Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 267279 vezes)

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #25 em: 05 de Dezembro de 2014, 14:38 »
Ainda não guiei a Scooter à chuva mas calculo que os faróis de LED serão melhores que os convencionais ou HID baseado no facto que os construtores automóvel se estão todos a voltar para esta tecnologia.
http://youtu.be/qqgcnXtCPPk
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2014, 14:41 por Mercurio »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #26 em: 05 de Dezembro de 2014, 17:13 »

Maravilha .....  _pol_


Mesmo de dia se tiveres as luzes ligadas elas diminuem de intensidade e não ficam "os led's cansados". Sim porque podem ser brutais, mas cansam-se depressa com demasiado tempo ligados, e como as motas têm de andar de luzes ligadas (MÉDIOS LIGADOS) ....

Mas muito bom  _palmas_

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #27 em: 05 de Dezembro de 2014, 17:42 »
Resta saber qual a duração desses leds, por outro lado convém a scooters já estar fora da garantia, senão qualquer problema na instalação elétrica, e o stand não assume.
Outro problema é a direção do foco de luz e o encadeamento que podem provocar, essas óticas não foram projetadas para receberem leds. Não se pode comparar um farol normal, onde se por uma led, para um sistema da mercedes com alta tecnologia inteiramente pensado para full leds.
Também tenho dúvidas da eficácia dos leds no mau tempo, um colega meu tem uma PCX das novas com iluminação led e confessou-me que na chuva tem muita pouca penetração. Mas quando ponho a Xmax ou lado da PCX, a minha parece que tem velas.     
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #28 em: 05 de Dezembro de 2014, 19:12 »
De facto há decréscimo de luz na vida útil de uma destas lâmpadas LED.
Segundo a ficha técnica que vinha com uma das limpadas é de 5% ao fim de 10000 horas.
Deste modo, supondo que se usa a scooter 2 horas por dia, 365 dias por ano, ao fim de quase 14 anos temos 95% da luz original.
Se compararmos com as 2000-3000 horas de duração do HID ou 500-1000 do halogeno não está nada mal.

 

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #29 em: 05 de Dezembro de 2014, 20:56 »
De facto há decréscimo de luz na vida útil de uma destas lâmpadas LED.
Segundo a ficha técnica que vinha com uma das limpadas é de 5% ao fim de 10000 horas.
Deste modo, supondo que se usa a scooter 2 horas por dia, 365 dias por ano, ao fim de quase 14 anos temos 95% da luz original.
Se compararmos com as 2000-3000 horas de duração do HID ou 500-1000 do halogeno não está nada mal.

EU. QUERO. VER. ISSO. ASAP. ;)

95% do rendimento ao fim de 10k horas? Acho que vivia com isso! Mas há uma questão pertinente: os nossos faróis aceitam bem a troca de halogénio para led CREE? Não há problemas?

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #30 em: 05 de Dezembro de 2014, 21:04 »

Eu bem vejo aqui no trabalho as lâmpadas e luzes de led que metemos e o que aguentam ....

Tbm dizem 6k horas e nem 1k horas têm com 2 anos e já estão nas lonas ..... e sim são de alta intensidade.

Mas pode ser que tenham inovado agora para as Motas/carros.

Melhor para nós todos  _pol_

Venham eles .....


Twin-pt.

Eles "estudam" a melhor maneira para que as lâmpadas "normais" sejam substituídas por led's por isso é experimentar, pois eles só testam e querem é vender .... 1 ano depois eles acabam o stok e... ou fazem mais, ou entretanto inventam outra coisa que substitua isso ...

Haja quem experimente e logo há seguidores ...(eu)


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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #31 em: 06 de Dezembro de 2014, 11:02 »
Atenção que meter leds implica alterar os relés, como já vi aqui num tópico. Se acontecer algum problema eléctrico na mota lá vai a garantia. Por outro lado esses leds que se vendem a preços acessíveis, são preparados para veículos motorizados?
Tenho muitas dúvidas que durem essas horas todas, as lâmpadas de leds que tenho em casa, do IKEA, só duram cerca de um ano.
Continuo com a minha opinião que essas lâmpadas, para além de possíveis problemas na instalação eléctrica da mota têm uma duração muito curta.
Iluminação led só de origem estudada pela marca para durar e ser eficiente, de resto mais vale por uma lâmpada específicas para motas da Osram.
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #32 em: 06 de Dezembro de 2014, 12:25 »
Atenção que meter leds implica alterar os relés, como já vi aqui num tópico. Se acontecer algum problema eléctrico na mota lá vai a garantia. Por outro lado esses leds que se vendem a preços acessíveis, são preparados para veículos motorizados?
Tenho muitas dúvidas que durem essas horas todas, as lâmpadas de leds que tenho em casa, do IKEA, só duram cerca de um ano.

Trocar as lâmpadas de Halogéneo por outras quaisquer desde que não ultrapassem o limite superior de corrente  especifico do circuito de iluminação em causa não carece de qualquer troca de componentes.
Mesmo assim, caso existisse uma qualquer sobrecarga, lá estaria o fusível de protecção.
Nota que estas lâmpadas de LEDs consomem menos, cerca de metade das de halogéneo.
Uma aplicação simples da lei de Ohm P=UI clarifica o dilema:
Halogeno 55W/12V portanto 4.6A
LED 30W/12V portanto 2.5A
Deste modo, porquê mudar o relé???

Estas lâmpadas LED são H7 ou H4 e poi aí a fora, são lâmpadas para fins exclusivamente automobilísticos, não são adaptados de outros fins. Não entendo a tua questão "são preparados para veículos motorizados?"

As lâmpadas LED que compraste no IKEA provavelmente não se estragaram, avariaram-se.
Os LEDs que compõem essas lâmpadas não são ligados directamente aos 220V AC da rede.
Dentro da lâmpada há circuitos reguladores de tensão e corrente e nas lâmpadas low-cost é sempre aí que se dá o problema.
Repara nos milhares de semáforos já com lâmpadas LED  que estão por todo o lado: anos e anos de funcionamento sem problemas.


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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #33 em: 06 de Dezembro de 2014, 22:41 »
Eu não sou especialista em electricidade mas vê o tópico do pedrompmartins, ele para por leds nos piscas teve de mudar o rele. Não quero aqui discutir leds, cada um mete nas suas maxis o que quer, mas para mim esses leds têm que ser testados a longo prazo. Por outro lado ópticas preparadas para halogéneo, com leds, servem para iluminar os morcegos pendurados nas árvores, ou encandear quem vier de frente. _confuso_
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #34 em: 06 de Dezembro de 2014, 22:53 »
O relé só é preciso mesmo para os piscas porque como os watts e a amperagem das lâmpadas de leds é muito baixa não chega para conseguir fazer actuar o relé e desta forma as luzes não piscam.

Offline Paulo Silveiro

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #35 em: 06 de Dezembro de 2014, 23:03 »
Obrigado interceptor, agora já percebi... _pol_
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #36 em: 07 de Dezembro de 2014, 21:27 »
Por outro lado ópticas preparadas para halogéneo, com leds, servem para iluminar os morcegos pendurados nas árvores, ou encandear quem vier de frente. _confuso_
Onde conseguiste essa informação dos morcegos?!?!  _lol_

Os faróis multi-convexo das nossas scooters obedecem a um standard. O ponto de foco e padrão de distribuição do leque luminoso tem de conformar com o canon   rodoviário.
Apenas desta forma se garante que, independentemente da marca de lâmpada, o resultado final cumpre os requisitos pré-estabelecidos.
É como comprar pilhas: se o aparelho requer pilhas... AAA, qualquer marca de pilhas serve, têm de obedecer ao padrão das pilhas AAA.
Nos faróis há um processo semelhante. Quando vês uma lâmpada H7, por exemplo, esse H7 é muito mais que um nome, é uma garantia de um padrão muito abrangente. Não só o encaixe da lâmpada tem de ser de um certo tipo e dimensão, mas também há um rol de parâmetros técnicos que a lâmpada tem de cumprir, como temperatura máxima de funcionamento, corrente etc. .

Talvez faróis mais antigos, daqueles com lente de Fresnel, cause um pequeno efeito de difração, mas essa tecnologia já la vai.


Há ainda os mais modernos faróis elipsoidais   (aqueles com uma lente tipo globo de neve)  onde as lâmpadas de LEDs funcionam realmente bem.

Já reparei que tens uma certa aversão aos LEDs... Primeiro a garantia (que mudar lâmpadas não invalida), depois os relés (que não é preciso mudar) , depois se são preparados para veículos motorizados (????), depois a amostragem das lâmpadas do Ikea, e agora os morcegos.
Por um lado dizes que  não és especialista em eletricidade, por outro  " Continuo com a minha opinião que essas lâmpadas, para além de possíveis problemas na instalação eléctrica da mota têm uma duração muito curta.
Iluminação led só de origem estudada pela marca para durar e ser eficiente, de resto mais vale por uma lâmpada específicas para motas da Osram."

Fica a pergunta: se não és especialista, como formaste a tua opinião? E se ainda não usaste nenhuma, como sabes que duram pouco?
Repara, se é apenas um "palpite", um feeling não trazes nada válido para o assunto, apenas baralhas quem vem aqui para tentar fazer uma escolha informada.
Se estás interessado no assunto, talvez experimentares uma fosse o melhor método e depois e só então, trazeres a tua experiência para o forum.

Entretanto, com as Osram ou quaisquer outras, saúde e roda com cuidado. E quentinho!


« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 21:28 por Mercurio »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #37 em: 07 de Dezembro de 2014, 22:55 »
Eu   nada tenho contra os leds, apenas dúvidas......vou esperar então pela tua experiência, a longo prazo, se for positiva sou o primeiro a ir conversar contigo para ver ao vivo...um abraço
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, 13:46 por Paulo Silveiro »
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #38 em: 08 de Dezembro de 2014, 09:43 »
Mercurio, eu quero ver isso! Tenho que ir à margem sul beber um café um destes fds... _Rolley_

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #39 em: 12 de Dezembro de 2014, 13:30 »
Parte 1- A teoria

Para uma conversão perfeita do Halogéneo para LED a escolha certa do tipo de lâmpada LED é relevante.
Dependendo do tipo de óptica, há melhores escolhas que outras.



Neste caso, para todos os efeitos, vamos considerar que a lâmpada da gravura é H4, que tem um funcionamento idêntico.
Reparem como a posição do ponto luminoso influencia a direcção do feixe luminoso.




Agora reparem no desfasamento dos LEDs nesta lâmpada H4


Acendendo um ou outro LED muda-se a posição da emissão de luz em relação ao ponto de foco da parábola.

A minha Xmax 250 leva 2 lâmpadas H7


É a forma da parábola multi-convexa que dita a direcção do feixe.
No caso dos médios, por incrível que pareça, uma boa parte da luz criada não é aproveitada e perde-se no difusor (aquela superfície cinza-mate na frente do farol)
No caso dos médios, a Xmax usa o sistema da figura 2.3 (apesar da lâmpada ser diferente, o processo é idêntico)
Nos máximos o sistema da figura 2.4

Por isso para os médios escolhi esta lâmpada

Reparem que tem todos os LEDs num lado apenas, no lado de cima.
Não só a lâmpada é muito mais luminosa mas toda  a luz é aproveitada.
No caso dos máximos escolhi esta, com LEDs nos dois lados.
Desta forma garante-se a homogeneidade da distribuição do feixe luminoso.



Reparem que, em ambos os casos, não há projecção directa de luz para a frente, tal e qual como na lâmpada H7.

Para quem tenha faróis elipsoidais, as lâmpadas LED a utilizar são as com feixe luminoso a 360º
 

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 13:41 por Mercurio »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #40 em: 12 de Dezembro de 2014, 13:35 »
Muito boa explicação, companheiro Mercúrio.  _pol_

Em termos práticos a qualidade com que ilumina a estrada é superior ao halogéneo, isto pelo que tenho constatado com as novas PCX's, as quais já vêm de série com Full-Led.


Edit: Estamos a falar de uma conversão que representará que valor, balizado entre X e Y....não há necessidade de valores concretos, só para se ter ideia.
Thanks.  _pol_
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 13:39 por Sapiens21 »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #41 em: 12 de Dezembro de 2014, 14:29 »
Boas mercúrio. Podes por o link das que escolheste?
Gracias
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #42 em: 12 de Dezembro de 2014, 17:57 »
Muito informativo, como sempre!

Na segunda parte espero já ver o resultado final na tua X-Max momo! E se a puder ver ao vivo em Lx melhor!

Só acho que faltam algumas pin-ups... _Rolley_


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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #43 em: 12 de Dezembro de 2014, 19:12 »
Paubar; http://www.ebay.com/itm/NEW-CREE-H4-9003-H7-H8-H9-H11-9005-9006-1PC-LED-30W-6000-K-Lumen-HEAD-Light-Lamp-/111352030430

Twin-pt: Combinado! E ainda pago o café!

Entretanto, vou escrevendo os postais de Natal...


« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, 16:41 por José Bairrada »

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« Responder #44 em: 12 de Dezembro de 2014, 20:30 »
Mercúrio: Não, o café é por minha conta! Só tens que me avisar o local e a hora! ;)

Tenho mesmo que ver isto das luzes! São o calcanhar de Aquiles das X-Max e talvez das Scooters em geral... _pensador_


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« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 20:31 por twin-pt »
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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #45 em: 13 de Dezembro de 2014, 16:04 »
Este tópico está muito interessante mas perdi-me nalgumas explicações técnicas do @Mercúrio, muito à frente para mim lol.

Tenho uma Daelim S2, para substituir um máximo H7, qual aconselhas @Mercúrio?
Abraço,
José Luis


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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #46 em: 13 de Dezembro de 2014, 20:28 »
Tenho uma Daelim S2, para substituir um máximo H7, qual aconselhas @Mercúrio?
Abraço,
José Luis

http://www.ebay.com/itm/H4-Hi-Lo-H1-H3-H7-H8-H9-H11-9005-9006-HB3-HB4-Cree-LED-Bulb-Head-Light-Lamp-Kit-/111461719496?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&var=&hash=item19f3a2ddc8&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/CREE-20W-6000K-LED-Head-Light-Lamp-FOG-DRL-1PC-Bulb-H1-H3-H7-H11-H8-9005-H9-9006-/111419419275?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item19f11d6a8b&vxp=mtr

Eu tenho a primeira.
NA verdade, qualquer lâmpada dá,. verifica se na descrição tem "Beam Angle: 360 degree"
Vê também as dimensões estas lâmpadas são um pouco mais compridas que as de halogéneo.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, 20:31 por Mercurio »

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID.
« Responder #47 em: 13 de Dezembro de 2014, 21:08 »
Gracias 😊


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« Responder #48 em: 14 de Dezembro de 2014, 01:16 »

http://www.ebay.com/itm/H4-Hi-Lo-H1-H3-H7-H8-H9-H11-9005-9006-HB3-HB4-Cree-LED-Bulb-Head-Light-Lamp-Kit-/111461719496?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&var=&hash=item19f3a2ddc8&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/CREE-20W-6000K-LED-Head-Light-Lamp-FOG-DRL-1PC-Bulb-H1-H3-H7-H11-H8-9005-H9-9006-/111419419275?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item19f11d6a8b&vxp=mtr

Eu tenho a primeira.
NA verdade, qualquer lâmpada dá,. verifica se na descrição tem "Beam Angle: 360 degree"
Vê também as dimensões estas lâmpadas são um pouco mais compridas que as de halogéneo.

Temos de comprar é o kit ou pc?
Abraço,
José Luis


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« Responder #49 em: 14 de Dezembro de 2014, 08:47 »
Onde diz Bulb type
Caixa ao lado Select
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E pronto, agora é só esperar uma eternidade...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 08:51 por Mercurio »