Autor Tópico: [Mag 125] Temperatura  (Lida 10025 vezes)

Tito77

  • Visitante
[Mag 125] Temperatura
« em: 15 de Julho de 2010, 22:24 »
caros companheiros,

alguem me sabe dizer se há alguma explicação logica para o facto de achar que a minha Mag quando está "fria" nao desenvolve tanto como quando ja está "quente".

Apesar de saber que nao se deve puxar por elas a frio, mas de vez em quando é necessario...

obrigado
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:54 por paufer »

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Duvida de mecanica
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2010, 23:04 »
Não é habito ser assim ?

Tudo quanto é maquinas, é concebido para trabalharem melhor no seu regime normal ( ou seja a quente ) e no nosso caso em andamento durante algum tempo.

As melhores rotações da maquina estam feitas para uma certa dilatação da mesma, por isso a friu ela pode desenvolver menos a uma velocidade regular terá outra performance (!) e em altos regimes continuados pode estragar.

Se não for isto é muito parecido ... eh eh eh 

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Duvida de mecanica
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2010, 23:16 »
Paulo, tiraste-me as palavras da boca  _lool_

Ia questionar exactamente o mesmo. Até eu levo algum tempo a começar a carburar de manhã  _careta_

jakasilva

  • Visitante
Re: Duvida de mecanica
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2010, 10:47 »
Pois, concordo perfeitamente com os nossos companheiros. Dou o exemplo do meu carrito, como é a GPL ainda noto mais a questão da potencia quando está frio, principalmente em subida.

Tito é normal notares esse comportamento na MAG.

scooter_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Duvida de mecanica
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2010, 00:53 »
Alem de o oleo nao ter atingido a temperatura normal de funcionamento, que assim por dizer a temperatura ideal para uma boa lubrificação dos componentes, a gasolina tem uma temperatura optima na qual explode melhor e logo melhor rendimento, (ar+gasolina).
A uns anos tive que trocar o termostato ao meu carro por um mais quente, ou seja que mantinha a temperatura do motor mais quente para haver uma melhor explosão e logo mais limpa, (normas ambientais).
Ou seja como o gasoleo tem que atingir uma temperatura ideal para se queimar, a gasolina tem um temperatura ideal na qual e mais facil detona-la, (faze-la explodir) e o termostato das motas/carros tentam manter atraves do sistema de refrigeração o motor o mais possivel aproximado dessa temperatura. _Rolley_
Traduzindo em miudos.
A gasolina explode melhor em estado gasoso, logo e necessario uma certa temperatura, para ela ficar em estado gasoso e se dar uma mais eficiente explosão.  O sistema GPL, como o gas e liquido e alem de ser liquido é um gas frio, (os utilizadores de GPL reparam apos um nechimento que o adpatador fica gelado), ainda tem outro sistema anexo que se chama vaporizador que nao e mais do que um sitema onde passa agua do radiador do carro (quente) e o gpl, o vaporizador aquece o GPL, para ele ficar em estado gasoso e se dar uma melhor explosão, logo e mais dificil obter uma arranque a frio com um sistema GPl, pelo facto de o gas ser gelado e a gasolina não.
Por isos também e normal que quando o motor esta frio cheirar a gasolina, e gasolina nao queimada, porque o motor esta ainda frio e nao ocorre a vaporização necessaria da gasolina.
Ora para ocorrer uma boa explosão temos que ter oxigenio, como todos devem saber o ar que é metido para dentro dos motores nao e so oxigenio, logo tem uma certa precentagem de oxigenio. Mas aqui quanto mais fresco for o ar melhor, porque ar mais frio mais densidade, logo vai ter no mesmo espaço mais moleculas de oxigenio, logo mais oxigenio melhor explosão, explosão mais eficiente, ar quente menos densidade (tal como acontece nos balões de ar quente o ar fica com menos densidade, menos peso e o balão sobe na atmosfera).
Por isso para uma boa explosão, gasolina vaporizada, em estado gasoso, (que ate se mistura melhor com o ar dentro do cilindro), e ar fresco, mais moleculas de O2, necessarias a explosão ou combustão.
Bom ja chega, isto e mais quimica que outra coisa.

cump.
« Última modificação: 29 de Julho de 2010, 01:21 por nunompires »
[/URL]

Tito77

  • Visitante
Re: Duvida de mecanica
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2010, 08:23 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

ZEV

  • Visitante
Re: Duvida de mecanica
« Responder #6 em: 29 de Julho de 2010, 10:19 »
(...) quanto mais fresco for o ar melhor, porque ar mais frio mais densidade, logo vai ter no mesmo espaço mais moleculas de oxigenio, logo mais oxigenio melhor explosão, explosão mais eficiente, ar quente menos densidade (tal como acontece nos balões de ar quente o ar fica com menos densidade, menos peso e o balão sobe na atmosfera).


Isto só é válido quando comparadas altitudes iguais; se subires, o ar vai ficando mais rarefeito (ainda que mais frio), e logo, com menor oxigénio e densidade.
Obviamente, mantém-se válido em altitude - a Serra da Estrela no verão tem menos densidade do que no inverno; mas sempre menos do que junto ao mar.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Duvida de mecanica
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2010, 09:29 »

Isto só é válido quando comparadas altitudes iguais; se subires, o ar vai ficando mais rarefeito (ainda que mais frio), e logo, com menor oxigénio e densidade.
Obviamente, mantém-se válido em altitude - a Serra da Estrela no verão tem menos densidade do que no inverno; mas sempre menos do que junto ao mar.

Quando falo em ar quente, ar mais fresco estou a falar na mesma altitude media em relação ao mar, senão se continuar a expandir-me poderia ter falado tambem na humidade media do ar que também altera a potencia dos motores.
Quanto mais sobes perdes potencia não pelo ar ser mais fresco , mas porque existe menos concentração de oxigenio na atomosfera. porque a pressão atomosferica diminuiu.
E o que é a pressão atmosferica? e simplesmente o peso que o ar exerce sobre ele, ora temos uma camada de ar com km, se estiveres ca em baixo no inicio estas a levar com o peso todo, se estiveres a meio so levas com metade do peso do ar, o mesmo sucede com a pressão dentro de agua, quanto mais fundo se nada, mais pressão e exercida .
Traduzindo, mais peso, mais pressão atmosferica, mais pressão atomosferica, ar mais denso por esta a ser empurrado e comprimido por mais peso, ar mais comprimido, para o mesmo volume de ar mais moleculas de oxigenio.
Para os mais curiosos:


"Embora o ar seja extremamente leve, não é desprovido de peso. Cada pessoa tem em média uma superfície do corpo aproximadamente igual a 1 metro quadrado, quando adulto. Sabendo que ao nível do mar a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm (definida como 101 325 Pa, ou ainda 1013,25 hPa=mbar), isso significa dizer que, neste local, uma pessoa suportaria uma força de cerca de 100 000 N relativo à pressão atmosférica. Porém, não sente nada, nem é esmagada por esta força. Isto acontece devido à presença do ar que está contido no corpo e ao equilíbrio entre a pressão que atua de fora para dentro e de dentro para fora do corpo. Qualquer variação na pressão externa se transmite integralmente a todo o corpo, atuando de dentro para fora, de acordo com o Princípio de Pascal. O peso normal do ar ao nível do mar é de 1 kgf/cm². Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. De forma simplificada poder-se-á considerar que a pressão diminui 1 hPa (ou 1 mbar) a cada 8 metros que se sobe. A 3000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm². A 8840 metros, a pressão é de apenas 0,3 kgf/cm²."

Porem na mesma altitude um ar mais fresco e sinonimo de mais densidade, ate porque a pressão atomosferica tambem depende das correntes de ar quante, humidade e se o Veiga esta bem disposto ou nao, lol, para os curiosos:

Altas pressões
As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.

[editar] Baixas pressões
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. A medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos

cump.
« Última modificação: 31 de Julho de 2010, 09:33 por nunompires »
[/URL]

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Duvida de mecanica
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2010, 11:35 »
Alem de o oleo nao ter atingido a temperatura normal de funcionamento, que assim por dizer a temperatura ideal para uma boa lubrificação dos componentes, a gasolina tem uma temperatura optima na qual explode melhor e logo melhor rendimento, (ar+gasolina).
A uns anos tive que trocar o termostato ao meu carro por um mais quente, ou seja que mantinha a temperatura do motor mais quente para haver uma melhor explosão e logo mais limpa, (normas ambientais).
Ou seja como o gasoleo tem que atingir uma temperatura ideal para se queimar, a gasolina tem um temperatura ideal na qual e mais facil detona-la, (faze-la explodir) e o termostato das motas/carros tentam manter atraves do sistema de refrigeração o motor o mais possivel aproximado dessa temperatura. _Rolley_
Traduzindo em miudos.
A gasolina explode melhor em estado gasoso, logo e necessario uma certa temperatura, para ela ficar em estado gasoso e se dar uma mais eficiente explosão.  O sistema GPL, como o gas e liquido e alem de ser liquido é um gas frio, (os utilizadores de GPL reparam apos um nechimento que o adpatador fica gelado), ainda tem outro sistema anexo que se chama vaporizador que nao e mais do que um sitema onde passa agua do radiador do carro (quente) e o gpl, o vaporizador aquece o GPL, para ele ficar em estado gasoso e se dar uma melhor explosão, logo e mais dificil obter uma arranque a frio com um sistema GPl, pelo facto de o gas ser gelado e a gasolina não.
Por isos também e normal que quando o motor esta frio cheirar a gasolina, e gasolina nao queimada, porque o motor esta ainda frio e nao ocorre a vaporização necessaria da gasolina.
Ora para ocorrer uma boa explosão temos que ter oxigenio, como todos devem saber o ar que é metido para dentro dos motores nao e so oxigenio, logo tem uma certa precentagem de oxigenio. Mas aqui quanto mais fresco for o ar melhor, porque ar mais frio mais densidade, logo vai ter no mesmo espaço mais moleculas de oxigenio, logo mais oxigenio melhor explosão, explosão mais eficiente, ar quente menos densidade (tal como acontece nos balões de ar quente o ar fica com menos densidade, menos peso e o balão sobe na atmosfera).
Por isso para uma boa explosão, gasolina vaporizada, em estado gasoso, (que ate se mistura melhor com o ar dentro do cilindro), e ar fresco, mais moleculas de O2, necessarias a explosão ou combustão.
Bom ja chega, isto e mais quimica que outra coisa.


É isto mesmo...

Sobre este assunto, deixo uma frase de um grande piloto de Formula 1, Alain Prost, que acho que percebia qualquer coisa disto:

"A pior coisa que posso ver fazer a um motor, é puxar por ele enquanto está frio!"

Para além das questões ambientais, pois vai gastar mais gosolina e fazer mais fumo, é dar cabo do motor completamente.
Nos motores a injecção nota.se menos do que nos de carbyrador com ar automático, mas lembram-se quando os carros tinah o botão do ar? Meu Deus!!
E eu pergunto, há necessidade? Não... e se houver terá de ser uma excepção, uma urgência...

Eu ligo a mota, coloco o Buff (se caso), o capacete e as luvas enquanto a deixo a aquecer. Depois arranco devagarinho e só quando sobe um traço na temperatura é que começo a andar mais rápido... não é assim tanto tempo e o motor agradece...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Tito77

  • Visitante
Re: [Mag 125] Temperatura
« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2010, 23:01 »
Bom, já fiquei esclarecido em relação à minha duvida, agradecendo desde já a todos os que se disponibilizaram para o fazer.

Topico Trancado

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:54 por paufer »