Autor Tópico: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)  (Lida 13143 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« em: 08 de Abril de 2014, 23:59 »
1º Contacto - Honda PCX (versão 2014)

As expectativas que tinha quanto a este extenso update operado na PCX eram inicialmente medianas, pois antes de me dirigir ao concessionário na tarde de hoje, já tinha uma ideia suficientemente abrangente relativamente ao modelo, já tinha lido alguns artigos relativamente às operações cosméticas e já tinha visualizado um sem número de imagens desta que é....e não vou colocar a coisa por menos, uma das novidades mais importantes no segmento das 125cc dos últimos meses.

Chegado ao concessionário, o impacto foi quase imediato pois encontrava-se esta nova PCX colocada estrategicamente junto à entrada (algo que me parece vir já sendo hábito quando chega uma novidade).
Num cinzento de tonalidade baça que faz lembrar a coloração utilizada nos caças furtivos americanos Stealth, a PCX 2014 começou logo por me captar a atenção e não mais a largou.

Este modelo é garantidamente mais bonito ao vivo do que nas imagens e tive oportunidade de apreciar todos os seus pormenores em situações e momentos distintos (dentro e fora do concessionário) num bonito dia de sol. Poderei dizer que me demorei a apreciá-la e por uns breves minutos tive por companhia um curioso do Clube das PCX's com quem depois acabei por meter conversa.

Vamos lá então aprofundar um pouco mais sobre que alterações foram levadas a cabo naquela que é, sem rodeios, uma verdadeira best seller.

Estética
São tantas as diferenças e saltam de tal forma à vista, que não é de maneira nenhuma difícil distinguir o novo modelo do anterior.
Começando pelos faróis dianteiros, que têm um formato muito distinto da anterior e que fazem agora uso de Led's dispostos de uma forma peculiar, produzindo um bonito efeito estético e visíveis perfeitamente com a luz do dia. De alguma forma imprimem uma identidade muito própria e que se destaca perfeitamente de qualquer outro modelo da marca.

O ecrã característico da PCX e já bem conhecido de todos, ainda que com um formato muito semelhante, mantém à primeira vista +/- a sua dimensão (ainda que ligeiramente maior nesta nova versão), assim como o uso de uma cor fumada que em certos momentos parece ser quase opaco.

Vista de perfil e a alguma distância também se notam umas diferenças na secção correspondente à dianteira, maioritariamente fruto da nova disposição dos faróis que "obrigou" a um desenho ligeiramente diferente das carenagens...sendo que na secção traseira o destaque vai para as pegas do passageiro, que adquiriram um novo formato e, bem assim, a zona logo abaixo destas, que me pareceu ter sido prolongada e estilizada, ficando com o vinco que se prolonga desde o meio agora mais pronunciado.

Os Led's não se ficaram só pela frente desta nova PCX e também o farolim traseiro (também ele com novo formato) conta agora com essa nova tecnologia, mantendo um design bonito e ao mesmo tempo eficaz devido ao acréscimo no débito de luz dos stops.

O banco desta versão 2014 foi outra surpresa muito positiva, pois além de transmitir à PCX um perfil mais fluído e agradável à vista, também o conforto proporcionado pelo mesmo saiu em alta, promovendo além disso uma correcta postura, como pude comprovar.

Painel de Instrumentos/comandos
Aqui estou um pouco reticente em dizer que acho um painel de instrumentos melhor que o outro...
Na verdade e ainda que diferentes na disposição e cores adoptadas, levo-me em certa medida a colocá-los em pé de igualdade.
Nesta re-estilizada versão da PCX, a informação é legível q.b. e possui uma iluminação de fundo em tons azuis que se torna muito agradável à vista, devendo salientar que apreciei o facto de, com o mostrador iluminado, aparecer logo por baixo o lettering "PCX" também ele com iluminação a azul e escrito de uma forma moderna e de acordo com o tipo de modelo em questão, ou seja, jovial.

Os comandos são muito intuitivos como é já apanágio na marca e fiquei satisfeito por, apesar de terem basicamente o mesmo formato que a anterior, terem sido mais fáceis de operar, na medida em que os técnicos da Honda devem ter conseguido torná-los mais suaves, exigindo muito pouco esforço na sua operação.
A título de exemplo, eu que já tinha tido uma PCX , achei sempre o botão que opera o depósito e a abertura do banco assim para o rijo/muito rijo....pois agora é extremamente simples operá-lo, exigindo o mínimo esforço no comando. Podia ser daquela unidade em questão, mas considerei ainda assim ter sido mais um pormenor melhorado.

Mecânica/especificações técnicas
A unidade presente no concessionário Motodiana encontrava-se para venda imediata e contava no mostrador apenas 3 Kms, que foram os necessários para o chefe dos mecânicos ter ido atestar que a mesma se encontrava pronta para o seu futuro comprador...que não deve tardar muito tempo.
Mas ainda assim e apesar de não ter podido usufruir do sempre desejado test-ride, não deixarei de dizer algumas coisas que considero relevantes neste 1º contacto que tive com a PCX.

O tão badalado sistema Idling Stop foi mexido pelos técnicos da Honda e agora tem um sensor para "ler" a carga da bateria e que faz com que a PCX se desligue sem intervenção do condutor se assim fôr necessário para evitar que fique completamente sem carga. A própria bateria é ela também agora maior...trata-se de uma unidade de longa duração escolhida propositadamente para este modelo.

O sistema de travagem manteve-se, como é já sabido pelos mais atentos ou pelos que já pesquisaram um pouco sobre o tema, com disco à frente e tambor atrás, complementado com o sempre bem vindo CBS de série.

Os pneus são os IRC tal como eu já previa, mas...como frisei ao companheiro CPM - Pedro Areias que entretanto apareceu no local, estes IRC achei-os um pouco mais macios. Não sei se têm um composto de borracha diferente ou se era um modelo da marca diferente, mas foi o que achei ao compará-los posteriormente com o de outras unidades da anterior PCX presentes no concessionário. Será algo que deverei verificar numa próxima oportunidade, portanto...

O depósito de combustível permite agora muito mais autonomia, por via de um depósito que permite agora uns bem mais expressivos 8L de combustível, permitindo levar esta PCX até uma autonomia a rondar perto de 400Kms. Nada mau!

O banco tem também uma pequena alteração no seu interior pois tem um sistema numa das pontas que lhe permite ter duas posições quando aberto (intermédia e totalmente aberto). A própria capacidade de carga foi também ela alvo de atenção nesta nova versão da PCX, tendo sofrido um ligeiro aumento da sua volumetria. Nada de muito especial, mas não é de descurar ter sido também ela aumentada.

O motor faz uso da unidade eSP que apresenta características muito peculiares, como são o arranque rápido, o consumo baixo e uma manutenção pouco exigente...tendo já lido que lhe terão mexido no atrito interno por forma a torná-la ainda mais suave. Traduzindo para números, contam-se os mesmos 11,5cv/8.500 rpm de potência e um binário de 12,0 Nm/5.000 rpm, mas só o tal test-ride me permitirá aferir do que efectivamente se consegue sentir.

Resumindo numa frase esta nova PCX 2014, poderei aplicar sem problemas um chavão que lhe assenta que nem uma luva: O que já era bom tornou-se ainda melhor!

O meu agradecimento ao concessionário Motodiana por me deixarem mais uma vez à vontade para estas coisas a que me proponho.
« Última modificação: 01 de Maio de 2014, 22:56 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #1 em: 09 de Abril de 2014, 11:20 »






















E agora um frente a frente entre a nova e a anterior PCX de que, a dado momento, me lembrei de fazer para depois publicar aqui no CPM.  _pol_








Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #2 em: 09 de Abril de 2014, 11:33 »
Olá Isaac,

Vais fazer algum TD da PCX 2014? Como já foste proprietário de uma, seria interessante o contacto dinâmico com a nova...

Boas curvas!!!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #3 em: 09 de Abril de 2014, 12:33 »
Sim, absolutamente. Logo que esteja uma disponível para o efeito, assim farei.

Aliás...posso adiantar que ontem, estava até presente no local o companheiro Pedro Areias e eu perguntei ao gerente se poderia levar nesse dia a nova PCX e amanhã (hoje) entregava-a, isto sem reparar que ainda não tinha sequer matricula.  _martelada_

O Pedro Areias pergunta-me qualquer coisa como: "Mas se não vais comprar uma, porque é que a queres testar"
A minha resposta foi repentina....eu gosto de testar tudo o que puder!  ;D

A verdade é que, independentemente da cilindrada ou do tamanho do motociclo, gosto de experimentar as novidades .

jfa

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #4 em: 09 de Abril de 2014, 13:45 »
boas

obrigado pela partilha  _pol_


 _pt_   scooter_

daniel

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #5 em: 09 de Abril de 2014, 17:19 »
Tem um design mais agradável vista de frente e os LEDS ficam-lhe bem, mesmo que seja algo mais notado só de noite.

Não se pode dizer que é completamente diferente da PCX agora substituída, mas que tem muitas melhorias, isso tem.

Está engraçada.  _pol_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #6 em: 09 de Abril de 2014, 17:41 »
Francamente, gostei imenso da PCX 2014. Falta ver a VFR800 (que é espectacular nas fotos), a CTX1300 (que me parece uma moto de grande qualidade - uma Honda à moda antiga) e a CB650 (esta... mmmm... não aprecio muito).

Vou fazer uma inconfidência: o Sapiens receia andar como pendura   _Rolley_ _Rolley_. É mesmo pânico.


« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 17:52 por pedroareias »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2014, 18:02 »
Francamente, gostei imenso da PCX 2014. Falta ver a VFR800 (que é espectacular nas fotos), a CTX1300 (que me parece uma moto de grande qualidade - uma Honda à moda antiga) e a CB650 (esta... mmmm... não aprecio muito).

Pois, as VFR sempre foram as minhas pancadas em termos de motos... E esta está espectacular!!! Uma VFR à antiga com tecnologia de agora... Um dia quem sabe!!!

Vou fazer uma inconfidência: o Sapiens receia andar como pendura   _Rolley_ _Rolley_. É mesmo pânico.

Já diziam os antigos: quem tem c.... tem medo! _lol_
Mas eu percebo-o, eu também não gosto NADA de andar à pendura... _corado_

Boas curvas!!!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2014, 00:31 »
Vou fazer uma inconfidência: o Sapiens receia andar como pendura   _Rolley_ _Rolley_. É mesmo pânico.

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ Essas inconfidências é para ficarem arredadas do fórum....(mas não confirmo nem desminto) _careta_  _careta_

Ainda quanto à PCX 2014 e apesar do meu texto acima ser algo maçador devido à sua extensão (capaz de dissuadir logo a sua leitura  ;D), faltou-me dizer algumas coisas que deverei ainda assim salientar:

- Trás já o tão aguardado, útil e desejado relógio digital;
- Tem um interruptor para os piscas de emergência...na minha opinião é um equipamento que deveria ser standard em qualquer scooter independentemente da cilindrada;
- Tem uma ficha de 12v que permite carregar p.ex o telemóvel;
- O compacto e ultra eficiente motor 125cc eSP permite arranques muito bons, catapultando-a dos 0-50m em cerca de 5seg;
- A transmissão V-Matic dispõe de uma correia durável e silenciosa, fabricada numa borracha de alta elasticidade para permitir a máxima eficiência na transmissão da potência à roda traseira. Aliás, por via da melhoria no atrito interno do motor, esta versão 2014 tornou-se mais suave, mas sem perder a sua rebeldia quando sai disparada dos semáforos.   >:D

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2014, 17:38 »
Boas

Após ler o 1º contacto do companheiro Sapiens21 fiquei com a certeza que a P......ão C.......om X........óriço mudou e mudou para melhor.
Mas há algo que me deixou um pouco "desiludido", sim são os IRC  _martelada_.
Mudaram o que na minha opinião deviam de mudar, acrescentaram o que faltava e a mota está lindaaaaaaa mas os IRC.............. _thumbdown_
Como já disse noutro tópico "P.....ão C.......om X........óriço, provavelmente a melhor 125 do mundo"  _lool_

Cumprimentos  _convivio_
 
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 17:39 por T. Elório »
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

nando teixeira

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2014, 10:22 »
quem conduz no dia a dia uma x max e experimenta a pcx e algo deprimente pelo menos foi o que senti.....nao tem nada a ver mundos diferentes....

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2014, 10:51 »
Ficaste arrependido?

quem conduz no dia a dia uma x max e experimenta a pcx e algo deprimente pelo menos foi o que senti.....nao tem nada a ver mundos diferentes....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2014, 15:25 »
Companheiro Nando Teixeira, eu recuso-me a entrar na "discussão" sobre qual é melhor, pois para mim não há dúvidas que, apesar de ambas serem 125cc, jogam em campeonatos diferentes, têm preços quase diametralmente opostos e foram concebidas com propósitos também eles um pouco distintos no que respeita ao seu habitat de utilização preferido, pelo que a comparação faz-me pouco sentido.

Mas estar a subentender que a condução de uma PCX é algo "deprimente", parece-me um pouco puxado...
Não as comparo, nem as ponho em pé de igualdade pelas razões que acima indiquei, pelo que a nova PCX deve ser vista e avaliada dentro do conceito para o qual foi idealizada (maioritariamente citadina) e nesse campo garanto que é exímia.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2014, 16:48 »
Companheiro Nando Teixeira, eu recuso-me a entrar na "discussão" sobre qual é melhor, pois para mim não há dúvidas que, apesar de ambas serem 125cc, jogam em campeonatos diferentes, têm preços quase diametralmente opostos e foram concebidas com propósitos também eles um pouco distintos no que respeita ao seu habitat de utilização preferido, pelo que a comparação faz-me pouco sentido.

Mas estar a subentender que a condução de uma PCX é algo "deprimente", parece-me um pouco puxado...
Não as comparo, nem as ponho em pé de igualdade pelas razões que acima indiquei, pelo que a nova PCX deve ser vista e avaliada dentro do conceito para o qual foi idealizada (maioritariamente citadina) e nesse campo garanto que é exímia.

Isaac, subscrevo as tuas palavras a 100%!

Já o disse o volto a dizer de novo: em utilização maioritariamente citadina a PCX é imbatível. E se essa fosse a utilização que lhe dava, o upgrade não faria sentido, a não ser para a nova!!!  _pol_

Não sendo...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #14 em: 12 de Abril de 2014, 23:47 »
Também subscrevo especialmente a 1ª frase!  Existe um outro tópico , noutro local que não este, para discutir o já muito debatido assunto X-Max vs Pcx .  _policia_

Digam o que acharam , o que acham , se querem comprar ou não,  comparem com a Pcx de anos anteriores....mas por favor, passo a vida a mudar posts de um lado para o outro porque os assuntos começam a divagar dos titulos dos topicos e digo mudar posts porque normalmente seria apagar e não é isso que quero.

Venham lá mais opiniões positivas e negativas que a vida sem sal não tem piada!  ;) Não me arranjem é trabalho de moderação ! ahahahah  ;D

"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

paulo hadyk

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #15 em: 13 de Abril de 2014, 09:34 »
uma evolução necessária e muito positiva........esteticamente está muito melhor, especialmente a traseira, o banco tb é mais confortável, frente muito bonita......
e um relógio, of course....

será a melhor citadina do mercado e este upgrade só veio melhorar o que já era muito bom.

CIMENTO

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #16 em: 16 de Abril de 2014, 13:36 »
Gosta mais da frente da antiga e da traseira da nova ;D

TiagoMarques

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2014, 11:10 »
Grande artigo!
Melhor que uma PCX só outra PCX  8)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #18 em: 01 de Maio de 2014, 20:02 »
Na OVIBEJA encontra-se precisamente a PCX que foi objecto deste 1° contacto, até ao próximo domingo.

Sempre se vê algo diferente num certame que tem outros motivos de interesse... _careta_

nribeiro

  • Visitante
Re: 1º Contacto - HONDA PCX (VERSÃO 2014)
« Responder #19 em: 15 de Maio de 2014, 06:35 »
Gosta mais da frente da antiga e da traseira da nova ;D

Eu é o contrário. Gosto mais da traseira da antiga e da frente da nova apesar de adorar a frente da minha como é óbvio.