Autor Tópico: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota  (Lida 3498 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« em: 21 de Junho de 2014, 22:48 »
Boas, esta experiência "extra-terrena " _pensador_ que eu tivesse dado por isso só me ocorreu uma vez, deixei a minha xmax estancionada e ao fim de 1/2 hora, quando voltei, tinha as luzes acesas, não sei se na potência total, ou parcialmente porque era de dia. Fiquei preocupado que não tivesse bateria, mas felizmente estava tudo bem, mas fiquei a pensar _pensador_ se fosse um daqueles dias em que a deixo e só volto horas depois, deveria ser bonito devia... _thumbdown_

Entretanto na semana passada , passei por uma outra Xmax,  estacionada junto ás amoreiras,  reparei logo que mantinha as luzes acesas, e sem ninguém por perto nem chave na ignição, pensei logo no pobre desgraçado que chegasse e que estivesse sem bateria.

Ainda ontem, ao passar no centro de Vila Nova de Milfontes, estava uma estacionada no largo central, com as luzes acesas e com o cordão do cadeado colocado, portanto alguém que tencionava demorar-se.

Como referi, que tivesse dado conta, só uma vez este fenômeno me aconteceu, mas pelos vistos é algo que pode ser feitio e não defeito, alguém terá tido esta experiência, ou que tenha resposta para esta situação?


Obrigado

« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 22:50 por Fijoma »
Espirito Aventura

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2014, 23:29 »
Companheiro,
Quando se roda a direção para trancá-la, fazes girar a chave de ignição para o mesmo lado, né?
pois se continuares a rodar a chave vai ficar com os mínimos ligados assim como os detrás e a da matrícula que no caso de estares num sítio de fraca visibilidade servem de luz de sinalização de
presença,  :) :) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

joel

  • Visitante
Re: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2014, 00:34 »
Boas
Tambem já me aconteceu deixar as luzes ligadas durante horas e quando voltei não tive a mesma sorte, tinha a bateria descarregada  >:( 
No outro dia (um dia de sol) estava a olhar pra mota e ia jurar q as luzes traseiras estavam ligadas, já não é a primeira vez q estou a olhar pra mota e parece mesmo q as luzes estao ligadas, mas quando me aproximo vejo k n passava do sol a refletir nos farois.  _lool_
secalhar foi isso k te aconteceu  _pensador_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2014, 16:37 »
Obrigado, companheiro José, é o que faz não ler o livrinho de instruções todo  _reg_.

Joel, acho era mesmo esta situação da tranca de direcção descrita pelo José, , até porque eram as luzes da frente, e a que vi na Sexta estava um deste dias sem sol... obrigado a ambos...
abraço

 
Espirito Aventura

interceptor

  • Visitante
Re: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2014, 16:48 »
Acontece muitas vezes, é preciso ter muita atenção quando trancas a direcção senão ficam mesmo os mínimos ligados e as luzes de presença atrás.
Vi á tempos um DiY na net em que aplicavam um buzzer (tipo os dos carros quando as luzes ficam acesas com o motor desligado) para sinalizar quando a chave fica na ultima posição, é uma boa solução.

João Martins

  • Visitante
Re: Luzes da Xmax mantêm-se ligadas depois de desligar a mota
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2014, 22:11 »
Às vezes essa função da X-max dá-me jeito quamdo tenciono deixar os 4 piscas acessos.

Isso deve ser mesmo descuido de quando trancas a direção rodas mais um pouco para a esquerda e elas ficam ligadas...