Autor Tópico: Vela de Iridium- sim ou não.  (Lida 27053 vezes)

CarlaLopes

  • Visitante
Vela de Iridium- sim ou não.
« em: 31 de Março de 2014, 17:32 »
Boas, eu e o Paulo temos uma Gts evo, adquirida em segunda mão com cerca de 7500 klm. Já lhe fizemos uns kilometros mas como nos apercebemos que o antigo dono só tinha feito a primeira revisao numa oficina e depois começou a fazer em casa. E apesar de a scooter estar impecável decidimos levá-la há oficina para ver se é preciso mudar óleo e outras coisas mais.
Pedimos para colocar uma vela e Iridium, e o sr da oficina disse que ía encomendar. Hoje ao telefonar para saber se estava pronta, o Sr. Diz que não colocou a vela porque se aconcelhou com o fornecedor que disse para não colocar porque como não é de origem e estas motas não estão preparadas para tal, porque pode a curto ou a longo prazo, danificar os componentes electricos da mota.
Conclusão, o sr. Mecanico tomou a decisão de não por , sem nos consultar, e eu fiquei com vontade de rir.
Mas como não sou expert. Peço a vossa opinião.

Desculpem o testamento...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #1 em: 31 de Março de 2014, 17:53 »
Desculpa lá mas o sr mecânico é burro.
1 vê no site da ngk europe qual a aconselhada e depois se existe o mesmo modelo em Iridium se existir e quiseres compra ,eu sempre as usei e agora ate no matiz da maria e vi lá no site" vela recomendada ...xxxx mas para melhor performance e condução modelo...xxx) qual é a dificuldade e problema de interpretar isto? Ha pois da trabalho a pedir pq se tem de procurar a referencia não é?
A vela Iridium resumindo é feita de material que conduz melhor a electricidade no polo para dar uma faisca melhor  e nunca se ouviu falar em problemas que estas velas quando respeitadas referencias e distancias do polo tenham causado.
Eu uso e recomendo seja em que motor a gasolina for e estou nas tintas para os comentários desses srs  que se dizem mecânicos ( da treta).
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

paulodio21

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #2 em: 31 de Março de 2014, 17:53 »
Na minha KX 80 de monte, noto muito mais força no arranque, sem dúvida. Talvez por ser mota a 2T, agora ás nossas de 4T não sei.
Penso que na segunda revisão da minha Maximus irei colocar uma vela de Iridium.

Offline fernando sousa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 91
  • Localidade: mem-martins
  • Marca: sym
  • Modelo: maxsym 400i /
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #3 em: 31 de Março de 2014, 17:59 »
 A referencia para a todas as Gts em velas de irinium e CR8EIX com valor +- 15euros.

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #4 em: 31 de Março de 2014, 18:26 »
Viva

Na minha menina já cá anda uma há mais de 7000km e até hoje ainda não tive stress nenhum electrico, no outro dia ainda a tirei para verificar como estava e dei-lhe uma limpeza e já la esta outra vez.
Sim paguei o que o Fernado refere no seu Post

Boas Curvas  scooter_

power-full

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #5 em: 31 de Março de 2014, 18:39 »
boas tal como foi dito em cima a minha mota usa a vela ngk cr8e de origem tem montado uma cr8eix 
a diferença é que é de iridium.. nada mais ..lol
mas ok esse mecanico por um lado esteve bem .. em via das duvidas mais vale nao meter..lol

TwisteR

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2014, 11:35 »
Mercurio,

É verdade em termos teóricos mas na prática dou o exemplo da S3: com a vela de cobre de origem engasga-se toda e o motor falha.
Já há um excelente tópico de velas com toda essa informação (estou no tlm e não consigo meter o link), mas acho que todos concordamos: esse mecânico é um calhau!

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2014, 11:55 »
Quando tive a Downtown, fiz a troca para a vela de iridium, e não notei nada de muito relevante  a não ser um mais rápido arranque a frio, e uma maior tolerância para gasolinas low cost.

Talvez o efeito placebo me fez na altura acreditar em outras vantagens funcionais, mas esqueçam em mais cavalos ou coisas do género.

A grande vantagem nesta vela, é a longevidade do pólo, que num motor de injeção bem certinho e de combustão limpa, faz 30.000 Km ou mais sem mudar a vela.

Recomendo  investir neste tipo de vela, pois acho que tem mais vantagens que a genérica da NGK.

É estranho o mecânico não ter satisfeito o pedido do cliente. _pensador_  ( talvez ele tenha muito stock de velas genéricas... _lol_)



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2014, 12:17 »

Já há um excelente tópico de velas com toda essa informação (estou no tlm e não consigo meter o link), mas acho que todos concordamos: esse mecânico é um calhau!

Será este que te referes TwisterR ? ...... no ultimo post tem lá outro topico

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=11491.msg144906#msg144906

TwisteR

  • Visitante

Marco46

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2014, 17:38 »

Citar
Talvez o efeito placebo me fez na altura acreditar em outras vantagens funcionais, mas esqueçam em mais cavalos ou coisas do género.


Caro JPa,

quem compra uma vela a pensar que vai ter mais cv, de mecanica nada percebe!  _Rolley_



Cumpts,

 _convivio_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #11 em: 01 de Abril de 2014, 18:17 »

Caro JPa,

quem compra uma vela a pensar que vai ter mais cv, de mecanica nada percebe!  _Rolley_



Cumpts,

 _convivio_


Meu caro, neste caso nem é propriamente mecânica, mas sim ignição e qualidade da "faísca", certo?. Não percebi o comentário, não sou mecânico.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Marco46

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #12 em: 01 de Abril de 2014, 18:56 »


Entao caro JPA,

O que quis dizer é que anda muita gente ai mal informada, e se uma pessoa pensa que uma vela lhe vai dar o Mundo, que queres que eu pense dessa suposta Pessoa? Eu ou qualquer um!

Nao foi um comentario depreciativo, apenas uma constatação!!  _pol_




Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2014, 21:03 »
Companheiros,da para ver que ha muita falta de Informacao .então não notam nada ao colocar uma Iridium? Bem e como dizerem que sem chumbo 95 e 98 são iguais ,acho que tem de apurar o conhecimento e os sentidos ,já agora o meu pai com 71 anos e 40 de camionista ,qd na typhoon que esta descrita aqui no fórum se trocou uma ngk r por uma Iridium,ate ele notou melhor resposta ao acelarador e melhor subida de rpm,ate digo mais a vela que a xcity tem neste momento nem polo tem pois a ngk não fez Iridium para este minarelli ainda e eu que já conhecia a brisk que faz material de competição pedi uma com a equivalência  e dão garantia de 30000 km sem mexer,veio tb  uma para uma PCX de um colega e ele que tb  não percebe nada ,viu que a scooter puxava melhor.
Não se esperam 20 cv a mais mas sim o que anuncia ou seja melhor resposta do punho,longevidade mais nada e por isso os seus fabricantes investem neste e noutros tipos de vela igualmente mais eficazes que as normais.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #14 em: 02 de Abril de 2014, 20:01 »
Companheiro,quero dizer que mesmo uma ate uma com pessoa que já não tem os nossos reflexos ou sentidos e com muito mais estrada que nos,consegue notar a diferença,mas gostos não se discutem,usem o que esta no manual e o que os sapateiros,desculpem,mecânicos aconselham.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Barradas

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #15 em: 02 de Abril de 2014, 22:29 »
 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

nribeiro

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2014, 22:46 »
Eu nao quero discutir mecanica mas na minha PCX notei melhor resposta. Ah, e a minha vela tinha 1000km por isso nada tem a ver o trocar a vela gasta por uma de Iridium. Voltei a testar a vela original e nada a ver!!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #17 em: 02 de Abril de 2014, 23:16 »
Não percebo nada de motas,mas pelo que tenho lido,a vela de iridium até possui menos condutividade,depois quando trocamos velas pelas "xpto" filtros de ar,transmissões etc.... e a mota tem uma avaria fantasma lá andamos nós "que  não percebemos nada de motas"a despistar avarias em conjunto com os sapateiros....perdão:mecanicos,será que  é da vela "xpto",ou do filtro , ou da repro........
Eu que não percebo nada de motas nem de carros,já passei por isso tudo a que hoje com todo o respeito de "paranoias"bem caras por sinal, e depois andar  a abrir motores com pistons picados e até furados  á pala dessas "invenções"
A minha opinião vale o que vale mais algumas experiencias passadas.
PS:só mais uma questão(desculpem o off topic) gasolinas baratas nem na motosserra ponho,também ai tive má,muito má experiencia com uma moto minha,não foi o amigo do amigo....foi a minha,e para quem todos os dias lida com situações destas(sem nada perceber do assunto)é no mínimo curioso continuar a verificar que todos tentam comprar o melhor veiculo para depois meter o pior combustível............ _pensador_
Rui Armelão

nribeiro

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #18 em: 03 de Abril de 2014, 02:15 »
Na gasolina tb sou alergico a low cost. Na PCX e 98 e no carro tambem.
Entao o que e mostrado aqui e treta?

Normal plug(left) Iridium plug(right) Comparison:


Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 02:20 por nribeiro »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #19 em: 03 de Abril de 2014, 10:49 »
Resumindo ha testes que provam uma coisa e ha a pratica a dizer outra também sempre ouvi isto cabe a cada um fazer o que bem entender ,mas atenção ao mudar ver bem as referencias e distancias nos polos( caso haja).
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #20 em: 06 de Abril de 2014, 00:06 »
No excelente post do nunompires está lá tudo.
Quando tenho duvidas deste genro, recorro ao "velho",  Eng. de máquinas de profissão e com décadas de trabalho na industria automóvel.
Também fiquei admirado quando ele me disse que as melhores velas são as de eléctrodo de cobre e que, imaginem, as de platina/Iridium trocam performance por longevidade.
O conselho dele foi imediato: se as velas são de acesso fácil, é melhor usar as normais. Se é necessário desmontar meia mota para chegar às velas, melhor as de iridium.
Há ainda um factor que não vi discutido aqui que é a indexação das velas. Para melhor performance a abertura do pólo da vela deve de estar voltado para a válvula de escape.
Como a posição final da vela não pode ser determinada tem que se experimentar com várias velas, algo possível em motores multi-cilindro, teriam de ir comprando velas até acertar na posição. Ou anilhas de indexação.
Se quiserem ter mais um cavalo  burro coelho hamster de potência, já sabem como!
https://www.youtube.com/watch?v=B7cxRl89yPk


Só um aparte.
As melhores velas supostamente serão as de electrodo de prata. Infelizmente são raras e caras.
Quanto ao serem melhores basta consultar na net a capacidade de condutividade dos materiais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_el%C3%A9trica

Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #21 em: 13 de Abril de 2014, 12:40 »
Resumido o tema  ,se sim ou não ?
Claramente que sim ate provas pessoais em contrario
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Marco46

  • Visitante
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #22 em: 14 de Abril de 2014, 14:56 »

Citar
Companheiros,da para ver que ha muita falta de Informacao .então não notam nada ao colocar uma Iridium? Bem e como dizerem que sem chumbo 95 e 98 são iguais ,acho que tem de apurar o conhecimento e os sentidos


Caro Mpaneves,

Nem toda a gente tem essa sensibilidade, para sentir ou perceber uma qualquer alteração mecanica, neste caso numa moto.

Se nao houvessem alterações, as marcas limitavam-se a fazer um so modelo de cada.  Simples!!!  _Rolley_


Saudações

 _convivio_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #23 em: 14 de Abril de 2014, 16:25 »
Claro ,respeito e peco desculpa se incorrecto,para isso existem os fóruns onde se aprende sempre e muito.
Abraço
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Vela de Iridium- sim ou não.
« Responder #24 em: 24 de Maio de 2014, 17:45 »
Graças a este debate acreditem esclareceram-me bastante gostei especialmente do video comparativo
Entretanto lembrei-me que antigamente se curtavam os pólos das velas para melhorar as respostas

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita