Autor Tópico: Tweet 125 - Experiências e compatibilidade de peças com SYM  (Lida 6691 vezes)

Slow Rider

  • Visitante
Saudações  Companheiros de 2 rodas!

Adquiri recentemente a Peugeot Tweet 125 e gostava de partilhar com voçês algumas experiências e curiosidades.
[https://imageshack.com/i/nhovn8j][https://imageshack.com/i/nbacsaj]
[https://imageshack.com/i/neucvaj][/img]

Comprei-a recentemente usada com 4 meses e com 310km´s. O antigo dono não tinha experiência e acabou saindo disparado nela, passando por cima de um bueiro aberto. O resultado estava à vista, uma jante partida sem recuperação e outra que teve ser desempenada.

Escusado será dizer que fiz uma excelente compra pois a mota estava nova e na garantia.
Ao pensar em adquiri-la, tive os meus receios, pois a jante que tinha de ser obrigatoriamente substituída, custava cerca de 350 euros+iva e  sem grandes esperanças de conseguir arranjar  uma usada, punha em risco o grau de excelência do negocio pois com o concerto podia não compensar verso ao preço de aquisição da mota nova.

No entanto após ter procurado alguma informação sobre esta scooter, li uma vez um artigo em que dizia que ela seria fabricada em taiwan na mesma fabrica da SYM, onde partilhava muitas peças com o modelo Symphonhy.

De facto a "olho nu" elas podiam ser quase irmãs gémeas, mesmo tendo mais parecenças com a sym de modelo anterior.
Analisando fotos e visitando stands a duvida sobre a compatibilidade delas, a duvida  era enorme, pois em termos de preço uma jante da sym custa cerca de 220 euros e valia bem a pena insistir....

Dentro da zona do Porto, visitei vários concessionários de ambas marcas e certezas ninguém tinha e não estavam dispostos a arriscar numa peça que tinha quase nenhuma saída. Simplesmente não se fazem stock de jantes.

Mas, certo dia através de um anuncio, consegui arranjar em Aveiro alguém que tinha uma usada para vender e quando para meu espanto, a jante de trás serviu perfeitamente, já a da frente não é compatível devido ao "ET" da jante.

Finalizado este percurso de procura de uma nova jante, e com muita ajuda da "sorte" consegui ficar muito satisfeito com o negocio que fiz. A mota está mesmo nova. Ainda tive que tirar as protecções dos auto-colantes dos logotipos.

Estou muito satisfeito com ela e já lhe fiz cerca de 600 kms. Vai à revisão dos 1000 na próxima semana.

De facto os consumos que consegui fazer rondam 4litros/ 100kms para cima, não para baixo. Espero que baixem com o tempo.

O facto do deposito levar apenas 5 Lts, a mim não me faz grande diferença porque dá para uma semana.
Tenho apenas a relatar negativamente um barulho tipo irritante que apareceu nos travões da frente, mas com a minha inteligência ao fim de 3 a 4 dias coloquei um pouco de cartão entre o calço e o bombito e resolveu lindamente.

Peço desculpa pelo post ser longo, mas gostava de saber as vossas opiniões sobre esta mota.
cumprimentos!
SR
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 17:57 por Slow Rider »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Tweet 125 - Experiências e compatibilidade de peças com SYM
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2014, 19:43 »
Boas companheiro,
É verdade que a tweet é feita pela sym para a peugeot, tem por base a symphony 125s. Como parecia mal ser uma cópia exata fez algumas alterações estéticas, frente diferente, e alguns pormenores como o banco e acender automaticamente as luzes. Podem haver mais algumas diferenças como já constataste.
O motor é identico e considero-o robusto por ser simplese muito testado.
É uma boa citadina e a roda alta tem vantagens no conforto e estabilidade.
Podes esperar velocidades de 110 no ponteiro a descer, máx real de 95km/h.
Consumo misto 3lts, em estrada 2.8lts
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Slow Rider

  • Visitante
Re: Tweet 125 - Experiências e compatibilidade de peças com SYM
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2014, 16:51 »
Boas!
Em relação á questão dos consumos....., penso que a informação dada pelo fabricante, ou então li em qualquer lado que deverão rondar os 3,5l/100
Por cá esperamos a redução de 4l para 3,5 o mais breve possivel.

Boas Curvas!
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 17:01 por Slow Rider »

Slow Rider

  • Visitante
Re: Tweet 125 - Experiências e compatibilidade de peças com SYM
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2014, 15:26 »
Boas! Levei a scooter a fazer a sua 1º revisão(1000kms) á Speed freak em canelas onde foi comprada
Tive a oportunidade de "experimentar" os serviços de assistência desta casa.
O scooter apenas trocou o Oleo pois não necessitava de mais nada, onde após quase uma hora em espera, fui informado que só faltava a lavagem da scooter..... quando perguntei sobre a mesma, disseram-me que era uma espécie de "Normas da casa" e que nenhuma moto saía de lá sem ter uma lavagem antes por uma questão de imagem do serviço da loja.
Ate aqui tudo bem, o pior foi quando na altura de pagar pela assistência e já na factura vinha lá discriminado uma lavagem de mota.
Lá tive eu de reclamar  e com isto  acabei por pagar uma hora de serviço (apenas para mudar o oleo que se faz em 10 minutos) e o rapaz da loja fez-me 50% de desconto na lavagem que me ficou por 6.10€.
Total da factura 49.82€ valha-me mas é a garantia de fabrica que a quanto obrigas..........

boas curvas!

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Tweet 125 - Experiências e compatibilidade de peças com SYM
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2014, 15:52 »
Pois, é companheiro, há muitas oficinas que gostam de nos espremer a carteira _thumbdown_
Se tiveres alternativas viáveis e que te compensem a deslocação não penses duas vezes, desde que sejam representantes oficiais da marca a garantia não se perde.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_