Autor Tópico: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)  (Lida 11531 vezes)

vicente

  • Visitante
MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« em: 29 de Maio de 2014, 22:58 »
Boas, não sei se este tópico já existe ou se já foi aqui discutido, mas hoje passei pela Migtec para a colocação de 2 lâmpadas H1 NBU, e estive a ver uma 400  nova e uma 600 nova tb. ,  na minha primeira Maxsym 400 eu tinha a suspensão afinada para a posição 3 e nunca me dei mal com isso, nesta 400 nova que tenho já com ABS, andava a ouvir um bater forte quando passava em buracos ou lombas, mas nunca me dei ao trabalho para ver em que posição estavam os amortecedores, hoje com ela em cima do elevador vi que está na posição 1,  então pedi ao mecânico para me afinar para a posição 3 e reparei que tanto a 400 nova como a 600 vêm na posição 1,  ou seja sem estarem afinadas, porque mal saí de lá,  da Migtec vi que o comportamento da mota é diferente, passei em lombas onde passo diariamente e buracos e o barulho desapareceu, e eu só peso 73 kgs. e ando sempre sozinho.
« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 23:01 por vicente »

Marco46

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #1 em: 30 de Maio de 2014, 11:46 »


Caro Vicente,

noa é nao estarem afinadas, porque tal como a minha e outros demais modelos, muitas suspensaoes têm niveis de regulaçao de varias posições.
A minha tem 4 por exemplo, sendo que a 1 é a mais rija e a 4 a mais mole, pois o curso fica maior, e deve ser o mesmo que se passa na tua e em tantas outras!



saudações

 _convivio_

vicente

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #2 em: 30 de Maio de 2014, 11:58 »
Boas, pois eu acho que não vêm afinados, na Maxsym 400i e 600i vêm todas na posição 1, conforme o fornecedor de amortecedores os entregam á Sym, e a Sym  simplesmente os montam mais nada,  e na posição 1 é o mais mole, no resto das posições vai endurecendo, na posição 3 ou 4 é a melhor, porque na posição 1 andam as bases  do amortecedor  a bater , a superior na inferior, e eu só peso 73 kgs. , faço ideia como seria com 2 pessoas em cima.

JMM

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #3 em: 30 de Maio de 2014, 17:50 »
Boas,

Amigo Vicente e já agora qual foi o feedback da rapaziada da Mig Tec?

Abraço

vicente

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2014, 18:56 »
Boas JMM, eles tb. não sabem, se aquilo deve de estar no 1 ou no 5, eles vendem conforme lhes as apresentam, eu até compreendo que a fábrica não vais estar a afinar os amortecedores, porque não sabe quantos meses a mota demora a ser vendida, desde ontem que já fiz uns bons kms. e não tem nada a ver com a posição 1, no 3 como tenho é muito melhor, era precisamente como eu tinha a anterior 400.
Um abraço.

Cromix

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2014, 19:04 »
Tanto no 1 ou no 5 esta afinada.

São reguláveis, por exemplo a GTS também os tem(mas de 1 a 4), e sozinho da jeito ter no 2, acompanhado no 4.

Com o Vicente no 1 batem, mas pode haver quem prefira usar a suspensão mole, outros mais rijos.

Não faz dela errada por estar no 1. O Vicente prefere noutro nível, devido a sua condução e necessidades.



JMM

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2014, 20:20 »
Boas,

Bem hà uma coisa que eu sei, quanto mais rigida for a suspenção mais segura se torna, e isto

porque existe uma reacção mais rapida do amortecedor à roda ou seja em termos prácticos obriga

a roda a estar mais tempo em contacto com o asfalto, bem depois vem a situação do conforto, ou

seja nem tanto ao mar nem tanto à terra, por isso o nível 3 talvez  seja o melhor dos dois mundos.

Quando for à Mig Tec vou pedir para me afinarem também para o nível 3.

Abraços
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 20:23 por JMM »

Cromix

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2014, 20:21 »
Boas,

Bem hà uma coisa que eu sei, quanto mais rigida for a suspenção mais segura se torna, e isto

porque existe uma reacção mais rapida do amortecedor à roda ou seja em termos practicos obriga

a roda a estar mais tempo em contacto com o asfalto, bem depois vem a situação do conforto, ou

seja nem tanto ao mar nem tanto à terra, por isso o nível 3 talvez  seja o melhor dos dois mundos.

Quando for à Mig Tec vou pedir para me afinarem também para o nível 3.

Abraços
Deves ter a chave de afinação no KIT que veio com a Maxsym, é só meteres as mãos e rodares para o nível pretendido. Não tem muito que saber.

JMM

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2014, 20:25 »
Boas Cromix,

Sim vou verificar, e se sim posso realmente ser eu a faze lo  _pol_

Abraço

Altar

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2014, 21:53 »
o mecânico onde comprei a mota rodou aquilo até com as mãos

um deles é que lhe custou bastante porque tem mau acesso... LOL...até suou

vicente

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #10 em: 31 de Maio de 2014, 23:34 »
Boas, sim por acaso na minha tb. vem lá a chave já confirmei, e é fácil com a chave de escolher a melhor afinação dos amortecedores.

Cromix

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #11 em: 31 de Maio de 2014, 23:43 »
A minha Maxsym 400i ABS, acabadinha (esta manha) de comprar, vinha de fabrica com o nivel 3 na suspensão traseira.

vicente

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #12 em: 31 de Maio de 2014, 23:47 »
Boas, Cromix boa informação , só falta saber é se foi na fábrica ou cá no concessionário ou representante, porque as que tenho visto nos Stands tanto a 400 como as poucas 600 vêm todas no 1 , mas tb. só vem confirmar o que eu tenho dito sobre este assunto, que a afinação no 1 não é nada, e quem estiver com atenção em buracos e lombas os amortecedores batem.
« Última modificação: 31 de Maio de 2014, 23:49 por vicente »

Cromix

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #13 em: 01 de Junho de 2014, 10:55 »
Boas, Cromix boa informação , só falta saber é se foi na fábrica ou cá no concessionário ou representante, porque as que tenho visto nos Stands tanto a 400 como as poucas 600 vêm todas no 1 , mas tb. só vem confirmar o que eu tenho dito sobre este assunto, que a afinação no 1 não é nada, e quem estiver com atenção em buracos e lombas os amortecedores batem.

No concessionário disseram-me nao tinham mexido, e eu pedi logo entao metam no 3, chegamos lá e ja estava.  O que me disseram é que a maioria vem no 3.
O resto nao sei, duvido que o representante mexa nisso, porque nao anda a abrir as caixas(digo eu).

Abraço

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #14 em: 01 de Junho de 2014, 11:01 »
 _convivio_ Olá Companheiros bom dia
Eu tambem quando comprei a minha mandei colocar no 3
mas ao fim de alguns kms achava que estava um pouco rija
e decidir por no 1 ficou logo diferente mais macia e a suspensão
a trabalhar mais para amortecer as irregularidades da estrada
e com os meus leves 110 quilos agora está um mimo
um abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #15 em: 01 de Junho de 2014, 12:20 »
Boas, Cromix boa informação , só falta saber é se foi na fábrica ou cá no concessionário ou representante, porque as que tenho visto nos Stands tanto a 400 como as poucas 600 vêm todas no 1 , mas tb. só vem confirmar o que eu tenho dito sobre este assunto, que a afinação no 1 não é nada, e quem estiver com atenção em buracos e lombas os amortecedores batem.

Como já disse várias vezes, mas não me importo de repetir: a norma é as 400 virem reguladas no 3 e as 600 virem reguladas no 1. Por norma, claro. Pode haver umas que fojem à norma.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

rfll

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #16 em: 25 de Junho de 2015, 00:29 »
A que fui levantar hoje, a 600, vinha no 1. Eu tinha feito um test drive antes de comprar (a mota de testes estava no 4) e achei pessimo... eu tinha uma burgman que era um sofa.
Recordei ao stand que a queria um pouco mais macia e saiu no 3. Vamos ver se as costas ainda aguentam ,...senão daqui a uns tempos passo para a 2 (sabendo que perco aderencia, mas como ando devagar,...prefiro o conforto)

vicente

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #17 em: 25 de Junho de 2015, 00:33 »
A que fui levantar hoje, a 600, vinha no 1. Eu tinha feito um test drive antes de comprar (a mota de testes estava no 4) e achei pessimo... eu tinha uma burgman que era um sofa.
Recordei ao stand que a queria um pouco mais macia e saiu no 3. Vamos ver se as costas ainda aguentam ,...senão daqui a uns tempos passo para a 2 (sabendo que perco aderencia, mas como ando devagar,...prefiro o conforto)

Boas, parabéns e boa sorte , pois eu experimentei no 2, 3 e 4  e a mais equilibrada  e segura é a posição 3 , mas pronto cada um escolhe aquela que achar mais adequada, porque até o peso de cada um está em causa para o desempenho da máquina.

 _convivio_
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 00:33 por Clemente Vicente »

Papalégua

  • Visitante
Re: MAXSYM 400 E 600 AFINAÇÃO AMORTECEDORES (IMPORTANTE)
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2016, 18:49 »
Olá Vicente e demais colegas!
Na minha 400 c/ abs rodo sempre ajustado na posição 3. Peso 69kg e geralmente ando sozinho. Não optei por uma regulagem mais rígida ( mais estável e menos confortavel) devido às ruas aqui em Curitiba, especialmente no meu bairro, serem péssimas com muitos reparos, buracos e irregularidades. Cheguei a cogitar trocar a scooter por uma Citycom 300i ( devido ao maior raio das rodas) mas sou fã da minha 400 apesar do limite de carga ser pequeno ( só 150kg)...

Abraço
« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, 18:51 por Papalégua »