Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628807 vezes)

Joaocruz

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #175 em: 07 de Março de 2015, 15:30 »


Sinceramente, não é o lado  legal que me  vai impedir de usar LEDs.
Cada um que escolha por si, seguramente haverá aqui pessoas mais entendidas que eu no assunto
Boas Mercurio,
Pois eu tambem penso como tu. Tenho a minha mota com xenon e prefiro ver bem e ser visto mesmo que possa arriscar uma possivel multa do que andar clm as fracas lampadas originais.
Um abraco,
JpC

interceptor

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #176 em: 07 de Março de 2015, 22:07 »
Pode ser autuado por alterar as características originais do veiculo?

Offline aferreira

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #177 em: 08 de Março de 2015, 22:25 »
off topic - amigo mercurio,tens a caixa de pm´s cheia  _anjo_ , não consigo enviar pm  _Rolley_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

vicente

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #178 em: 08 de Março de 2015, 22:29 »
Boas , Mercúrio tb percebes alguma coisa de alarmes ou é só de lâmpadas ?? É que ando a pesquisar um alarme com toque no comando, porque  só compro  se  tocar no comando, porque tenho a certeza que eu ouço, e então estava a pensar no SPY 5000.

 _convivio_

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #179 em: 09 de Março de 2015, 09:33 »
Clemente Vicente

Já tive um alarme desses que mencionas numa outra mota.
O alcance anunciado é mais  que optimista, é irreal.
Se estacionas num sitio perto e sem obstáculos físicos entre a mota e o receptor então força.
Esse alarme é prático, acessível e funciona bem.
Se deixas a mota numa garagem e moras/trabalhas uns pisos acima - bastam 2 - esquece.
A (muito) humilde antena dipolo e potencia do emissor de onda curta não conseguem vencer placas de cimento.

Deixo-te uma sugestão: Porque não um alarme GSM?
Por uns €30 ficas com alcance ilimitado e localização por GPS.
Metes-lhe um cartão SIM de uma operadora qualquer e feito.
Apesar de virem com o habitual comando, podes activar/desactivar o alarme com o telemóvel, saber em qualquer altura onde está a mota, definir uma área de funcionamento, limite de velocidade e muito, muito mais.
Este tipo de alarme é perfeito para quem usa a mota regularmente.
Se alguém tocar na mota recebes uma mensagem e/ou telefonema.
Podes inclusive atender e escutar o que se passa.
Para períodos longos de inactividade (mais que uma semana) é imperativo deixar a mota ligada a um carregador de baterias inteligente, como os Optimate ou CTEK.
Não te esqueças que este tipo de alarme tem permanentemente a trabalhar um telemóvel, GPS e alarme.
O SPY 5000 é um pouco, não muito, mais amigo da bateria.

Algo assim:
http://www.ebay.com/itm/RF-V10-Car-Vehicles-GSM-Tracker-and-2-Way-Alarm-System-for-Anti-thief-/261581037263?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item3ce771decf

Procura por "car GSM alarm" no ebay

Tenho um alarme deste tipo numa mota e funciona muito bem.
Quando tocam na mota recebo isto

E quando clicas no link...


E para voltar ao assunto dos LEDs



Esta é uma foto da minha Xmax... com os mínimos acesos.
Tenho recebido perguntas sobre "os mínimos amarelados" depois de mudarem as lâmpadas originais por umas em LED.
As lâmpadas que vêm são LEDs COB e foram comprados no "Chinês", custam uns €5 cada e como podem ver, branco mais branco não há!!
Quase que se pode conduzir de noite só com estas lâmpadas.
Procurem por " T10 COB" no ebay ou semelhante. Ou vão ao chinês!

Caro JoseR podes por uma foto do farol que leva a H1?


« Última modificação: 09 de Março de 2015, 13:44 por Mercurio »

vicente

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #180 em: 09 de Março de 2015, 09:52 »
Boas mercurio, agradecido pela informação.

 _convivio_

Offline cmiguelq

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #181 em: 09 de Março de 2015, 20:20 »
Boas Mercúrio,  aqui vão as especificações da minhas lâmpadas,  nso sei se isto ajuda!



O q é q recomendas aqui ao je? :)

Offline pgomes78

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #182 em: 09 de Março de 2015, 20:59 »
Boas Mercúrio,  aqui vão as especificações da minhas lâmpadas,  nso sei se isto ajuda!



O q é q recomendas aqui ao je? :)

Por aí não consegues ver o tipo de lampadas pois só refere a potencia e pode ser h7, h1 ou outra.
Nada como um telefonema ou salto a uma oficina da marca e perguntar.
Um abraço,
Pedro Gomes

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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #183 em: 10 de Março de 2015, 09:18 »
Boas Mercúrio,  aqui vão as especificações da minhas lâmpadas,  nso sei se isto ajuda!

O q é q recomendas aqui ao je? :)

Vê na secção onde mostra como mudar a lâmpada, deve de ter lá o tipo.
Como diz o pgomes78 por essa página não vamos lá.

Podes entretanto comprar a lâmpada de minimos, T10. Vê no post mais acima.

Offline cross

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #184 em: 10 de Março de 2015, 14:55 »
Boas Mercúrio,  aqui vão as especificações da minhas lâmpadas,  nso sei se isto ajuda!



O q é q recomendas aqui ao je? :)
Boas companheiro, não sei dizer 100% ate que não posso verificar neste dias próximos a minha mas verifica, que tenho quase a certeza que não é H4 mas sim duas H7. Não posso dizer se é fácil ou não mudar lâmpadas na CR, penso que sim. Se souber mais comento mais tarde.
Cross



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TMaxer

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #185 em: 10 de Março de 2015, 15:03 »
Se querem saber quais as lampadas que a vossa moto usa, veja aqui:


http://www.sylvania.com/en-us/applications/automotive-lighting-systems/Pages/lrgmain.aspx
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 15:04 por TMaxer »

Offline JoseR

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #186 em: 10 de Março de 2015, 20:02 »
Boas companheiros,

Depois de ler este tópico fiquei com vontade de pôr led na minha recente aquisição mas sinceramente fiquei um pouco confuso sobre exatamente que Leds da Cree adquirir.  _pensador_ _pensador_

Deixo aqui os modelos das lâmpadas atuais da minha Piaggio Xevo 125, para algum companheiro me poder ajudar, desde já obrigado!  _convivio_

Máximos
Type: HALOGEN (H7)
Power: 12V - 55W
Quantity: 1

Médios
Type: HALOGEN (H1)
Power: 12V - 55W
Quantity:1

Minimos
Type: ALL GLASS
Power: 12V - 5W
Quantity: 2

Boas,

Já andei a investigar mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre que Leds comprar para substituir a lâmpadas H7 e a H1, no entanto sobre as luzes dos mínimos já consegui e queria partilhar convosco, comprei na Feuvert (julgo que na Norauto haja iguais) um par de Leds T10 com a ref. 533331 (LAMP. LED T10 ALTA INTENSIDADE 8 S) pelo preço de 11,95€

Depois de ter tido uma trabalheira enorme já os montei e fiquei bastante satisfeito com o resultado final!  _lool_

Offline mpaneves

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #187 em: 10 de Março de 2015, 20:19 »
Companheiro mo eBay compras por menos de 5 EUR,ou no chinês que são todas iguais ,as do meu carro tem 1ano
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #188 em: 10 de Março de 2015, 20:37 »
Por acaso no chinês não encontrei, no ebay há claro mas não queria estar à espera.

Os que tenho são idênticos a este mas têm mais leds, 8 no total e sistema canbus.


Offline mpaneves

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #189 em: 10 de Março de 2015, 23:28 »
Sim,é isso mesmo que tenho na matricula do meu gpunto ,foi do chinês e estão impec .
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Offline Mercurio

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Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #190 em: 11 de Março de 2015, 10:58 »
Esses LEDs SMD são porreiros. A capacidade canbus aumenta o preço, se a vossa scooter não tem esse sistema, pode-se comprar os LEDs sem ele.
Como saber se tem? Simples, tirem a lâmpada dos mínimos e não ponham lá nada. Acende alguma luz de erro?
Provavelmente não mas, se sim, então têm de ir para os LEDs canbus.

Como disse antes, esses LEDs SMD são os primeiros na escala da luminosidade.
Na minha perspectiva,  os COB são esteticamente mais apelativos. E com uma performance superior.
Os primeiros mínimos LED que meti na scooter foram to tipo "cree" e tinham 1300 lumens.
"Isto é que vai ser!!!" pensei eu. Grande erro, Na Xmax a lâmpada fica completamente exposta na parábola e andava  a deslumbrar toda a gente na estrada. Quando passava numa rua mais estreita os prédios ficavam todos iluminados. Cool mas inútil.
Esses LEDs vivem agora no carro de um amigo que tem uma pequena parábola para os mínimos.
Acreditem, pode-se conduzir só com estas lâmpadas.


JoseR  para a H1, calculo que seja a dos máximos, uma com LEDs no dois lados.
Para a H7 podes por aquela com os 3 LEDs só num lado (Supondo que os teu farol é muti-convexo. Se for elipsoidal - aqueles com lente tipo globo de neve - usa sempre com LEDs a 360º)

Offline JoseR

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #191 em: 11 de Março de 2015, 14:06 »
Obrigado Mercurio pelo contributo. Os meus faróis são multi-convexos, mas a H1 é dos médios e a H7 dos máximos, assim sendo devo optar pela dispersão dos leds que indicas?

Offline Mercurio

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« Responder #192 em: 11 de Março de 2015, 14:24 »
Obrigado Mercurio pelo contributo. Os meus faróis são multi-convexos, mas a H1 é dos médios e a H7 dos máximos, assim sendo devo optar pela dispersão dos leds que indicas?

Máximos sempre LEDs 360º, nos médios H1 podes por a lâmpada com os 3 LEDs no mesmo lado. Estes devem de ser montados virados para cima.
Podes perfeitamente por uma lâmpada com os LED's a 360º nos médios. Parte da luz vai, nesse caso, perder-se no difusor.
O problema dos médios com 2 LEDs, um de cada lado, é que são montados na vertical e que criam uma zona de sombra justamente a meio da parábola por cima da lâmpada e essa zona é a que tem melhor  reflexão de luz para a estrada.
Na minha Xmax experimentei a lâmpada H7 com um LED de cada lado nos médios e, apesar de ficar muito, mas muito melhor que a de halogéneo, cria uma iluminação pouco uniforme.
Por isso, tenta arranjar uma lâmpada para os médios em que os LEDs (ou parte) fiquem voltados para cima.

Mas volto a repetir que mesmo a "tal" era uma melhoria impressionante.
O que resulta francamente mal é médios só com LEDs no lado de baixo da lâmpada.
Muito brilho mas pouca luz na estrada.




« Última modificação: 11 de Março de 2015, 14:40 por Mercurio »

Offline JoseR

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #193 em: 11 de Março de 2015, 15:08 »
Muito obrigado Mercurio, para além de expert na matéria, demonstras uma disponibilidade fantástica com todos os que te pedem conselhos! 👍👍👍

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #194 em: 12 de Março de 2015, 09:41 »
Muito obrigado Mercurio, para além de expert na matéria, demonstras uma disponibilidade fantástica com todos os que te pedem conselhos! 👍👍👍

Quando me juntei ao CPM disse que participaria "na directa proporção dos meus conhecimentos". Como sou um tipo de palavra, vou fazendo o que posso.
Entre todos os Scootards deste fórum, cada um no seu campo, existe um conhecimento colectivo precioso que podemos e devemos partilhar. Juntos não há avaria que fique sem solução!
O meu percurso académico é a electrónica e, o que sei, vou partilhando.
Sem ser perito em óptica, entrei numa auto didacta com excelentes resultados!
É esse o conhecimento que partilho neste tópico.
---------------

De volta ao tema

Nas motos que converti para LED fiz ainda uma pequena alteração: Troquei o fusível original do(s) farol por um mais baixo. Em caso de um mau funcionamento qualquer na nova lâmpada a protecção do fusível entra mais cedo na equação.
Trocar um fusível é fácil. Normalmente na caixa dos fusíveis está marcada a função de cada fusível. Se não tiver, essa informação está no manual de proprietário.
As lâmpadas LEDs puxam cerca de metade da corrente das lâmpadas de halogéneo, no entanto há que deixar espaço de manobra para picos de corrente.
Desta forma se têm um fusível de 10A (vermelho) podem por um de 7.5A(castanho)
Se têm um de 7.5A Podem por um de 5A (laranja, creio eu)
No hipermercados há kit's de fusíveis por menos de €2.
Antes de comprarem vejam qual é o tamanho que a vossa montada usa, quase de certeza que é um mini mas pode ser um standard


Isto de trocar o fusível não é absolutamente necessário, podem perfeitamente deixar lá o fusível original.
No entanto, tudo feito "como deve de ser" dá outra paz de espírito.
Como não implica ebay, é fácil, reversível e muito barato, não vejo porque não.

Ah!! Aproveitem para ver se a vossa caixa de fusíveis tem lá os fusíveis de reserva.
Na Xmax, além desses vêm mais 3 no kit de ferramentas.

   
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 09:46 por Mercurio »

Offline cmiguelq

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #195 em: 12 de Março de 2015, 10:52 »
Boas Mercúrio, 
Já sei o q leva a minha crossrunner...
Lâmpadas h7 (12v 55w Stanley), ou seja,  uma no medio e outra no máximo..

Sendo assim o q recomendas?

Obrigado


Offline twin-pt

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #197 em: 12 de Março de 2015, 11:25 »
À vista e de dia, está 5*. Como já disse, à noite ainda não andei.
Logo que tenha novidades transmito.
Parece-me que pode haver necessidade de regular a altura ( baixar o foco um pouco) . A ver mais tarde.

Olá nugeral, já andaste à noite? Que tal?

Boas curvas!
João Mestre/twin-pt
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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #199 em: 12 de Março de 2015, 12:19 »
E a instalação é fácil? Ou é melhor ser numa oficina?

É muito fácil. Deves de ter instruções detalhadas no manual da mota.
Se tiveres por aí um amigo com algo mais de experiência, pode dar jeito.

Entretanto podes tirar e voltar a por uma lâmpada (não toques no vidro) para ver se te ajeitas.
Se tiveres dificuldade vai à oficina.