpa que todos são a mesma mer** e nada fazem (deixando lá sempre andar os mesmos partidos)!!!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #19 em: 16 de Setembro de 2014, 12:11 »
Senhor  PGomes78 , até parece que as Finanças são amigas do cidadão ou se pode confiar neles, e partidos é tudo igual , hoje já não somos governados cá de  dentro,  mas sim do exterior, e reclamar ao privado do restaurante é fácil, agora eu gostava de ver era reclamar com as finanças a ver qual o resultado ou com qualquer outro organismo publico, e depois quais regras, mas que regras ? então mas as regras é só entrarem no bolso do cidadão, essa  é que são as regras. Pelos vistos o povo tb. está contente com estas mesmas regras, mas eu não, eu estou bem revoltado, e isto não vai com eleições , vai de outra forma ( Revolução).

Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 12:16 por vicente »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Alfandega
« Responder #20 em: 16 de Setembro de 2014, 12:22 »
Senhor  PGomes78 , até parece que as Finanças são amigas do cidadão ou se pode confiar neles, e partidos é tudo igual , hoje já não somos governados cá de  dentro,  mas sim do exterior, e reclamar ao privado do restaurante é fácil, agora eu gostava de ver era reclamar com as finanças a ver qual o resultado ou com qualquer outro organismo publico, e depois quais regras, mas que regras ? então mas as regras é só entrarem no bolso do cidadão, essa  é que são as regras. Pelos vistos o povo tb. está contente com estas mesmas regras, mas eu não, eu estou bem revoltado, e isto não vai com eleições , vai de outra forma ( Revolução).

Boas curvas e  _convivio_


Vicente, o Senhor (segundo dizem) está no céu. ;)

Se é com eleições ou revoluções não sei. O que sei é  que não vejo nada e infelizmente duvido que venha a ver nos próximos tempos com a mentalidade portuguesa.
As pessoas ainda não perceberam que os politicos são nossos representantes (ou deviam ser ) pelo que só lá tem de estar enquanto o povo quiser/permitir.

Em relação às finanças eu já  "ganhei" pelo menos duas "guerras" com eles. Mas tive de me mexer, escrever e chatear.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #21 em: 16 de Setembro de 2014, 12:27 »
Pois, eu escrever no meu tempo só existia a caneta G3 sou desse tempo, em que as pessoas e os organismos publicos eram sérios ao contrário de hoje, que é só gatunos, este país só consegue angariar dinheiro nesta base, porque produzir alguma coisa é zero, não se produz cá nada, só gatunos de colarinho branco, e quando o Pedro chegar á minha idade poderá ser que me dê razão.
Cumprimentos,

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Alfandega
« Responder #22 em: 16 de Setembro de 2014, 14:38 »
Pois, eu escrever no meu tempo só existia a caneta G3 sou desse tempo, em que as pessoas e os organismos publicos eram sérios ao contrário de hoje, que é só gatunos, este país só consegue angariar dinheiro nesta base, porque produzir alguma coisa é zero, não se produz cá nada, só gatunos de colarinho branco, e quando o Pedro chegar á minha idade poderá ser que me dê razão.
Cumprimentos,


Não preciso de lá chegar.....já lhe dou razão. Basta trabalhar directamente para o governo (trabalho numa empresa do estado mas só sou funcionário publico quando é para tirar, de resto em nada tenho equivalência)  para ver que em cima todos comem e em baixo todos se fo***!!!
Apenas também tenho de cumprir as regras....e quando não concordo, mexo-me para as tentar mudar. Problema é que um sozinho não tem poder (quase) nenhum mas pelo menos faço a minha parte!
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Alfandega
« Responder #23 em: 16 de Setembro de 2014, 20:23 »

Não preciso de lá chegar.....já lhe dou razão. Basta trabalhar directamente para o governo (trabalho numa empresa do estado mas só sou funcionário publico quando é para tirar, de resto em nada tenho equivalência)  para ver que em cima todos comem e em baixo todos se fo***!!!
Apenas também tenho de cumprir as regras....e quando não concordo, mexo-me para as tentar mudar. Problema é que um sozinho não tem poder (quase) nenhum mas pelo menos faço a minha parte!
Um abraço,
Boas, então já somos dois funcionários Públicos, eu tb trabalho numa empresa do Estado (Municipío de Loures)

Boas curvas e um abraço