Autor Tópico: 50cc podem circular em auto-estradas?  (Lida 65363 vezes)

jorge taborda

  • Visitante
50cc podem circular em auto-estradas?
« em: 03 de Maio de 2014, 19:18 »
 _convivio_ boas! fiz pesquisa no topico,e tenho esperança que alguem saiba disto, pois vi algumas respostas que se relacionavam com o que queria encontrar mas nada de muito concreto.

as 50cc ja podem circular em AE?? na verdade dize-se que as 125 sao permitidas,e as 49cc ja nao sao.. nao encontrei nada especificado do limite minimo. a minha devo ja dizer que é matricula amarela,mas tambem ja li que isso tinha a haver com o sitio de emissao da matricula, e nao concretamente com os cc da scooter. pois ainda ontem conversei com um colega la da escola onde estudo a noite, a dele é 50cc e a matricula e branca...

possiveis respostas??

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2014, 19:31 »
Uma 50 e um ciclomotor, logo nao pode circular em vias reservadas a automoveis e motociclos

Cromix

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2014, 19:32 »
Apenas superiores a 50cc é que podem.

Cumps,

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2014, 19:43 »
 A diferença entre as matricula amarela e branca está no facto de estarem limitadas ou não. As com matricula amarela estão limitadas a 45 km/h e são ciclomotores. As não limitadas têm matrículas brancas.

Como a velocidade mínima em AE e vias reservadas é de 50 km/h os ciclomotores não podem circular.


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #4 em: 03 de Maio de 2014, 19:44 »
E para completar tambem não podem passar na ponte Vasco da gama e 25 de Abril :)

jorge taborda

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2014, 19:47 »
digamos...eu fiz um upgrade a scooter, aumentou concerteza o cc... mesmo assim continua sem poder?isto se eu legaliza-se o livrete com o cc atual

jorge taborda

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #6 em: 03 de Maio de 2014, 19:49 »
A diferença entre as matricula amarela e branca está no facto de estarem limitadas ou não. As com matricula amarela estão limitadas a 45 km/h e são ciclomotores. As não limitadas têm matrículas brancas.

Como a velocidade mínima em AE e vias reservadas é de 50 km/h os ciclomotores não podem circular.


Sent from iPhone using Tapatalk

obrigado pelo esclarecimento,entao nao sei porque a minha esta limitada,ela ja quando a comprei dava 80 numa boa

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #7 em: 03 de Maio de 2014, 19:50 »
Depende da homologação... Mas o limitador não é difícil e retirar... _Rolley_


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

jorge taborda

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #8 em: 03 de Maio de 2014, 20:06 »
Depende da homologação... Mas o limitador não é difícil e retirar... _Rolley_


Sent from iPhone using Tapatalk

substituir matricula nao?lol

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2014, 20:59 »
Ponto! até 50cc matrícula amarela, (ciclomotores), há quem tenha matrícula branca numa 50cc
mas é para enganar,  _policia_ _policia_ :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

jorge taborda

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #10 em: 03 de Maio de 2014, 21:09 »
mas e assim,se eu quiser legaliza-la depois de fazer o upgrade(aumentou o piston por causa de ganhar mais força nas subidas por exemplo) o que e que se pode fazer?vale a pena?

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #11 em: 04 de Maio de 2014, 00:58 »
Olá _pol_
Penso que faças o que fizeres, não vais conseguir legalizar um ciclomotor de 50cc para mais cilindrada _pensador_ _pensador_ _pensador_, não me parece que uma marca que homologa uma certa cilindrada tenha vontade de passar o papel _reg_, eles querem é vender os modelos que tem disponíveis acima de 50cc scooter_
Mais vale comprar uma 125cc, anda em todo o lado _pt_ _pt_ _pt_ 
Pereira

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #12 em: 04 de Maio de 2014, 01:16 »
Olá _pol_
Penso que faças o que fizeres, não vais conseguir legalizar um ciclomotor de 50cc para mais cilindrada _pensador_ _pensador_ _pensador_, não me parece que uma marca que homologa uma certa cilindrada tenha vontade de passar o papel _reg_, eles querem é vender os modelos que tem disponíveis acima de 50cc scooter_
Mais vale comprar uma 125cc, anda em todo o lado _pt_ _pt_ _pt_

E tem lógica o que dizes,  :) :)  _pol_ _pol_   
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #13 em: 04 de Maio de 2014, 08:16 »
Em 97 a minha aerox tinha mat  branca como um carro com livrete,etc tudo igual,na altura dava para escolher com branca,sem limite,ou amarela(45 kmh),ah no livrete não tinha nada referido da vem,agora não tenho a certeza
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #14 em: 05 de Maio de 2014, 13:26 »
Em 97 a minha aerox tinha mat  branca como um carro com livrete,etc tudo igual,na altura dava para escolher com branca,sem limite,ou amarela(45 kmh),ah no livrete não tinha nada referido da vem,agora não tenho a certeza

Há e sempre houve modelos que podem ser homologados como motociclo ou ciclomotor. Eu tive uma Yamaha target homologada como ciclomotor, (matrícula amarela, que antigamente era emitida pelas CM e tinha uma numeração começada por 3 letras identificadoras do monicípio de emissão) mas por exemplo em Mem Martins circulava uma homologada como ciclomotor (matricula branca).
 
Não tenho agora presente a definição exacta de motociclo  nem de ciclomotor, mas o poder ou não circular em AE e IC, ou IP depende da homologação, e de uma forma simplista, tudo o que tem matrícula branca pode, mas tudo o que tem matrícula amarela já não pode.
 
Ressalvo que não tive ainda oportunidade de ler as alterações mais recentes ao CE, mas tenho ideia de que nada foi mexido nesse campo.
 
Em nota de roda-pé, em determinada altura, quando não se podia conduzir até 125 com carta de carro, e sobretudo durante o periodo em que se podia conduzir ciclomotores com carta B (durante um periodo limitado de anos nem isso era permitido, a não ser aos titulares de carta emitida antes de 31/03/1989 salvo erro) muitos compravam ciclomotores que vinham limitados de fábrica, mas que já traziam a curva de escape alternativa, sem limitador, e assim que acabava a garantia...  _Rolley_
Conheço pessoalmente um caso  _corado_ _Rolley_
« Última modificação: 05 de Maio de 2014, 13:27 por cristina »

jorge taborda

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #15 em: 05 de Maio de 2014, 18:16 »
reconheco que uma 125 neste momento nao esta ao meu alcance financeiro,mas e uma proposta bastante apelativa.esta foi a minha primeira experiencia com uma scooter,estou bastante descontente com a scooter mas isso e por problemas mecanicos que ainda nao consegui resolver,ainda ontem deu um tombo quase sozinha que ate me assustou,mas a experiencia de conduzir scooter imprime um sentido de liberdade muito grande,mas tambem um sentido de responsabilidade.resumindo,adorei..e chato e a minha estar restringida,sem poder circular em auto.estrada,se nao mais longe iria

jordax

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #16 em: 07 de Maio de 2014, 23:18 »
em 1995 comprei uma Cagiva Prima 50 R, o vendedor perguntou-me qual a matricula que cria amarela ( emitida pela CM, e que demorava uma eternidade ) , ou branca ( emitida pela DGV e pode vir levantar a moto amanhã), o preço não era o mesmo pagava-se 5 contos pelas amarelas e 15 contos pelas brancas , mas ainda assim eu queria era enrolar punho e optei pela branca, mas desde logo o vendedor me avisou que em termos de legislação era igual para ambas. É claro que a moto era do tamanho de uma 125 , a ignorância da autoridade era mais do que muita, e a auto-estrada dava-me um jeitão para ir para o Alentejo, eheheheh _Rolley_

Milfont

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #17 em: 08 de Setembro de 2015, 14:18 »
Bom, depois de estudar e re-estudar o assunto, questinar as autoridades competentes em alguns telefonemas e procurar a exactidao da informaçao completo:

Ciclomotores que registados com matricula amarela nas camaras municipais com 3 letras indicando o municipio estao obrigados a terem suas chapas alteradas para as actuais, visto que agora so uma instituiçao faz o registo das mesmas. Circular com a matricula amarela com 3 letras ja da direito a apreensao da mota, embora a policia diga que nao e habitual. _reg_

De facto podemos optar por por matricula branca nas 50cc's, mas nao somos obrigados. o que e certo ´e que seja com matricula amarela registada no IMTT, ja com 2 numeros + 2 letras + 2 numeros como os carros seja a mesma em branco, o que define o poder andar ou nao nas AE's e pontes e a cilindrada.   _martelada_


Em resumo: Nao, nunca pode. Ainda que modificada para ter mais cilindrada, ela continuara com o registo original de uma 50cc. Sendo tal facto punido com coima.  _policia_

Se tiveres matricula branca na 50cc podes sempre por uns impressos colados a fingir de carenagens de uma 125cc, talvez te safes  _Rolley_

Comprimentos, M.M.
 

Offline HEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2015
  • Mensagens: 65
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600s
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #18 em: 08 de Setembro de 2015, 16:24 »
Foi uma das perguntas que saiu no meu exame.

Independentemente de matricula branca ou não, o que define um ciclomotor, é o facto de ser um veículo de duas rodas (com ou sem carro lateral), até 50cc e cujo fabricante define, que não excede os 45km/h de fábrica.

joaoasduarte

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #19 em: 22 de Junho de 2016, 23:46 »
Boa noite.
Citar
TÍTULO IV
Dos veículos
CAPÍTULO I
Classificação dos veículos
Artigo 107.º
Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

1 – Motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.
Ora bem, tenho uma Piaggio NRG MC2, 49cc, Motociclo de livrete e matricula branca 3x-3x-IG.
Ou seja, até que estradas é que ela pode andar?
Desculpem o desenterranço, mas sou novo nisto...
Abraços!

CoutoJr

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #20 em: 22 de Junho de 2016, 23:57 »
Auto estradas está off segundo me parece...


Sent from my iPhone using Tapatalk

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #21 em: 22 de Junho de 2016, 23:58 »
Boa noite.Ora bem, tenho uma Piaggio NRG MC2, 49cc, Motociclo de livrete e matricula branca 3x-3x-IG.
Ou seja, até que estradas é que ela pode andar?
Desculpem o desenterranço, mas sou novo nisto...
Abraços!

Nesse caso é ciclomotor e não motociclo logo não pode andar em autoestrada nem vias reservadas a automóveis, vulgares vias rápidas. A cor da matricula é irrelevante.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #22 em: 23 de Junho de 2016, 00:00 »
E nas pontes vasco da gama e 25 de Abril tambem não

interceptor

  • Visitante
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #23 em: 23 de Junho de 2016, 06:59 »
Basicamente pode circular em todas as vias excepto nas reservadas a veículos automóveis. Normalmente o acesso a estas vias está devidamente assinalado com sinalização vertical

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: 50cc podem circular em auto-estradas?
« Responder #24 em: 23 de Junho de 2016, 10:09 »
Bom dia companheiros

Fui proprietário de uma Honda SFX de 49 cm3, detentora de chapa de matrícula branca e com a categoria de MOTOCICLO averbada no livrete que era em tudo idêntico aos dos veículos automóveis.

Não me recordo do que definia o código da estrada da altura mas sei que era uma grande confusão em relação a este assunto, mas era notícia corrente que a chapa de matrícula branca e a categoria de MOTOCICLO tinha sido um "truque" para que estes veículos cuja velocidade máxima legal era 55 Kms/hora, pudessem atravessar a ponte 25 de Abril.

Nem as autoridades tinham conhecimentos suficientes sobre o assunto e como o livrete dizia MOTOCICLO não diziam nada.

Hoje em dia desconheço o significado da diferença das cores nas chapas de matrícula visto que a categoria do veículo é atribuída pela cilindrada.

Cumprimentos

TG
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.