Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628607 vezes)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #350 em: 31 de Março de 2015, 19:23 »
Epá, ser possível não duvido, agora ser fácil...

H11



H4


O encaixe é completamente diferente. De fosse de H7 para H4, isso sim, seria fácil.
E repara, o ponto emissor de luz muda de posição na parábola e uma coisa é a altura do feixe de luz, que podes mudar,  outra coisa é a focagem da luz, que não podes mudar.

Talvez haja um sistema fácil de adaptação que desconheça.
Mantém-nos informados!

Blackfury

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #351 em: 31 de Março de 2015, 20:02 »
Eu queria saber era se existia só as peças de chapa das lampadas de led ?
As peças à esquerda na foto.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #352 em: 31 de Março de 2015, 22:06 »
Boas,

Estou prestes a fazer a instalação do médio e máximo na X-Max, em relação ao médio não tenho duvidas, a posição do mesmo deve ser com os led's para cima, as duvidas surgiram em relação ao máximo, seguindo o mesmo principio iria colocar um led para cima e outro para baixo, mas vendo esta foto do Nugeral fiquei na duvida se deverá ser para cima/baixo ou esquerda/direita, a foto parece ser esquerda/direita mas pode ser ilusão


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #353 em: 31 de Março de 2015, 22:13 »
Boas,

Estou prestes a fazer a instalação do médio e máximo na X-Max, em relação ao médio não tenho duvidas, a posição do mesmo deve ser com os led's para cima, as duvidas surgiram em relação ao máximo, seguindo o mesmo principio iria colocar um led para cima e outro para baixo, mas vendo esta foto do Nugeral fiquei na duvida se deverá ser para cima/baixo ou esquerda/direita, a foto parece ser esquerda/direita mas pode ser ilusão



Isso do led ser para cima ou para baixo, se calhar e digo eu deve de ter a ver com o tipo de farol, por exemplo na minha o medio é o de cima e o maximo é do de baixo e faz todo o sentido, porque o de cima faz espelho no espelhado de cima e a luz vai para baixo e o maximo é ao contrario, isto digo eu

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #354 em: 31 de Março de 2015, 22:41 »
mepim, para H7 máximos é indiferente  a orientação dos LEDs,
pode ser vertical  ou horizontal.
O importante é terem luz a 360° para aproveitar toda a parábola.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #355 em: 02 de Abril de 2015, 12:14 »
Boas,

Ora ontem foi dia de pôr mãos à obra e instalar as novas luzes.

Antes de mais um grande obrigado ao Pedro Martins pela ajuda, o homem é mesmo artista!!

Agora o filme completo, a parte que eu julgava mais complicada que era tirar as carnagens da mota para retirar o farol foi a que se revelou a mais simples de fazer, o mais complicado foi mesmo conseguir fixar o médio e orientá-lo para a posição correcta, posso-vos dizer que meteu berbequim, ferrinhos, trabalho de ourives e afins, mas ficou perfeito.

Já o máximo não foi de todo possível instalar, a X-Max leva 2 H7 mas o encaixe de uma é feito através de grampo e o da outra (máximo) é feito através de uma peça de encaixe, peça essa que não dá para desmontar e adaptar ao led, deixo aqui uma foto para ilustrar isso:



Como dá para reparar na foto o máximo tem aquele encaixe que impossibilita a montagem do led. Ao pessoal das X-Max pergunto se as vossas também são assim e se sim como é que montaram o máximo.

O resultado final do médio é este

o Médio:








Só médios:


Médios e máximos:


Só máximos:


Médio antes:


Médio depois:




Bombom:



Posso dizer que a luz que este led transmite é perfeita, fizemos o teste ontem à noite de chegar à traseira do carro da frente para ver se a luz entrava carro a dentro e nada, ilumina na perfeição sem que seja demasiado "agressiva" para quem vai na estrada, o ganho a nível de segurança é bastante grande e a nível estético também fica perfeito. Aqui penso que o facto de o lampada ter led's só de um lado faz toda a diferença, sendo o foco muito bom.

De relembrar que este upgrade tem um custo bastante reduzido para as vantagens que traz, pena só mesmo a dificuldade em montar a coisa, mas depois disso ultrapassado o resultado é perfeito.

Apenas uma nota final, hoje apercebi-me que tendo o led ligado o rádio do intercomunicador deixa de conseguir sintonizar as estações, penso que esteja relacionado com o balastro que causa interferencia, assim que desligo o médio o rádio fica a funcionar na perfeição, assunto a estudar  _pensador_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #356 em: 02 de Abril de 2015, 15:36 »
Grande review!!!

Esse encaixe do máximo nunca tinha visto.
Na minha o encaixe, apesar de diferente do dos médios, dá perfeitamente para montar a lâmpada.
Tens mais fotos??
O resultado final... Maravilha.

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #357 em: 02 de Abril de 2015, 17:13 »
Não tenho mais fotos, mas aquilo basicamente é uma base onde a lampada encaixa e que por sua vez encaixa na estrutura do farol.



mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #358 em: 02 de Abril de 2015, 17:28 »
Mercurio, é algo muito parecido com isto



Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #359 em: 02 de Abril de 2015, 17:53 »
Viva Companheiros

Como tinha referido no meu DB a FELISBERTA já levou o upgrade, aqui ficam umas fotos









Aqui podem ver a SYM GTS 125 EVO sem as opticas, as lampadas são h11 30w cada lampda com 3000lm é a descrição



Só posso dizer que valeu bem a pena os €s investidos...

Boas Curvas  scooter_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #360 em: 02 de Abril de 2015, 18:29 »
Mauricius ficou muito, mas MUITO bom.
E que tal a luz?? 
Muita diferença??
Tiveste de regular altura?
Mudaste o fusível?

mepim, já sei o que é.
Para não teres de inventar há uns adaptadores.
Algo assim:


Procura por "H7 adaptor plate"  e compara com o que tens na mota.
Normalmente estes adaptadores são para a conversão para HID, se disser isso no nome não te preocupes.
Se mandares vir um par, desenrascas o twin-pt!!

« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 18:33 por Mercurio »


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #362 em: 02 de Abril de 2015, 20:01 »
« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 20:03 por Mercurio »

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #363 em: 02 de Abril de 2015, 22:24 »
Mercurio  _pol_

és uma enciclopédia  _palmas_

cada dia que passa este tópico fica mais rico, não fazia a mínima ideia que existia esse tipo de adaptadores  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #364 em: 02 de Abril de 2015, 22:35 »


Apenas uma nota final, hoje apercebi-me que tendo o led ligado o rádio do intercomunicador deixa de conseguir sintonizar as estações, penso que esteja relacionado com o balastro que causa interferencia, assim que desligo o médio o rádio fica a funcionar na perfeição, assunto a estudar  _pensador_


Perfeito... fico contente em ver que a montagem correu bem  _pol_ _pol_



Existem montes de problemas com equipamento electrico e electronico chines, em que nao existe isolamento de RF. Aquilo que precisas de fazer será provavelmente arranjar uns aneis de ferrite e meteres na cablagem. Consegues encontrar por exemplo no Ebay (ferrite clamps ou ferrite cores  _pol_)

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #365 em: 02 de Abril de 2015, 22:39 »
Espectáculo!!!  _pol_ _pol_ _pol_

Vou ter de verificar isso!!

TMaxer, ficou espectacular mas deu trabalho, porque a orientação do led não estava como queriamos e tivemos de andar a fazer furos no plástico que faz a orientação do led para ficar no sitio certo, mas o Pedro Martins é um Macgyver e ficou resolvido  _pol_ _pol_

Vou verificar a solução que falas  _pol_

Isto é só craques neste fórum!!!  _lool_ _lool_

 _pol_ _pol_

vicente

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #366 em: 02 de Abril de 2015, 23:07 »
Boas pessoal, quando chegarem as minhas eu vou precisar de ajuda e não falta aqui companheiros a perceberem do assunto, este deve de ser dos tópicos aqui mais interessantes e com bastante informação disponível,  da minha parte só me resta agradecer pela vasta informação publicada.

Boa Páscoa a todos  e  _convivio_

pedrompmartins

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #367 em: 03 de Abril de 2015, 00:17 »
Pessoal alguma ajuda que precisem apitem hehehe

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #368 em: 03 de Abril de 2015, 20:24 »
Na semana passada finalmente arranjei tempo para dedicar à minha "menina" e instalar-lhe a lâmpada LED (H4) que tinha comprado há vários dias.

Antes estava assim com a lâmpada de origem:

  |

Depois com a lâmpada de LED ficou assim;

|

Parece-me que ficou melhor. Já andei à noite e a diferença (para melhor) é grande.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 20:25 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

vicente

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #369 em: 03 de Abril de 2015, 20:50 »
Boas, mas afinal qual foi a lâmpada que instalaste ? Ficou bem melhor.

 _convivio_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #370 em: 03 de Abril de 2015, 21:18 »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #371 em: 03 de Abril de 2015, 21:25 »
Boas pessoal,
Este é um tópico que tenho acompanhado com bastante atenção e confesso que cada vez mais, tenho vontade de montar umas lâmpadas destas na minha F650  :))
Hoje aproveitei a visita do Companheiro Carlos Barreiros aqui ao tasco, para ver ao vivo a coisa a funcionar na Integra dele, de facto a diferença é grande e mesmo de dia nota-se bem !!!
No entanto os valores que ele me falou, cerca de 60€ pela lâmpada, assustou-me um bocado da ideia :(
Parece-me que os valores mandando vir, são bem mais aceitáveis  ;D ;D ;D
Agora pergunto eu, será que isso depois é fácil de instalar ?
A minha menina já tem uns anitos valentes e eu sou pior que um 0 á esquerda neste tipo de coisas  _corado_ _corado_ _corado_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #372 em: 03 de Abril de 2015, 22:06 »
Boas pessoal,
Este é um tópico que tenho acompanhado com bastante atenção e confesso que cada vez mais, tenho vontade de montar umas lâmpadas destas na minha F650  :))
Hoje aproveitei a visita do Companheiro Carlos Barreiros aqui ao tasco, para ver ao vivo a coisa a funcionar na Integra dele, de facto a diferença é grande e mesmo de dia nota-se bem !!!
No entanto os valores que ele me falou, cerca de 60€ pela lâmpada, assustou-me um bocado da ideia :(
Parece-me que os valores mandando vir, são bem mais aceitáveis  ;D ;D ;D
Agora pergunto eu, será que isso depois é fácil de instalar ?
A minha menina já tem uns anitos valentes e eu sou pior que um 0 á esquerda neste tipo de coisas  _corado_ _corado_ _corado_

Posso-te dizer que a minha custou cerca de €23.
A instalação foi muito difícil até eu parar para pensar e perceber como cada coisa funcionava. A partir daí, o maior problema que era o grampo de fixação da lâmpada, ficou resolvido.
Não tirei plásticos nenhuns, foi apenas com a "mão por baixo" e fiz o trabalho sozinho sem ninguém a ajudar. Claro que isto foi na NC, nas outras não faço ideia como seja.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #373 em: 04 de Abril de 2015, 02:17 »
As minhas já estão encomendadas, duas H4 de 36w e 3600 lumens cada uma. Espero impaciente a sua chegada para ver o resultado final.
Nota: a minha não é zarolha, acende os dois médios ao mesmo tempo...

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #374 em: 04 de Abril de 2015, 09:16 »
Viva Mercúrio

Desculpa só agora responder, sim a diferença é grande, a luz é espetacular, se tiver de regular é só o máximo, fusível nem lhe toquei, pois se as de origem eram de 55w e estas são de 30w basta fazer as contas e ver que o consumo é menor. De resto tenho que fazer uma noitada na estrada para ver a reacção dos outros condutores. Até já estou a pensar instalar no enlatado enquanto não houver nenhuma lei a proibir este género de lâmpada.

Boas Curvas

Enviado do meu Lenovo A820 através de Tapatalk