Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 631556 vezes)

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #425 em: 07 de Abril de 2015, 21:33 »
Ora então já coloquei os filtros de ferrite, coloquei 3 e depois de muitas voltas ficou da seguinte forma:





Eliminou em muito o ruído, deu para vir a ouvir rádio desde o Jamor até à saída da A1 para Sta Iria sem qualquer interferencia, depois da saída para Sta Iria a descer para o semáforo teve um pouco de interferencia mas continuava audivel, quando virei para a Póvoa ficou novamente limpo e sem interferencia.

Não estando a 100% está praticamente a 90% já que só em zonas de má cobertura é que se nota ainda alguma interferencia, provavelmente ainda vou tentar colocar mais alguns no fio grosso que se vê na foto para ver se limpa mais um pouco.

A quem for colocar estas lampadas aconselho a comprarem logo uns filtros de ferrite para aplicarem, principalmente a quem tenha intercomunicadores.

Os filtros podem encontrar aqui http://www.mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=ferrite

Obrigado ao TMaxer pela ideia e ao Pedrompmartins mais uma vez pela preciosa ajuda!!  _pol_ _pol_ _convivio_ _convivio_
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 21:52 por mepim »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #426 em: 07 de Abril de 2015, 21:38 »
Onde compraste esses filtros, para o caso de vir a precisar colocar na minha?

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #427 em: 07 de Abril de 2015, 21:49 »
Boas,

Já chegaram os meus H7 e estou com uma dúvida, o dissipador pode ficar coberto com a borracha que isola a parte de trás do farol ou será "perigoso"?

Os H7 de médios são estes e recomendados pelo Mercurio:




Depois de montados a borracha que se encontra na imagem vai tapar o dissipador, haverá problema?



Obrigado
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 21:54 por JoseR »

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #428 em: 07 de Abril de 2015, 21:53 »
Onde compraste esses filtros, para o caso de vir a precisar colocar na minha?

Esqueci-me de colocar o link, já editei o post e coloquei lá

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #429 em: 07 de Abril de 2015, 23:23 »
Ja postei no meu DB, mas cá vai novamente:


vamos entao as interferencias!!!


Fiz um filme rudimentar (sorry! :-\) para mostrar as tão faladas interferências dos drivers no Cardo Scala. Factos:


- Cardo Scala Q3 sintonizado numa estação de radio e dentro da garagem com o portão fechado, com recepção fraca e má qualidade de som.

- Leds H7 e H4 ligados simultaneamente SEM anéis de ferrite montados

- Capacete junto à zona dos drivers


O resultado da interferência é bem audível nos intervalos 9-14s e 16-20s, altura em que liguei H4+H7





Fora da garagem e em zonas de perfeita recepção (e sentado ao volante da T) não se sentem as ditas interferência. Irei todavia instalar os toroides em ambas as lâmpadas para ficar com recepção do radio perfeita  _pol_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #430 em: 08 de Abril de 2015, 10:31 »

Ja agora, só por mera curiosidade, tenho um aparelho destes que quando ligado à ficha de isqueiro (nem precisa estar a carregar), consegue anular a recepção de FM num radio Kenwood  _confuso_ _confuso_  _lol_ _lol_




Tb tenho um desses com 3 entradas. 1A,2A,2.1A. Quando ligo o telele na de 1A começa faz um ruido baixinho e quando ligo o Ipad na de 2.1A ui parece um porco a guichar em comparação...

Estes step down de tensão baseado em circuito integrados tem estas coisas de mau, mas é o preço a pagar por ter um aparelho mais pequeno.

Ja postei no meu DB, mas cá vai novamente:


vamos entao as interferencias!!!


Fiz um filme rudimentar (sorry! :-\) para mostrar as tão faladas interferências dos drivers no Cardo Scala. Factos:


- Cardo Scala Q3 sintonizado numa estação de radio e dentro da garagem com o portão fechado, com recepção fraca e má qualidade de som.

- Leds H7 e H4 ligados simultaneamente SEM anéis de ferrite montados

- Capacete junto à zona dos drivers


O resultado da interferência é bem audível nos intervalos 9-14s e 16-20s, altura em que liguei H4+H7





Fora da garagem e em zonas de perfeita recepção (e sentado ao volante da T) não se sentem as ditas interferência. Irei todavia instalar os toroides em ambas as lâmpadas para ficar com recepção do radio perfeita  _pol_

Certamente vai melhorar pelas experiências já reportadas pelos companheiro Mepim.

Existem outro tipo de núcleos de ferrite que permitem dar mais voltas do cabo no mesmo que pode ajudar.

Era interessante ligar um Osciloscópio para ver o tipo de onda no ruído. Assim podia-se tentar identificar melhor donde vinha e a sua natureza. Talvez do stepper (balastro) porque estão a fazer a função PWM ou do motor da ventoinha ou pela indução das corrente a passar nos cabos etc...

No entanto existem sempre a possibilidade de fazer "gaiolas" para as isolar melhor ou tentar filtrar o ruído adicionando um filtro rudimentar.

boas curvas

« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 10:39 por cross »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #431 em: 08 de Abril de 2015, 10:36 »
pgomes78

http://www.ebay.com/itm/121322761700?_trksid=p2060353.m2763.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Tmaxer
Grande review!
Afinal a interferência não é nada por aí além.
A antena do Scala imagino que seja pequena e de pouco ganho, daí uma maior vulnerabilidade a interferências   
No entanto, deste bem a volta ao problema, parabéns.

JoseR
Epá se der para recolocar a tampa ficas com a conversão LED mais "limpa" da historia!
Compreendo a tua questão relativa ao calor gerado pela lâmpada.
Supondo que a parte branca traseira da lâmpada não fica encostada à tampa imagino que não haja problema.
Pela foto parece-me que há espaço para circulação de ar dentro do farol.
Estas lâmpadas geram muito menos calor do que as de halogéneo por isso estragar o farol parece-me fora de questão.
Faz o seguinte:
Num dia que não chova dá uma volta com a mota e para ao fim de 10 minutos.
Com a mão vê a temperatura do dissipador.
Põe-lhe a tampa e repete o processo e verifica se a temperatura é significativamente maior.
Tem tb alguma atenção que o driver tb aquece, tenta montar num sitio qem que não fique encostado a peças de plástico sensíveis.
Não aquece muito mas... just in case

Põe por aqui o resultado e voltamos a questão.

cross
Estes drivers emitem radiação não ionizante, como os routers, telemóveis, ou qualquer outro aparelho electrónico por isso não há qq risco de fritar miolos (que no meu caso já não são muitos)

Ummm... talvez o filtro seja algo a experimentar.
Eu até tenho um condensador de 1 (sim UM!!) farad, monta-lo na scooter é que é capaz de ser um desafio.

Agora vem a parte... curiosa.
Deitei umas motherborads fora e tirei-lhe os dissipadores da northbridge que têm o tamanho exacto do driver de uma lâmpada LED.
Um pouco de massa térmica, uma abraçadeira de plástico, e... presto!!
A verdade é que com o telemóvel não tenho qualquer interferência no rádio (hertziano, não on-line)
Não sei se o dissipador funciona como um escudo ou se tem outro efeito (???) e não experimentei sem o dissipador.
Quando nos juntarmos testamos isso com os intercomunicadores
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 11:05 por Mercurio »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #432 em: 08 de Abril de 2015, 12:41 »
Update as interferências: já fiz 30 kms na A1 com recepção de rádio normal e sem quaisquer interferências. _pol_



PS: Apos 150 Kms, na A1, A8 e em varias estradas secundarias na zona de Torres Vedras > Alenquer posso confirmar que as interferencias nao se notam sempre que ha boa cobertura de FM. O radio funciona sem problemas.


Para evitar que existam interferencias em condicoes de baixa captacao da estacao de radio ou que diminuam de um modo geral a boa recepcao de FM, o melhor é usar os filtros de ferrite conforme o Mepim  _pol_






Tmaxer
A antena do Scala imagino que seja pequena e de pouco ganho, daí uma maior vulnerabilidade a interferências   



A Antena do Scala é precisamente o cablagem (loom) dos phones  _pol_

Daí o interesse em fazer passar o fio que liga os 2 speakers pelo topo do capacete, por forma a captar o melhor possivel  _pol_
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 15:40 por TMaxer »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #433 em: 08 de Abril de 2015, 15:25 »
Os filtros ... neste caso núcleos de ferrite, possuem gamas de frequência em que a atenuação que introduzem é mais eficaz, por isso o ideal seria caracterizar a fonte de ruído e só depois escolher o núcleo mais adequado. Em alternativa e que dá menos trabalho comprar 1 de cada  e experimentar   _lol_


O problema aqui poderá ser causado por ruido radiado e/ou conduzido dependendo da qualidade do "balastro", o conduzido pode ser atenuado com os núcleos ou outros filtros passivos e ai por regra o filtro coloca-se o mais próximo possível da fonte que o gera. Para o radiado a gaiola de Faraday (ex. caixa metálica) parece uma boa opção, se os balastros possuem caixa metálica é boa ideia garantir uma boa ligação a GND para que esta desempenhe correctamente o papel de blindagem da electrónica.

Estes balastros em principio devem estar a introduzir uma modulação PWM na corrente de alimentação dos leds, a frequência dde comutação deve estar acima do espectro audível 20K até algo próximo dos 200KHz. O teste com osciloscópio apesar de poder mostrar facilmente a forma e valor desta "onda base" não permitirá tirar muitas conclusões sobre a interferência uma vez que a/as frequências interferentes estarão muito acima deste valor  entre os 88 e os 108MHz. As interferências serão certamente harmónicos(ver análise de Fourier) desta freq. de comutação fundamental e para as encontrar mais rapidamente o ideal seria utilizar um analisador de espectro.

Uma forma mais arcaica mas que não será necessáriamente menos eficaz é utilizar um rádio FM com mostrador da freq. sintonizada e EM MODO MANUAL varrer os espectro de frequencias FM a procura daquelas em que o problema se manifesta. (nota: muito proximo da fonte ou uma fonte de ruido muito forte pode afectar grande parte ou a totalidade do espectro FM )


desde já as minhas desculpa por alguma incorreção

 

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #434 em: 08 de Abril de 2015, 17:07 »
Tenho seguido este tópico com algum entusiasmo sobretudo após ter visto as fotos da Varadero com os LED's, mas não posso deixar de refletir quando surge a informação que existe algum grau de interferência  RF  emitido no funcionamento dos LED's, ou dos balastros.


O vídeo que o companheiro T Maxer partilhou é deveras elucidativo...

Acredito que haja algum tipo de conformidade eletrónica nestes dispositivos, mas o MADE IN CHINA nem sempre é confiável nestas coisas, presumo eu. :-?

Na embalagem destas lâmpadas existe alguma informação sobre a capacidade de interferência destes produtos? Ou é mais "teste por sua conta e risco" ?.

Não queria comprar um par de H4 em LEDS, e o portão da garagem começar a abrir sozinho sempre que ligar a  moto.  _lol_ _lol_


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #435 em: 08 de Abril de 2015, 17:20 »
Obrigado pelo feedback Mercurio, deixo os meus comentários abaixo relativamente aos pontos que referiste, mas em primeira análise parece-me que de facto foi uma instalação "limpa" como referes, em todo o caso vou fazer os testes que recomendas para não restarem dúvidas quanto à instalação ter ficado perfeita, já que o cuidado nunca é demais com as nossas montadas e nisso sou bastante cuidadoso  _pol_


JoseR
Epá se der para recolocar a tampa ficas com a conversão LED mais "limpa" da historia! Sim dá para recolocar a tampa sem problema, parece quase que o led que me recomendaste foi feito para a Piaggio Xevo  _pol_
Compreendo a tua questão relativa ao calor gerado pela lâmpada.
Supondo que a parte branca traseira da lâmpada não fica encostada à tampa imagino que não haja problema. Sim a tampa não toca na parte traseira da lâmpada, disso tenho a certeza, pelos meus cálculos ainda sobram alguns centímetros
Pela foto parece-me que há espaço para circulação de ar dentro do farol. Sim há espaço de circulação de ar dentro do farol, eu é que não fazia ideia da temperatura que gera o led, dai ter ficado um pouco receoso com esse "pormenor".
Estas lâmpadas geram muito menos calor do que as de halogéneo por isso estragar o farol parece-me fora de questão. Excelente  _pol_
Faz o seguinte:
Num dia que não chova dá uma volta com a mota e para ao fim de 10 minutos.
Com a mão vê a temperatura do dissipador.
Põe-lhe a tampa e repete o processo e verifica se a temperatura é significativamente maior. Ok, assim que o tempo melhorar farei o teste!
Tem tb alguma atenção que o driver tb aquece, tenta montar num sitio qem que não fique encostado a peças de plástico sensíveis.
Não aquece muito mas... just in case Do driver não me tinha lembrado  _policia_, no meu caso também deu para pôr dentro do farol como deves ter reparado, para quem não se tenha apercebido é aquele pequeno retângulo prateado que está do lado esquerdo da lâmpada, se bem que na instalação final encostei-o mais para o lado esquerdo e deixa de se ver, para não andar a abanar fixei o cabo elétrico do mesmo com um pouco de fita isoladora, de qualquer modo tenho que confirmar melhor se o plástico dessa zona pode ser sensível ao calor.

Põe por aqui o resultado e voltamos a questão. Combinado!


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #436 em: 08 de Abril de 2015, 17:25 »
JPA
Não vai abrir nenhum portão...
O conversor DC-DC oscila exactamente a 300 KHz e as harmónicas chegam ao FM daí as (poucas) interferências.
Sem entrar em pormenores técnicos este é o melhor sistema para anular qq interferência


Basicamente a corrente no dois sentidos cria campos magnéticos opostos que se anulam entre si.

O resultado de maior ou menor grau de interferência está também relacionado com o receptor.
Uns são mais premiáveis que outros.

« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 17:34 por Mercurio »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #437 em: 08 de Abril de 2015, 17:41 »
Meter o toroide logo à saida da ficha da lampada???  _pensador_ _pensador_


Pensei que seria melhor coloca-lo à saída do driver  _pol_ _pol_


O melhor é usar uma ferrite com centro de 10mm para passar o fio 2x  _pol_
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 17:42 por TMaxer »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #438 em: 08 de Abril de 2015, 20:08 »
A foto tirei-a da net (juntamente com esta)


Aparentemente, a localização do filtro influencia o corte das harmónicas, a pessoa do Blog de onde tirei a foto resolveu por ali.
--------------------
UPDATE
Hoje trouxe o carro para o trabalho.
Tem 2 lâmpadas H1 cree nos máximos.
Lá fui ligando os máximos sempre a tentar não chatear muito as pessoas.
Não há qualquer interferência no rádio nem sequer em AM (acho que foi a primeira vez que usei o rádio em AM!)
Interferências no sinal GPS ou GSM são tecnicamente impossíveis, consequentemente, tudo funciona a 100%.
Costumo ouvir uma radio que só passa Rock, não me lembro o nome, eu chamo-lhe "memória 3", que perde o sinal no túnel do Marquês. A emissão foi-se e interferências... nada.
Talvez por estarem mais longe do rádio ou pelo efeito da carroçaria não há interferências.
Mesmo dentro da garagem, com o rádio do telemóvel encostado ao carro ou ao vidro do farol, nada.

De qualquer forma, quem esteja a pensar fazer o upgrade para estas lâmpadas, podem ficar descansados que as (muito poucas) interferências ou são inconsequentes - se andam sem rádio que deve de ser o caso de 90% do pessoal) ou podem por um simples filtro e resolver o problemas.
Receios do tipo de "abrir o portão" ou activar alarmes ou por aí a fora são, volto a dizer, tecnicamente impossíveis.

JPA
o made in china funciona nos dois sentidos, quer no gerar de interferências quer na incapacidade de as filtrar na recepção.
Juntando os dois factores o resultado nunca pode ser bom.

« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 11:05 por Mercurio »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #439 em: 16 de Abril de 2015, 21:10 »
Boas,

Reparei à pouco que o led H7 que adquiri aparentemente foi à vida, está quase apagado, apenas dá uma luz muito ténue, vou desmontar e ver se há solução mas julgo que já era... duraram pouco mias de uma semana  _martelada_ _martelada_

É este o modelo, alguém com o mesmo problema? Obrigado


Offline nugeral

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Nunca é tarde para chegar cedo !
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T MAX 530
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #440 em: 16 de Abril de 2015, 21:41 »
Tenho uma igual há uns meses. Nada a assinalar.
Poderás ter tido apenas azar e a tua ter algum defeito de construção. ..
Vespa 50S > 2010 -> 2012
X-MAX 125 > Julho 2012->Setembro 2013
X-MAX 400 > Setembro 2013 -> Agosto 2015 -17.500km
T-MAX 530 > Agosto 2015 -> ?

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #441 em: 16 de Abril de 2015, 22:08 »
Foi este modelo (mas em h4) exatamente que instalei na minha mota e, depois de 4 ou 5 dias de férias com a mota parada fiquei sem bateria. Coincidência? Não faço ideia...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline nugeral

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Nunca é tarde para chegar cedo !
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T MAX 530
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #442 em: 16 de Abril de 2015, 22:10 »
Tecnicamente não há qualquer ligação entre a lâmpada e a bateria descarregada com a moto desligada.
Vespa 50S > 2010 -> 2012
X-MAX 125 > Julho 2012->Setembro 2013
X-MAX 400 > Setembro 2013 -> Agosto 2015 -17.500km
T-MAX 530 > Agosto 2015 -> ?

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #443 em: 16 de Abril de 2015, 22:28 »
Já a desmontei e encontrei o problema, os fios que saem do LED e ligam ao Driver estão a fazer mau contacto, quando o contacto é perdido a intensidade da luz baixa e a ventoinha dispara, quando o contacto é retomado a luz fica com a intensidade normal e a ventoinha baixa de velocidade, a corrente deve oscilar e causa este efeito, vou ver se consigo resolver o problema da ligação do Led com o Driver....

Obrigado pelos vossos feedbacks.

Abraço

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #444 em: 16 de Abril de 2015, 22:29 »
Bom para compensar deixo aqui uma boa noticia...

Graças à amabilidade do companheiro mauricius que se disponibilizou a usar o seu intercomunicador para testar se havia interferência da lâmpada led instalada na minha "bicha" com o mesmo, chegámos conclusão, ou antes conluio ele que que a mesma não existia...  _lool_ _lool_

Obrigado mauricius pela atenção  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #445 em: 17 de Abril de 2015, 11:53 »
JoseR
Não entendi bem se o mau contacto é na ficha que sai do driver para a lâmpada.
Se for esse o caso, limpa com contact cleaner, verifica se funciona a 100%.
Antes de montar põe massa dielétrica nas fichas para manter a humidade e pó afastados.

Os LEDs não vão "pifar", o que pode acontecer é o driver avariar e mesmo essa hipótese parece-me, até certo ponto,  remota.

NB
Há LEDs que fazem um pouco de interferência, outros não.
Já há lâmpadas no ebay que referem nas especificações "intereference free"
A que tenho na scooter, se encostar o telefone ao farol, bloqueia um pouco as emissoras FM mais fracas. No posto habitual de condução não há interferências.

nugeral
Tens toda a razão. Não é tecnicamente possível uma lâmpada (qualquer lâmpada) descarregar uma bateria com a chave desligada.
Compreendo a associação lógica do  Pianoman mas tal não é possível.


« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 12:00 por Mercurio »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #446 em: 17 de Abril de 2015, 13:52 »
JoseR
Não entendi bem se o mau contacto é na ficha que sai do driver para a lâmpada.
Se for esse o caso, limpa com contact cleaner, verifica se funciona a 100%.
Antes de montar põe massa dielétrica nas fichas para manter a humidade e pó afastados.

Os LEDs não vão "pifar", o que pode acontecer é o driver avariar e mesmo essa hipótese parece-me, até certo ponto,  remota.

Mercurio,

Antes de mais, quero agradecer pelo teu contributo excepcional e disponibilidade na ajuda a todos os companheiros _convivio_

Quanto ao problema que identifiquei, inicialmente só me tinha apercebido que havia um mau contacto entre o Led e o Driver, mas não sabia exatamente onde, hoje com mais calma percebi que o problema está concretamente na ficha do Led, esta:



Mais concretamente na 3ª entrada, que tem um diâmetro menor que as outras e um formato diferente, enquanto as outras entradas são quadradas, a do meio é circular, não sei se é defeito da ficha ou é mesmo assim, mas ao ter limpado e alargado um pouco o diâmetro parece que o mau contacto desapareceu.

Quanto a usar massa dielétrica não faço ideia do que seja nem onde comprar _martelada_ mas prometo que vou pesquisar ao Google _corado_

Agora outra dúvida que me "assola" e para a qual já me tinhas chamado à atenção é a temperatura do Driver, é normal que ao fim de uns minutos com o Led ligado não seja possível agarrar o Driver mais de 2 ou 3seg. com os dedos devido à temperatura? até gostava de saber exatamente qual é a temperatura que atinge, mas não encontro o termômetro de infravermelhos que comprei no ebay.

Obrigado!
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 13:56 por JoseR »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #447 em: 17 de Abril de 2015, 17:29 »
Ola JoseR

Como vês, o problema tinha fácil resolução e foi muito bem diagnosticado.
Abana bem o fio antes de pores tudo no seu sitio para te certificares que está tudo a 100% e imune a vibrações.

A massa dielétrica é um lubrificante (como a massa consistente) que se costuma por em fichas para manter os contactos protegidos.Tem um nome pomposo...
Não é necessário se as fichas estão em sítios onde não levam com agua.

O driver aquece como descreves.
O termómetro de infravermelhos tem alguma dificuldade em medir superfícies polidas por isso  medi com sonda térmica a que temperatura chega o driver da minha lâmpada igual à tua: 71º.
Demasiado quente para segurar na mão!
Como este valor foi alcançada com temperatura ambiente de 23º imagino que em dias de muito calor o driver aqueça bastante.
Isto não trás qualquer problema para o driver mas se estiver encostado a uma peça qq frágil pode aquece-la demasiado.
Montar o driver encostado a uma peça de metal resolve isto.
Na minha Xmax não tive essa hipótese por isso resolvi meter~lhe um dissipador de calor que reciclei de uma motherboard que foi descartada. (foto mais logo!)
Algo assim


Um bocadinho de pasta térmica e duas abraçadeiras de plástico resultaram em 34º de temperatura máxima ao fim de 10 minutos.


Estive a contar as lâmpadas LED que já montei e vou em 18, todas impecáveis até à data.
Também apresentei estas novas lâmpadas num outro fórum de outra marca e de todas as pessoas que montaram apenas um notou as interferências (que resolveu com o filtro) e
nenhuma lâmpada avariou.
Tudo a 100%, portanto.
Apesar da infalível matemática ditar que que é uma questão de tempo até uma lâmpada avariar, para já a "operação LED" parece-me um êxito.
Volto a dizer que uma eventual amostragem de 1 caso não quer dizer nada.

E agora interrogo-me:
Como será que está o Clemente Vicente e as suas espectaculares lâmpadas??
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 17:41 por Mercurio »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #448 em: 17 de Abril de 2015, 17:50 »
Excelente Mercurio, obrigado mais uma vez.

Ficamos à espera desse mod do dissipador de calor, muito bom!

Abraço

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #449 em: 17 de Abril de 2015, 17:55 »
Tenho tb mais um review em breve mandei vir lâmpadas destas com o chip  CREE XT-E