Autor Tópico: [GERAL] - Como fazer um corta vento  (Lida 67143 vezes)

Rodrigues1

  • Visitante
[GERAL] - Como fazer um corta vento
« em: 28 de Maio de 2014, 14:47 »
Boas companheiros

Vamos lá fazer um corta vento com os parcos €€€€ que a troika nos deixou

Então é assim:

Pois,.. _pensador_ como é que vou explicar em poucas palavras,...

Eu sou profissional a trabalhar com acrílico, aliás fui, agora estou mais virado para o vinil, o que para mim é fácil pode parecer um inferno para alguns mas vou tentar explicar o mais simples que sei.

Pelo menos um Tico-tico têm de ter ou pedem um esprestadado  _Rolley_

Primeiro colocam uma folha de papel com 400 mm x 200 mm por cima do vidro alinhada pela parte superior do vidro presa com fita cola, podem usar duas folhas A4 coladas ou uma A3

Depois com um lápis desenham a peça com a mesma largura do vidro e uma altura de 90 a 100 mm de forma que as linhas fiquem paralelas á parte superior acompanhando a linha curva superior do vidro e arredondam os cantos

Depois colam com qualquer cola para papel,  por cima da película do acrílico de 3 ou 4 mm que podem comprar em qualquer loja de bricolage mas não tirem a película que o acrílico tem para ajudar a proteger de eventuais riscos que o tico-tico possa fazer.

Depois cortam com o tico-tico ligeiramente ( um milímetro chega ) um pouco por fora do desenho, mas atenção que a lâmina terá de ser específica para corte de plástico e não de madeira.

Depois, sem tirarem o papel com o desenho fazem o acabamento com uma Lima ou lixa grossa até ao risco desenhado e vão diminuindo o grão da lixa até chegarem á lixa de água mais fina possível, e depois disso está na altura de tirarem o papel e a película

Depois retiram o papel e a película e em cima de um pano macio acabam de lixar a zona do corte de forma a ficar sem arestas com lixa mais fina mas, e aqui é muito importante, molham a lixa com muita água senão empapa com o pó e não lixa mais, e é para dar polimento nos rebordos, no meu caso usei uma escova de polimento com cera específica para esse fim, se tiverem uma melhor.

Depois arranjam uma folha de metal, podem pedir uns restos em qualquer serralharia, se for de alumínio seria o ideal, um pouco maior que o acrílico para irem curvando até dar a mesma curvatura convexa do vidro

Quando colocarem a folha de metal por cima do vidro, coloquem um pano por cima de forma a protege-lo de eventuais riscos.

E nunca deixem fugir a lixa para a zona plana do acrílico senão terão de polir tudo.

Depois se não tiverem pistola de ar quente ou um maçarico normal, colocam o acrílico já todo limpinho e lixadinho sem rebarbas nos rebordos no forno do fogão de casa, mas por cima da chapa metálica que acabaram de curvar e vão espreitando até verem que já está completamente em cima da chapa ou seja assentou com a mesma curvatura porque ao amolecer ele descai.

Polvilhar primeiro com um pouco de Pó de Talco por cima da chapa para que o acrílico não agarre na chapa.


Se tiverem uma pistola de ar quente ou maçarico aqueçam lentamente e nunca demasiado perto senão fica com bolhas.

Depois retiram com uma luva ou uma pega daquelas de cozinha SEM TOCAREM NO ACRÍLICO SENÃO FICA MARCADO PORQUE AINDA ESTÁ MOLE, desculpem ter gritado  _lol_  depois pegam por baixo da chapa sem deixar cair o acrílico e logo de seguida passam água fria por cima do acrílico para arrefecer depressa impedindo que volte á sua forma original

Depois é só colocar os suportes iguais ou parecidos como mostram as fotos abaixo, e atenção NUNCA FUREM O ACRÍLICO COM UMA BROCA NOVA, desculpem ter gritado outra vez  _Rolley_ porque tem tendência a prender o acrílico e pode estalar, usem de preferência uma broca já gasta e em rotações o mais baixo possível.

Os suportes foram feitos com barra de alumínio 15 x 4 mm  que se vende no Aki e porcas de mama, fica mais bonito.

Nos suportes convêm colocar Velcro autocolante na zona de encosto ao vidro e já agora umas anilhas de plástico do diâmetro das porcas na zona de aperto do Corta vento.

Creio que as fotos dá para ver os suportes, mas assim que puder vou fazer um desenho mais pormenorizado e coloco aqui

Fácil não é?  _Rolley_

Mãos á obra

Abraço

PS: Não se esqueçam de desligar o forno  _lol_ _lol_

Desculpem mas esqueci-me de mencionar um pormenor muito importante:

O Acrílico que normalmente vende nas lojas de bricolage não é 100% acrílico mas sim policabornato um material menos quebradiço mas difícil de cortar com Tico-tico porque devido ao calor da lâmina aquece mais depressa do que o Acrílico e faz com que o corte seja mais difícil, deixa um rasto de de plástico que se agarra á lâmina, convêm molhar a lâmina de vez em quando.

Se puderem comprem Acrílico verdadeiro e não Acrílico vazado ou exturdido, numa empresa de reclamos luminosos perto da vossa zona.

Se pretenderem acrílico verdadeiro podem comprar a retalho na Dagol ou Uniplex, em Lisboa, procurem na net.

UFFF já acabei, tenho de ir trabalhar

Abraço

« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 11:08 por Rodrigues »

lferro

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2014, 15:00 »
Grande brico, obrigado pela partilha, estamos sempre a aprender.  _palmas_

Abraço

joaomsraposo

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2014, 15:38 »
Boa tarde Rodrigues1,

Excelente ideia!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_  _pol_

Vou tentar fazer um pelas dicas  _pensador_

Um abraço.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2014, 17:06 »
 :)) :)) Ó Rodrigues!!! tá muito bem explicado, mas vou-te pedir para fazeres um para mim,  :)) :)) :)) :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #4 em: 28 de Maio de 2014, 17:32 »
Citar
:)) :)) Ó Rodrigues!!! tá muito bem explicado, mas vou-te pedir para fazeres um para mim,  :)) :)) :)) :))

Só mesmo tu José  _lol_ _lol_

Então tive um trabalhão do caneco a explicar para quê ?  _pensador_ o que custa é começar, vá lá,...começa a fazer e vais ver que tomas o gosto.

Deixas de passear dois ou três dias e ficas em casa a Bricar  _Rolley_

Desculpa o nega mas agora ando de volta da Top case e já não é pouco, mais lá para a frente, até porque agora até sabe bem levar com o vento na cara

 _convivio_


scooteraddict

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2014, 21:09 »
 Muito bom e com a informaçao toda , incluindo os “truques“ importantes _palmas_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2014, 21:16 »

Muito bom...  _pol_ Mas não é para todos... A menos que aceites encomendas.   :))


nribeiro

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #7 em: 29 de Maio de 2014, 08:34 »
Grande brico!! Eu estava a pensar em fazer algo diferente. Em vez de adicionar algo ao vidro dar-lhe apenas uma curvatura na parte superior. É que estava a olhar para o vidro da VFR do meu irmão e tive essa ideia mas não sei se o vidro não iria dar-se mal com o calor.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2014, 08:40 »
Citar
Grande brico!! Eu estava a pensar em fazer algo diferente. Em vez de adicionar algo ao vidro dar-lhe apenas uma curvatura na parte superior. É que estava a olhar para o vidro da VFR do meu irmão e tive essa ideia mas não sei se o vidro não iria dar-se mal com o calor.

Boas nribeiro

Não faças isso,  _thumbdown_ os vidros vêm com um película especial tipo plástico anti-quebra que se queima com o calor que terás de dar para curvar ficando com um aspeto horrível

Essa curva de que falas tem de ser feita na altura do fabrico


nribeiro

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2014, 08:50 »
Hum... Se houvesse algo já feito para aplicar... Não precisava de ser grande pois se fosse curvo o vento ia mais para cima.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #10 em: 29 de Maio de 2014, 09:01 »
Citar
Hum... Se houvesse algo já feito para aplicar... Não precisava de ser grande pois se fosse curvo o vento ia mais para cima.

Haver há... grandes e pequenos, se quiseres gastar mais uns cêntimos, e não tens de furar o vidro.

Vê aqui,.http://www.bikehps.com/acatalog/MRA_X-creen_Motorcycle_Screen_Flip_Spoiler_Air_Deflector.html
« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 09:06 por Rodrigues1 »

Online fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #11 em: 29 de Maio de 2014, 09:44 »
Belo brico, já aprendi mais umas coisas  _palmas_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

nribeiro

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #12 em: 29 de Maio de 2014, 10:03 »
Os da mra já conhecia. Eu referia-me a algo um pouco diferente disso.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #13 em: 29 de Maio de 2014, 10:09 »
Mais uma ajudinha  _Rolley_

Se conseguirem que o desenho fiquei em tamanho natural seria o ideal

Este é o modelo para a minha altura e para o vidro da Sym GTS, serve apenas como exemplo

Coloquei também no post inicial

Abraço

« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 11:08 por Rodrigues »

scooteraddict

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #14 em: 29 de Maio de 2014, 10:42 »
Isto é a "papinha" toda feita :))

Qual a espessura de acrílico que aconselhas para ficar bem e ao mesmo tempo for fácil de trabalhar? 2,5 mm?

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #15 em: 29 de Maio de 2014, 11:03 »
Citar
Isto é a "papinha" toda feita :))

Qual a espessura de acrílico que aconselhas para ficar bem e ao mesmo tempo for fácil de trabalhar? 2,5 mm?

Eu sou assim, ou mato á fome ou de barriga cheia  _lol_ _lol_

Só de 3 ou 4 mm não há de 2,5 mm, referi-me claro ao acrílico, poderá haver outros plásticos com 2,5 mm

Muito fino vibra mais

PS: O corta vento só se justifica em viagens longas, aí sim, chegamos sem aquele ingrato zumbido nos ouvidos e o pescoço mais aliviado.
« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 11:07 por Rodrigues1 »

scooteraddict

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #16 em: 29 de Maio de 2014, 11:16 »
Ok. Ontem fui ao Leroy Merlyn para ver o preço do acrílico e só encontrei 2 espessuras: 2,5 mm e 5 mm.
Mas já percebi pela tua resposta que não deveria ser acrílico. Provavelmente as placas seriam de algum outro plástico...mas tinham bom aspecto e muito transparentes _pensador_

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #17 em: 29 de Maio de 2014, 11:22 »
Citar
Ok. Ontem fui ao Leroy Merlyn para ver o preço do acrílico e só encontrei 2 espessuras: 2,5 mm e 5 mm.
Mas já percebi pela tua resposta que não deveria ser acrílico. Provavelmente as placas seriam de algum outro plástico...mas tinham bom aspecto e muito transparentes _pensador_

Pois,..é o tal policabornato, ou seja acrílico exturdido mais barato, na etiqueta deve estar mencionado

É mais ingrato de trabalhar precisamente por não gostar de receber calor e com o tempo fica gretado e amarelece mais depressa como alguns vidros das motas.

Procura na zona de Coimbra se existe alguma Empresa que venda Acrílico

Dirijam-se a empresas de reclamos luminosos da vossa zona que eles decerto vos arranjam um bocado que dê para o Corta Vento, mas peçam Acrílico

« Última modificação: 29 de Maio de 2014, 11:31 por Rodrigues1 »

scooteraddict

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #18 em: 29 de Maio de 2014, 11:28 »
É o que irei fazer _pol_
Obrigado mais uma vez por todas as informações e dicas _convivio_

RCEu

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #19 em: 29 de Maio de 2014, 11:32 »
Palavras para quê?


É um artista Português...


Excelente.  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #20 em: 29 de Maio de 2014, 11:40 »
Citar
Os da mra já conhecia. Eu referia-me a algo um pouco diferente disso.

Nribeiro

Só te posso ajudar se puderes mencionar o que pretendes

Se tiveres algo em mente e não consigas explicar por texto, faz um boneco e envia por PM, verei o que posso fazer

 _convivio_


Rodrigues1

  • Visitante
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #21 em: 29 de Maio de 2014, 11:54 »
Citar
Palavras para quê?

É um artista Português...

Excelente.  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

 _pol_ É mais um para a casa do Artista ou mendigar na rua Augusta  _lol_ _lol_




Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #22 em: 29 de Maio de 2014, 12:16 »
Excelente brico e não menos excelente explicação.  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #23 em: 29 de Maio de 2014, 12:49 »
Muito...muito bom.  _pol_

Como já aqui foi dito, é mais um bom artista Português.  _palmas_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como fazer um corta vento
« Responder #24 em: 29 de Maio de 2014, 13:50 »
Excelente!  _palmas_

Estive tentada a fazer, mas a falta de tempo ganhou e comprei feito  ;)