Autor Tópico: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24  (Lida 11190 vezes)

joaoccl

  • Visitante
Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« em: 14 de Julho de 2010, 00:38 »
Boas amigos.

Todos vocês sabem que estão habilitados a conduzir veículos de categoria A1 com carta B.
O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de poderem conduzir estes veículos mesmo que não cumpram o requisito da idade mínima (25 anos).

A razão pela qual escrevo este post é que fiquei estupefacto com o facto de as próprias escolas de condução desconhecerem a nova legislação!

A minha namorada está a acabar a carta B e gostava de ter uma scooter. Como não tem 25 anos, coloquei a questão a uma escola de condução sobre o que se poderia fazer.

A resposta foi que era preciso fazer exame teórico e prático, ou seja, tirar a carta A1. Completamente errado!
Intuitivamente não me pareceu que esta informação fosse fidedigna, pois uma pessoa com mais de 25 anos estava automaticamente habilitada a conduzir motociclos A1 sem qualquer exame teórico ou prático. Depois de ter visto o decreto-lei e o site do IMTT vi que de facto não era de todo necessário tirar a carta A1, bastava fazer um exame de condução que nem tem que ser feito através de qualquer escola de condução, é um exame de autopropositura tal como para a licença de ciclomotores.

Bem, trocando isto por miúdos, quem está nesta situação o que necessita é:
Uma das duas: -Idade mínima de 25 anos ou -Habilitação legal para condução de ciclomotores.
Se não tiverem nem uma nem outra, podem autopropor-se a exame a exame prático da categoria A1 num centro de exames público (custo total - €60).

E pronto é tudo  _pol_

Não vou dizer que escola de condução me facultou estas informações, se bem que devia porque quase que juraram a pés juntos que eles é que sabiam e eu estava a "fazer acusações" mas enfim  _Rolley_
Isto foi tudo por e-mail vamos ver como respondem ao próximo se não responderem com bom tom vem logo aqui parar  a conversa toda _rir_

Os interessados passem por aqui: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx mais ou menos a meio da página está a vermelho "Subcategoria A1 em autopropositura".

AntonioAlves

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2010, 15:24 »
Eles na escola querem é ganhar dinheiro, fazias a inscrição e depois vinham com a história que tinham alterado a lei e propor-te para converteres o dinheiro da inscrição em aulas de condução.
Para as escolas de condução foi muito mão, pois perderem praticamente as cartas A1.

joaoccl

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2010, 00:45 »
Eles na escola querem é ganhar dinheiro, fazias a inscrição e depois vinham com a história que tinham alterado a lei e propor-te para converteres o dinheiro da inscrição em aulas de condução.
Para as escolas de condução foi muito mão, pois perderem praticamente as cartas A1.

Sim, mas na legislação diz que o exame também pode ser feito através das escolas de condução. No caso desta escola desconheciam mesmo como se processa isto se não tinham-me proposto fazer o exame através deles que também ia algum para os bolsos deles...

O que é facto é que não me responderam depois de lhes provar que não era como me disseram  _Rolley_

DFPA46

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2011, 17:11 »
Já perguntei a mesma questão a duas escolas de condução e as duas respondera-me errado...o que eles querem sei eu :P

Fanning

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #4 em: 25 de Março de 2011, 16:34 »
Numa escola de condução o preço ronda os 150€ com duas aulas e learem a mota ao exame no imtt! Acho que já fica muito caro. Vou pedir a um amigo meu para me deixar dar umas voltas e depois alugam me uma no dia e tá feito=)

tiagodias_86

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2011, 22:40 »
Esta medida das 125cc foi muito boa, mas existe ai muita gente na estrada que não tem qualquer jeito para andar na estrada e depois em perigos os próprios e os outros condutores.Devia ser obrigatório ter formação antes, nem que fosse por exemplo 10 horas de aulas..

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2011, 22:47 »
Viva!

Esta medida das 125cc foi muito boa, mas existe ai muita gente na estrada que não tem qualquer jeito para andar na estrada e depois em perigos os próprios e os outros condutores.Devia ser obrigatório ter formação antes, nem que fosse por exemplo 10 horas de aulas..

Desculpa discordar e concordar com a tua opinião.  ;D

[...] mas existe ai muita gente na estrada que não tem qualquer jeito para andar na estrada e depois em perigos os próprios e os outros condutores. [..]

Concordo.  _pol_

[...]Devia ser obrigatório ter formação antes, nem que fosse por exemplo 10 horas de aulas..

Discordo.  _polb_

As grandes asneiras que já presenciei não foi com motociclos 125cc...  _Rolley_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Fanning

  • Visitante
Re: Habilitação A1 com carta B para idades entre 18-24
« Responder #7 em: 24 de Maio de 2011, 23:07 »
Para alguém que esteja nesta situação da autopropositura em LX irão esperar de 30 a 90 dias _Zang_.
Não é normal para uma licença tanto tempo. Senão estou em erro o preço subiu de 60€ para 75€ e na minha situação se soubesse o que sei hoje juntava lhe uns trocos e tirava a carta A.
A minha opinião vale o que vale, nao achando mesmo que valha a pena pagar 150€ numa escola de condução ( emprestar mota e deslocação+ aulas práticas de condução).
Por mais 100€/150€ fica se com a Carta a que permite ter um leque mais alargado de opções e o melhor é que um mês e meio e "tá feito"!!!
Boas escolhas!
Fanning