Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 632056 vezes)

AVG

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1100 em: 28 de Abril de 2016, 22:34 »
Boas, quando instalar a minha de Xenon, deixo aqui a opinião sobre Xenon versus led, porque neste momento o xenon está a preços iguais ou melhores que as lâmpadas de Led, e segundo tenho vindo a ver têm muito melhor qualidade de luz e mais K tb ou seja mais côr azul .

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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1101 em: 29 de Abril de 2016, 08:20 »
AVG não te esqueças que os LEDs gastam menos que o HID, acendem instantâneamente e, o mais importante, funcionam a uma temperatura muito mais baixa.
Um dos kits de LEDs que mandei vir foram para um amigo que tem uma Honda Gold Wing GL 1800
No caso dele, tinha feito a conversão para HID e o reflector da óptica começou a ficar queimado.
Recomendo-te vivamente que fiques atento.
Esses kits bi-xenon necessitam de uma alimentação suplementar, não é só trocar lâmpadas como nos LEDs. No entanto, a instalação tb não é complicada.
Há ainda o tema da longevidade, que os LEDs ganham por knockout!

A indústria automóvel migrou claramente para a tecnologia LED. Agora temos o halogéneo nos modelos gama baixa, o HID nas gamas médias e por fim os LEDs como "state of the art".

Como sempre, a tecnologia vai-se democratizando e os faróis " LED matrix" (é o nomo pomposo que inventaram...) estão a chegar a todas as marcas e modelos, mesmo os mais modestos.

E ainda dá para fazer uns truques emgraçados
https://youtu.be/JcgeLEa8Avk
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 08:51 por Mercurio »

Offline Paulo Silveiro

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1102 em: 29 de Abril de 2016, 09:50 »
Tens razão Mercúrio, os leds estão aí em força. Nos automóveis e nas motas. Muitas já vêm de origem e a iluminação é espetacular. Nas motas existe o problema do encadeamento, por exemplo a Tmax não possui qualquer botão ou parafuso para a regulação, bastando andar com pendura para haver reclamações.

Relativamente às óticas, temos que ter a consciência de que estes sistemas, leds e xenon, quando montados em óticas não preparadas de origem para estes sistemas, podem originar alguns problemas. A complexidade de um espelho projetor concebido para um sistema de leds nada tem a ver com um para halogéneo. Por exemplo na minha Tmax, quando olho para a ótica, não vejo os leds, toda a ótica e um complexo jogo de espelhos. O mesmo acontece com outros modelos como a PCX, Integra, etc.

É sempre possível trocar lâmpadas de halogéneo por leds, mas convém ter alguns cuidados e saber o que se está a fazer, como o Mercúrio já aqui explicou muito bem.  _pol_   

No futuro o xenon  e o halogéneo acabarão por desaparecer, quando o grande volume de vendas dos leds se refletir no seu preço. Nos topos de gamas já começam a aparecer os sistemas de laser.
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Offline Mercurio

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Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1103 em: 29 de Abril de 2016, 11:12 »
Requerimentos legais obrigam que a luz emitida por uma farol tem de ser obrigatoriamente refletida.
Por isso é que mesmo as lâmpadas de halogéneo têm o topo escurecido e as de LED têm uma pequena aba.

Até hoje,  apenas vi um carro, o BMW i8 com faróis de laser.
Impressionantes, sem duvida.
Esta tecnologia não funciona como o senso comum imagina.
O laser é usado para excitar uma superfície revistada com um composto de fósforo  e é este que emite a luz, não é o laser que ilumina a estrada.

Este processo exige um complexo sistema de espelhos e lentes que torna o farol grande, caro e, imagino, pesado.

A Audi anunciou que iria embarcar na tecnologia laser brevemente e entretanto anunciou iluminação OLED.

Parece-me que aqui no CPM o que faz falta é tecnologia retro-compatível com as nossas scooters e as lâmpadas LED que têm aparecido por aqui são um excelente upgrade.

 
 
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 11:13 por Mercurio »

AVG

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1104 em: 29 de Abril de 2016, 17:11 »
AVG não te esqueças que os LEDs gastam menos que o HID, acendem instantâneamente e, o mais importante, funcionam a uma temperatura muito mais baixa.
Um dos kits de LEDs que mandei vir foram para um amigo que tem uma Honda Gold Wing GL 1800
No caso dele, tinha feito a conversão para HID e o reflector da óptica começou a ficar queimado.
Recomendo-te vivamente que fiques atento.
Esses kits bi-xenon necessitam de uma alimentação suplementar, não é só trocar lâmpadas como nos LEDs. No entanto, a instalação tb não é complicada.
Há ainda o tema da longevidade, que os LEDs ganham por knockout!

Boas, não há nada como experimentar, aquilo não tem nada que saber está tudo armado ( encaixado) é só enfiar a lâmpada e amarrar os fios e o balastro/relé/fusível , NÃO TEM CIÊNCIA NENHUMA, pelo que tenho vindo a observar,  eu hoje a comprar Led só em um investimento seguro e penso que  o mais seguro seriam as PHILIPS conforme deixei o link num comentários anteriores, ou então estas com leds Philips , todo o resto Chinoca é dar um passo ao lado. http://www.ebay.com/itm/291655347672

Penso que o Led compensava porque era mais barato que o Xenon, mas agora é o inverso, o led é mais caro que o Xenon .

Em questão de quantidade de Luz,  não há nada que chegue ao  Xenon e de côr tb conforme eu tenho  12.000 K  (MESMO AZUL) tb mais quentes , portanto tenho que andar atento .

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« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 17:12 por AVG »

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1105 em: 02 de Maio de 2016, 11:14 »
Caixa correio a funcionar


Podes sempre ir ao ebay  Inglês ou Alemão e na coluna da esquerda, na localização dos produtos, seleciona a caixa "apenas União Europeia"

Offline MRider

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1106 em: 10 de Maio de 2016, 22:54 »
Bom já resolvi a questão do foco.
Fica aceitável.
Mas os balastro aquecem demasiado.
Ficam a 90 graus.  Ainda pega fogo...

Não estou a ver uma solução para o meu leaf..

E assim lá foi quase 50 euros...

pjmartinho

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1107 em: 10 de Maio de 2016, 23:02 »
Bom já resolvi a questão do foco.
Fica aceitável.
Mas os balastro aquecem demasiado.
Ficam a 90 graus.  Ainda pega fogo...

Não estou a ver uma solução para o meu leaf..

E assim lá foi quase 50 euros...

As lâmpadas de halogénio atingem bastante mais temperatura do que isso

Offline MRider

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1108 em: 11 de Maio de 2016, 00:02 »
Não estão a perceber.
Estou a falar no balastro. 
Não acho normal. 

RCEu

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1109 em: 11 de Maio de 2016, 10:45 »
Não estão a perceber.
Estou a falar no balastro. 
Não acho normal. 

Companheiro já li qualquer coisa acerca disso.
De qualquer modo, sim, os balastros aquecem bastante e acho normal.
As que tinha instaladas na outra Buga tinham os balastros junto aos respiradores por causa do arrefecimento.
Funcionavam 5*****

Offline MRider

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1110 em: 11 de Maio de 2016, 10:54 »
Eu tenho na minha mota H1 e não aquece. Também é menos potente.

Hoje após uma viagem de 15 km pela matina com tempo frio os balastro estavam a 90 graus nem quero imaginar no verão.

Os incêndios nos automóveis são mais frequentes do que se pensa e eu não quero contribuir para a estatística.

Depois coloco foto.

Offline Mercurio

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« Responder #1111 em: 11 de Maio de 2016, 15:32 »
Podes sempre por um dissipador de calor.
Nas lojas de computadores ou componentes eletrotécnica há uns porreiros muito baratos.
Já sabes, leva massa térmica entre o driver e o dissipador.


Meti dissipadores nos meus drivers e passaram dos 70º para pouco mais de 40º

Experimenta, podes inclusive por dissipadores nos dois lados do driver para máximo efeito.

« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 15:33 por Mercurio »

RCEu

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1112 em: 11 de Maio de 2016, 15:37 »
Podes sempre por um dissipador de calor.
Nas lojas de computadores ou componentes eletrotécnica há uns porreiros muito baratos.
Já sabes, leva massa térmica entre o driver e o dissipador.


Meti dissipadores nos meus drivers e passaram dos 70º para pouco mais de 40º

Experimenta, podes inclusive por dissipadores nos dois lados do driver para máximo efeito.



Caramba. E porque é que não me lembrei disso antes? Com um bocado daquela silicone de dissipassão o problema deve ficar resolvido.
Só não estou a ver é como vai fixar os dissipadores.
Bem visto.

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1113 em: 11 de Maio de 2016, 15:46 »
Caramba. E porque é que não me lembrei disso antes? Com um bocado daquela silicone de dissipassão o problema deve ficar resolvido.
Só não estou a ver é como vai fixar os dissipadores.
Bem visto.

Nas mesmas lojas onde se arranjam estes dissipadores existe cola térmica...  _pol_
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Offline Mercurio

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« Responder #1114 em: 11 de Maio de 2016, 16:28 »
Na minha experiência, a cola térmica não é suficientemente forte para colar de forma segura os dissipadores ao driver.
Usei massa térmica entre o driver e o dissipador e fixei-os com uma abraçadeira de plástico (zip-tie ou seja lá como isto se chama)

pjmartinho

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1115 em: 11 de Maio de 2016, 18:01 »
Não estão a perceber.
Estou a falar no balastro. 
Não acho normal.

Eu é que não tinha percebido que o balastro dessas lâmpadas está "separado" das mesmas, pois nas minha é tudo um conjunto unico, ou seja, o balastro faz parte da estrutura da lâmpada.

De qualquer forma nas minhas, a temperatura varia entre os 55-60ºC na ponta da lâmpada e os 80ºC na zona do balastro, portanto os balastros chegarem aos 90ºC não me parece estranho.

Possivelmente se puderem ser colocados numa zona onde passe o ar, sempre os ajuda a arrefecer e com os dissipadores de calor que já foram falados ainda melhor pois, em electronica, quanto menos quente, melhor.

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1116 em: 12 de Maio de 2016, 14:11 »


Esta lâmpada tem o driver no próprio corpo da limpada e aquecia bastante, uns 80º
Montei-lhe um dissipador extra e ainda uma ventoinha extra no novo dissipador.
Não passava de morna.

Este dissipador foi colocado no driver
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 14:18 por Mercurio »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1117 em: 12 de Maio de 2016, 16:22 »
Tenho de arranjar disso.
Mas aqui na Madeira não é muito fácil.

PS: ainda tenho de colocar as fotos

Offline MRider

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1118 em: 12 de Maio de 2016, 23:22 »
Ora ca esta algumas fotos:



Mods:




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Medios;

Maximos:

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1119 em: 13 de Maio de 2016, 19:25 »
eu tenho uma lâmpada igual á tua,mas já varias vezes coloquei a mão no driver e não o sinto quente !!  _pensador_

será por apanhar mais ar ?? esta mesmo por detrás da óptica,a ver se amanha tiro uma foto...
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1120 em: 14 de Maio de 2016, 01:13 »




cumprimentos,
Álvaro Ferreira

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1121 em: 14 de Maio de 2016, 08:25 »
Esse balastro é diferente do meu.

Penso que terá a ver com a qualidade de construção.
Não fico descansado em usar as lâmpadas assim....

Offline MRider

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1122 em: 25 de Maio de 2016, 21:58 »
Alguém quer comprar as minhas lâmpadas H4?

Só usei 2 dias.

O balastro aquece um bocado. 

Nuno23

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1123 em: 02 de Junho de 2016, 11:36 »
boas malta alguem colocou xenon ou leds numa x max? há fotos das modificaçoes opinioes bom investimento ou nem por isso?

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1124 em: 02 de Junho de 2016, 11:45 »
boas malta alguem colocou xenon ou leds numa x max? há fotos das modificaçoes opinioes bom investimento ou nem por isso?

Vê o meu DB, o do pedrompmartins, o do Filipe Pombo e o do aferreira. Todos colocámos LEDs. Mesmo este tópico tem vários exemplos, inclusive o próprio Mercurio tem uma X-Max 250 com Full LED!

Foi dos melhores investimentos que fiz. E não me devo exceder se disser que os companheiros são da mesma opinião...
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 15:57 por twin-pt »
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