Autor Tópico: Carta só para Scotters.  (Lida 13696 vezes)

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Carta só para Scotters.
« em: 24 de Março de 2014, 18:22 »
Viva companheiros.

Vou abrir aqui este tópico, não sei se alguém já discutiu isto por aqui.
Depois de várias comversas com alguns companheiros surgiu uma questão pertinente que poderia ser levada avante nos organismos publicos.
Pois como disse quando queremos fazer um UP GRADE, ou seja passar das 125cc para uma cilindrada maior, temos que ir tirar a carta de condução da categoria respectiva. Sim e quando a fazemos, maior parte de nós veio de uma scotter, tem que fazer o exame de condução numa moto com embraiagem e caixa de velocidades.
Agora pergunto Eu, porquê não criar uma legislação e uma nova categoria para a malta que quer manter-se a conduzir scotters de maior cilindrada e fazer os exames em sccotter´s também? Não haveria necessidade de termos de conduzir outro tipo de motos e quem quize-sde fazer isso propunha-se a exame para isso?
Venham de lá opiniões e alguém que perceba disso e quem sabe fazer mos uma proposta ao IMTT para que isso fosse possivel?

Boas Curvas  scooter_

t--brito

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #1 em: 24 de Março de 2014, 18:53 »
Eu adorava ter uma trail..mas um dia que tire a carta acho que me vou manter pelos maxis porque sao 2 em 1..da para passear e da para o dia a dia...

e se me pudesse propor a exame para poder subir de cc..era ja amanha, se isto for possivel alinho nessa proposta, isto era ouro sobre azul..

Cump

TwisteR

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #2 em: 24 de Março de 2014, 18:53 »
Não concordo.
Isso faz-nos caír no esquema dos americanos que só sabem conduzir carros automáticos.

Daí ouvirmos constantemente a expressão "Can't drive a stick" (onde chamam "stick" ao manípulo da caixa).

Quem conduz uma mota de caixa manual conduz - com a devida adaptação - uma scooter. O reverso não é verdade devido a que apenas o acelerador e o travão frontal se encontrarem na mesma posição do que numa mota.

Concordo com os exames tais como se encontram, concordo com as aulas de segurança para quem tem licenças de 50cc, já não concordo com o facilitismo de averbamento das cartas B para A1 para maiores de 25 anos pois muitos condutores mal sabem andar de bicicleta quanto mais de mota, e não têm qualquer noção de segurança na estrada.
Então a minha namorada que não sabe andar de bicicleta pode agora agarrar numa 125 e ir fazer peões? Impera o bom senso, claro, mas é coisa que não há muito por aí scooter_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #3 em: 24 de Março de 2014, 19:10 »
Viva TwisteR

Desculpa podes não concordar com a ideia, mas há muita malta que não tem interesse em conduzir motas com caixa mas sim scotters, como disse e frizei quem as quiser condizir prupunha-se a exame para isso.
A tua namorada tirou já a carta de carro? porque se a tirou tem o minimo de senso e responsabilidade, não é como a lei que criaram para as bicicletas agora, pois qualquer um as pode conduzir mas o respeito e o civismo não impera muito em certos srs que ai andam.
Concordo que quem quisesse podia optar por esse genero de carta, pois tens o exemplo tendo a carta de automovel já podes conduzir um triciclo ou moto 4 até uma cilindrada de 400cc, e e porque não essa opção.....

Ideias são sempre bem vindas e aposto que não sou o unico a pensar assim....

PS: Quanto aos americanos acho que são calhaus mas muitos deles já começam a usar carros com o stick

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #4 em: 24 de Março de 2014, 19:25 »
Quando se tira a carta de mota, o objectivo principal é conhecer as regras, o código e alguns aspectos especificos das motas. O facto de ter mudanças automaticas ou não, é secundario, na minha opinião.
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 21:55 por Paulo Coelho »

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #5 em: 24 de Março de 2014, 19:39 »
Eu concordava que as escolas dessem essa escolha ao aluno/ cliente agora uma categoria nova?! .... _pensador_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #6 em: 24 de Março de 2014, 19:49 »
Não tem que haver distinção nenhuma!
Senão havia cartas B para carros automáticos também!

Não têm nada que se preocupar pois têm horas de condução numa mota de caixa manual e aquilo é um instante enquanto aprendem a conduzi-la!!  _pol_

Se forem como eu até passam para "outro lado".
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4349
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #7 em: 24 de Março de 2014, 21:16 »
Concordo com ideia,automático sempre,no meu trabalho 95% com caixas auto e digo mesmo quem não gosta delas qd as experimenta não quer outra coisa ,mas falo de boas maquinas claro em que sr pode sempre controlar o motor,não tenho interesse em grandes motoes  mas sim em scooters devido ao seu sentido pratico,de caixa já as tive e não tenho saudades.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #8 em: 24 de Março de 2014, 21:38 »
Pelo que vejo já houve companheiros que andaram em grandes motoes com caixa manual e agora vieram até à gama das maxiscooter com caixa automática, pois porque não criar uma subcategoria na carta, acho que que todos ficavam a ganhar é simplesmente uma opinião minha.......

Enviado do meu Lenovo A820 através de Tapatalk


Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #9 em: 24 de Março de 2014, 21:52 »
Penso que devia ser dada ao aluno a hipotese de fazer o exame na mota que quisesse dentro da cilindrada a que se propõe. Concordo mais com esta opção em vez de estar a criar uma subcategoria. No exame não se é avaliado pelo tratamento que se dá á caixa de vel. mas sim ao tipo de condução que  se faz. Também ninguém vai ser multado se for de Lisboa ao Porto em 2ª _pol_

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #10 em: 24 de Março de 2014, 21:53 »
Penso que devia ser dada ao aluno a hipotese de fazer o exame na mota que quisesse dentro da cilindrada a que se propõe. Concordo mais com esta opção em vez de estar a criar uma subcategoria. No exame não se é avaliado pelo tratamento que se dá á caixa de vel. mas sim ao tipo de condução que  se faz. Também ninguém vai ser multado se for de Lisboa ao Porto em 2ª _pol_

Isto já vai mais de encontro à minha opinião...  _pol_
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #11 em: 24 de Março de 2014, 22:02 »
Pessoalmente, fiz o exame numa 500cc para poder conduzir qualquer mota... não gosto de me sentir limitado. Já estive do outro lado e agora estou deste. Amanhã não sei... gosto de variar, mas ás vezes sinto saudades de voltar a estragar sapatos _Rolley_

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #12 em: 24 de Março de 2014, 23:44 »
   Colega mauricius,

   Pessoalmente, também gostaria muito que isso acontecesse.
   Mas, estando Portugal na União Europeia, garanto-te que, em termos jurídicos, não tem qualquer autonomia para tomar uma decisão dessas. Isso das categorias é uniformizado a nível europeu. E se grandes mercados de scooters como Espanha, França e Itália nunca o fizeram, Portugal não teria hipótese.

   Continuação de bons kms para todos.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #13 em: 25 de Março de 2014, 00:19 »
Eu concordava que as escolas dessem essa escolha ao aluno/ cliente agora uma categoria nova?! .... _pensador_

 _palmas_ _pol_ _pol_ _pol_ Tou de acordo.....
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Alf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Agualva
  • Member nº 854 - (5204)
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #14 em: 25 de Março de 2014, 00:41 »
   Colega mauricius,

   Pessoalmente, também gostaria muito que isso acontecesse.
   Mas, estando Portugal na União Europeia, garanto-te que, em termos jurídicos, não tem qualquer autonomia para tomar uma decisão dessas. Isso das categorias é uniformizado a nível europeu. E se grandes mercados de scooters como Espanha, França e Itália nunca o fizeram, Portugal não teria hipótese.

   Continuação de bons kms para todos.

Quanto à questão de sermos pequenos, concordo contigo ainda p'ra mais com aquela especie que frequenta os corredores de S. Bento que são tão pequeninos na mioleira e tão parcos a valorizarem este País.
Agora relativamente à questão da europa a nossa lei só não foi actualizada à mais tempo devido aos lobby's das escolas de condução pois viram na aplicação da directiva europeia que já remonta aos anos de 90 perca de receitas tendo criado o famoso "exame especifico de mota" (concorde-se ou não).
Acho que sim, que deveria ser diferenciado as scooters das motas ditas normais. Não têm de todo a mesma forma de conduzir e, para se cumprir essa condição as classes deveriam ser separadas.
Naturalmente que quem tivesse carta de mota à classe das scooters. O que não me parece normal é quem nunca teve qualquer experiencia de moto ficar instantaneamente habilitado a conduzir uma 125 (com ou sem mudanças) assim como na ultima actualização do codigo os velocipedes serem comparados a veiculos automoveis mas não terem a obrigatoriedade da responsabilidade civil como os ditos veiculos automoveis.
É a minha opinião.
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 00:45 por Alf »
SYM GTS 125i: 0 - 16.260 km(05.2013)
MAXSYM 600i: 0 - (06.2014) 44.000 Km
BURGMAN 650:
Drive Safely

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #15 em: 25 de Março de 2014, 03:58 »
....Companheiros, não se esqueçam que é quase sempre o General "papel" a comandar estas coisas e os lobbies estão sempre em cima dos legisladores a influenciar as leis que saiem e eu não me admiraria muito se, no futuro próximo tivesse de haver + exames e aprendizagens por categoria de CCs ( tipo: até 500/1000/+ 1000 caixas automáticas ou não ) para sacar o tal "papel" ao pessoal e engordar um sem nº de escolas que nasceriam ainda + como cogumelos, e às vezes basta um ligeiro aumento da sinistralidade rodoviária para os tais lobbies irem "picar" os srs. deputados ( a nível nacional e europeu ).
Eu não tive grande problema em tirar a carta e desde esse dia não + conduzi motos tradicionais ( aprendi numa CB500 ) mas, 1 destes dias ( quando tiver uns sapatos nas últimas,hehe ) vou dar uma volta numa dessas meninas.
1  abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #16 em: 25 de Março de 2014, 06:52 »
Penso que devia ser dada ao aluno a hipotese de fazer o exame na mota que quisesse dentro da cilindrada a que se propõe. Concordo mais com esta opção em vez de estar a criar uma subcategoria. No exame não se é avaliado pelo tratamento que se dá á caixa de vel. mas sim ao tipo de condução que  se faz. Também ninguém vai ser multado se for de Lisboa ao Porto em 2ª _pol_

Concordo plenamente  _pol_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #17 em: 25 de Março de 2014, 09:49 »
Pelo que vejo a companheiros que têm a mesma ideia que eu, o que faltava era fazer uma petição a ver se pegava

Enviado do meu Lenovo A820 através de Tapatalk


nribeiro

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #18 em: 25 de Março de 2014, 10:12 »
Eu penso igual... Não me interessa nada motões. Quero é praticidade na condução.
Para mudanças já basta o carro no meio do trânsito!
Não que não goste mas em motas prefiro scooter ou automaticas tipo Integra.

Cromix

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #19 em: 25 de Março de 2014, 10:16 »
Sinceramente não sei o que pensar.

Tirei a carta o ano passado, e não penso mudar para algo que não seja uma scooter(apesar de gostar muito de certas motos), no entanto, não sei se há grande vantagem em legislar em torno disso e criar excepções.

É a mesma coisa que com a legislação recente em que obriga a quem quiser conduzir apenas um 50cc a partir dos 16 anos tirar carta(anteriormente era uma licença camarária),  o resultado foi poucas escolas investiram nos motociclos e em muitos casos sai muito mais caro que a carta de Mota.

Honestamente, acho que a preocupação deve ser mais com tornar as aulas de condução mais úteis e responsáveis, há por ai muita escola em que as aulas são só fazer Km em frente e passar tempo. Em poucas escolas se ensina...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #20 em: 25 de Março de 2014, 11:48 »
Concordo com o Cromix e acrescento ainda, se hoje não pensamos em mudar de estilo de montada, ou seja, ficar nas Scooters e se amanhã decidirmos mudar para uma mota convencional teríamos que ir novamente tirar a carta e gastar o dinheiro duas vezes.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Manhas

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #21 em: 25 de Março de 2014, 11:50 »
Este tema dá pano para mangas! Basta pensar se para tirar a carta de carro, o candidato não deveria demonstrar saber colocar um macaco e trocar uma roda.

Voltado ao assunto específico em discussão, concordo como as coisas são actualmente. Parece-me que um dos objetivo de termos aulas de condução é formar o condutor a ser independente e auto-suficente ao conduzir o seu veículo na estrada, cumprindo as regras existentes. Ora, estando o condutor habilitado a conduzir motos com caixa, deve saber conduzir motos com caixa e fazer exame em motos com caixa.

Como já foi referido, não me parece viável criar novas sub-categorias para veículos automáticos (ciclomotores, motociclos, ligeiros, pesados de mercadorias e pesados de passageiros), por isso acho que as aulas e exames devem decorrer sob as circunstâncias mais exigentes (neste caso, motos com caixa). Se posteriormente, o condutor optar por veículos de caixa manual, melhor para ele; contudo, foi formado para estar à vontade na condução de qualquer tipo de veículo dessa categoria.

nribeiro

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #22 em: 25 de Março de 2014, 12:40 »
Sinceramente não sei o que pensar.

Tirei a carta o ano passado, e não penso mudar para algo que não seja uma scooter(apesar de gostar muito de certas motos), no entanto, não sei se há grande vantagem em legislar em torno disso e criar excepções.

É a mesma coisa que com a legislação recente em que obriga a quem quiser conduzir apenas um 50cc a partir dos 16 anos tirar carta(anteriormente era uma licença camarária),  o resultado foi poucas escolas investiram nos motociclos e em muitos casos sai muito mais caro que a carta de Mota.

Honestamente, acho que a preocupação deve ser mais com tornar as aulas de condução mais úteis e responsáveis, há por ai muita escola em que as aulas são só fazer Km em frente e passar tempo. Em poucas escolas se ensina...

A minha maria tirou licença de 50 mas já tem 23 anos e foi bem barato!

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #23 em: 25 de Março de 2014, 12:49 »
Não concordo.
Isso faz-nos caír no esquema dos americanos que só sabem conduzir carros automáticos.

Daí ouvirmos constantemente a expressão "Can't drive a stick" (onde chamam "stick" ao manípulo da caixa).

Quem conduz uma mota de caixa manual conduz - com a devida adaptação - uma scooter. O reverso não é verdade devido a que apenas o acelerador e o travão frontal se encontrarem na mesma posição do que numa mota.

Concordo com os exames tais como se encontram, concordo com as aulas de segurança para quem tem licenças de 50cc, já não concordo com o facilitismo de averbamento das cartas B para A1 para maiores de 25 anos pois muitos condutores mal sabem andar de bicicleta quanto mais de mota, e não têm qualquer noção de segurança na estrada.
Então a minha namorada que não sabe andar de bicicleta pode agora agarrar numa 125 e ir fazer peões? Impera o bom senso, claro, mas é coisa que não há muito por aí scooter_

Penso com esta resposta está tudo dito!!

TwisteR _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

carlosmrpatricio

  • Visitante
Re: Carta só para Scotters.
« Responder #24 em: 25 de Março de 2014, 15:35 »
eu passo a dizer o meu caso. Nunca conduzi motas nem andei a pendura, cheguei aos 40 anos, e a pancada foi comprar uma maxiscooter, porque alem de gostar de alguns modelos (GTS e KYMCO)como não sabia nada de mudanças nem pensei noutras sem ser scooter. Comprei a mota (GTS) adorei a condução e liberdade e o bichinho fez-me tirar a carta de mota. O meu maior receio - mudanças. Começei as aulas numa mota 125 com mudanças, as primeiras 2 aulas foi uma vergonha, mesmo noob, a mota sempre a ir abaixo, então quando tinha que parar numa passadeira era fatal como o destino. Quando passei para a honda cbf, minha nossa os nervos eram tantos... mas não sei se foi de já ter tido algumas aulas correu tudo bem.
O facto de ter neste momento carta A e puder conduzir qualquer mota é uma vantagem e têm que ser assim, porque hoje tenho uma maxsym, mas amanhã posso passar para uma com mudanças e convêm saber o que se faz.
A haver carta para scooters, obrigava a escolas a ter sccoters para dar aulas dessas cartas, nem imagino o valor que seria depois para tirar essa cartas, com a agravante se depois se mais tarde desse uma "pancada" de ter uma Goldwing por exemplo, mais uma carta que teriamos que tirar.
Resumindo, custa tirar a carta A para uma pessoa como eu que nunca conduziu motas, mas com esforço e sorte ficamos com uma carta que dá para conduzir qualquer mota, com ou sem mudanças