Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628562 vezes)

vicente

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #150 em: 06 de Março de 2015, 00:11 »
Hélio foste aqui,   http://ledsbylord.com/?p=contacto&pi=localizacao     ???

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #152 em: 06 de Março de 2015, 12:08 »
Que acham destes com 3 leds?

http://www.ebay.com/itm/DC9-15V-COB-28W-LED-Motorbike-Headlight-H4-H6-PH7-Fog-Lamp-Hi-Lo-Beam-White-Bulb-/371181930933?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item566c2ac9b5&vxp=mtr

Essas são lâmpadas COB e são ara usar APENAS em faróis de nevoeiro e DRL. Não podem ser usadas como médios/máximos porque a luz é demasiado difusa para ser focada.

Ao pessoal que já tem as lâmpadas a bombar.....
Uma lâmpada normal de halogenio com um filamento (h1,h7,h3...) emite luz a 360º. No caso das que os membros já colocaram, os leds estão apenas num lado. Será que se tivesse a toda a volta não ficaria ainda mais forte? Certamente com os leds para um lado não se deve retirar o potencial máximo do espelhado do lado contrário aos leds ou estarei errado?
No caso dos máximos ou em faróis elipsoidais estás certo.
Em médios e nos faróis multi-convexos parte da luz emitida por uma lâmpada de halogéneo perde-se no difusor do farol e na orientação do feixe.
Podes confirmar por ti próprio: põe-te em pé num sitio à frente da tua scooter (sem ser directamente à frente) onde não seja necessária iluminação. Vais ver que há muitas posições onde consegues ver o filamento da lâmpada, ou seja, há muita luz que se perde, nem toda vai para a estrada.
Usando uma lâmpada com os LEDs só no lado de cima resulta em menos perdas do feixe de luz.
Vê o post http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=18818.msg330783#msg330783

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #153 em: 06 de Março de 2015, 12:21 »
Essas são lâmpadas COB e são ara usar APENAS em faróis de nevoeiro e DRL. Não podem ser usadas como médios/máximos porque a luz é demasiado difusa para ser focada.
No caso dos máximos ou em faróis elipsoidais estás certo.
Em médios e nos faróis multi-convexos parte da luz emitida por uma lâmpada de halogéneo perde-se no difusor do farol e na orientação do feixe.
Podes confirmar por ti próprio: põe-te em pé num sitio à frente da tua scooter (sem ser directamente à frente) onde não seja necessária iluminação. Vais ver que há muitas posições onde consegues ver o filamento da lâmpada, ou seja, há muita luz que se perde, nem toda vai para a estrada.
Usando uma lâmpada com os LEDs só no lado de cima resulta em menos perdas do feixe de luz.
Vê o post http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=18818.msg330783#msg330783

Olá.
Estamos sempre a aprender.
Ainda não tinha visto a explicação que colocastes!!
Quando tiver dividas de lâmpadas, já sei a quem perguntar!!!
E pelo que entendi,  tem de ser sempre leds cree certo?
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #154 em: 06 de Março de 2015, 12:32 »

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #155 em: 06 de Março de 2015, 12:37 »

E pelo que entendi,  tem de ser sempre leds cree certo?

Cree é um fabricante de LEDs e respectivo chip controlador.
Há mais marcas, mas para procurar no ebay ou semelhante, "cree" é a melhor palavra.
O crucial é não comprares LEDs do tipo SMD  ou COB.

Os SMD só para luz de matricula, porta-luvas e afins. São os mais baratos e facilmente disponíveis no "chinês".
Os  COB para mínimos, nevoeiro ou DRL. Algo mais caros que os primeiros mas muito mais eficientes.
E os "tipo" cree, médios e máximos.
« Última modificação: 06 de Março de 2015, 14:01 por Mercurio »

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #156 em: 06 de Março de 2015, 17:14 »
Tenho acompanhado o tópico e tenho andado interessado numa solução destas, o problema é que não estou a encontrar nada barato pelo ebay :/ a minha NC usa lâmpadas H4, sabem de alguma a bom preço que me possam indicar?
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #157 em: 06 de Março de 2015, 17:44 »
Tenho acompanhado o tópico e tenho andado interessado numa solução destas, o problema é que não estou a encontrar nada barato pelo ebay :/ a minha NC usa lâmpadas H4, sabem de alguma a bom preço que me possam indicar?

Vê esta: http://www.ebay.com/itm/181648388307?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Não te preocupes por ter os três leds de um lado, com a luz que aquilo dá nem precisas de máximos...  _lool_ _lool_ _lool_

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #158 em: 06 de Março de 2015, 17:53 »
Tenho acompanhado o tópico e tenho andado interessado numa solução destas, o problema é que não estou a encontrar nada barato pelo ebay :/ a minha NC usa lâmpadas H4, sabem de alguma a bom preço que me possam indicar?

Vê lá esta
http://www.ebay.com/itm/1pc-H4-40w-Motorcycle-Bike-4500LM-4-CREE-LED-HeadLight-H-L-Head-Beam-bulb-White-/221624335972?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3399d6fe64&vxp=mtr




Maravilha

Tenho uma H4 das que o  Ccarvalho indicou e não me parece a melhor opção para H4
Em médios acedem os 2 leds da frente e em máximos acendem os 3.
Para uma boa projecção de luz em máximos é melhor usar toda a parábola
No entanto, como diz o  Ccarvalho, podes acreditar, mesmo com a lâmpada que indicaste ficas muito, mas muito melhor do que com a que tens!!


« Última modificação: 06 de Março de 2015, 17:55 por Mercurio »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #159 em: 06 de Março de 2015, 18:04 »

Maravilha

Tenho uma H4 das que o  Ccarvalho indicou e não me parece a melhor opção para H4
Em médios acedem os 2 leds da frente e em máximos acendem os 3.
Para uma boa projecção de luz em máximos é melhor usar toda a parábola
No entanto, como diz o  Ccarvalho, podes acreditar, mesmo com a lâmpada que indicaste ficas muito, mas muito melhor do que com a que tens!!

É verdade, mas pelas reviews que tenho lido, as lâmpadas LED H4 para máximos não são grande coisa, mesmo com LEDs dos dois lados. Eu estou à espera que as minhas cheguem, como a minha mota acende as duas lâmpadas de médios, aquilo depois de instalado deve parecer uma central elétrica...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ São "só" 4000 lumens de intensidade!  _confuso_ _confuso_
Já estou a ver que quando for o evento da Arrábida à noite vão querer que vá à frente para iluminar o caminho...  scooter_ scooter_ scooter_
Essa que indicaste não dá para a minha mota, é de 40w, a minha leva no máximo de 35w.
« Última modificação: 06 de Março de 2015, 18:08 por Ccarvalho »

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #160 em: 06 de Março de 2015, 18:11 »

Já estou a ver que quando for o evento da Arrábida à noite vão querer que vá à frente para iluminar o caminho...  scooter_ scooter_ scooter_
_palmas_
Vai ficar impressionante!
Já sabes, fotos!!

As lâmpadas H4 que sugeri ao Clemente Vicente são realmente boas.
Neste tipo de lâmpada H4 LED não é tanto a quantidade de luz, todas dão muito, mas é a posição dos LEDs que vai influenciar a homogeneidade do feixe luminoso.
 

« Última modificação: 06 de Março de 2015, 18:22 por Mercurio »

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #161 em: 06 de Março de 2015, 19:25 »
É verdade, mas pelas reviews que tenho lido, as lâmpadas LED H4 para máximos não são grande coisa, mesmo com LEDs dos dois lados. Eu estou à espera que as minhas cheguem, como a minha mota acende as duas lâmpadas de médios, aquilo depois de instalado deve parecer uma central elétrica...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ São "só" 4000 lumens de intensidade!  _confuso_ _confuso_
Já estou a ver que quando for o evento da Arrábida à noite vão querer que vá à frente para iluminar o caminho...  scooter_ scooter_ scooter_
Essa que indicaste não dá para a minha mota, é de 40w, a minha leva no máximo de 35w.


Olha que não é bem assim, isso das lampadas H4 dos maximos não serem grande coisa, depois vés a minha  _careta_ _careta_ _careta_


vicente

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #162 em: 06 de Março de 2015, 21:16 »
_palmas_
Vai ficar impressionante!
Já sabes, fotos!!

As lâmpadas H4 que sugeri ao Clemente Vicente são realmente boas.
Neste tipo de lâmpada H4 LED não é tanto a quantidade de luz, todas dão muito, mas é a posição dos LEDs que vai influenciar a homogeneidade do feixe luminoso.

Pois eu tb me lembrei dessas , são caras mas tb devem de ser as melhores.

 _convivio_

Joaocruz

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #163 em: 07 de Março de 2015, 02:34 »
Sim senhor,
Topico bastante interessante e com respostas muito profissionais e de pessoas de que sabem do que estao a falar.
A troca de experiencias aqui no CPM é um must e este tema é uma prova disso.
Parabens.
Gostava de colocar uma questao:
Legalmente a troca de uma lampada "convencional" por uma de Xenon nao e permitido, pois obriga a ter a limpeza da  lente a a parabola ser diferente (acho que e isso).
E estas lampadas led?
Alguem sabe?
Um abraco,
JpC

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #164 em: 07 de Março de 2015, 06:40 »

Sim senhor,
Topico bastante interessante e com respostas muito profissionais e de pessoas de que sabem do que estao a falar.
A troca de experiencias aqui no CPM é um must e este tema é uma prova disso.
Parabens.
Gostava de colocar uma questao:
Legalmente a troca de uma lampada "convencional" por uma de Xenon nao e permitido, pois obriga a ter a limpeza da  lente a a parabola ser diferente (acho que e isso).
E estas lampadas led?
Alguem sabe?
Um abraco,
JpC

O xenon obriga a ter regulador automático de altura e lava faróis. Que eu saiba, a legislação ainda é omissa sobre as lâmpadas em LED.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #165 em: 07 de Março de 2015, 09:03 »
O xenon obriga a ter regulador automático de altura e lava faróis. Que eu saiba, a legislação ainda é omissa sobre as lâmpadas em LED.

A lei também é omissa em relação ao xenon em motociclos (salvo se for alterada à muito pouco tempo).
Devido a isso o IMT remete para a lei dos automóveis mas o código da estrada destingue automóveis de motociclos.
Logo, por enquanto, só paga multas de xenon nas motos quem quer .
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #166 em: 07 de Março de 2015, 10:05 »
Não sendo jurista, posso estar enganado, parece-me difícil levar uma multa por levar faróis em LED
Vejam este link, página 4 e 5:
http://www.inspauto.pt/sd/docs/DOC-26-4.pdf

Podem confirmar que a lei é omissa em relação aos LEDs.
Como diz o pgomes78 se com HID só leva multa quem quer, com LED parece-me ainda mais difícil.
Muitas das nossas Scooters já nem trazem nos faróis o código de homologação.
Deste modo, não consigo imaginar com podem dar multa. Que critério usam na berma da estrada para contestar os faróis??

Deixo aqui a pergunta a quem tenha uma PCX com faróis LED se tem algum código escrito nos faróis e se o pode transcrever para aqui.
O meu carro tem de série faróis de nevoeiro e DRL em LED e não tem nenhuma homologação especial estampada nos vidros...

Sinceramente, não é o lado  legal que me  vai impedir de usar LEDs.
Cada um que escolha por si, seguramente haverá aqui pessoas mais entendidas que eu no assunto
 

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #167 em: 07 de Março de 2015, 10:09 »
Perante a policia no local é só perguntar em que lei se baseism para multar.  Aliás,  na multa tem de vir descrito o decreto infrigido.
Depois é só procurar e condestar. Claro que até lá, se não quisermos nada aprendido, ficamos com o dinheiro investido no estado!!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #168 em: 07 de Março de 2015, 10:17 »
Boas Mercúrio,  excelente contributo q tens dado ao pessoal... Vou te agora pedir a tua ajuda,  o q recomendas para uma Honda Crossrunner de 2011, não sei a tipo de lâmpada leva!
Obrigado desde já!

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #169 em: 07 de Março de 2015, 11:09 »
Boas Mercúrio,  excelente contributo q tens dado ao pessoal... Vou te agora pedir a tua ajuda,  o q recomendas para uma Honda Crossrunner de 2011, não sei a tipo de lâmpada leva!
Obrigado desde já!
Começa por ver no manual de proprietário (aquele livrinho que te deram com a mota e que, aparentemente, não serve para nada!) que tipo de lâmpadas e quantidade leva a tua honda.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #170 em: 07 de Março de 2015, 11:21 »
Começa por ver no manual de proprietário (aquele livrinho que te deram com a mota e que, aparentemente, não serve para nada!) que tipo de lâmpadas e quantidade leva a tua honda.
_lol_

Não sejas mauzinho, mercurio...

_lol_

cmiguelq,

Acho que na crossrunner são 2x H4, bastou uma pesquisa rápida na net...

Mas confirma no manual! _pol_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #171 em: 07 de Março de 2015, 11:45 »
_lol_

Não sejas mauzinho, mercurio...

_lol_


Era suposto ser cómico!
Não nos conhecemos todos pessoalmente e a personalidade individual de cada um fica algo diluída e limitada pelo formato virtual do fórum.

Como ando sempre "na palhaçada"  um ou outro cometário pode surgir como "mauzinho" mas, acreditem, não passa de sarcasmo inocente.

Por isso, caro cmiguelq vê  no manual da tua honda que lâmpadas usa e avançamos daí!!

Cá ficamos à espera

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #172 em: 07 de Março de 2015, 11:52 »
Ok companheiro! Tou fora de casa,  amanhã "falamos".
Obrigado ;)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #173 em: 07 de Março de 2015, 14:54 »
Era suposto ser cómico!
Não nos conhecemos todos pessoalmente e a personalidade individual de cada um fica algo diluída e limitada pelo formato virtual do fórum.

Como ando sempre "na palhaçada"  um ou outro cometário pode surgir como "mauzinho" mas, acreditem, não passa de sarcasmo inocente.

Por isso, caro cmiguelq vê  no manual da tua honda que lâmpadas usa e avançamos daí!!

Cá ficamos à espera
Eu sei... Por isso eu mandei a piada! He He He...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #174 em: 07 de Março de 2015, 15:06 »
Boas companheiros,

Depois de ler este tópico fiquei com vontade de pôr led na minha recente aquisição mas sinceramente fiquei um pouco confuso sobre exatamente que Leds da Cree adquirir.  _pensador_ _pensador_

Deixo aqui os modelos das lâmpadas atuais da minha Piaggio Xevo 125, para algum companheiro me poder ajudar, desde já obrigado!  _convivio_

Máximos
Type: HALOGEN (H7)
Power: 12V - 55W
Quantity: 1

Médios
Type: HALOGEN (H1)
Power: 12V - 55W
Quantity:1

Minimos
Type: ALL GLASS
Power: 12V - 5W
Quantity: 2