Autor Tópico: tensor partido e corrente de distribuição  (Lida 20652 vezes)

downtowner

  • Visitante
tensor partido e corrente de distribuição
« em: 26 de Maio de 2014, 12:07 »
Boas, venho aki relatar aquilo que pensava só acontecer aos outros...

Sou um feliz (ou era) proprietário de uma Kymco Downtown 125 e até 4ªfeira tinha tido zero problemas, só despesas com material de desgaste o k é perfeitamente normal... 4ª feira avaria e vai de reboque para a Motobelas, no dia seguinte recebo a triste noticia de que a reparação vai sair caro, numa primeira impressão e sem abrir motor, tensor da corrente de distribuição partido o que originou todo o restante estrago, resultado para já, uma despesa superior a 600€!!! Será normal uma mota com 3 anos e 26 mil km que faz diariamente cerca de 30km (amadora-lisboa e vice versa) partir um tensor sem que nada o fizesse prever???  Será que posso pedir responsabilidades a alguém??? ou como já terminou a garantia tenho que me aguentar a esta despesa???  Já alguém ouviu falar nesta "avaria"?? :'(

Obg

t--brito

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2014, 12:26 »
isso e muito mau mesmo, experimenta ir onde compraste, mas visto já não haver garantia tenho muitas duvidas que eles te façam alguma coisa..

mas fogo 600€ e um grande arranjo ainda...
como e que isso aconteceu?

cump

interceptor

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2014, 13:26 »
...
como e que isso aconteceu?

cump

partindo o tensor da corrente a mesma fica larga, o motor fica todo descomandado e as válvulas chegam a bater no cilindro ficando tudo danificado.

Companheiro acrescenta mais alguns dados: onde tens feito as revisões, se estão em dia, compraste nova ou usada.

downtowner

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #3 em: 26 de Maio de 2014, 14:20 »
partindo o tensor da corrente a mesma fica larga, o motor fica todo descomandado e as válvulas chegam a bater no cilindro ficando tudo danificado.

Companheiro acrescenta mais alguns dados: onde tens feito as revisões, se estão em dia, compraste nova ou usada.

Foi mais ou menos isso k me disseram... e este valor é assim por alto, valor mais correcto só quando abrirem o motor para ver o que se estragou... Comprei a mota usada a particular, as revisões estão mais ou menos em dia talvez esta última esteja uns 500km atrasada mas nada de especial... não axo é nada normal um tensor partir, a corrente paratir por não ter sido mudada na altura devida posso aceitar (se bem k não existe altura especifica para o efeito) agora o tensor partir!!??!!!  _pensador_ _pensador_ _pensador_

scooteraddict

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #4 em: 26 de Maio de 2014, 15:32 »
Tiveste um grande azar.
A corrente de distribuição das motos nunca (quase nunca) parte, é a vantagem de ser corrente e não correia.
Um tensor partir também não é nada comum, mas pode acontecer...tanto pode, que aconteceu.
A revisão estar atrasada não interferiu com o sucedido.
Apesar de ser uma avaria rara não me parece que possas reclamar dela. São coisas que acontecem e não estando na garantia _Rolley_
De qualquer das formas podes sempre colocar o problema num concessionário oficial/importador  e ver o que te dizem...o "não" está garantido.
Uma distribuição partida é uma grande m**da porque o estrago é quase sempre muito grande.
Boa sorte e não desanimes.
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 16:52 por scooteraddict »

Rodrigues1

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #5 em: 26 de Maio de 2014, 16:21 »
Irra que é mesmo azar, tenho um enlatado com corrente de distribuição e já vai nos 190.000

É a primeira vez que leio isto no CPM, no entanto procura mais orçamentos, ou uma Kymco nos salvados, não desanimes

As mortes súbitas também acontecem a pessoas saudáveis, com o motor da tua Kymco foi certamente o que aconteceu sem ninguém prever.

Abraço

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #6 em: 26 de Maio de 2014, 17:19 »
Mas que grande azar  _Zang_
Antes de deitar as mãos à cabeça vai lá ao mecânico para saberes o que tens de substituir e respetivo orçamento.
Depois podes procurar outras opções... Outro mecânico, motor de salvado ou reconstruido, mandar vir peças de fora, etc
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #7 em: 26 de Maio de 2014, 17:59 »
Ui....+ de €600 é uma despesa valente  _martelada_, mas pelo que percebi tem origem no estrago interno do motor causado logo após o momento em que se partiu o tensor da corrente de distribuição.

Será que se o problema for reportado à Kymco e tendo em conta que tem apenas 26.000Kms (3 anos), eles não saem com uma proposta? Sei lá....não custa nada tentar.
Gastar + de €600 num arranjo de uma moto com apenas 3 anos, custa um bocado a engolir, compreendo-te.   :-\

interceptor

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #8 em: 26 de Maio de 2014, 20:26 »
Por incrível que pareça um tensor partido não é assim tão fora do normal, o pessoal diz que a corrente é quase eterna, e efectivamente até é, o problema muitas das vezes está é nestes periféricos: tensores, guias, etc que acabam por ceder mais cedo.

Dizes que 500kms fora do prazo de manutenção não é muito mas para um motor que leva pouco mais de 1lt de oleo e com intervalos de 3000km secalhar 500km até é bastante. Não estou com isto a dizer que foi esse o motivo mas que é muito importante respeitar os intervalos de revisão e não poupar na qualidade do oleo.

Podes ficar descansado que na Motobelas estas entre amigos e só não te ajudam se não puderem.

scooteraddict

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #9 em: 26 de Maio de 2014, 21:48 »
Interceptor, Olha que garantidamente não é por um atraso de 500Km na muda de óleo num motor (seja que motor for) que um tensor parte.
Se isso fizesse assim tanta diferença num tensor imagina então o que aconteceria na cambota, bronzes, árvore de cames etc.
Um tensor de uma correia de distribuição é uma peça que pode ficar "pasmada" efectivamente mas não é uma peça de grande desgaste que se danifique com um pequeno atraso numa muda de óleo.
Tenho muitos anos a andar de moto e até hoje só vi um caso de um tensor destes partido ( e suspeito que foi por culpa do proprietário que andou a fazer o que não devia _Rolley_)
Aliás dantes havia algumas motos que cronicamente ficavam com os tensores pasmados originando algum barulho na corrente de distribuição mas que andavam assim imenso tempo sem problemas.

Just my opinion ;)

interceptor

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #10 em: 27 de Maio de 2014, 23:32 »
Eu não disse que o tensor partiu por ter feito mais 500 km para alem do intervalo de manutenção estipulado pelo fabricante :) o que disse foi que 500km a mais num intervalo de manutenção de 3000km é muito.

Também não concordo que garantas que não foi por causa disso que o tensor partiu, a mecânica não é uma ciência assim tão exacta ou precisa. Não te esqueças que vivemos numa era dos materiais em plástico reciclável... se os intervalos de revisão não forem cumpridos qualquer fabricante vai recusar responsabilidades em caso de avaria.


scooteraddict

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #11 em: 28 de Maio de 2014, 00:58 »
OK, retiro o "garantidamente" ;). Realmente  não posso (nem quero) garantir nada...foi uma força de expressão e mais uma vez:
Just my opinion _anjo_
Abraço

interceptor

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2014, 12:37 »
É mesmo para isso que serve este espaço: trocar experiências e opiniões _pol_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #13 em: 04 de Junho de 2014, 13:05 »
Esta situação aconteceu de forma semelhante com outro membro do fórum.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=19202.0

Pode haver algum tipo de causa vs. consequência, pois tratou-se de uma troca de cilindro que implica abrir todo um motor. Basta a remontagem não ter ficado em condições, que certos componentes podem ficar desgastados prematuramente e provocar estas avarias muito complicadas.

É certo e sabido que em termos mecânicos a Downtown, é um relógio, mas...

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #14 em: 04 de Junho de 2014, 14:59 »


Vou repetir o que outrora já tinha escrito....


Pois, efectivamente isso pode acontecer, mas mesmo sendo estranho pode acontecer.

Pode ter sido falta de Oleo, pode ter sido falta de "esticamento" (afinar) ou pode ser defeito de fabrico, mas é estranho porque efectivamente é a única que oiço com esse problema.
Já ouvi válvula partir (1 caso), já ouvi cambota gripar (1 caso), já ouvi junta queimada da cabeça (1 caso) já ouvi pistom partir (1 caso) mas caso como o teu é a primeira vez que leio tal acontecimento.

Acho que deves fazer um relato à própria Kymco, pois eles ficam desde já a com o conhecimento disso e pede "responsabilidades" perante o tensor ter partido! Se foi maus manuseamento, só pode ser da assistência que deram à tua maquina (ou mesmo defeito fabrico)
Tenta pedir para que te resolvam o problema, pois é um caso inédito e pode ser mesmo que a Mavico (Kymco) te resolva o problema sendo a reparação mais "suave"

O contacto de Email é info@kymco.pt

Relata o acontecido e tenta que te resolvam a situação....

De resto não sei mais o que te diga, é caso único que eu tenha conhecimento.

Tenta falar mesmo com um mecânico (fora oficina onde vais) para saber a opinião dele, ou de outros mecânicos de motas....


Vai relatando o acontecimento, todos queremos saber mais sobre este caso !!


...... para um motor que leva pouco mais de 1lt de oleo e com intervalos de 3000km secalhar 500km até é bastante.......

Repetis-te isto praticamente 2 vezes, mas a DownTown faz revisões (trocas de Oleo) somente aos 5.000km e não aos 3.000 como mencionas-te.

Façam as revisões em que quilómetragem for, isso por vezes pouco interessa, o importante é que esteja o Oleo sempre a nivel, e isso basta muitas das vezes para que se possa passar mais 500 ou 1000 ou 2000km fora do prazo. O Oleo perde propriedades mas tbm não é assim de um momento para o outro. como disse basta o oleo estar a nivel bara se manter a lubrificação suficiente para que nada se parta ..... o que foi o caso.

Por acaso gostaria de saber como está este assunto .... intriga-me a resolução do mesmo ... será que foi mesmo o tensor que partiu, ou a causa foi outra  _Rolley_


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #15 em: 21 de Julho de 2014, 11:58 »
Caro AXE.

Eu próprio estou como tu... intriga-me a resolução do mesmo, visto ser uma situação pouco usual.

Mas passado já algumas semanas, parece que não há nenhuma novidade ou mesmo desfecho.

Sinceramente já não há muito mais a fazer, ou a dizer neste tópico.


Os meus sinceros agradecimentos ao membro downtowner, pela sua prestada e conclusiva partilha de  informação, sem dúvida que todos ficaram a ganhar. _thumbdown_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #16 em: 21 de Julho de 2014, 12:16 »
Caro AXE.

Eu próprio estou como tu... intriga-me a resolução do mesmo, visto ser uma situação pouco usual.

Mas passado já algumas semanas, parece que não há nenhuma novidade ou mesmo desfecho.

Sinceramente já não há muito mais a fazer, ou a dizer neste tópico.


Os meus sinceros agradecimentos ao membro downtowner, pela sua prestada e conclusiva partilha de  informação, sem dúvida que todos ficaram a ganhar. _thumbdown_

Pois, vamos esperar mais uns dias/semanas para ver qual o desfecho. (se houve algum)

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #17 em: 12 de Agosto de 2014, 01:48 »
Nunca vi o raio de um tensor de corrente partido, eles chegam ao fim e pronto. nao esticam mais, la dentro tem uma mola que garante a correia ficar esticada. ja retirei o meu para fora para ver em que ponto estava, esta  a meio, e enganem-se os que pensam que a correia dura para sempre, nas motos é usual dependendo da potencia trocar mais cedo que os carros. Numa busa é usal trocar por volta dos 60.000 mil, numa xt 600 por volta dos 80.000 mil o tensor ja se encontra no máximo, alem que as guias da correia se vão desgastando e são feitas de plástico.


Provavelmente a mola do tensor partiu, ou a Dt utiliza um tensor
diferente dos que conheço, provavelmente identico a de uma chooper da Suzuki que não me lembro o nome.

Abraço
[/URL]

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #18 em: 12 de Agosto de 2014, 02:12 »
Será que nas revisões eles não tinham de verificar o tensor? Para ele ter partido é porque algo não estaria bom. Pelo menos a cada 10000 deveriam ter visto. Será que viram?
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Rodrigues

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #19 em: 12 de Agosto de 2014, 12:11 »
Citar
Nunca vi o raio de um tensor de corrente partido, eles chegam ao fim e pronto. nao esticam mais, la dentro tem uma mola que garante a correia ficar esticada. ja retirei o meu para fora para ver em que ponto estava, esta  a meio, e enganem-se os que pensam que a correia dura para sempre, nas motos é usual dependendo da potencia trocar mais cedo que os carros. Numa busa é usal trocar por volta dos 60.000 mil, numa xt 600 por volta dos 80.000 mil o tensor ja se encontra no máximo, alem que as guias da correia se vão desgastando e são feitas de plástico.


Provavelmente a mola do tensor partiu, ou a Dt utiliza um tensor
diferente dos que conheço, provavelmente identico a de uma chooper da Suzuki que não me lembro o nome.

Abraço



Concordo contigo Nuno, para um tensor partir algo mais se passou, provavelmente partiu primeiro uma das guias de plástico e originando a quebra do tensor devido á prisão na corrente dos restos do plástico.

Mesmo que a mola do tensor tivesse partido antes, continuava a fazer força porque é de tensão e não de distensão a não ser que se desfizesse por completo e aí sim as guias de plástico andariam aos trambolhões.

Defeito de fabrico de certeza.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 15:33 por Rodrigues »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #20 em: 11 de Setembro de 2014, 12:19 »
O problema é que não existe marca nenhuma que mande verificar as correntes. Não existe no plano de manutenção. O que existe é na altura d e abrir o motor por algum motivo verificar a extensão máxima da corrente e se esta estiver acima de certo ponto, substituir tudo, guias, tensor, corrente.

Ora podes andar com uma mota 200.000 mil sem teres que abrir o motor.

Pedaços de plastifico no óleo ou filtro, ou algum ruído estranho no motor podem ser sinais de correia.

Outra técnica que o manual não manda, mas que eu fiz sem ter que abrir o motor é simplesmente retirar o tensor e verificar em que posição se encontra, para poder avaliar +- se a corrente aind a tem muito tempo d e vida.


Os km que meti em cima, para mudança de correntes nao vem nos manuais, vem da experiência d e muitos users, que retiraram os tens ores e verificaram que os mesmos ja estavam no máximo, ou próximo do máximo.


Depois o desgaste das correntes, depende, da manutenção, rotação que andas normalmente e o óleo que usas. E como os pneus, numa mota faz 20.0000 e noutro pode fazer 30.000 km

Mas esqueçam a ideia que as correntes de distribuição são eternas.

abraço


Será que nas revisões eles não tinham de verificar o tensor? Para ele ter partido é porque algo não estaria bom. Pelo menos a cada 10000 deveriam ter visto. Será que viram?
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 12:20 por nunompires »
[/URL]

Rodrigues

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #21 em: 11 de Setembro de 2014, 12:39 »
Já tinha saudades das tuas intervenções Nuno.

Como sempre, aprendemos algo mais contigo, e eu como curioso que sou estou sempre atento aos teus prognósticos  _pol_

Na última muda de óleo que fiz passei o óleo usado por um escoador a fim de verificar restos de limalhas e plásticos, por agora é só óleo para a reciclagem  _lool_

Por vezes confiamos demais nas oficinas onde fazem as revisões, pensamos que é só pegar na scooter e adeus até á próxima, infelizmente não é assim, á uns anos atrás iam rebentando com o motor da minha carrinha por terem colocado 1 litro de óleo a mais, por acaso a tampa por onde se poe o óleo saltou causado pela pressão a mais no cárter e parei imediatamente, ainda foi a tempo.

Abraço


digital-jesus

  • Visitante
Re: tensor partido e corrente de distribuição
« Responder #22 em: 03 de Outubro de 2014, 16:53 »
Ora bem.. despertou-me curiosidade este tema do tensor. Os espanhois tem muitos problemas com o referido  tensor em downtowns 125 entre 2009 e 2011. Deixam de fazer autoafinação com as respetivas consequencias . Tanto acontece com motos com 30 mil como com 7 mil, mas em comum é que aparecem com mais frequencia depois dos 3 anos. A corrente ao ficar larga, bate nos carters pelo que se deve ouvir um barulho de marteladas tipo valvulas desafinadas quando está ao rellenti ou quando se desacelera. Na mudança de oleo e principalmente no filtro, devem aparecer limalhas de aluminio e restos das guias da corrente que são em plástico.. Olho vivo e pé ligeiro, companheiros. O tensor custa pouco mais de 30 euros.. as reparaçoes podem sem muito superiores aos 500. Boa sorte a todos e apertem com os concessionários para saber o que pode ser feito. è claro que vão dizer que é a 1ª vez que ouvem falar em tensores defeituosos.
Um abraço