Autor Tópico: X-Max 125 vs PCX 125  (Lida 49619 vezes)

nribeiro

  • Visitante
X-Max 125 vs PCX 125
« em: 22 de Março de 2014, 05:36 »
Ora bem pessoal, não sei se é aqui o local mais indicado e se não for peço que coloquem no local apropriado.
Ora bem, vendo as specs de uma e outra acho estranho como é que a XMax consegue ter um top speed mais elevado tendo em conta que tem 2 cv a mais se tanto. A PCX tem um binário ligeiramente maior a menos rotação que a X-Max...
Esses 2cv a mais podem fazer a diferença claro mas a PCX até podia fazer o mesmo nem que fosse mais lenta ou mesmo numa grande descida! Loool

Creio que o problema da PCX é fazer menos rotação certo? Se tivesse mais 500rpm seria possivel também dar mais qualquer coisa.

Abraços

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #1 em: 22 de Março de 2014, 06:11 »
Boas companheiro nribeiro,
Em relação às diferenças de top speed real também não são assim tão grandes ( 108 kms/h +-  PCX para 117 kms/h +- Xmax 125 )
Cerca de 10 kms/h mas, seria um pouco + caso a Xmax fosse um pouco + leve o que até abona em favor do motor Minarelli que equipa a Xmax.
Os engenheiros da honda criaram a PCX a pensar muito no mercado mundial e na grande % de utilizações essencialmente em meio urbano e para isso a velocidade de ponta não seria muito importante  _policia_  antes, o reduzido consumo/dimensões/peso e design atraente ( para também cativar o crescente interesse do público feminino e até pela sua crescente inserção no mundo laboral,etc.. )  e o seu baixo preço de aquisição comparativamente com a outra ( com 1 xmax e alguns acessórios, compras quase 2 PCX ! ).
Em resumo, são 2 excelentes propostas na gama 125 uma + para a cidade ( tipo 80%/20% e a outra ( XMAX ) + allround e diria 50% excelente para a cidade e 40% boa para percursos interurbanos com os restantes 10% para a A.Estrada )
Claro que, se a Honda quisesse por a PCX a dar 150 km/h eu não tenho a minima dúvida que o conseguiriam mas, não foi essa a ideia deles e não será por acaso que a PCX é um tremendo sucesso em todo o Mundo.
....E com a Yamaha Xmax......é outro grande sucesso,hehe
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Se fores Googlar vais ver PCXs quitadas ( lá para as Ásias e não só ) que envergonhariam qualquer Xmax com motor de série
      mas, será que vale a pena gastar tanto papel a desvirtuar o modelo inicial em vez de subir de CCs e tirar a cartinha por exº _pensador_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

nribeiro

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #2 em: 22 de Março de 2014, 06:59 »
Olá caro companheiro Scooterado. De facto a diferença não é muita em termos reais! Aliás a minha neste momento e testado em GPS até está a dar mais ponta do que a XMax. No velocimetro dá 132 dependendo claro de alguns factores mais que sabidos.

Como vi uma XMax no youtube a encostar nos 150 mas creio ser antiga visto pelo painel de instrumentos.
Um companheiro daqui com os Pulley de ponteiro está a dar bem mais que os 130 por isso é que acho estranho mas afinal uma stock não dá tanto como a minha PCX. Pensava que dava mais de origem e por isso a minha questão.

Subir de CC claro que o vou fazer um dia mas não para já. A Integra seria a minha escolha... Ai ai ai... Tenho de primeiro tirar a carta nem que seja para fazer uns test drives de vez em quando. Loool

Abraços

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #3 em: 22 de Março de 2014, 13:13 »
Concordo e confirmo o que os companheiros disseram,já andei nas 2 e tenho a xcity que penso que talvez seria a mais comparavel,são modelos distintos e acho que não comparaveis dado as características mas são de facto dois bons fenómenos na sua categoria
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #4 em: 09 de Abril de 2014, 14:58 »
A PCX não é concorrente da xmax. Esta última tem um design imbatível um motor potente e ciclística de moto, mas para mim assim que fiz um teste drive deixei de pensar nela. Tenho 1.80m de altura e realmente por os dois pés no chão é difícil. Para quem como eu faz muitos semáforos isso é impensável, ficava com uma tendinite na ponta dos dedos dos pés e a probabilidade de cair, numa emergência, por falta de apoio é muita. A velocidade máxima, para mim, não é o mais importante, dar mais 5 ou 6 km de velocidade máxima é insignificante, prefiro um arranque mais decidido até perto dos 100km, a partir daí quem quiser mais, tem de subir de cc. Na minha modesta opinião uma scooter de 125cc deve ser leve, gastar pouco, maneável e acima de tudo confortável. Para os aceleras temos a TMAX.

Boas curvas
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

paulodio21

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #5 em: 09 de Abril de 2014, 15:08 »
A escolha da mota para os motociclistas tem que ter muito em conta o trajeto que ela vai fazer, daí o colega Paulo Silveiro ter uma PCX, porque penso eu que andará mais pelo interior da cidade e sem dúvida a escolha perfeita. Quanto a mim que é só via rápida e AE é mesmo a Max, segurança, aerodinâmica, velocidade, respeito eheh.
Meço 1,81 e já me arranjei bem á altura da minha Max.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #6 em: 09 de Abril de 2014, 15:18 »
Peco desculpa mas lá esta o pessoal com o preconceito das 125 em ae ,eu ando lá todos os dias e não me queixo um pesado anda a 90, um autocarro a 100 e ainda os paco em reta claro,qual e o stress? Querem que 12 ou mesmo 15 cv deem 200 ? Isso era no tempo em que não havia catalisadores e normas euro XPTO.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2014, 15:36 »
Penso que o problema em ultrapassar a 90 ou a 100 Km(a partir dos 90km já não consigo ultrapassar ninguém) é o tempo em que se ocupa a faixa da esquerda, e todos nós sabemos a sensação desagradável de ter um entalado colado à nossa roda traseira. E sim a xmax mete mais respeito que a PCX. Vou tentar crescer mais um bocado (na algibeira e na altura) para comprar uma :))
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

paulodio21

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #8 em: 09 de Abril de 2014, 16:13 »
e todos nós sabemos a sensação desagradável de ter um entalado colado à nossa roda traseira. E sim a xmax mete mais respeito que a PCX. Vou tentar crescer mais um bocado (na algibeira e na altura) para comprar uma :))

  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

É mesmo, o que eu sofria algumas vezes com a D´Elight, mesmo assim não desistia a meio xD
A altura é importante sim, mas conseguimos ajustar facilmente, há sempre uma posição que ajuda a colocar o pé no chão á vontade.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #9 em: 09 de Abril de 2014, 21:07 »
Também passei da PCX para Xmax, e não me arrependo nadinha  ;D

Acho a Xmax muito mais de acordo o meu andamento, IC 19, posicionamento mais direito, e claro concordo que os pés andam mais em falso, mas já me habituei.
Será que foi desenhada por alemães ou por americanos? é que tenho 1,80 e normalmente é o limite de altura para os standards ...

Depois da volta de hoje, focada na rodagem, foram 325 km's de seguida com descanso para almoço, mais fiquei a gostar da Maximus, saí com consumo médio de 3,2 lt aos 314 km's de rodagem e acabei os 650km no odometro com 2,6 lts de média, o que aproxima a Max da PCX, embora acima, compensa no conforto e segurança que obtive nos 325 km's de viagem. O comportamento é detalhado no meu diario de bordo.

Passei a PCX ao meu filhote, ele está super satisfeito, faz percurso essencialmente urbano, e é sem duvida a melhor opção para a cidade entre as duas scooters que conheço.

Sendo eu um utilizador leigo só posso avaliar pela sensibilidade de condução:

Economia: PCX
Pneus e segurança: Xmax
Mobilidade: PCX
Conforto:Xmax
Prego a fundo nos semáforos: PCX
Espaço de arrumo: Xmax
Posição de condução em cidade: PCX
Posição de condução em Urbano e arredores: Xmax
Economia de consumo: PCX
Respeito na estrada: Xmax


Na semana passada com 8 km's de estriar a Xmax, fui mandado parar numa rotunda pela PSP, afinal o agente , nem queria mais nada senão ver a minha Xmax, estava indeciso com esta questão entre a PCX e a Xmax para vir da outra banda..disse-lhe logo que esta comparação...mas acho que ele estava com ideia da PCX pelo preço e poupança, mas como eu sonhava com a Xmax... _pol_



Espirito Aventura

Marco46

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #10 em: 10 de Abril de 2014, 00:28 »

P.s. Se fores Googlar vais ver PCXs quitadas ( lá para as Ásias e não só ) que envergonhariam qualquer Xmax com motor de série

Caro amigo scooterado, não é preciso ir googlar para ver as Xmax a serem envergonhadas por PCX quitadas. As Majesty, Downtowns, e agora as K-xct passam por elas parece que vão de moto!!   _Rolley_

A Xmax tem dois grandes problemas. O Peso e a altura.

Na cidade nada bate as pcx e as agility. Devido à distancia entre eixos, e à sua forma muito citadina, desenvencilharem-se no transito é com elas!! Nesse aspecto só a Aerox e a Typhoon é que as acompanham.


Saudações

 _convivio_

« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 00:45 por Marco46 »

nribeiro

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #11 em: 10 de Abril de 2014, 08:38 »
Também passei da PCX para Xmax, e não me arrependo nadinha  ;D

Acho a Xmax muito mais de acordo o meu andamento, IC 19, posicionamento mais direito, e claro concordo que os pés andam mais em falso, mas já me habituei.
Será que foi desenhada por alemães ou por americanos? é que tenho 1,80 e normalmente é o limite de altura para os standards ...

Depois da volta de hoje, focada na rodagem, foram 325 km's de seguida com descanso para almoço, mais fiquei a gostar da Maximus, saí com consumo médio de 3,2 lt aos 314 km's de rodagem e acabei os 650km no odometro com 2,6 lts de média, o que aproxima a Max da PCX, embora acima, compensa no conforto e segurança que obtive nos 325 km's de viagem. O comportamento é detalhado no meu diario de bordo.

Passei a PCX ao meu filhote, ele está super satisfeito, faz percurso essencialmente urbano, e é sem duvida a melhor opção para a cidade entre as duas scooters que conheço.

Sendo eu um utilizador leigo só posso avaliar pela sensibilidade de condução:

Economia: PCX
Pneus e segurança: Xmax
Mobilidade: PCX
Conforto:Xmax
Prego a fundo nos semáforos: PCX
Espaço de arrumo: Xmax
Posição de condução em cidade: PCX
Posição de condução em Urbano e arredores: Xmax
Economia de consumo: PCX
Respeito na estrada: Xmax


Na semana passada com 8 km's de estriar a Xmax, fui mandado parar numa rotunda pela PSP, afinal o agente , nem queria mais nada senão ver a minha Xmax, estava indeciso com esta questão entre a PCX e a Xmax para vir da outra banda..disse-lhe logo que esta comparação...mas acho que ele estava com ideia da PCX pelo preço e poupança, mas como eu sonhava com a Xmax... _pol_

Desculpa la mas respeito mete a minha PCX!

Oh para ela:

Escape PCX(4):


Fora de brincadeiras, entao se voces com 1.80m ficam a rasca na Xmax coitado de mim com 1.71m!! Tudo se arranja como e obvio. Um dos meus irmaos tem uma VFR800FI e é mais baixo que eu. Nao e por ai...

De facto uma e boa para cidade e outra mais para fora dela mas eu nao me inibo de andar em AE com a minha pequenota. Sim, nota-se mais os ventos e tal mas nao me assusta nadinha. E pelo que foi dito antes a minha PCX afinal nao anda assim tao mal contra uma Xmax stock. Gastei dinheiro em upgrades e verdade mas a nivel de estetica eu prefiro a minha. Escolher uma Xmax apenas por ser mais estavel em AE devido ao tamanho, etc, etc nao e para mim. Escolho consoante a estetica.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2014, 09:06 »
Penso que a xmax Tem muitos trunfos, mas pelo preço dela, com mais 500 euros compra-se uma 300cc. A nível de desempenho existem muitas 125 que se aproxima da xmax em termos de desempenho, como as kymco a s-wig esta é a das scooter mais confortáveis) embora a xmax seja sempre a mais rápida. Pessoalmente  não é a velocidade máxima que me faria comprar uma scooter, valorizo mais outros itens. Agora que esteticamente a xmax  é muito linda.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Manhas

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #13 em: 10 de Abril de 2014, 11:18 »
Sendo eu um utilizador leigo só posso avaliar pela sensibilidade de condução:

Economia: PCX
Pneus e segurança: Xmax
Mobilidade: PCX
Conforto:Xmax
Prego a fundo nos semáforos: PCX
Espaço de arrumo: Xmax
Posição de condução em cidade: PCX
Posição de condução em Urbano e arredores: Xmax
Economia de consumo: PCX
Respeito na estrada: Xmax

Concordo com esta análise e acrescento mais um ponto que pode ser relevante:

Manutenção: PCX (com intervalos de manutenção mais largos o que implica ser significativamente mais barata).

terrinha

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #14 em: 10 de Abril de 2014, 15:09 »
Então as Scooters e MaxiScooters são iguais  _pensador_ _pensador_ _pensador_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #15 em: 11 de Abril de 2014, 07:39 »
Então as Scooters e MaxiScooters são iguais  _pensador_ _pensador_ _pensador_

Ambas chegam ao destino,   _palmas_

mas também um Mercedes e um Punto chegam de Lisboa a Berlim, a maneira como se chega é que difere _confuso_

Espirito Aventura

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #16 em: 11 de Abril de 2014, 07:51 »
Penso que a xmax Tem muitos trunfos, mas pelo preço dela, com mais 500 euros compra-se uma 300cc. A nível de desempenho existem muitas 125 que se aproxima da xmax em termos de desempenho, como as kymco a s-wig esta é a das scooter mais confortáveis) embora a xmax seja sempre a mais rápida. Pessoalmente  não é a velocidade máxima que me faria comprar uma scooter, valorizo mais outros itens. Agora que esteticamente a xmax  é muito linda.

também acho, foi pena não ter carta de mota,  _reg_. para não poder aproveitar a oportunidade de comprar a 250 por mais uns €€€, cerca de 250€ .

Realmente a Xmax a preço normal fica cara demais. _thumbdown_


Manutenção: PCX (com intervalos de manutenção mais largos o que implica ser significativamente mais barata).

Em relação á manutenção pelo que me foi dado a conhecer, pagarei mais nas revisões, na Xmax, mas seriam mais espaçadas  _pensador_

Entretanto tenho feito médias muito melhores no IC19 com Xmax  em relação á Pcx, porque tenho sentido mais velocidade estável a regimes altos, isto é a PCX acelera e desacelera muito rapidamente entre os 60km e os 90 e a Xmax tem se mostrado muito mais constante.  _palmas_ 

Espirito Aventura

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #17 em: 11 de Abril de 2014, 08:51 »
Ha quem diga que DT e PCX a passar por xmax? Quero ver isso ,tenho uma x mas a city com o mesmo motor mas de papel tem mais meio cv e axo  GraÇa pois onde eu ando só uma GTS quis conversa mas nem aqueceu,tenho os mesmos upgrades que um colega de PCX ele puxa melhor lado a lado ate aos 80 a partir dai adeuzinho vai aos 112 e acaba enquanto a x ainda desenvolve,resumindo não comparem o que não e comparável se não já agora tenho lá a typhoon do meu velho para a cidade...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nribeiro

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #18 em: 11 de Abril de 2014, 13:44 »
Eu hoje tive uma pequena brincadeira com uma GTS e minha nossa! Eu ate o deixei ir mas quando parei ao lado dele no semaforo, pensando que iamos os dois na boa, ele arranca a fundo e nem tinha sequer saido de ao pe de mim quando eu arranco e adeus! Deixei-o para tras sei la quantos carros!
Obvio que a GTS ou a X sao mais estaveis em AE mas em arranque minha nossa... E a minha nao se fica pelos 112...

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


paulodio21

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #19 em: 11 de Abril de 2014, 13:48 »
Para tirar algumas teimas, o meu irmão tem uma PCX de 2013, vou fazer um video lado a lado com a minha Maximus e depois coloco por cá. No arranque vou comer pó, mas depois ele vai comer o fumo eheh

 _pt_ scooter_ _fcp_

Marco46

  • Visitante
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #20 em: 11 de Abril de 2014, 14:30 »

mpaneves,

ninguem disse que a PCX de origem passa por Xmax em ponta, é impossivel!!! qie ela se bata ate 70\80 ainda acredito mas depois acabou.

Agora que as DT ´s e mesmo as Majesty´s passam por ela assim na boa, disso nao duvides, pois a DT é a que explora melhor toda a potencia permitida pela oitava de litro  (14.4cv), e mesmo as Majesty´s nao a conseguem acompanhar.

Eu na A1 apanho GTS, PCX´S, Xmax e Dt´s, e qd a dt se quer ir embora vai. Tenho um tipo que entra sempre em Alverca com uma branca, e nós já nos picámos varias vezes, eu só o consigo passar, porque a minha está toda mexida, caso contrario ficava a comer pó dela. E a dele está de origem!!

Quanto à Xmax e restantes, bem.....quando começamos a subir a A1 depois de alverca até Stª Iria, JAZZUSSS
Até parece que tenho outra CC. 

176kgs contra 128kgs quer queiram quer nao, faz toda a diferença na performance, por isso é que retirei tudo na minha que estava a mais e nao me faz falta. Eu peso 75kgs


Saudações

 _convivio_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #21 em: 11 de Abril de 2014, 14:38 »
Quem deveria de vir dizer algo neste tópico era o companheiro Twin-pt poie ele tinha uma PCX e dizia maravilhas daquilo, mas agora tem uma XMAX = MBK e é quem pode fazer o juízo valor da maquina, embora no seu DB já diga algo sobre o assunto.

Ele próprio haverá de confirmar que uma nada tem a ver com outra, não se pode equiparar um "Clio com um Mercedes" ha muitas diferenças entre eles, basta estarem em "gamas diferentes" .....

Não se podem comparar embora eu diga que as duas são excelentes, cada uma na sua "categoria"  _pol_

Boas curvas

Nota:
companheiros, apenas vos digo há muitas 50cc que de odometro dão 140kmh desde que esteja bem Kitada, por isso qualquer mota Kitada dá mais que outra sem estar mexida ...... ok ? Por isso não vejo qual o espanto de uma PCX Kitada andar mais que uma Xmax de origem... isso é alguma coisa ?
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #22 em: 11 de Abril de 2014, 15:16 »
aqui o pessoal quer dizer que quase 5000€ é muita "fruta" por uma scooter 125cc, é verdade!  _pol_

a PCX são pouco mais de 2500€!

a PCX é uma excelente scooter para andar em cidade, só não é perfeita porque os seus amortecedores não absorvem da melhor maneira a irregularidade da estrada, também dá para fazer estrada (IC etc...), eu tenho uma e faço!
Uma scooter ao preço de uma "Chinesa" do mesmo segmento _Rolley_ _Rolley_ sem ofender

a Xmax, comparo-a mais ao segmento onde se insere a Downtown, por exemplo, são Scooters GT, muito mais confortáveis, inclusive o seu chassis permite albergar motores de 250 e 300cc respectivamente, conforto, comportamento dinâmico, travagem, etc... são muito melhores, capacidade de carga, entre outras caracteristicas...

em termos de andamento

a Pcx está feita para andar em cidade, muito rápida até aos 80, vá lá 100
o novo motor esp já permite chegar aos 120 de velocimetro, apesar de que a partir dos 100 tornar-se bastante lenta

a Xmax está mais pensada para estrada, transmissão mais longa, traduz-se numa velocidade de ponta maior, com arranques mais lentos (atenção pois o seu peso é muito superior ao da PCX, inclusive tem pneus mais largos)
aqui podemos circular a 110, sem sentir tanto esforço...


só não percebo, qual o intuíto de criar este tópico!!!

abraço
 _convivio_


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #23 em: 11 de Abril de 2014, 17:09 »
Sim é comparar produtos diferentes, a PCX deve ser comparada com a xenter e aí a PCX dá cartas. Só não concordo com a opinião de que a xmax e a dt são confortáveis. Então o que dizer da swing e da buga?
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: X-Max 125 vs PCX 125
« Responder #24 em: 11 de Abril de 2014, 17:25 »
E alguém me chamou?  >:D >:D >:D
Não pode ser coisa boa...  _anjo_ _anjo_ _anjo_

Antes de tudo, tenho que fazer alguns comentários que acho que são pertinentes, e que se impõem, mesmo sendo off-topic...


  • Não podemos comparar alhos com bugalhos, batatas com cebolas, (inserir citação), etc.! Ou comparamos motos stock ou comparamos motos não stock, kitadas, entre si. Misturas não são comparáveis... _Zang_
  • As X-Max são estupidamente caras! Se valem o que se pagam por elas é, para mim, algo bastante discutível! Mas, e isto a titulo pessoal, foi claramente uma decisão muito emotiva e não muito racional! Mas, pergunto-vos, a paixão tem preço? >:D

Agora, voltando ao tópico X-Max vs T-Max!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
-----------> bolasssssssss, damn, não era bem este o tópico...

_anjo_

Ok, PCX vs X-Max:

Como saberão (pesquisem no fórum, ou sigam os links que o _AXE_ teve o obséquio de postar _pol_) iniciei-me nas duas rodas há cerca de 18 meses com uma PCX, em segunda mão, com dois anos e apenas cerca de 6.500 km em cima. Ou seja, completamente stock e ainda em rodagem!

Quando a vendi há cerca de 1 mês atrás, tinha mais de 23.000 km em cima, pelo que fiz mais de 16.000 km com ela em pouco mais de ano e meio, o que não é tanto quanto alguns companheiros do CPM , autênticos papa-léguas , mas mesmo assim uma quilometragem apreciável.

Posso portanto opinar algo sobre os defeitos e qualidades da PCX como scooter ou maxiscooter, como é com todo o mérito! _pol_

A PCX é, stock, a rainha dos semáforos! Nos primeiros 50m ou 100m, até aos 70/80km/h, não há muitas scoooters que lhe cheguem, nem mesmo alguns motões a não ser que sejam conduzidos pelo Busas!  _Rolley_

Se a utilização que lhe dão são corridas de semáforo a semáforo, com punho aberto, então nem olhem para mais nenhuma opção. Poupam uns bons €uros para a gasolina e serão muito felizes! _pol_

O problema é se pretendemos fazer algo que não seja em ambiente urbano! _thumbdown_ Aqui a PCX stock mostra logo as suas limitações.

Ao fim de 50km em cima dela dói-nos o rabo, a suspensão traseira, seca, bate em todos os buracos, os 90 km/h de velocidade média (para não irmos sempre ao red line, aos 110 ou 120 km/h) são insuficientes, a protecção aerodinâmica é deficiente, os arranques não servem para nada, a disponibilidade do motor já não é a mesma... Contínuo?

É lógico que existem remédios para os problemas que descrevi acima: um vidro GIVI ou ERMAX resolve o problema da protecção aerodinâmica (começam nos 65€), uma suspensão bi-tubo o bater seco da suspensão (cerca de 300€), um variador malossi com correia a velocidade máxima (cerca de 135€ + 60€) e talvez um escape de "rendimento" (cerca de 356€). E a alguns destes preços falta ainda a mão de obra para os montar! Para não falar nos pneus, que para por uns CityGrip são ainda 120€...

Mas já não estamos a falar de scooters stock, pois não?

E isso para a colocar ao mesmo nível de uma X-Max stock. Ou seja, dos 3.000€ (chave-na-mão, com docs) que a PCX custava passamos para mais de 4.000€, e isto numa PCX que com todos esse extras estaria de certeza sem garantia de fábrica... _pensador_

Uma X-Max, nova, com docs, stock, pode ser negociada por valores abaixo dos 4.500€, logo a diferença já não é assim tão grande, pois não?

E claro, garanto-vos que se quisermos envenenar uma X-Max há tantas ou mais opções como para a PCX... E a como a X-Max tem uma ciclistíca sobredimensionada para a motorização 125cc (as 250cc e até a 400cc usam a mesma base sem alterações ou com apenas com uns ajustes), será sempre muito mais estável e menos intimidativo que uma PCX à mesma velocidade...

Eu posso estar enganado, mas a mim não me apanhavam numa PCX a 140 km/h como já vi filmes no Youtube...  _pensador_

E há outras opções, mais económicas, e igualmente muito boas, que nem sequer vão para os valores da X-Max, mas isso seria off-topic!
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 17:37 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)