Autor Tópico: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters  (Lida 9690 vezes)

miguel de obidos

  • Visitante
Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« em: 17 de Julho de 2010, 18:57 »


Tive hoje a oportunidade de experimentar uma beldade destas de um amigo.
Eu sei que nem se discute... é uma moto... não tem variador contínuo logo não é scooter, mas é automática... e que automática... a caixa de 7 velocidades tem 4 modos de funcionamento, sequencial (em que pomos as mudanças através de dois botões no punho) Sport (uma automática mais vitaminada) tour (para passear, no meu caso usar no dia a dia porque chega bem) e rain (reduz a potência e corta no motor).
De resto é uma mota quase normal, tem que se alçar a perna para subir para o banco... que para GT podia ser mais confortável, o encrã frontal regula-se um bocadinho e com os joelhos bem juntos ao quadro em treliça - a lembrar os lindíssimos quadros italianos a MV e da Ducati - e ao motor (um V de 850cc) fica-se bastante bem escudado do ventinho que faz numa mota capaz de passar velocidades bem proibitivas.
Continuando, a posição de condução é excelente, tal como excelente é a manobrabilidade, já que nasceu de uma street ao qual acrescentaram o escudo frontal e mais meia dúzia de gadgets.
O depósito é debaixo do acento, para mim a parte pior... só 16 litros o que, segundo o meu amigo dá para 300km pelo menos. Já na frente, o volume do falso depósito esconde um enorme compartimento onde cabe há vontade um capacete integral (e digo à vontade porque estava lá um modular bem grande) e mais uns espaços que serviriam para o telemóvel (tem tomada) e para o kit de 1.ºs socorros.
Também pode levar top case e malas laterais que a marca desenhou para o modelo o que o tornam ainda mais touring.
Agora a estética... para mim.... linda.... uma italiana pura bem desenhada, sem defeitos estéticos, tudo pensado e para mim... farol redondo... adoro a conjugação com o escudo.
Por fim... o preço... a roçar os 10.000.... o que faz pensar... a Aprilia desistiu dos grandes modelos de Maxiscooters (lembram-se da Atlantic 500 e da Scarabeo 500) dizendo que esta mota se poderia facilmente enquadrar no mercado de quem procurava esse modelo... o que é facto é que custa o mesmo que uma Buga 650 e pouco mais do que uma SW...
Do outro lado... tem a mesma potência, posição de condução do que a Deuville ou de uma BMW ST... e advinhem... mais ou menos o mesmo preço - pese o facto que já trás o ABS de série e a topcase ... mas... é automática, logo mais fácil de conduzir.
Assim, a Mana GT fica a meio entre uma scooter grande com o benefício das rodas altas e uma turística pequena...

Pessoalmente.... não a conhecia e fiquei a adorar.  Mais uma italiana linda.  _palmas_



Como o site do importador português tem pouca informação...
Cá vai o que se arranja:

http://www.aprilia.com/en-US/Model/26202/MANA+850+GT+ABS+/Overview.aspx

http://www.aprilia.com/assets/2500/GB_depliant_Mana_2009.pdf


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
« Última modificação: 17 de Julho de 2010, 19:15 por Ferro »


José Chaíça

  • Visitante
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2010, 22:01 »
Que coincidência!!! Ainda hoje estive a apreciar esta mota, num stand em Leiria e a pensar "Que raio... não me lembro deste modelo da Aprilia! Nem nunca ouvi falar dele"...  ;D

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2010, 21:42 »
É curioso mas elas andam por aí.... é um defeito da Milfa... não publicita lá muito bem os seus modelos...
Alguém tem visto testes em Portugal feitos à Caponord, à Pegaso à Dorsoduro... às Atlantic.... o que é facto é que andam bem no SBK, vendem bem em todos os mercados europeus e cá... parece a minha Peugeot, quem gosta procura e quem não conhece não fica a conhecer.
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, 21:46 por miguel de obidos »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2010, 21:44 »
Temos um membro aqui no CPM que tem uma, o Carlos Fonseca. Pode ser que ele apareça para falar mais um pouco desta máquina.

Da estética que vejo nas fotos gosto, mas com pena, ainda vi nenhuma ao vivo.
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, 21:45 por RRufino »

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2010, 20:06 »
Só hoje vi este topico e não podendo fugir ao repto do RRufino deixo aqui um texto que tinha elaborado já há uns tempos e que me parece ainda actual cerca de 3500 kms depois.



Definitivamente a Mana não é uma Maxi.

Rodas de 17" e ausência da protecção aerodinamica ao nivel das pernas tornam-a uma Moto convencional.
Todo o seu aspecto é de Moto.

O seu design é belo como a Aprilia já nos habituou.
Os apreciadores do estilo classico tem aqui um exemplar de eleicção.

O motor é um bicilindrico com cerca de 75 cv com três modos de potência, Sport, Touring e Rain como as suas irmãs Dorsoduro e Shiver.

É também possivel conduzi-la em modo automatico ou sequencial (7 velocidades) com comandos manuais ou no pé.

No lugar habitual do desposito de combustivel existe espaço para um capacete. Nem todos são bem vindos por excesso de largura ou principalmento por excesso de comprimento.

Está disponivel em cores solidas de bom gosto e com bons acabamentos.

Passadas as apresentações  queremos saber como é que a Mana se comporta.
`
Mais uma vez é uma Moto convencional.

As suspensões são confortaveis, a da frente talvez até mole demais.
Os pneus são os habituais 120 á frente e 180 atrás.
Esta combinação e um banco ergonomico garante-lhe um conforto de marcha e uma capacidade para ultrapassar as irregularidades da estrada que não está ao alcance das Maxiscooters.
Diria também que se encontra muito a vontade nos pequenos percuros de terra com esta combinação.

A posição de condução é ligeiramente aberta e com uma pequena flexão do tronco para diante.
Confortavel sem duvida.
O ecra é regulavel em altura.
A protecção da cabeça e do tronco para 1,74 mts é mediana. Podia ser melhor.

Fazer muitos kms seguidos aos seus comandos não é problema.
É antes um prazer. O banco apesar de firme não incomoda.
A limitação surge pelos 16 litros de combustivel do deposito que se encontra na parte detrás do quadro, e se enche subindo o banco do pendura.

Se mantivermos um ritmo constante(AE) mais ou menos elevado, 130-160 kms/h a Mana gastará cerca de 6,2- 6,3 litros/100 kms. A ritmos mais moderados ou velocidades menos constantes não ultrapassa os 5,5 lts.
Nestas velocidades de cruzeiro a Mana mostra-se muito á vontade.
É possivel ver no seu marcador velocidades na ordem dos 190 kms/h.

Para além se ser muito agradavel em viagem é nas deslocações urbanas, sub-urbanas e estradas nacionais o terreno de eleiçcão da Mana.

Em modo automatico basta rolar o punho. E já está. Todos surpreendidos. Os condutores dos outros veículos, automoveis e motociclos e o proprio condutor da Mana. Tal a facilidade e rapidez de acção. É na fase inicial e media do regime do motor onde se sente mais o vigoroso impulso da mota.

Um outro traço caracteristico é o som inconfundivel do Bi.cilindrico, potenciado por um bela panela de escape. Ao bom estilo italiano adverte e impressiona os outros condutores.

É em jeito de conclusão uma moto extramente agradavel, nada excessiva e que revive o prazer de andar de moto com simplicidade e eficacia e muito estilo saboreando o contacto com o vento e os elementos sempre que nos apeteça.

Foi com bastante agrado que conduzi mais  de 45 centenas de kms pelas belas estradas do nosso País.

Anseio por mais...




terror da fonte da telha

  • Visitante
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2010, 19:43 »
Bem é expectacular sim senhor é pena e não ter guito nem ter carta buááááááá _lool_

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2010, 17:50 »
A carta é só preciso paciência e tempo....


Já o gito... ai... sofro do mesmo mal... se o tivesse... acho que já tinha uma menina destas....  _martelada_

ggx2

  • Visitante
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2011, 19:19 »
Muito gira a branquinha  ao vivo e a cores.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2013, 23:06 »
Em video.

Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2013, 23:20 »
Porventura a pioneira das caixas automáticas com aplicação nas motos.

Um belo modelo e com muita pinta! A Aprilia e o seu traço italiano fizeram um belo trabalho e esses 4.30min. de vídeo são ilustrativos do potencial deste audível tenor de 2 cilindros em V.

Mas agora impõe-se uma pergunta (pouco inocente)...o que leva o nosso companheiro Branco a colocar aqui um vídeo desta GT???

Querem ver que.... _careta_

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2013, 23:23 »
Se pud€ss€... era hoje!!  _Rolley_

Esta ou outra do género.

Sonhar não custa!!
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Mana 850 ABS GT alternativa às motos ou ás scooters
« Responder #12 em: 21 de Setembro de 2013, 23:42 »
Mais nada! Assim é que é falar.  _pol_

Vi muito poucas até hoje e apesar de o mercado já a conhecer à algum tempo, mantém o seu glamour quase inalterado.  _pol_

Que bela máquina hem Branco.... ;D