Autor Tópico: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)  (Lida 14183 vezes)

bocaesquadra

  • Visitante
Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« em: 21 de Maio de 2014, 12:08 »
Boa tarde sou novo nisto, desde já aviso nunca tive nenhuma e andei a ponderar ir para Honda PCX mas vendo bem as minhas necessidades tou agora mais virado paa uma Sym GTS o meu problema é, qual delas. Os valores da nova e a 125i são parecidos, a de 2009 encontro com um bom valor. A questão é que prefiro esperar mais um mês se for preciso para ter a melhor opção a minha principal opção é a economia, o meu carro é a gasoleo dai opto apensa pla scooter para poupar em combustível. Agora conto com a vossa ajuda e experiência para decidir, desde já obrigado.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2014, 15:32 »
Se queres poupar em combustivel a Pcx é a melhor.
Mas se queres uma Gts a de injecção gasta menos que a de carburador (dizem ) mas não é nada de significativo. Acho eu.

Freddie473

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2014, 16:28 »
Companheiro, a melhor opção em SYM GTS? Sem duvida a SYM GTS 125 EVO a Carburador (2799 euros).
Abraço.
Pedro

bocaesquadra

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2014, 18:33 »
Eu tenho a opinião de que a de injeção gasta menos mas já ouvi falar em 0,5l aos 100 ainda é uma boa diferença nestes consumos tão baixos. Em média as sem injeção fazem que média alguém tem ideia?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Freddie473

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2014, 18:54 »
Companheiro, as de Injecção têm realmente uma média de 0,5l a menos que as de Carburador. Mas tudo depende do punho direito e do estilo de condução....
Abraço.
Pedro

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #5 em: 21 de Maio de 2014, 19:02 »
Companheiro, as de Injecção têm realmente uma média de 0,5l a menos que as de Carburador. Mas tudo depende do punho direito e do estilo de condução....
Abraço.
Pedro

0,5L  _confuso_  que eu saiba é 0,2/0,3 L.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Freddie473

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2014, 19:12 »
Companheiro J. Bairrada o Português é claro : " em média menos 0,5l mas TUDO DEPENDE DO PUNHO DIREITO E DO ESTILO DE CONDUÇÃO". Ou seja : 0,1, 0,2, 0,3, 0,4, 0,5 em média, tudo DEPENDENDO do punho direito e do estilo de condução. Óbvio e claríssimo....
Abraços.
Pedro

montanha

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #7 em: 21 de Maio de 2014, 19:15 »
Tive uma de carburador e não baixava de 4 4,5. Mas atenção o meu nickname diz tudo kkkk 1,90 se altura e mais de cem quilos não ajudam e o punho direito também não eh eh eh


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #8 em: 21 de Maio de 2014, 19:31 »
Media de 3,5. A minha de carburador.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #9 em: 21 de Maio de 2014, 19:33 »
Eu tive uma de carborador, faço percursos pequenos, não ajuda nos consumos, não andava devagar e as diferenças para as de Injecção rondavam os 0,3 no máximo, isto na evo, não sei se para a nova tem mais diferença ou não.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #10 em: 21 de Maio de 2014, 19:42 »
Companheiro estes são os meus dados estatísticos pois já tive os dois modelos:

Sym GTS i -                        4.666 Kms - 140.34 Litros - média 3.01L/100

Sym Gts Evo (carburador) - 6.081 Kms - 208.34 Litros - média 3.43 L/100 (actual)


O tipo de condução que fiz e faço são idênticos.
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 19:44 por Paulo Renato Ferreira »

bocaesquadra

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2014, 19:47 »
Paulo Renato Ferreira muito obrigado por esses dados era isto que vai pesar na minha opção. Sem ser consumo nota algo de diferente entre uma e outra já que teve as duas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

bocaesquadra

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #12 em: 21 de Maio de 2014, 19:52 »
O tipo de condução no meu caso é tudo, marginal e autoestrada e mesmo no meu carro tenho uma condução bastante econômica. Dai eu achar tão importante porque no meu carro 2.0cc TDi 143cv tenho feio médias de 4,7/ 4,8 l neste percurso que faço agora no novo trabalho. Logo a mota terá de me compensar em termos de consumo, mas já vi que em condução econômica consigo rondar os 3,0l na de injecção


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

JMM

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #13 em: 21 de Maio de 2014, 20:50 »
Companheiro,

Como já te deram as respostas que realmente têm interesse, vou te dar uma que não tem interesse

nenhum que é a seguinte, :))

Eu à um ano estava com a mesma dúvida, e como já deves de ter reparado a diferença de consumos é

muito pouca, opetei pela de carburador digamos que é mais retro, mais cafe racer  _pol_

Abraço

« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 20:51 por JMM »

Rponte

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #14 em: 21 de Maio de 2014, 21:08 »

Companheiro,

Como já te deram as respostas que realmente têm interesse, vou te dar uma que não tem interesse

nenhum que é a seguinte, :))

Eu à um ano estava com a mesma dúvida, e como já deves de ter reparado a diferença de consumos é

muito pouca, opetei pela de carburador digamos que é mais retro, mais cafe racer  _pol_

Abraço

X2

Manhas

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2014, 21:11 »
É uma questão de fazeres contas. Espreita aqui para veres os consumos que muitos dos companheiros do CPM (e não só) fazem com as GTS 125.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #16 em: 21 de Maio de 2014, 21:55 »
Paulo Renato Ferreira muito obrigado por esses dados era isto que vai pesar na minha opção. Sem ser consumo nota algo de diferente entre uma e outra já que teve as duas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tenho a acrescentar que ambas são do modelo anterior ao ultimo, daquelas que não têm os piscas nos espelhos retrovisores, não têm "aquecimento central" nem os "olhos" tão bicudos e são mais baixas, mais largas e mais compridas.
Mas isto é uma questão de gosto pessoal, prefiro o modelo antigo, além de que se ficar sem bateria não fico apeado basta dar ao quico.
De resto, como são ambas do mesmo modelo, não notei mais nenhuma diferença.
Estou contente com a minha aquisição.

Felicidades com a sua escolha

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #17 em: 21 de Maio de 2014, 22:03 »
A minha Gts 125i faz 2,6 em condução normal
Também depende do óleo que usam, podem não parecer relevante mas é
Até aos 3000 kms gastava 3,2 a partir daí fui eu que tratei das revisões e o consumo baixou sem  comprometer as prestações antes pelo contrário

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #18 em: 21 de Maio de 2014, 22:10 »
A minha 125i ainda hoje abasteci media 2,8 eu peso quase100 e faco misto AE, IC e atravessar Lisboa ate Areeiro.
SYM GTS 125i

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #19 em: 21 de Maio de 2014, 22:12 »
O tipo de condução no meu caso é tudo, marginal e autoestrada e mesmo no meu carro tenho uma condução bastante econômica. Dai eu achar tão importante porque no meu carro 2.0cc TDi 143cv tenho feio médias de 4,7/ 4,8 l neste percurso que faço agora no novo trabalho. Logo a mota terá de me compensar em termos de consumo, mas já vi que em condução econômica consigo rondar os 3,0l na de injecção


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aqui estamos numa situação idêntica.
O meu "latinhas" também tem 2.000 cc e 180 cavalos e o consumo anda por volta dos 5.4l/100.
Tudo depende também do número de kms que faz por mês.
Salvo melhor opinião, a compra de uma Sym Gts seja a I ou a carburador, no meu caso, não tem muito a ver com o poupar, veja:
Manutenção da scooter (de 6.000 em 6.000 Kms) com mudança intermédia de óleo sai mais cara do que a manutenção do latinhas de 30.000 em 30.000 Kms.
Scooter tem o seguro mais barato (dependendo a diferença, do tipo de seguro)
O IUC aqui o da scooter é muito mais barato (5.47) do que os €250 do carro.
Enfim... a scooter faz poupar uns trocos mas os prazeres proporcionados pela scooter e pelo latinhas são diferentes, completam-se e gosto muito disso.

A Sym GTS 2009 tem5 anos e quantos kms?
A Sym GTS 125i de que ano é e quantos kms tem?

Estes são aspectos a ter em consideração na escolha, mas seja ela qual for, votos de felicidades e muita sorte (que também é essencial)

Paulo Renato

Cromix

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #20 em: 21 de Maio de 2014, 22:16 »
O tipo de condução no meu caso é tudo, marginal e autoestrada e mesmo no meu carro tenho uma condução bastante econômica. Dai eu achar tão importante porque no meu carro 2.0cc TDi 143cv tenho feio médias de 4,7/ 4,8 l neste percurso que faço agora no novo trabalho. Logo a mota terá de me compensar em termos de consumo, mas já vi que em condução econômica consigo rondar os 3,0l na de injecção


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Consumo em auto-estrada é complicado fazer baixo, digo isto por experiencia propria.
Para fazer consumos de perto de 3l/100, a GTS tem de andar ali por volta das 8000rpm, como eu sou um gajo pesado(100kg), assim vou ali perto 90/95.

Em AE para andar a 100-105km na GTS ela anda ali perto das 9000rpm, chegando facilmente ao corte 95000.

Com o carro com esses consumos e a diferença de preço de gasolina para o gasoleo compensa proximo de 1€ a cada 100km.

3.5L/100km = 5,1275(Preço gasolina 1.465€/litro)
5L/100Km = 6,225(Preço gasoleo 1.245€/litro)

A GTS tem no entanto um plano de manutenção apertado(como quase todas as 125cc).

Mudanças de oleo a cada 3000km
Revisoes a cada 6000km
Mudança de correia a cada 12000km

Eu como faço 100km por dia, e o meu carro gastava quase 6l a gasolina, compensou.

Como já te foi dito, faz bem as contas, ve também os preços das revisões.

Abraço,

bocaesquadra

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #21 em: 21 de Maio de 2014, 22:59 »
Ambas tem a volta de 30,000km a diferença de valor entre a 2009 e a i são de 300€ não sei porque desde início fiquei sempre inclinado para a i mas secalhar poderá não valer a pena a diferenca


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

bocaesquadra

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #22 em: 21 de Maio de 2014, 23:00 »
Desde já agradeço a todos as ajudas que estão a dar não esperava tanta colaboração


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #23 em: 21 de Maio de 2014, 23:04 »
Se estiveres a pensar APENAS  em termos de custos convêm que faças bem contas aos valores "escondidos" como seguro, revisões, manutenção, equipamento, etc.

Caso já tenhas decidido pela aquisição, a pcx é uma boa opção em termos de consumo.
Convêm que experimentes os modelos para uma melhor decisão.

Depois é só rolar  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Cromix

  • Visitante
Re: Sym gts (2009) x gts 125i x gts (mais recente)
« Responder #24 em: 22 de Maio de 2014, 08:26 »
Ambas tem a volta de 30,000km a diferença de valor entre a 2009 e a i são de 300€ não sei porque desde início fiquei sempre inclinado para a i mas secalhar poderá não valer a pena a diferenca


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Quantos km fazes/vais fazer por ano?

30mil km, embora não seja uma coisa assustadora, mas é um bocadinho. Quanto te pedem por elas?

Desde já agradeço a todos as ajudas que estão a dar não esperava tanta colaboração


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Isto é CPM  _pol_