Autor Tópico: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades  (Lida 10769 vezes)

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« em: 28 de Março de 2014, 08:54 »

http://turbo.sapo.pt/seguranca/artigo/investigadores-dinamarqueses-d-10916.html



Pois é... já à algum tempo que penso nisso... então de à uns cinco meses para cá ui ui  _Rolley_ _Rolley_

Mais a sério, acho mesmo que sim seria uma mais valia ter estradas mais alemãs  _pensador_

 scooter_
 _pt_
« Última modificação: 28 de Março de 2014, 08:55 por JGarcia »
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Manhas

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #1 em: 28 de Março de 2014, 10:57 »
A justificação para esse facto parece fazer sentido. Oxalá a UE comece a pensar neste assunto mais a sério porque não me parece que em Portugal se tome medidas no sentido de aumentar as velocidades máximas sem um "empurrão" da UE.

Estica

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2014, 00:26 »
Agora so precisavamos que os condutores portugueses tivessem o mesmo civismo na estrada que os dinamarqueses........e talvez isto resultasse por terras lusas.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2014, 00:33 »
De facto até funcionará se o aumento da velocidade for proporcional ao aumento de civismo na condução....o que me parece pouco credível que assim venha a suceder.

Mas vamos aguardar....e ter pensamento positivo.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2014, 07:43 »
Agora so precisavamos que os condutores portugueses tivessem o mesmo civismo na estrada que os dinamarqueses........e talvez isto resultasse por terras lusas.

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2014, 08:56 »
Também teríamos que ter estradas sem ''armadilhas'' pois há cada buraco que são cratera autenticas e também um estado que se responsabilizasse pelos acidentes provocados pelo mau estado das estradas (consegue-se mas demora tempo .

Só em Lisboa na câmara ainda estão por resolver casos dos finais de 2010. Onde prioridades vão para acidentes mortais que ainda estão por resolver. Cito: advogado.

jfa

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2014, 11:45 »
boas

 "Após dois anos de investigação, os cientistas nórdicos chegaram à conclusão de que o número de acidentes e mortos na estrada diminuiu quando os limites de velocidades são superiores...."

Acho que vou ter que mudar de cilindrada.......   _Rolley_

 _pt_    scooter_

Busas

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2014, 14:41 »
Agrada me e muito esta conclusão...não concordo em nada com o limite previsto!

A 180 km/h a atenção e concentração que um motociclista possui conscientemente é o dobro do que a 90 km/h...estudos comprovados pela revista inglesa BIKE...


Hopffer

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2014, 16:17 »
"A 180 km/h a atenção e concentração que um motociclista possui conscientemente é o dobro do que a 90 km/h"

Pergunta: Em caso de acidente, qual a vantagem de estar um pouco mais atento a 180km/h? Não quero nenhuma das duas, mas o que vai a 90km/h distraído é capaz de sofrer um pouco menos do que vai a 180km/h. Digo isto apenas em caso de acidente. Certamente que a atenção redobrada pode evitar acidentes...  _pol_

Há uns anos vi uma reportagem sobre a famosa autoestrada alemã onde não existem limites de velocidade. O alemão que ia a 300km/h  dizia exatamente o mesmo, "a 300km/h vou mais atento do que outro qualquer a 120km/h..." Achei piada pois ele estava a dizer isto enquanto falava para o jornalista que ia ao lado dele no carro!

TwisteR

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2014, 16:18 »
Extremos aparte, caso se atravesse um animal á nossa frente, a 180 a morte é certa e a 90 dá para sobreviver... É como tudo :)

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #10 em: 17 de Julho de 2014, 14:41 »
Os limites de velocidade têm o quê, 20, 30, 40 anos... Desde sempre me lembra de ser 120Km/h na AE??

O que eram os carros á 20 anos atrás e as nossas estradas, meras sombras do que são hoje...


Acho estes limites de velocidade simplesmente ridículos e mais um reduto para mamar dinheiro á malta. Ainda a semana passada entreguei 120€ á ANSR por circular, de carro, a 139Km/h (deduzido para 132) num local onde o limite era 90 km/h (Eixo Norte-Sul, túnel da Ameixoeira)


Quantos 120€ recebem eles por dia? Para onde vai esse dinheiro? Para as estradas esburacadas e com rails partidos e sem proteção inferior á espera de desmembrar os motociclistas...

PQP!!!!

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #11 em: 17 de Julho de 2014, 16:18 »
Os limites de velocidade têm o quê, 20, 30, 40 anos... Desde sempre me lembra de ser 120Km/h na AE??

O que eram os carros á 20 anos atrás e as nossas estradas, meras sombras do que são hoje...


Acho estes limites de velocidade simplesmente ridículos e mais um reduto para mamar dinheiro á malta. Ainda a semana passada entreguei 120€ á ANSR por circular, de carro, a 139Km/h (deduzido para 132) num local onde o limite era 90 km/h (Eixo Norte-Sul, túnel da Ameixoeira)


Quantos 120€ recebem eles por dia? Para onde vai esse dinheiro? Para as estradas esburacadas e com rails partidos e sem proteção inferior á espera de desmembrar os motociclistas...

PQP!!!!

 >:D >:D >:D
 _mau_ _mau_ _mau_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #12 em: 17 de Julho de 2014, 16:53 »
Eu acho que vocês estão todos loucos.....
Os limites de velocidade na Dinamarca eram inferiores aos nossos.
Todos os estudos existentes comprovam que a velocidade potencia o acidente grave.

Os paises que dispõem de vias com limites elevados, ou sem limites, dispõem de tais vias para "promover" a sua própria produção automóvel, como é o caso da Alemanha e de Inglaterra.

Basta tentarem ler os dados da sinistralidade e vão constatar as consequências da velocidade excessiva.

Não estou com isto com falsos moralismos, eu também excedo, e muito, os limites impostos.
Mas se vocês lidassem diariamente com mortos e feridos em consequência de acidente de viação, se tivessem acesso a reconstruções técnicas dos acidentes, fácilmente constatariam que os limites de velocidade são adequados.

Ficam alguns dos muitos videos sobre este assunto:








« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 16:55 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Manhas

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #13 em: 17 de Julho de 2014, 17:01 »
Esta é uma velha discussão que não tem uma solução milagrosa. Basta pensar que a UE adora legislar em tudo e mais alguma coisa para uniformizar regulamentos em todo o espaço comunitário e não consegue legislar sobre a velocidade!


Compreendendo os argumentos invocados pelo Saboga mas não posso concordar com a existência de uma lei que recorrentemente é revista - Código da Estrada - e que sistematicamente é violada pela totalidade dos seus visados. Com isto quero dizer, para que serve uma lei que na prática é inexequível?

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2014, 17:12 »
Manhas,
Mas isso é o que acontece com todas as leis, a tua percepção disso é que é diferente. Nem vou referir que as leis existem para serem violadas, mas por príncípio a sua criação tem por base legislar criminalmente sobre determinado comportamento da Sociedade.

Voltando à vaca fria, antes de discutir velocidades em Portugal deveriamos discutir construção das vias, sinalização e iluminação das mesmas.

 
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2014, 17:22 »
Saboga, uma coisa é aumentar os limites de velocidade... outra coisa é velocidade exagerada...

Não me parece que 140 km/h na maioria das AE seja uma velocidade exagerada, já em outras, andar a 90 km/h é perigoso...

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2014, 17:29 »
Ainda em relação a este assunto... porque é que há uns anos passaram o limite de álcool no sangue de 0,5 g/L para 0,3 g/L e depois revogaram??

Em uma palavra: interesses..

A mim podem-me apanhar em excesso de velocidade todos os dias, mas nunca com pinga de álcool no sangue...


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2014, 17:52 »
Saboga, uma coisa é aumentar os limites de velocidade... outra coisa é velocidade exagerada...

Nuno,
A fronteira entre uma coisa e outra é muito ténue.
Para a segurança de todos, cumpram os limites de velocidade, o simples aumento em 20 km por hora potencia, e muito, o acidente e as consequências do mesmo (se um simples ferimento, ou uma morte).

Eu posso parecer muito radical em relação a este assunto, mas pergunto, todos têm noção do que mais 20 km por hora representam numa colisão?

Quando falamos em 120, 140 ou 200 km por hora ninguém pensa no acidente, mas se vocês conhecessem a realidade do centro de recuperação em Alcoitão....

Repito, eu também não cumpro limites de velocidade, mas como lido diariamente com as consequências da mesma procuro transmitir-vos que este assunto não pode ser falado de forma displicente.

Façam um teste, com a vossa mota ou com o vosso carro, no mesmo local travem a 60km/h e depois a 80km/h, mas travem a fundo, e vejam em quanto a distância de travagem aumenta.

Não me parece que 140 km/h na maioria das AE seja uma velocidade exagerada, já em outras, andar a 90 km/h é perigoso...

Concordo em absoluto, por isso referi que mais importante do que discutir se deveriamos aumentar os limites de velocidade seria discutir a forma como se sinalizam as nossas vias e a construção das mesmas.

Os maiores problemas nem estão nas AE, mas dentro das localidades, onde muitas vezes os 50k/h são manifestamente excessivos.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Manhas

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2014, 19:00 »
Manhas,
Mas isso é o que acontece com todas as leis, a tua percepção disso é que é diferente. Nem vou referir que as leis existem para serem violadas, mas por príncípio a sua criação tem por base legislar criminalmente sobre determinado comportamento da Sociedade.


Olha que não é bem assim. Portugal não é uma República das Bananas e não me recordo de outra lei que todos nós (a totalidade dos automobilizados) viola diariamente.


Digo isto não pretendendo retirar-te razão relativamente ao efeito que a velocidade tem em potenciar a gravidade e consequências da sinistralidade. Contudo, parece-me que deve haver um trade-off entre a teoria e a prática e, na minha opinião o Código da Estrada é o pior exemplo de como se deve gerir e legislar sobre um assunto.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #19 em: 17 de Julho de 2014, 19:34 »
Manhas.
Acho que me expressei da forma errada. Quando digo que as leis existem para serem violadas quero com isto dizer que pelo facto de algo estar regulado/legislado ou regulamentado não significa que não se infrinja.
Dizes que o código da estrada é a lei que mais violada é... Qualquer legislação fiscal .... Enfim.
Para terminar que já vai longo, quando se refere por exemplo o álcool e a caça à multa, eu defendo álcool 0 (zero). E bebo e conduzo. Por isso ....

Abraço.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #20 em: 17 de Julho de 2014, 22:46 »
Acho que o Saboga tem carradas de razão. Eu também ando nas estradas portuguesas, e a maior parte do tempo parece-me que sou o único a tentar cumprir o Código da Estrada. Por isso evito discutir este assunto com todos os meus amigos, que acho que são "os outros".

Na estrada, cada vez tenho mais medo dos meus compatriotas. Estou cada vez mais descrente da sua formação cívica. Recentemente consegui, no limite, evitar uma colisão lateral a alta velocidade (o meu carro era o que seria embatido lateralmente; acabou por ser embatido mas apenas de raspão; 3 000 euros de conserto, pagos pelo seguro do outro). Poderia ter sido fatal (será exagero meu? Devia ter esperado pelo embate para saber?). Chateia-me conduzir a pensar ter que sobreviver. Manias.

Não tenho qualquer problema com a velocidade a que "os outros" circulam. A sério. Só gostaria que me garantissem que eu não tenho MESMO NADA a ver com isso.




nolimit

  • Visitante
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #21 em: 17 de Julho de 2014, 23:05 »
Não é a velocidade que dá origem a acidentes mas sim haver maus condutores. Aqueles que andam a 80 na faixa do meio são bem mais perigosos que os que andam a 160 na faixa da direita

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #22 em: 17 de Julho de 2014, 23:14 »
Não é a velocidade que dá origem a acidentes mas sim haver maus condutores. Aqueles que andam a 80 na faixa do meio são bem mais perigosos que os que andam a 160 na faixa da direita


Uppssss, querias dizer na faixa da "esquerda"? Pois, boa sorte a todos os que andam na estrada à mercê do discernimento dos outros.


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #23 em: 18 de Julho de 2014, 09:48 »
Não é a velocidade que dá origem a acidentes mas sim haver maus condutores. Aqueles que andam a 80 na faixa do meio são bem mais perigosos que os que andam a 160 na faixa da direita

Julgo que esta tua afirmação, principalmente vinda de quem é motorista profissional, diz muito sobre a mentalidade do português no que à condução diz respeito.

Dou por encerrada a minha participação neste debate.

Boa sorte.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Investigadores defendem aumento dos limites de velocidades
« Responder #24 em: 18 de Julho de 2014, 21:48 »
Aonde isto já vai...

Confesso que estou um pouco assustado com o que li. :o

Não querendo fazer juízos ou análises de caracter, mas afirmar que não é a velocidade  e os seu excessos a causa mais evidente de tantos acidentes, mas sim a existência de maus condutores !?

  - Será a qualificação  de bom condutor aquele  que a 160 Km/H ultrapassa pela direita quem circula  a 80 Km/h?

 Não há muito mais a dizer sobre esta afirmação - para mim trata-se de  um ato criminoso e de pura selvajaria, tão grave como conduzir bêbado.

Se um dia houver neste fórum, uma ação de sensibilização rodoviária que promova uma visita a Alcoitão, tenho a impressão que muita gente mudará de atitude e consciência cívica  a respeito das velocidades e excessos praticados ao volante ou em 2 rodas.




Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM