Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628900 vezes)

Offline nugeral

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Nunca é tarde para chegar cedo !
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T MAX 530
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #750 em: 28 de Setembro de 2015, 19:36 »
Confirmo a informação do amigo Mercúrio. Zero Interferencias em intercomunicadores wireless por Bluetooth.
NG
Vespa 50S > 2010 -> 2012
X-MAX 125 > Julho 2012->Setembro 2013
X-MAX 400 > Setembro 2013 -> Agosto 2015 -17.500km
T-MAX 530 > Agosto 2015 -> ?

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #751 em: 29 de Setembro de 2015, 19:59 »
Confirmo a informação do amigo Mercúrio. Zero Interferencias em intercomunicadores wireless por Bluetooth.
NG

x2

confirmadissimo !!! _convivio_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #752 em: 05 de Outubro de 2015, 11:24 »
Este fim de semana fiz os teste às lâmpadas LED que faltavam, chuva e nevoeiro.
Já posso portanto responder a uma pergunta que me fizeram por aqui: Funcionam muito, muito bem.
As marcações no asfalto ficam mais vivas que nunca e a iluminação da estrada não é minimamente comprometida.
O mesmo se passa em nevoeiro com os médios. Neste caso, os máximos ficam com um efeito "Star Wars" com vários feixes luminosos a criarem um efeito muito curioso. Definitivamente, a força está com estas lâmpadas!


Offline NetGom

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2015
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Marca: Honda
  • Modelo: S Wing 125 ABS CBF 600 SA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #753 em: 05 de Outubro de 2015, 12:28 »
Este fim de semana fiz os teste às lâmpadas LED que faltavam, chuva e nevoeiro.
Já posso portanto responder a uma pergunta que me fizeram por aqui: Funcionam muito, muito bem.
As marcações no asfalto ficam mais vivas que nunca e a iluminação da estrada não é minimamente comprometida.
O mesmo se passa em nevoeiro com os médios. Neste caso, os máximos ficam com um efeito "Star Wars" com vários feixes luminosos a criarem um efeito muito curioso. Definitivamente, a força está com estas lâmpadas!


viva Alex,

neste teu comentário e como é habitual, _pensador_ e não vejo nevoeiro nenhum ! pelo contrario, vejo muito bem  _pol_ 

_pol_ e com uma definiçao das curvas  _confuso_ e dos contornos  _confuso_ muito boa ...... os traços são perfeitos _pol_

continuous, só passam a descontínuos: nas curvas,  _confuso_ nas lombas,  _confuso_, perfeita esta visao, _lool_  _lool_ 

_lool_ consigo passar uma tarde ou mais, a analisar as tuas Led`s  _lol_  _lol_  e por norma criam-me uns  _confuso_ feixes

na na vista e na cabeça muito curiosos ...  _careta_  _careta_

continua a postar sobre as Led`s e os seus contornos ......

fica bem e bons momentos de iluminação ......
Luís Gomes   

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #754 em: 07 de Outubro de 2015, 22:07 »
Hoje foi a minha vez de colocar as lâmpadas LED na  scooter_ e, na Downtown, são logo 4 de cada vez (2 médios e 2 máximos).

Já coloquei estas imagens no DB da minha  scooter_

Quase que iluminam o chão durante o dia, tal não é a sua intensidade luminosa  _lool_

Deixo aqui umas fotos tiradas dentro da garagem de casa dos meus pais, e com luz diurna a entrar pelas janelas.

Luzes apagadas (só para se ter uma ideia da luz âmbiente):


Médios acesos:


Máximos ligados:


Ainda não foi hoje que as testei à noite mas já tive de as baixar um niquinho pois, nas minhas voltas durante o dia, ainda levei com uns sinais de luzes de carros que vinham em sentido contrário... os que não faziam sinais de luzes ficavam a olhar como "burro para um palácio" com um ar de quem pensa "mas que coisa é aquela??!!"

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #755 em: 12 de Outubro de 2015, 15:09 »
Deixo-vos um artigo sobre iluminação LED muito interessante.
Desde já agradeço ao sempre atento NetGom o envio.




Nunes

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #756 em: 21 de Outubro de 2015, 09:05 »
Ao trocar as lâmpadas originais para kit Led (CREED H4 25w+25w, por exemplo) continuam a ter o funcionamento normal de ligar as luzes ou têm de ter sempre os médios ligados?

Disseram-me que, no caso da Sym GTS, que tinha de ligar quando se coloca a chave na posição ON (ainda antes de ligar o motor). Dessa forma fica sem mínimos que soube que é ilegal...

odivelas

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #757 em: 21 de Outubro de 2015, 10:22 »
Nunes,
O Código da estrada não específica se são led's ou halogéneo... diz sim que nos motociclos é OBRIGATÓRIO andar sempre de médios ligados...

Cumps,
Odivelas.

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #758 em: 21 de Outubro de 2015, 23:30 »
Não diz o código da estrada mas diz a ficha de homologação de QUALQUER veículo,eu mesmo também já tive xénon nas minhas motas,e tenho no enlatado,mas tenho a plena consciência que é ilegal.Não vale a pena virar à cara para o lado para o que queremos,e não venham com histórias que o amigo do amigo foi a inspecção com determinado veículo e passou porque existem lá senhores e senhoras que percebem MUITO POUCO de carros.
Rui Armelão

Nunes

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #759 em: 22 de Outubro de 2015, 09:26 »
A minha pergunta era noutro sentido. Quem tem estes kits LED nos médios, eles ligam-se com o botão de ligar os médios ou estão sempre ligados não tendo a hipótese de ligar apenas os mínimos?

odivelas

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #760 em: 22 de Outubro de 2015, 10:39 »
A minha pergunta era noutro sentido. Quem tem estes kits LED nos médios, eles ligam-se com o botão de ligar os médios ou estão sempre ligados não tendo a hipótese de ligar apenas os mínimos?

Nunes,
Isso ja depende de cada mota. Por exemplo na DT posso andar com luzes ligadas ou posso ligar so os minimos e/ou com médios. Por exemplo na nova PCX (nao sei em modelos anteriores) não tens essa opção... ou seja mal ligas a mota ela acende logo as luzes de médios impossibilitando de os desligares ou até andares só de mínimos...

Cumps,
Odivelas

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #761 em: 22 de Outubro de 2015, 11:01 »
Não diz o código da estrada mas diz a ficha de homologação de QUALQUER veículo,eu mesmo também já tive xénon nas minhas motas,e tenho no enlatado,mas tenho a plena consciência que é ilegal.Não vale a pena virar à cara para o lado para o que queremos,e não venham com histórias que o amigo do amigo foi a inspecção com determinado veículo e passou porque existem lá senhores e senhoras que percebem MUITO POUCO de carros.

Qualquer viatura com xénon tem de ter obrigatoriamente auto-nivelação  e lava faróis.
Estes requerimentos não são obrigatórios para lâmpadas LED.
Cada vez mais modelos novos de scooters vêm com iluminação LED de origem e sem qualquer averbação ou requerimento especial.

Tanto quanto sei, no meu circulo de amigos e conhecidos, ninguém teve qualquer problema nas inspecções devido às lâmpadas LED nem levaram nenhuma multa ou chamada de atenção nas operações stop.

Nunes
Estás a complicar um processo muito simples: é só tirar umas lâmpadas e por as novas, nada mais fácil!!!

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #762 em: 22 de Outubro de 2015, 11:14 »
Qualquer viatura com xénon tem de ter obrigatoriamente auto-nivelação  e lava faróis.
Estes requerimentos não são obrigatórios para lâmpadas LED.
Cada vez mais modelos novos de scooters vêm com iluminação LED de origem e sem qualquer averbação ou requerimento especial.

Tanto quanto sei, no meu circulo de amigos e conhecidos, ninguém teve qualquer problema nas inspecções devido às lâmpadas LED nem levaram nenhuma multa ou chamada de atenção nas operações stop.

Nunes
Estás a complicar um processo muito simples: é só tirar umas lâmpadas e por as novas, nada mais fácil!!!


Não sei se será bem assim, numa das minhas viaturas de 4 rodas já chumbou só porque tinha leds na matricula e nos minimos, segundo me foi dito os farois/farolins tem um codigo lá escrito para o tipo de lampada que pode levar se é led, halogenio ou xenon, que é uma estupidez de não se poder colocar les, é sem duvida, mas que chumbou, isso não tenho duvidas  _pol_

afg

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #763 em: 22 de Outubro de 2015, 11:31 »
Caro companheiro ,

Estava interessado em mudar as lâmpadas da minha branquinha e gostei imenso dessa lâmpada , pode indicar-me onde as adquiriu ?

Obrigado e boas curvas

 scooter_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #764 em: 22 de Outubro de 2015, 12:11 »


Não sei se será bem assim, numa das minhas viaturas de 4 rodas já chumbou só porque tinha leds na matricula e nos minimos, segundo me foi dito os farois/farolins tem um codigo lá escrito para o tipo de lampada que pode levar se é led, halogenio ou xenon, que é uma estupidez de não se poder colocar les, é sem duvida, mas que chumbou, isso não tenho duvidas  _pol_

Então quando a mota for à inspeção vai chumbar, é isso?
Vou já trocar a lâmpada LED pela original para levar a mota à inspeção!
Espera...  ... ...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #765 em: 22 de Outubro de 2015, 12:14 »

Então quando a mota for à inspeção vai chumbar, é isso?
Vou já trocar a lâmpada LED pela original para levar a mota à inspeção!
Espera...  ... ...

Daqui até haver ipo para as motas ainda dá o berro o led, o teu e o meu led tambem na mota  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #766 em: 23 de Outubro de 2015, 11:13 »
Os faróis, principais e nevoeiro, têm obrigatoriamente estampados um código.
Esse código estipula o tipo e uso do mesmo e também o tipo de lâmpada que leva.
Apenas nos faróis dianteiros está estipulado o tipo de lâmpada.

A lei portuguesa para mínimos apenas refere que  "As luzes de mínimos deverão apresentar uma intensidade tal que sejam visíveis de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 150 m" e "têm de ter uma cor branca e uniforme"

No que refere à iluminação da matricula ainda é mais genérica, apenas diz que tem de ser de cor branca e uniforme.

Não há na lei nenhuma referência  ao tipo de lâmpada nestes dois casos nem vem estampado na lente nenhum tipo de lâmpada nem existe simbologia para este tipo de lâmpada.

Não entendo como pode o carro chumbar a inspecção. Se fosse comigo, perguntava ao inspector para me citar a lei, queria saber exactamente o artigo/portaria que torna os LEDs na matricula ilegais.
Calculo que podem implicar com a intensidade, uma luz branca muito forte atrás não será o mais indicado, mas nada mais.

Esta é a informação que tenho e que confirmei ao ler a portaria correspondente.
Posso estar enganado, quem souber mais, que fale agora ou se cale para sempre!
Mas com informações fundamentadas, não algo do tipo "diz que" ou "o primo do cunhado do vizinho da Amélia dos jornais que mora em frente a um individuo que parece que sabe..."

Esta é a tabela dos códigos estampados nos faróis na EU

    B Front fog lamp
    F3 Front fog lamp (to updated & increased performance requirements)
    C Low (dip) beam headlamp, tungsten filament
    R High (main) beam headlamp or driving lamp, tungsten filament
    CR Low and high (dip and main) beam headlamp, Class-A (usually tungsten filament)
    C/R Low and high (dip and main) beam headlamp with low and high beams not to be operated simultaneously, Class-A (usually tungsten filament)
    HC Low (dip) beam headlamp, Class-B (usually halogen or LED)
    HR High (main) beam headlamp or driving lamp, Class-B (usually halogen or LED)
    HCR Low and high (dip and main) beam headlamp, Class-B (usually halogen or LED)
    HC/R Low and high (dip and main) beam headlamp with low and high beams not to be operated simultaneously, Class-B (usually halogen or LED)
    DC Low (dip) beam headlamp, gas discharge (HID, "Xenon")
    DR High (main) beam headlamp or driving lamp, gas discharge (HID, "Xenon")
    DCR Low and high (dip and main) beam headlamp, gas discharge (HID, "Xenon")
    DC/R Low and high (dip and main) beam headlamp with low and high beams not to be operated simultaneously, gas discharge (HID, "Xenon")
    A Front position lamp (colloquially "city light" or "standing lamp"; called "side light" in British English and "parking lamp" in American English),
    RL Daytime running lamp
    PL Plastic lens (may occur with any of above markings)
---------------------------------------
Por minha parte, tenho LEDs e não conto voltar atrás.
Mais que ser cool ou iluminar melhor a estrada de noite, a segurança acrescida que estas novas lâmpadas dão é uma grande mais valia para quem anda no trânsito.
A diferença é abismal, os carros afastam-se como por magia.

Quanto valerá evitar um acidente?
 
 
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, 11:51 por Mercurio »

bgomes1983

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #767 em: 26 de Outubro de 2015, 11:18 »
Companheiros,

Alguem sabe na zona de Lisboa onde posso comprar lampadas para casquilho BAY20D???

Obrigado

rodrigosa

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #768 em: 29 de Outubro de 2015, 15:16 »
As lâmpadas aconselhadas pelo Mercúrio chegaram hoje, após uma espera de 29 dias. Depois de testar, digo qualquer coisa. Obrigado Mercúrio!  _convivio_


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #769 em: 29 de Outubro de 2015, 18:16 »
Só 29 dias...??
Vai documentado o processo e partilhando.
Vais ver que vais gostar.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #770 em: 29 de Outubro de 2015, 22:41 »
Já tinha colocado isto no meu DB, mas para manter a info sobre o assunto no mesmo tópico, resolvi copiar e adaptar parte do texto.

Hoje andei de volta da luzes de LED pois a coisa não estava como eu queria. O problema deve-se mais à forma da lâmpada do que a outra coisa qualquer.

Comprei estas para os médios (foto do ebay)


e estas para os máximos (foto do ebay)


Quando mandei instalar as lâmpadas, o mecânico disse-me que as lâmpadas não cabiam e teve de fazer qualquer coisa para que servissem, e de facto, as lâmpadas lá estavam montadas. Como normalmente não ando de mota à noite, a iluminação que davam ao lusco-fusco era bastante superior à iluminação dada pelas de halogénio, pelo que estava satisfeito com a coisa. De qualquer forma, notava uma zona de sombra entre os feixes de luz projectados, mas não era uma coisa problemática.

A zona de sombra entre os feixes pode ser visto nesta foto, imediatamente à esquerda da caixa do Continente...


Com a mudança da hora, agora já chego a casa com mais escuridão mas ontem, abusei e cheguei bastante mais tarde e um pouco frustrado com as luzes... é fácil entender porquê...
... em médios


... em máximos


A causa deste problema, como disse, deve-se mais à forma da lâmpadas do que a outra coisa qualquer pois, a zona iluminada, está bem iluminada (os vasos que se vêm lá ao fundo estão a quase 30 metros da frente da mota).

--- Específico para a Kymco Downtown ----
O diametro do "tubinho" onde estão os led da lâmpada de médios é maior do que o diâmetro do orificio da óptica por onde têm de entrar, pelo que o mecânico colocou estas lâmpadas como máximos, pois o orificio da óptica dos máxmos tem um diâmetro maior. As outras lâmpadas tiveram de ser usadas como médios. Aquela circunferência na ponta da lâmpada provoca uma zona de sombra bestial bem como o "palito" onde os leds estão colocados, além de que, a posição do encaixe das lâmpadas na óptica não permite que os leds fiquem bem orientados o que amplia a zona de sombra da luz projectada.

O trabalho de hoje consistiu em desmontar a frente toda da scooter para conseguir mexer à vontade nas lâmpadas e nos respectivos suportes. Tive de retirar os suportes da lâmpadas que estão nas ópticas e rodei-os para que os leds ficassem mais bem orientados do que aquilo que estavam.

Pelo que vi, dentro da garagem, os médios já não têm zona de sombra entre os feixes e os máximos agora parecem emitir luz de forma mais uniforme e sem zonas de penumbra como acontecia antes.

Como fiz o trabalho todo sozinho, não tirei fotos do processo nem do resultado final mas logo que possa tiro umas fotos e coloco-as aqui.

rodrigosa

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #771 em: 31 de Outubro de 2015, 13:09 »
Só 29 dias...??
Vai documentado o processo e partilhando.
Vais ver que vais gostar.

Mercúrio, tens a caixa de MP cheia e eu precisava de te pedir ajuda  scooter_  OBRIGADO!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #772 em: 05 de Novembro de 2015, 02:32 »
Para não estar a duplicar a informação, deixo aqui o link para o meu DB com o resultado final

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #773 em: 21 de Novembro de 2015, 22:22 »
Depois de mais uma mexida nas lâmpadas da minha  scooter_ ao navegar na net encontrei outras lâmpadas às quais não resisti, e acabei por encomendar. Têm uma forma triangular e têm LEDs nas 3 faces


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #774 em: 22 de Novembro de 2015, 10:14 »
Já tinha visto umas dessas mas ainda não tenho feedback na 1a pessoa, vais ser o pioneiro.
Vai contando que vou seguir com grande interesse.
Entretanto nas minhas lâmpadas,nada a apontar,funcionam como no primeiro dia.
Já devo de ter carregado no "passing" um milhão de vezes.
O efeito de flash fotográfico é particularmente eficaz no trânsito!!