Autor Tópico: famel nostalgia  (Lida 6480 vezes)

jorge taborda

  • Visitante
famel nostalgia
« em: 11 de Maio de 2014, 21:27 »
 _pt_ é inevitavel falar nisto, o estado de degradaçao de uma das motorizadas criadas em portugal, famel...
acho importante falar disto, porque muitos dos utilizadores do forum ja andou numa, muitos deste mesmos começou o seu amor por 2 rodas numa, a sua primeira mota, outros terao ainda alguma em sua posse, restaurada ou nao.
vi hoje o estado de degradaçao da fabrica portuguesa famel, onde empregou mais de 600 trabalhadores, onde foi criada uma marca mistica que ate aos dias de hoje perdura, a sic transmitiu no seu programa "abandonados" aos domingos logo apos o jornal da noite uma importante reportagem recordando esta fabrica, dos muitos casais que la trabalharam, e mostrando os espaços abandonados a merecer dos anos que vao passando.
eu, gostaria que fosse reconstruida, por ser uma marca portuguesa, por ter tido os seus anos de ouro, entre outras coisas...
mas quem quiser, que se acuse..
topico aberdo para discussoes, com todo o respeito pelas nossas maxis _pt_

Barradas

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2014, 21:41 »
E eu tive uma dessas. A FAMEL XF 17 parecia na altura um avião.hehehe

jorge taborda

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2014, 21:47 »
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4368.0

aqui esta um topico nosso que fala da "ultima" famel, infelizmente quase nao saiu do papel.
hoje em dia quase certo que iria ser uma escolha da maioria que anda de trotinete ou scooter eletrica...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: famel nostalgia
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2014, 22:24 »
Vi a reportagem na SIC à momentos e....por acaso ficou-me um certo nó na garganta ao ver toda aquela fábrica ao abandono.

Fábrica essa que produziu motos que hoje são mais do que um meio de transporte....são motociclos que movem muitos amantes das 2 rodas a encontrar-se e a mostrar as suas bem mantidas e estimadas FAMEL.  _palmas_

terrinha

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2014, 22:54 »
E eu tive uma dessas. A FAMEL XF 17 parecia na altura um avião.hehehe
Grandes picanços com a minha Yamaha RZ  _pol_

S800

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2014, 14:49 »
Também vi a reportagem. É realmente estranho passar em frente à fábrica e ver o estado em que está. Também me recordo de passar por lá e ver de fora talvez no início dos anos 90, com a crise já instalada no sector mas com a fábrica ainda a laborar. Motorizou centenas de famílias.
Sem prejuízo de ser uma marca por quem os portugueses tinham/têm uma certa nostalgia, não esqueço que também nasceram, como as Casal e outras, de circunstâncias muito específicas: um mercado protegido, contingentado, fechado ao exterior, que quase não recebia motos importadas, e em que eram poucas as famílias que podiam comprar automóveis. Isso também explica que a fábrica chegasse a ter mais de 600 trabalhadores.

Se olharmos com frieza e objectividade para a larga maioria das motorizadas portuguesas (com uma ou outra excepção),   estavam muito longe das melhores propostas japonesas ou italianas, a muitos níveis. A verdade é que o mundo era diferente nesse tempo. Depois o mercado abriu e o resto é história.

Fiquei um bocado chocado foi com a  proposta - voluntariosa mas muito amadora - do protótipo Famel que aparece no fim da reportagem... Se eu fosse o autor do protótipo, não o teria mostrado naquele estado a uma televisão...


 

CarlaLopes

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #6 em: 12 de Maio de 2014, 16:05 »
Se as voltarem a fabricar, coisa que vai ser dificil...
Compro uma, pelo menos para ajudar a reconstruir o pequenino mercado produtor de motas portugues. Quem sabe se agora, nao iriam mais longe.


Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: famel nostalgia
« Responder #7 em: 12 de Maio de 2014, 17:59 »
Tambem fiquei com nó na garganta...

No tempo dos meus 16 anos as scooters estavam na moda. Mas o que matou inclusivamente o mercado das scooters foi a obrigatoriedade de fazer exame de codigo aos 16 anos para se poder conduzir as 50cc.

No inicio o processo era gerido pelas autarquias. Era facil e barato obter a licença de condução. A partir de 96/97 passou a ser obrigatorio aulas de codigo que encareceu e complicou muito a obtenção da licença....
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

jorge taborda

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #8 em: 12 de Maio de 2014, 18:25 »
se o prototipo sair,segundo a reportagem,so saira em 2018, ate la muita coisa mudara e certamente que eles terao que fazer grandes mudanças naquela mota.a evoluçao sera grande principalmente tecnologica

apoiava a reabertura de uma fabrica em pequena escala,com um unico modelo, ou 2 mesmo,uma mota e uma scooter,que se fizesse algumas dezenas ou centenas para esposiçao em lojas mais universais de vendas de motas,para atrair a concorrencia,e de preferencia junto ao mitico simbolo da famel,um outro simbolo,o P que em tantos produtos vemos agora,"compre o que é nosso"...
tenho quase a certeza que iria ganhar inicialmente algumas encomendas.

odivelas

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2015, 01:29 »
Viva,
Já existem alguns tópicos a falar da MÍTICA FAMEL, mas pela minha pesquisa nenhum tinha a dita reportagem.
Ora aqui fica:

https://www.facebook.com/grupobomdia/videos/10152633282157739/

Cumps,
Odivelas

sergio2013silva

  • Visitante
Re: famel nostalgia
« Responder #10 em: 19 de Novembro de 2015, 19:46 »
Tive uma Zundapp e que saudades que tenho dela pau para toda a colher mecanica nada que nao se resolve-se com martelo alicate e arame :)) :))

Como diz o outro destas nao á mais.

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: famel nostalgia
« Responder #11 em: 19 de Novembro de 2015, 21:22 »
Olá companheiro,  pois é destas já não se fabricam mais, mas tenho o orgulho de dizer que tenho uma que era do meu velhote, e ainda mais orgulhoso fico porque tive o prazer de restaurar todinha, peça a peça, feito por mim.
É um modelo Sintra de 1978, está linda, o nosso companheiro José Luís pode confirmar, é um prazer imenso dar uma voltinha nela....brutal
 scooter_ scooter_
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: famel nostalgia
« Responder #12 em: 19 de Novembro de 2015, 21:40 »
Eu tirei a licença na saschs lebre que na altura reconstruímos ,eu e o meu velho, era MT fixe,tive ao mesmo tempo uma casal de cross a k50 já com 5 velocidades e ponto morto em todas elas .
Eram máquinas que deixam saudades....

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves