Autor Tópico: Correia - Partiu -  (Lida 20497 vezes)

FotoD

  • Visitante
Correia - Partiu -
« em: 29 de Maio de 2014, 22:33 »

Boas amigos...

Apenas queria deixar a mensagem de que a minha correia partiu com16000kms.

Aconselho a todos que caso não tenham ainda trocado a correia e as motas tenham próximo dos 16000kms, que o façam o quanto antes.

Por sorte a parte partida ficou do lado do motor e a mota foi abaixo, se calhasse de ficar do lado da roda, podia ter ido ao chão.

Correia + mão de obra = 65,50€

Abr

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2014, 22:42 »
Boas companheiro

Lamento o sucedido, já agora quais foram os sintomas ?

Quando foi a última vez que verificaste ou verificaram o estado da correia ?

Se me permites a pergunta, como costumas andar ? é que isso também é importante para a longevidade da correia, não quer dizer que todas partam aos 16000 kms.

A condução excessiva de para e arranca, assim como a exposição prolongada da Scooter ao sol contribui para a sua degradação.

PS: De qualquer forma agradeço a tua informação  _pol_

Abraço



« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 23:06 por Rodrigues1 »

Vaporeon

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2014, 23:11 »
Boa informação, a minha vai a meio....mas aos 10.000 mil tenho que informar o mecânico para dar uma vista de olhos....ir ao chão não me apetece  _martelada_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Correia - Partiu -
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2014, 23:20 »
Sei de uma PCX que fez 25000 e não partiu,a tal que xegou aos 140000 ,a minha com 12000 ainda parece nova,vi agora.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Cromix

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2014, 23:38 »
A correia bloqueia a roda? Sempre pensei que nao existe esse risco, porque a roda consegue rodar solta, simplesmente nao há força de tração. 

Ja li imensos relatos de companheiros a quem a correia partiu e ninguém falou em ir ao chão

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Correia - Partiu -
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2014, 00:12 »
A correia bloqueia a roda? Sempre pensei que nao existe esse risco, porque a roda consegue rodar solta, simplesmente nao há força de tração. 

Ja li imensos relatos de companheiros a quem a correia partiu e ninguém falou em ir ao chão

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
È isso mesmo,não diria que é impossível  cair por ter partido a correia mas a possibilidade de isso acontecer deve rondar o 1% e mesmo esse se calhar é mais devido ao susto que provoca,a correia quando parte fica sempre do lado do motor,e mesmo que fica-se no lado da roda ela fica sempre solta,sempre.
Já agora uma curiosidade:a minha correia tem 55000 KMs e treze anos....é a de origem _Rolley_
Rui Armelão

Cromix

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2014, 00:16 »
Obrigado.

Ja ouvi falar.é que há a possibilidade de partir os dentes.da ventoinha. Fiquei tambem baralhado.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Correia - Partiu -
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2014, 00:25 »
A minha tb partiu a certa altura com 5.000kms  ( tinha defeito) .  Os kms que fazem são sempre relativos tanto nas correias das scooters como no kit de transmissão das motas "normais" .

Há sempre uma média , normalmente nas motas nos 20.000kms e nas scooters ouço sempre dizer que a partir dos 15.000kms pode dar raia. Mas como já disseram pode dar bem mais ou bem menos.
Convem é pedir sempre ao mecânico para dar uma vista de olhos quando é feita a revisão e calcular mais ou menos quantos kms é que poderão fazer.

Bloquear rodas não me parece porque todo aquele conjunto está isolado numa "caixa" .   Se fosse uma mota "normal" aí sim....é de susto porque a corrente está exposta e quando se parte sabe-se lá para que lado é que morde! lol
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 00:25 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Correia - Partiu -
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2014, 00:46 »
Parece-me, por demais evidente, que quando a correia parte (num variador) esta não vai afectar a roda e, como tal, também não a vai bloquear, a mota apenas vai perder a tracção.

Carlos
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Correia - Partiu -
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2014, 13:30 »
A Sym manda trocar aos 12.000 km  _Rolley_

Na Joyride a de origem só foi trocada ap 22.000 km, mas já estava muito larga, e provocava uns arranques aos solavancos. A 2ª foi trocada antes de fazer 12.000 km, porque a maxi foi dar a volta á Europa e não quiz arriscar.

Na 1ª GTS, entreguei-a com a correia de origem e ainda estava para fazer muitos km  _Rolley_

Mas já vi uma, duma certa Majesty verde cueca  _Rolley_ desfazer-se completamente e causar alguns estragos  _pensador_
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 13:30 por cristina »

Cromix

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2014, 13:33 »
A Sym manda trocar aos 12.000 km  _Rolley_

Na Joyride a de origem só foi trocada ap 22.000 km, mas já estava muito larga, e provocava uns arranques aos solavancos. A 2ª foi trocada antes de fazer 12.000 km, porque a maxi foi dar a volta á Europa e não quiz arriscar.

Na 1ª GTS, entreguei-a com a correia de origem e ainda estava para fazer muitos km  _Rolley_

Mas já vi uma, duma certa Majesty verde cueca  _Rolley_ desfazer-se completamente e causar alguns estragos  _pensador_

Que tipo de estragos? O meu receio é sempre esse. O que estraga ou pode estragar o partir da correia?

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline RC2012

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Corroios
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 600i abs
Re: Correia - Partiu -
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2014, 18:42 »
A minha mudei aos 15.000, não me pareceu mal o estado dela, mas pelo sim pelo não foi trocada, o estado das correias varia por vários factores um deles sem duvida a condução que é feita, uma condução feita em estrada é diferente numa no pára arranca na cidade (desgaste maior) por ex.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Correia - Partiu -
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2014, 20:56 »
A minha aerox kitada  uma vez a ultrapassar tranquem punho e tal foi o disparo que a correia ficou em po e deu CA um coice mas nada de mais ,ia a 80 e a subir
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Barradas

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #13 em: 30 de Maio de 2014, 22:45 »
A Sym manda trocar aos 12.000 km  _Rolley_

Na Joyride a de origem só foi trocada ap 22.000 km, mas já estava muito larga, e provocava uns arranques aos solavancos. A 2ª foi trocada antes de fazer 12.000 km, porque a maxi foi dar a volta á Europa e não quiz arriscar.

Na 1ª GTS, entreguei-a com a correia de origem e ainda estava para fazer muitos km  _Rolley_

Mas já vi uma, duma certa Majesty verde cueca  _Rolley_ desfazer-se completamente e causar alguns estragos  _pensador_
Exatamente eu aos 12000 km troquei correia e roletes  e agora aos 24000 km troca outra vez  amesma coisa que eu quero.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Correia - Partiu -
« Responder #14 em: 31 de Maio de 2014, 00:04 »
Viva!

Na Sym GTS, a única que tenho experiência, trocar a correia aos 16 000kms é a quilometragem certa para trocar.

A Zulmira trocou aos 16000kms e agora com 32 800kms vai trocar novamente este fim de semana. Fica prometido a reportagem fotográfica!

Só uma curiosidade,  hoje fui comprar a correia da Bando que custou €21,75!!!!!! Procurem no OLX.... A mão de obra está cara.... mas é o preço dela! !!!

Abraço ;)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Correia - Partiu -
« Responder #15 em: 31 de Maio de 2014, 06:58 »
   Colegas,

   A correia da minha foi "fiscalizada" pelo stand aos 15000 kms, estava boa, e foi trocada aos 18000 kms.

   Continuação de bons kms para todos.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Correia - Partiu -
« Responder #16 em: 31 de Maio de 2014, 14:40 »
Exatamente eu aos 12000 km troquei correia e roletes  e agora aos 24000 km troca outra vez  amesma coisa que eu quero.

Quando o fizeres, avisa que é para eu atender o telefonema dizer que está pronta e venho cá dizer-te.  _lool_ _lool_ _lool_

Voltando ao tema, na GTS que tive, apenas trocou a correia depois dos 24000 kms, mas já estava nas últimas, dependendo do andamento de cada, diria que a correia aguenta até aos 16000/20000 kms.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #17 em: 31 de Maio de 2014, 17:06 »
Citar
Por sorte a parte partida ficou do lado do motor e a mota foi abaixo, se calhasse de ficar do lado da roda, podia ter ido ao chão.

Com o motor da Sym Gts ainda não estou muito á vontade para discutir qualquer assunto porque felizmente ainda não tive de o desmanchar, "ainda"   _Rolley_ mas quanto aos periféricos estou á vontade porque já os desmontei e voltei a montar sem sobrar peças  _lool_ refiro-me á transmissão, travões, luzes, vidro, sensores e mais qualquer coisita.

Por conhecer bem a transmissão da Sym Gts que é a marca da Scooter do azarento companheiro FotoD, e desde já agradeço o seu aviso pois sabemos que foi com boa intenção que o fez, venho por este meio, e sem querer entrar em Off Topic, dizer o seguinte:

Quando a correia parte no momento da aceleração pode causar estragos da seguinte maneira:

Se for acima das 8500 r.m. em aceleração, e mantivermos o punho na mesma posição na altura que parte, como deixa de haver tração e esforço do motor é como se entrasse em ponto morto e as rotações do motor sobem espontaneamente entrando em Red line crítico originando o empeno das válvulas ou pior.

Em aceleração a correia parte sempre por cima das Polis, o quer dizer que a poli do motor puxa o resto que sobra da correia até ficar em vazio originando a tal aceleração brusca do Motor.

A Poli da embreagem pára pouco depois, ainda fica com alguma inércia, porque fica desembreada, poderá eventualmente ficar embrulhada com a correia, o que é quase impossível de acontecer na Sym Gts pelo facto de a correia ficar quase encostada ao resguardo da caixa no momento do arranque, ou seja com a Poli completamente fechada, impedindo que a correia salte fora mas nunca bloqueia a roda, até porque é impossível tirar a correia inteira sem primeiro tirar a Poli.

Quando a correia parte na desaceleração por exemplo numa descida, parte sempre por baixo das Polis originando que o motor vá abaixo, porque aí sim, a correia pode ficar enrolada na ventoinha da Poli do motor devido á vibração dentro da caixa em virtude de ainda ter de puxar uns bons centímetros de correia que ainda terá de passar pela Poli da embreagem.

Neste último caso, o pior que pode acontecer é o motor ir abaixo por prisão da Poli, foi o que aconteceu ao companheiro FotoD

A roda traseira em nenhuma desta circunstâncias fica bloqueada porque a embreagem fecha automaticamente porque deixa de haver força centrífuga devido á paragem da Poli.

Difícil de perceber ? leiam novamente  _lol_ _lol_ mas mais devagar  _Rolley_

Abraço

 











 

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Correia - Partiu -
« Responder #18 em: 01 de Junho de 2014, 00:47 »
Com o motor da Sym Gts ainda não estou muito á vontade para discutir qualquer assunto porque felizmente ainda não tive de o desmanchar, "ainda"   _Rolley_ mas quanto aos periféricos estou á vontade porque já os desmontei e voltei a montar sem sobrar peças  _lool_ refiro-me á transmissão, travões, luzes, vidro, sensores e mais qualquer coisita.

Por conhecer bem a transmissão da Sym Gts que é a marca da Scooter do azarento companheiro FotoD, e desde já agradeço o seu aviso pois sabemos que foi com boa intenção que o fez, venho por este meio, e sem querer entrar em Off Topic, dizer o seguinte:

Quando a correia parte no momento da aceleração pode causar estragos da seguinte maneira:

Se for acima das 8500 r.m. em aceleração, e mantivermos o punho na mesma posição na altura que parte, como deixa de haver tração e esforço do motor é como se entrasse em ponto morto e as rotações do motor sobem espontaneamente entrando em Red line crítico originando o empeno das válvulas ou pior.

Em aceleração a correia parte sempre por cima das Polis, o quer dizer que a poli do motor puxa o resto que sobra da correia até ficar em vazio originando a tal aceleração brusca do Motor.

A Poli da embreagem pára pouco depois, ainda fica com alguma inércia, porque fica desembreada, poderá eventualmente ficar embrulhada com a correia, o que é quase impossível de acontecer na Sym Gts pelo facto de a correia ficar quase encostada ao resguardo da caixa no momento do arranque, ou seja com a Poli completamente fechada, impedindo que a correia salte fora mas nunca bloqueia a roda, até porque é impossível tirar a correia inteira sem primeiro tirar a Poli.

Quando a correia parte na desaceleração por exemplo numa descida, parte sempre por baixo das Polis originando que o motor vá abaixo, porque aí sim, a correia pode ficar enrolada na ventoinha da Poli do motor devido á vibração dentro da caixa em virtude de ainda ter de puxar uns bons centímetros de correia que ainda terá de passar pela Poli da embreagem.

Neste último caso, o pior que pode acontecer é o motor ir abaixo por prisão da Poli, foi o que aconteceu ao companheiro FotoD

A roda traseira em nenhuma desta circunstâncias fica bloqueada porque a embreagem fecha automaticamente porque deixa de haver força centrífuga devido á paragem da Poli.

Difícil de perceber ? leiam novamente  _lol_ _lol_ mas mais devagar  _Rolley_

Abraço

Excelente explicação companheiro

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Correia - Partiu -
« Responder #19 em: 01 de Junho de 2014, 00:55 »
Viva!

Parece que advinho!!!!
Na sexta fui comprar uma correia.
Hoje, quer dizer ontem, tentei trocá-la, digo tentei porque não consegui tirar a porca da embraiagem! !!! Mesmo com a minha mãe em cima da Gts.... Então só troquei os roletes.

Vou dar uma voltinha para testar e na reta do continente da Amadora punho enrolado, cheguei à descida dos cabos Ávila reduzi a rotação,  ia pouco depois das 7000rpms, do nada a rotação começa a subir e a velocidade mantém-se. Pronto, a correia partiu....

Encostei, chamei o reboque e amanhã, ou seja hoje, vou ver o estrago....

Como disse esta correia tem quase 17 000kms.

A culpa disto foi dos roletes.... eheheheh

Abraço ;)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 01:00 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

scooteraddict

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #20 em: 01 de Junho de 2014, 20:02 »
Viva!

Parece que advinho!!!!
Na sexta fui comprar uma correia.
Hoje, quer dizer ontem, tentei trocá-la, digo tentei porque não consegui tirar a porca da embraiagem! !!! Mesmo com a minha mãe em cima da Gts.... Então só troquei os roletes.

Vou dar uma voltinha para testar e na reta do continente da Amadora punho enrolado, cheguei à descida dos cabos Ávila reduzi a rotação,  ia pouco depois das 7000rpms, do nada a rotação começa a subir e a velocidade mantém-se. Pronto, a correia partiu....

Encostei, chamei o reboque e amanhã, ou seja hoje, vou ver o estrago....

Como disse esta correia tem quase 17 000kms.

A culpa disto foi dos roletes.... eheheheh

Abraço ;)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Companheiro CCM
Se estás com tanta dificuldade em tirar a porca da embraiagem, aconselho-te a usar uma chave de impacto (elécrica ou pneumática...tanto faz) porque senão provavelmente vais danificar a porca ou pior ainda danificar o veio.

Em relação á correia ter partido. Quando trocaste os roletes fizeste uma inspecção á coreia? _pensador_
Pergunto isto porque mudas-te os roletes e logo a seguir partiu-se a correia o que quer dizer que quando trocaste os roletes a correia já tinha de ter alguma "mazela" _pensador_

Só neste tópico já são 2 correias partidas com +-16000km. A minha está com quase 17000km e tencionava mudá-la quando fizesse a revisão dos 18000km...acho que nem vou esperar até lá...vou antecipar a sua substituição...pelo sim pelo não.
Aos 12000km a minha correia estava como nova não apresentando quase nenhum desgaste (novas tem 19mm, e a minha estava com 18.9mm. O valor minimizo para substituir preconizado pela SYM é 17.5mm)

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #21 em: 01 de Junho de 2014, 20:19 »
Também temos de ter em conta o fator calor de exposição solar,  todos sabemos que um veículo de garagem que só sai para passear tem as borrachas como novas, incluindo os Pneus.

O facto de ainda não estar gasta dentro dos limites mínimos não impede que se parta por estar seca ou deteriorada devido á perda dos elementos químicos que faz perder a sua elasticidade devido ao calor a que está exposta dentro da caixa de resguardo horas a fio durante o dia ao sol.

Sempre que passo por Lisboa tenho pena das Scooters estacionadas ao sol durante todo o dia, e aí penso na sorte que a minha Gts tem,...ou a minha carteira  _Rolley_

Eu de vez em quando tiro a tampa e verifico o estado das estrias dobrando do avesso para verificar de existem roturas na malha que envolve a borracha, limpo com vinagre e dou uma limpeza na caixa com ar comprimido para retirar todo o pó acumulado.


Rodrigues1

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #22 em: 01 de Junho de 2014, 20:25 »
Citar
Hoje, quer dizer ontem, tentei trocá-la, digo tentei porque não consegui tirar a porca da embraiagem! !!! Mesmo com a minha mãe em cima da Gts.... Então só troquei os roletes.

Pois,..é o que faz apertarem a olho até mais não, para que servem as chaves dinamométricas ?



scooteraddict

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #23 em: 01 de Junho de 2014, 20:31 »
Pois,..é o que faz apertarem a olho até mais não, para que servem as chaves dinamométricas ?

Penso que não fica (muito) em off-topic _Rolley_
Rodrigues, diz lá (relembra) qual o torque aconselhado para a porca do variador e para a da embraiagem...please ;)

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Correia - Partiu -
« Responder #24 em: 01 de Junho de 2014, 20:38 »
Citar
Penso que não fica (muito) em off-topic _Rolley_
Rodrigues, diz lá (relembra) qual o torque aconselhado para a porca do variador e para a da embraiagem...please

É para já,...95 Nm para a poli do motor e 54 Nm para a Poli da embreagem