Autor Tópico: Circulação em via Reservada "Bus"  (Lida 39975 vezes)

CIMENTO

  • Visitante
Circulação em via Reservada "Bus"
« em: 02 de Abril de 2014, 09:06 »
Como eu, de certeza que muitos companheiros circulam em cidades onde existem as vias destinadas ao "Bus". Todos os dias tenho necessidade de usar estas vias (sempre que existe trânsito), pois como é óbvio não vou ficar parado nas filas atrás dos carros, nem circular no meio deles pelo perigo que daí advém.

Posto isto e por ter presenciado no outro dia uma situação chata, em que um companheiro vinha a circular atrás de mim na via do "Bus" e um Sr. Agente da autoridade o chamou à atenção (de forma grosseira _martelada_) fiquei algo alertado (se bem que até hoje já passei várias vezes por eles, quando está muito trânsito e nunca me disseram nada) e lembrei-me que o CE prevê que em determinadas situações as câmaras podem permitir a circulação nestas vias. Escrevi à Câmara Municipal de Lisboa e eis a resposta rápida (para meu espanto e contentamento  _palmas_):


"Exmo Senhor,
 
Em resposta ao solicitado somos a informar o seguinte:
 
Nos termos do nº 1 do artigo 76º do Código da Estrada, doravante CE, alterado e republicado pela Lei nº 72/2013, de 3 de setembro, sob a epígrafe “Vias reservadas” refere que, as faixas de rodagem das vias públicas podem, mediante sinalização, ser reservadas ao trânsito de veículos de certas espécies ou a veículos destinados a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros, vulgo faixas de BUS.
 
Acresce o artigo 77º do mesmo diploma legal, no seu nº 1, que pode ser reservada a utilização de uma ou mais vias de trânsito à circulação de veículos de certas espécies ou afetos a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros veículos, podendo ainda ser permitida, em determinados casos, a circulação nas vias referidas no n.º 1 de veículos de duas rodas, mediante deliberação da câmara municipal competente em razão do território, conforme refere o nº 3 do supra referido artigo.
 
Porém a permissão prevista no número anterior é aprovada mediante parecer da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I. P.) e deve definir especificamente:
 
a) A via ou vias que abrange e a respetiva localização;
 
b) A classe ou classes de veículos autorizadas a circular em cada via, nomeadamente velocípedes e ou motociclos e ciclomotores.
 
Isto é, as alterações ao CE, não implicam “ab initio” que passou a ser permitida a circulação de veículos de 2 rodas, sejam eles velocípedes ou motorizados nas faixas de BUS.
 
 Como se infere do supradito e citado, a permissão de circulação de veículos de 2 rodas nas faixas BUS, pode ser permitida, em determinados casos, analisadas e estudadas as condições de mobilidade e segurança dos respetivos utentes, por deliberação da câmara, carecendo, no entanto, sempre de parecer prévio da ANSR e do IMT, I.P.
   
Cumprimentos,
 
DGMT"

Agradeci e perguntei se está prevista esta permissão (vamos ver se respondem).

Offline jarule71

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 55
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-city 250
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #1 em: 02 de Abril de 2014, 10:28 »
Eu sempre que necessário também círculo pela faixa do bus, e só me cruzei uma vez com as autoridades, só cruzamos olhares sem stress :-)

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #2 em: 02 de Abril de 2014, 11:41 »
Resumindo é: Podemos circular no BUS nas autarquias em que tal seja autorizado pela respetiva Câmara Municipal.

Já no inicio do ano tinha enviado um mail para a CML a questionar se ao abrigo do novo CE seria permitido circular na faixa do BUS, mas infelizmente não obtive resposta.


paulodio21

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #3 em: 02 de Abril de 2014, 11:59 »
Resumindo é: Podemos circular no BUS nas autarquias em que tal seja autorizado pela respetiva Câmara Municipal.

Já no inicio do ano tinha enviado um mail para a CML a questionar se ao abrigo do novo CE seria permitido circular na faixa do BUS, mas infelizmente não obtive resposta.

Já agora, alguem tem conhecimento que a CM-Porto autorizou??

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #4 em: 02 de Abril de 2014, 13:37 »
Já agora, alguem tem conhecimento que a CM-Porto autorizou??

Eu diria que se borrifaram todas no assunto...

CIMENTO

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #5 em: 02 de Abril de 2014, 13:50 »
Para que seja autorizado, as vias devem ter a sinalização correspondene, se não tiverem não está autorizado...

John Master

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #6 em: 02 de Abril de 2014, 14:23 »
Boas companheiros,

Eu e muitos companheiros aqui da Margem Sul também circulamos muitas vezes na via do Bus no acesso à ponte. Nunca vi nenhum policia mandar parar. Espero que nunca aconteça.

interceptor

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #7 em: 02 de Abril de 2014, 22:33 »
Para que seja autorizado, as vias devem ter a sinalização correspondene, se não tiverem não está autorizado...

A única faixa de bus que vi até agora com sinalização que permita a circulação em conjunto com transportes públicos é a descer a avª da Liberdade.

CIMENTO

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #8 em: 03 de Abril de 2014, 09:32 »
A única faixa de bus que vi até agora com sinalização que permita a circulação em conjunto com transportes públicos é a descer a avª da Liberdade.

Passo lá todos os dias e nunca reparei  :o :o :o (vou estar mais atento!

Hopffer

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #9 em: 03 de Abril de 2014, 11:54 »
Ora Viva!

Por vezes também utilizo a faixa do BUS. Quando vejo a polícia fico um pouco nervoso, mas as poucas vezes que aconteceu, os agentes nem ligaram. Desconhecia o facto das CM's poderem autorizar esta exceção no C.E.. Creio que no final de contas, tem de prevalecer o bom senso, independentemente do que diz a lei. Obviamente que se estivéssemos (motociclos) protegidos por esse regime excecional melhor.

bitolas

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #10 em: 03 de Abril de 2014, 14:47 »
Ora aí está.. o bom senso é indispensável nesta situação. Muitas vezes os Fogareiros não gostam de nos ver a passar por eles, ou ocupar a sua faixa, mas os autocarros até ajudam... Eu desço todos os dias a Av. Fontes Pereira de Melo, e um carro da policia até se desviou para eu passar por eles e continuar na faixa. _policia_ _policia_
Correu bem até hoje... _convivio_

RCEu

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2014, 16:32 »
Ora aí está.. o bom senso é indispensável nesta situação. Muitas vezes os Fogareiros não gostam de nos ver a passar por eles, ou ocupar a sua faixa, mas os autocarros até ajudam... Eu desço todos os dias a Av. Fontes Pereira de Melo, e um carro da policia até se desviou para eu passar por eles e continuar na faixa. _policia_ _policia_
Correu bem até hoje... _convivio_

Pois que impere o bom senso... os senhores condutores de veículos pretos, de capota verde e mais recentemente de veículos com cor creme e um pirilampo no tejadilho, até na A5 se fazem de cegos e não se desviam.

Todo o cuidado é pouco.

E sim, para me manter On Topic - também uso esta faixa, com alguma contenção. Ainda ontem a usei na Amadora e até parei para tirar uma duvida acerca de um endereço, com um agente da PSP e nada me disseram.

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #12 em: 03 de Abril de 2014, 16:40 »
Estive no ano passado em França com a minha menina e lá é corredor misto: bus e motas.
Outra coisa que fiquei sensibilizado pela positiva foi o civismo dos enlatados para com as motas... outra civilização em relação às duas rodas... então em Paris, simplesmente fantástico... _lool_ _lool_ _lool_
 scooter_ _scp_ _pt_

rodrigogomes

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #13 em: 21 de Maio de 2014, 02:30 »
Já se sabe se há novidades para lisboa, pelo menos no porto já se pode

montanha

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #14 em: 21 de Maio de 2014, 07:09 »
No porto esta a ser implementado. Claro que os srs taxistas fizeram logo um enorme alarido. E AVISARAM que era muito perigoso e que isso ia ser "visível'. Abram os olhos no Porto. Eles prometeram provar o ponto de vista deles. Ouvi-os a falar em directo na rádio.  Abraço.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Alf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Agualva
  • Member nº 854 - (5204)
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2014, 23:23 »
Em inglaterra tambem existem corredores mistos,
Poder-se-ia criar um abaixo assinado para intervir junto da A.R. para legislarem nesse sentido a nivel Nacional.
SYM GTS 125i: 0 - 16.260 km(05.2013)
MAXSYM 600i: 0 - (06.2014) 44.000 Km
BURGMAN 650:
Drive Safely

rodrigogomes

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #16 em: 22 de Maio de 2014, 00:10 »
Poder-se-ia criar um abaixo assinado para intervir junto da A.R. para legislarem nesse sentido a nivel Nacional.

A lei já foi aprovada na AR, mas ficou ao critério de cada camara autorizar ou não.

speed78

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #17 em: 27 de Maio de 2014, 20:48 »
Aos poucos a motas-scooters vão ganhando terreno e é lógico que as autarquias deem mais valor as duas rodas pois  não causam transito, o estacionamento fica muito facilitado, para alem de poluírem muito menos!! _pol_

RCEu

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #18 em: 28 de Maio de 2014, 08:15 »
Aos poucos a motas-scooters vão ganhando terreno e é lógico que as autarquias deem mais valor as duas rodas pois  não causam transito, o estacionamento fica muito facilitado, para alem de poluírem muito menos!! _pol_

Boas:

Não quero fugir muito ao tópico, mas também temos de ter presente que à medida que vamos ganhando terreno, passamos a ter as autarquias mais atentas às scooters.

Neste sentido não nos devemos esquecer que além dos direitos, também temos deveres e não nos podemos esquecer deles.

As autarquias estão a preparar-se e já andam a encomendar bloqueadores de scooters / motos.

E nalguns casos, aquilo que vejo faz-me concordar com estas medidas. Percebo que se estacionem motos em cima do passeio, mas, não aceito que se tape uma passadeira.

Voltando ao tópico, as autarquias, tendo este poder de decisão nas mãos, deviam facilitar o transito naquelas vias de forma a facilitar a fluidez da circulação.

paulodio21

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #19 em: 28 de Maio de 2014, 08:23 »
Embora não ande muito no centro da cidade, mas cá no Porto já tive a oportunidade de estrear a faixa BUS ;)

Lá ia eu a passar entre filas até que me lembrei que já tinhamos autorização para a faixa. Ahaha

 _careta_ scooter_ _pt_ _fcp_

Vaporeon

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #20 em: 28 de Maio de 2014, 08:32 »
Como eu, de certeza que muitos companheiros circulam em cidades onde existem as vias destinadas ao "Bus". Todos os dias tenho necessidade de usar estas vias (sempre que existe trânsito), pois como é óbvio não vou ficar parado nas filas atrás dos carros, nem circular no meio deles pelo perigo que daí advém.

Posto isto e por ter presenciado no outro dia uma situação chata, em que um companheiro vinha a circular atrás de mim na via do "Bus" e um Sr. Agente da autoridade o chamou à atenção (de forma grosseira _martelada_) fiquei algo alertado (se bem que até hoje já passei várias vezes por eles, quando está muito trânsito e nunca me disseram nada) e lembrei-me que o CE prevê que em determinadas situações as câmaras podem permitir a circulação nestas vias. Escrevi à Câmara Municipal de Lisboa e eis a resposta rápida (para meu espanto e contentamento  _palmas_):


"Exmo Senhor,
 
Em resposta ao solicitado somos a informar o seguinte:
 
Nos termos do nº 1 do artigo 76º do Código da Estrada, doravante CE, alterado e republicado pela Lei nº 72/2013, de 3 de setembro, sob a epígrafe “Vias reservadas” refere que, as faixas de rodagem das vias públicas podem, mediante sinalização, ser reservadas ao trânsito de veículos de certas espécies ou a veículos destinados a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros, vulgo faixas de BUS.
 
Acresce o artigo 77º do mesmo diploma legal, no seu nº 1, que pode ser reservada a utilização de uma ou mais vias de trânsito à circulação de veículos de certas espécies ou afetos a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros veículos, podendo ainda ser permitida, em determinados casos, a circulação nas vias referidas no n.º 1 de veículos de duas rodas, mediante deliberação da câmara municipal competente em razão do território, conforme refere o nº 3 do supra referido artigo.
 
Porém a permissão prevista no número anterior é aprovada mediante parecer da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I. P.) e deve definir especificamente:
 
a) A via ou vias que abrange e a respetiva localização;
 
b) A classe ou classes de veículos autorizadas a circular em cada via, nomeadamente velocípedes e ou motociclos e ciclomotores.
 
Isto é, as alterações ao CE, não implicam “ab initio” que passou a ser permitida a circulação de veículos de 2 rodas, sejam eles velocípedes ou motorizados nas faixas de BUS.
 
 Como se infere do supradito e citado, a permissão de circulação de veículos de 2 rodas nas faixas BUS, pode ser permitida, em determinados casos, analisadas e estudadas as condições de mobilidade e segurança dos respetivos utentes, por deliberação da câmara, carecendo, no entanto, sempre de parecer prévio da ANSR e do IMT, I.P.
   
Cumprimentos,
 
DGMT"

Agradeci e perguntei se está prevista esta permissão (vamos ver se respondem).

Aqui em Braga companheiro, so se ouvem moscas relativos a esse assunto, contudo e como "representante _careta_" aqui em Braga, poderei fazer uma cartinha para a camara municipal....oh companheiro, envia me a carta que envias te para a CMLisboa Se faz favor....mail domcs@hotmail.com...Fico aguardar...cumprimentos _pol_

montanha

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #21 em: 07 de Junho de 2014, 11:02 »
O que acham de fazermos uma petição para termos acesso aos corredores bus em Lisboa?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #22 em: 07 de Junho de 2014, 11:16 »
Eu assino essa petição.  _pol_


Offline Alf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Agualva
  • Member nº 854 - (5204)
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
SYM GTS 125i: 0 - 16.260 km(05.2013)
MAXSYM 600i: 0 - (06.2014) 44.000 Km
BURGMAN 650:
Drive Safely

RCEu

  • Visitante
Re: Circulação em via Reservada "Bus"
« Responder #24 em: 07 de Junho de 2014, 19:43 »
Já recebi e assinei  _palmas_