Autor Tópico: Mod's para a Pcx  (Lida 6755 vezes)

nribeiro

  • Visitante
Mod's para a Pcx
« em: 22 de Abril de 2014, 20:56 »
Achas que compensa montar na PCX uma arvore de cames da Yuminashi mais as molas de válvulas no motor stock? É preciso algo mais? Ou preciso de mudar o pistão?
Acho que seria também uma grande alteração neste motorzito! Loool
Maluco para isso sou eu só não sei se posso apenas mudar a arvore de cames e molas de valvulas.

Isso está a voar é baixinho....! _Rolley_
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 01:59 por santos466 »

Migueltma

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #1 em: 22 de Abril de 2014, 22:38 »
Achas que compensa montar na PCX uma arvore de cames da Yuminashi mais as molas de válvulas no motor stock? É preciso algo mais? Ou preciso de mudar o pistão?
Acho que seria também uma grande alteração neste motorzito! Loool
Maluco para isso sou eu só não sei se posso apenas mudar a arvore de cames e molas de valvulas.

Isso está a voar é baixinho....! _Rolley_


Nribeiro
Tu é que sabes se queres investir 300 ou 400€ para ganhar 3 ou 4 Cv's,  como te disse a tua PCX tem 124cc e 12 Cv a base para desenvolver potência é muito restricta
eu gastei quase 650€ para ganhar pouco mais de 7Cv's, mas a SH tem 300cc e 27.2Cv de origem e como consequencia das alterações o binário subiu consideravelmente e o motor parece outro, agora as 2 valvulas de admissão entram mais 1mm dentro do cilindro, logo há uma maior entrada de ar, não estou com isto a querer dizer que a PCX não melhore, terá forçosamente de ficar com o motor mais cheio, mas é muito €€€ gasto para tão poucos CV's de ganho! Só a título de curiosidade o Power commander custa á volta de 235€ a arvore de cames 237€ o Variador custa 158€ (para a SH300i), é muita pasta!!

Em relação á minha SH posso aqui afirmar sem querer ferir susceptibilidades que até aos 100km/h poucas scooter's apanham esta...
 hoje dei 165Km/h em recta, e cheguei lá num tiro

Abraço
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 00:01 por santos466 »

nribeiro

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2014, 20:39 »
Eu entendo essa questão toda mas o material para a minha não e  assim para esses valores. A minha questão e se o cilindro stock aceita as novas valvulas e a nova arvore de cames. Ou seja se eu comprar a cames e as valvulas e só chegar e montar e não haverá problemas. Mais tarde quero colocar a 150. Acho que chega e sobra para ela ficar bastante melhor.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Migueltma

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #3 em: 24 de Abril de 2014, 00:56 »
Presumo que o N de nribeiro será de Nuno??
Bom Nuno, não sei se o teu conhecimento de motores alternativos (pistão) é relativamente sólido para perceberes o que eu te vou tentar explicar, um motor de combustão interna transforma energia térmica em energia mecânica através da combustão de uma mistura de Ar e combustível, esta transformação ou conversão é feita através de processos termodinâmicos onde se incluem os 4 tempos do motor (ciclo otto) Admissão, compressão, explosão e escape).
Isto traduzido por miúdos quer dizer que não interessa teres válvulas muito grandes se não consegues encher o cilindro com o ar que elas têm a capacidade de admitir, mais vale (e já que queres fazer a alteração) comprares o cilindro de 150 ou mesmo de 175, sim já andei a bisbilhotar o site da Yuminashi, e assim já consegues tirar todo o rendimento das válvulas e das Cames que lá puseres, vais estar assim a aumentar a capacidade de ar do teu motor, já que a potência fornecida é proporcional ao débito de ar consumido pelo cilindro na unidade de tempo, e para uma determinada conjugação de rotações do motor a quantidade de ar que lá consegues meter depende de vários factores como por exemplo angulo de abertura e tamanho das válvulas de admissão, e não esquecer que quanto menores forem as restrições de fluxo de ar causadas por essas mesmas válvulas,e consequentemente menores as perdas de pressão causadas pelo funcionamento de todo o sistema de admissão, maior será a quantidade de ar  que o teu cilindro vai receber.
Por exemplo en estou a pensar em tirar a cabeça da SH fora para alargar os canais de admissão, porque agora as válvulas abrem mais mas se o ar que passa pelas condutas for o mesmo não adianta muito, tirarei muito mais rendimento de alargar essas mesmas condutas e aumentar o "Airflow" Fluxo de ar.

Capisce??  _pol_

Abraço

nribeiro

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #4 em: 24 de Abril de 2014, 11:11 »
Claro que entendo o que me explicaste. E tens razão e fazes bem em alargar os canais de admissão. Só não a coloco a mais de 150 porque já andei a ler que causa mais aquecimento. Não quero dar cabo do motor não é? Loool
Ha quem altere ainda os variadores e talvez outras coisas mas não dizem, quanto a mim com resultados fantásticos. Isto se realmente não houver modificações de motor. Um caso desses era a PCX do MCosta! Não tenho problemas nenhuns a dizer que me faz mesmo confusão!!! Nas mesmas estradas que eu faço ele que é mais pesado que eu anda a mais 10 ou 20km/h. E a PCX desenvolvia rápida onde a minha por exemplo desenvolve mais devagar.
Eu não me importo nada de abrir o jogo se as mods e testes que faço derem bom ou mau resultado. Assim outros poderão fazer o mesmo e ter a PCX melhor do que de origem.
Não sei se conhecem a PCX em questão mas estava muito fixe mesmo!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, 11:12 por nribeiro »

Migueltma

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #5 em: 24 de Abril de 2014, 19:08 »
Por acaso não conheço essa PCX do Mcosta, aliás eu do clube só conheço o Pgomes que tambem tem uma SH mas está stock só tens um roletes Dr Pulley.

nribeiro

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a SH300i
« Responder #6 em: 25 de Abril de 2014, 10:56 »
Vejam este video na IC19.



Eu não consigo nas mesmas rectas e subidas as mesmas velocidades. E depois faz-me confusão a rapidez que desenvolve ate aos 130 com qualquer inclinacaozita. Ele agora foi para a TMax500!

Desculpem lá esta cena toda. Se der para moverem para um tópico da pcx ou eu criar um e depois moverem.

Abracos

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 10:58 por nribeiro »

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Mod's para a Pcx
« Responder #7 em: 25 de Abril de 2014, 16:54 »
Nuno tens isto separado. Tenta agora tirar duvidas neste topico. Abraço!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

nribeiro

  • Visitante
Re: Re: Mod's para a Pcx
« Responder #8 em: 25 de Abril de 2014, 19:25 »
Thanks

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Marco46

  • Visitante
Re: Mod's para a Pcx
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2014, 00:22 »


antes demais qualquer coisa investe num cilindro de 180 com piston forjado e depois pensa no resto! Com essas alterações que queres fazer o motor de stock não vai aguentar.

Com cilindro de maior capacidade tens mais potencia com menos rotação, no entanto vais ter de mexer em mais coisas como transmissão.


saudações


nribeiro

  • Visitante
Re: Mod's para a Pcx
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2014, 18:35 »
Mas já me disseram que a mota depois vai aquecer demasiado. Ha quem já as tenha assim e que depois de uns km a luz de temperatura acendeu tendo que a PCX ir de reboque. Tenho medo disso como e obvio.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


nribeiro

  • Visitante
Re: Mod's para a Pcx
« Responder #11 em: 09 de Maio de 2014, 05:33 »
Só para deixar a info que já montei a mola de contraste da polini e a PCX mudou completamente! E da noite para o dia a diferença!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk