Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628819 vezes)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #400 em: 07 de Abril de 2015, 00:28 »
Boas,

Excelente tópico companheiros,

E a situação do isolamento RFI? Já são dois relatos dos companheiros TMaxer e Mepim que tem problemas. Ter uma potência suficiente para anular completamente o sinal do radio na gama FM ou interferir desta maneira parece ser um problema serio a considerar. Lembrem-se que os inter comunicadores estão no capacete e que tem ligados um bom par de antenas entre as orelhas para amplificar o sinal... Miolos fritos :)

Falou se em núcleos de ferrite espero que ajude mas sinceramente não me parece que vá ajudar muito, em teoria só ajudaria se fosse causado pelo motor da ventoinha e vai ser necessário umas poucas voltas com o cabo para anular o efeito e talvez mais um condensador a mistura. Se for causado pelo "balastro" então será outro negocio.
Sempre podem fazer uma cobertura em chapa ou folha de alumínio por cima e ligar a massa da mota para tentar escudar a coisa...

Hum fico a aguardar os testes dos companheiros a ver que resultados têm.

Isto das radiações electromagnéticas é sempre um problema e até podem ser nocivas para nós agora a sério por isso existe normas de segurança e certificação de todos os equipamentos electrónicos que compramos pelo menos na Europa senão não podem ser vendidos. Claro também ninguém quer que os equipamentos andem a poluir o espectro RF isto numa visão mais comercial das frequências do que de saúde publica. Vejam os routers que existem em um prédio de vários andares se todos tiverem o seu router a bombar estão todos a diminuir o sinal wifi de cada um.

Os primórdios dos LEDs mais potentes sempre tiveram este problema principalmente nos drivers, quando é necessário um step down levam triacs ou transformadores em geral e fazem um banzé descomunal, agora com IC mais avançados já se consegue melhor mas fica caro e não há milagres.... Pelos menos as lâmpadas vulgo normais de iluminação das nossas casas já melhoram imenso.

Bem boas ideias iluminadas e melhores curvas que isso é que interessa mesmo.



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #401 em: 07 de Abril de 2015, 08:00 »

Essas tem os leds CXA1512... vou adicionar ao post anterior  _pol_ _pol_


A desvantagem desta ultima lâmpada é que o luz não é tão direccional como as que tem a lente por cima do led  _pol_

Segundo li, o facto de estarem inseridos dentro daquele espelho côncavo anula o efeito de não ter lente, mas isso agora só na prática é que se vai ver. Os chineses para vender dizem tudo.

Quanto à questão do companheiro Cross, é informação que falta nas características das lâmpadas, quando se instalarem logo se vê se não há mioleira frita. Como as que encomendei não têm balastro, por aí não haverá problemas.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #402 em: 07 de Abril de 2015, 10:27 »
Já tenho os filtros de ferrite, agora só falta ter tempo/jeito para a bricolage para os colocar e testar, vamos ver se resulta  _pensador_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #403 em: 07 de Abril de 2015, 10:30 »
Deixo aqui um vídeo com uma review de umas lâmpadas led similares às que encomendei. Embora tenham balastro, são parecidas em tudo o resto. Chamo especial atenção à opinião sobre os refletores que estão à volta do led.


TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #404 em: 07 de Abril de 2015, 10:31 »
Cross,


No meu caso a interferência é residual, pois apenas já quando o Cardo não consegue apanhar a estacão de radio é que ligando o led se nota a dita e esta mantem-se audível.

Em caso de perfeita recepção, esporadicamente houve-se no radio o tipo de interferência RF de quando se liga um interruptor  _pol_


Ja agora, só por mera curiosidade, tenho um aparelho destes que quando ligado à ficha de isqueiro (nem precisa estar a carregar), consegue anular a recepção de FM num radio Kenwood  _confuso_ _confuso_  _lol_ _lol_







CCarvalho: Mesmo sem lente e com espelho, será sempre um grande upgrade face as lampadas convencionais  _pol_


Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #405 em: 07 de Abril de 2015, 10:37 »


CCarvalho: Mesmo sem lente e com espelho, será sempre um grande upgrade face as lampadas convencionais  _pol_

Ah isso sem dúvida nenhuma, estou aqui impaciente para que cheguem para as montar e ver o efeito.

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #406 em: 07 de Abril de 2015, 10:47 »
Já tenho os filtros de ferrite, agora só falta ter tempo/jeito para a bricolage para os colocar e testar, vamos ver se resulta  _pensador_


Vamos ver se esses toroides resolvem o problema, o teu caso é mais grave do que o meu  _pol_


Senão, talvez se tente isolar o balastro e os fios com fita de alumínio para testar, podes por 2 ou 3 camadas  _lol_ _lol_... se funcionar existe uma fita própria em cobre para  isolamento de RF  _pol_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #407 em: 07 de Abril de 2015, 11:05 »

Vamos ver se esses toroides resolvem o problema, o teu caso é mais grave do que o meu  _pol_


Senão, talvez se tente isolar o balastro e os fios com fita de alumínio para testar, podes por 2 ou 3 camadas  _lol_ _lol_... se funcionar existe uma fita própria em cobre para  isolamento de RF  _pol_

Já tenho os filtros de ferrite, agora só falta ter tempo/jeito para a bricolage para os colocar e testar, vamos ver se resulta  _pensador_

mepim e TMaxer,

Aguardado desenvolvimentos sobre este assunto com expectativa... _pensador_ _Rolley_ _pensador_ _Rolley_


mepim, já agora, o pedropmartins nota algo com os dele?
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #408 em: 07 de Abril de 2015, 11:22 »
Isto pode parecer estranho mas experimentem mudar a orientação do driver (não e um balastro) de horizontal para vertical (ou vice-versa).

Não há LEDs brancos. A luz que dão estes LEDs é conseguida com a conjugação de luz azul e amarela.
O controlo é feito pela proporção entre os dois tipos de componente.
O ritmo de decadência é diferente nos dois, com o passar do tempo a luz vai ficando mais amarela.
Se o LED estivesse aceso 100% do tempo a temperatura de funcionamento e a longevidade eram adversamente afectadas por isso o driver gera uma onda quadrada com uma certa frequência (sim, o LED acende e apaga n vezes por segundo) e é essa oscilação que interfere na recepção rádio.
Vou investigar o assunto assim que chegar uma nova lâmpada que encomendei.
Pode ser que o ruído gerado pelo driver seja algo polarizado, ou vertical ou horizontalmente.
Dependendo da frequência, pode ter influência ou não.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #409 em: 07 de Abril de 2015, 11:33 »
Agora esta das intereferencias está a deixar-me, digamos, preocupado.

Não coliquei xenon na lata nova que estou à espera porque eram mais 815€ e em vez de farois direccionais apenas tinha umas lampadas extras para iluminar as curvas. Dado isso, preferir optar por trocar as lampadas originais por umas destas de led. Mas começo a ter medo que venham a interferir com o rádio e gps do carro. Outra duvida é se não dará erro ou como lâmpada fundida no computador de bordo!!!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #410 em: 07 de Abril de 2015, 11:55 »

Se o LED estivesse aceso 100% do tempo a temperatura de funcionamento e a longevidade eram adversamente afectadas por isso o driver gera uma onda quadrada com uma certa frequência (sim, o LED acende e apaga n vezes por segundo) e é essa oscilação que interfere na recepção rádio.
Vou investigar o assunto assim que chegar uma nova lâmpada que encomendei.
Pode ser que o ruído gerado pelo driver seja algo polarizado, ou vertical ou horizontalmente.
Dependendo da frequência, pode ter influência ou não.


Ja tinha pensado nisso e andei com o capacete à volta da mota, mas não notei grandes variações  _pol_

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #411 em: 07 de Abril de 2015, 12:01 »
Isso é um teste simples que posso fazer, à volta da mota nunca andei, mas basta chegar-me um tudo nada para trás e tudo fica perfeito, no outro dia num sitio com muito boa recepção de sinal de rádio até bastava tirar as mãos do guiador para o rádio já funcionar.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #412 em: 07 de Abril de 2015, 12:02 »
mepim, já agora, o pedropmartins nota algo com os dele?

Acho que ele não tem intercomunicador.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #413 em: 07 de Abril de 2015, 12:09 »
Ainda de salientar que a única interferência causada pelo led é com o rádio, pelo menos até agora, ainda não testei a comunicação nem com o pendura nem com outra mota, em relação ao telemóvel tudo funciona a 100%, musica, chamadas e dados, aliás a forma como tenho resolvido o problema é colocando o rádio a funcionar no telemóvel via dados (tenho iPhone logo não tem rádio incorporado).

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #414 em: 07 de Abril de 2015, 12:10 »
Pgomes78 podes montar lâmpadas LED à vontade no teu carro.
A influência do driver, se houver, tem um raio de acção reduzido e a estrutura do carro funciona como uma gaiola de Faraday, o que não acontece com a estrutura de plástico das scooters.
Uma pequena busca pela net revela-nos imediatamente a solução


Quanto a teres uma indicação de lâmpada fundida ou código de erro canbus há lâmpadas especificas/acessórios  para isso. 
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 12:12 por Mercurio »

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #415 em: 07 de Abril de 2015, 12:13 »
Mercurio, esse foi o filtro de ferrite que comprei, se a interferencia vier dos cabos o problema fica resolvido, tenho receio é que venha ou do dissipador do led ou do driver.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #416 em: 07 de Abril de 2015, 12:14 »
Pgomes78 podes montar lâmpadas LED à vontade no teu carro.
A influência do driver, se houver, tem um raio de acção reduzido e a estrutura do carro funciona como uma gaiola de Faraday.
Uma pequena busca pela net revela-nos imediatamente a solução


Quanto a teres uma indicação de lâmpada fundida ou código de erro canbus há lâmpadas especificas/acessórios  para isso.

Obrigado mercurio.

Eu já  vi que existe uma resistência para colocar no circuito bem como uns fios já feitos com fichas específicas para cada tipo de luz, situação que devo optar por questoes da garantia do carro. Mas bom era mesmo não dar erro nenhum.

Se não te importares, diz-me o link daquelas últimas h4 que descobriste.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #417 em: 07 de Abril de 2015, 12:16 »
Mercurio, esse foi o filtro de ferrite que comprei, se a interferencia vier dos cabos o problema fica resolvido, tenho receio é que venha ou do dissipador do led ou do driver.
O fio de alimentação do LED funciona como antena dipolo. Dependendo da frequência há um ponto ideal onde pores o filtro.
Pode ser antes ou depois do driver, eu diria depois e perto da lâmpada.
Podes, se der espaço, dar uma volta ao fio à volta do filtro e passa-lo novamente pelo filtro
Na medida do possível anda com o filtro pelo fio e vê se notas diferença.
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 12:20 por Mercurio »

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #418 em: 07 de Abril de 2015, 12:23 »
Para evitar esse problema comprei 3 filtros, a minha ideia já era colocar um antes do driver, um depois e outro junto ao dissipador  _pol_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #419 em: 07 de Abril de 2015, 14:12 »
E recém chegadas ao mercado:


Esta faz lembrar a velha conhecida com os 3 LEDs no mesmo lado mas AINDA com mais power.

------------
Encomendei umas destas, review em breve!!


Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #420 em: 07 de Abril de 2015, 14:33 »


Outra duvida é se não dará erro ou como lâmpada fundida no computador de bordo!!!

As que encomendei são compatíveis com o sistema CANBUS mas nenhuma dá garantia de compatibilidade de 100%

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #421 em: 07 de Abril de 2015, 20:32 »
E recém chegadas ao mercado:


Esta faz lembrar a velha conhecida com os 3 LEDs no mesmo lado mas AINDA com mais power.

------------
Encomendei umas destas, review em breve!!



Essas resolvem o meu problema.
E nem balastros tem...excelente....

Mercurio, já te pedi mas não deves ter visto....podes-me indicar o link das h4 com diversos leds em cima e em baixo??

Cumprimentos,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #422 em: 07 de Abril de 2015, 20:36 »

As que encomendei são compatíveis com o sistema CANBUS mas nenhuma dá garantia de compatibilidade de 100%

Vou esperar pelas vossas opiniões.
O lata só deve chegar no meio do próximo mês pelo que ainda tenho tempo para ver as vossas opiniões pessoais das lâmpadas!
No caso das motos e como quase não ando de noite (agora com a mudança da hora muito menos), enquanto as night breaker se aguentarem não vou gastar noutras!!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #423 em: 07 de Abril de 2015, 20:49 »
Vou esperar pelas vossas opiniões.
O lata só deve chegar no meio do próximo mês pelo que ainda tenho tempo para ver as vossas opiniões pessoais das lâmpadas!
No caso das motos e como quase não ando de noite (agora com a mudança da hora muito menos), enquanto as night breaker se aguentarem não vou gastar noutras!!
Fazes bem, essas de halogéneo são do melhor que há dentro do género, mas como as minhas são umas chinesas de origem e ainda por cima de 35w resolvi investir, só pode ficar melhor. Vamos ver é quanto tempo duram, ainda não há experiência suficiente nessa matéria para saber da fiabilidade de cada modelo.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #424 em: 07 de Abril de 2015, 21:15 »
caros,

encomendei as H7 de 40w com os dissipadores de calor orientáveis aquelas em que a dissipaçºao é garantida por uma malha de cobre.

depois dou feedback