Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628514 vezes)

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1300 em: 04 de Março de 2019, 21:11 »
Isso aumenta o orçamento do projecto em cerca de €1.
Parece-me que vale a pena.
Vou encomendar o módulo  acelerómetro.

Offline hmapc

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1301 em: 12 de Março de 2019, 10:47 »
Entretanto, chegaram as minhas lampadas de LED, aqui fica o meu feedback, infelizmente não é o melhor, das mesmas depois de montadas e testadas à noite.
Mandei vir estas em H4, https://pt.aliexpress.com/item/8000LM-Leefeeminye-LEVOU-Farol-Do-Carro-Set-com-3-Lados-Luz-H1-H3-H4-H7-H11/32849846975.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.713e4c4dI1kIEB,  para serem instaladas numa Honda Forza 300.

Para o preço, nada a apontar em relação à construção e qualidade, a montagem, correu sem problemas, sem a necessidade de corte e costura, quase parece de fabrica. com especial atenção para o LED dos maximos ficar a apontar para baixo, visto estas lampadas terem três lados.



E aqui começam os problemas.
Em médios , grande luminosidade, bem melhor do que tinha com halogénio, embora mesmo com o recorte da luz a bater no mesmo sitio onde batia com halogéneo (o que indica estar afinado em altura), a luz fica mais dispersa, provocando encadeamento em quem vem em sentido contrario (levei com avisos de sinais de luzes). A minha ideia era ter mais luminosidade, mas no espaço reservado aos médios (os tais 30 metros legais) o que não acontece. Para remediar a situação, teria de baixar a afinação do farol, mas que iria agravar outro problema que irei falar de seguida.

Em máximos, para esquecer, simplesmente quase não se notam. sendo completamente abafados pelos leds dos médios. Aparentemente, o LED único de máximos, o tal que fica a apontar para baixo, é insuficiente para reflectir em condições no reflector de máximos.
Como podem ver nas fotos, a primeira é em médios, a segunda são os máximos:
Medios:


Maximos:


Como podem ver, os máximos mal se notam. E se então efetuar a afinação dos médios, ainda vou piorar mais os máximos.

Pelo que já percebi, estes leds com três faces, não são a melhor opção para as opticas da Forza 300.

Atenção, não estou a dizer que estes Leds não prestam, e agradeço na mesma as recomendações dadas, e em outras opticas até podem ter excelentes resultados, no entanto, nas opticas da Forza 300, não são a melhor opção.
Aqui fica o feedback para quem tenha este modelo.



Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1302 em: 12 de Março de 2019, 12:10 »
hmapc:
Essas lâmpadas combinam 2 factores menos bons, o formato triangular e terem LEDs SMD que, como puseste verificar na 1a pessoa, não conseguem tocar a luz onde faz falta.
Mas não desesperes, agora consegues arranjar lâmpadas muito porreiras por preços muito simpáticos.

https://www.ebay.com/itm/H4-H1-H7-H11-9005-CREE-LED-Headlight-Kit-Light-Lamp-Bulbs-Light-Beam-50W-8000LM-/323732165105?_ul=PT

Tenta encontrar umas como estas  com os LEDs ordenados em formato de filamento.
Repara que cada LED tem uma pequena lente, é isso que vai focar a luz.
Montei umas deste tipo numa forza igual à tua com excelentes resultados.


Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1304 em: 12 de Março de 2019, 17:59 »
Eu iria para as 1as.
As últimas têm boa pinta mas parece-me não justificar o dobro do preço.

Algo que gosto nas 1as é terem o veio central cromado que resulta particularmente efectivo no resultado final.
Força e vai contando.
Atenção à orientação da lâmpada, tem posição específica.
O teu tipo de partilha do teu caso ajuda muita gente com uma scooter igual.
Se tiveres tempo e paciência, põe umas fotos da instalação, sempre facilitas o trabalho aos mais inexperientes.

Entretanto, guia com cuidado, saúde e pinups!

« Última modificação: 12 de Março de 2019, 18:01 por Mercurio »

Offline hmapc

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1305 em: 14 de Março de 2019, 10:45 »
Eu iria para as 1as.
As últimas têm boa pinta mas parece-me não justificar o dobro do preço.

Algo que gosto nas 1as é terem o veio central cromado que resulta particularmente efectivo no resultado final.
Força e vai contando.
Atenção à orientação da lâmpada, tem posição específica.
O teu tipo de partilha do teu caso ajuda muita gente com uma scooter igual.
Se tiveres tempo e paciência, põe umas fotos da instalação, sempre facilitas o trabalho aos mais inexperientes.

Entretanto, guia com cuidado, saúde e pinups!

Obrigado pelas indicações, vou então optar pelas primeiras. Quando as receber depois dou feedback.


Offline Carlujo

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1307 em: 14 de Março de 2019, 11:44 »
Boas
Eu recomendo estas:

€ 18,55  31%de desconto | CSP BraveWay Super LEVOU Chip Lâmpada Led H4 H7 H11 9005/HB3 9006/HB4 H8 Luzes LED para lâmpada para o Farol Do Carro Do Carro Auto Lâmpadas 16000LM
https://s.click.aliexpress.com/e/bGRiOOo0

Chip csp dos melhores no mercado
16000lm total 8000lm cada lampada
O tamanho delas é pouco maior que uma normal.

Eu tenho no carro, e o meu cunhado também 5 estrelas

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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1308 em: 14 de Março de 2019, 11:53 »
Carlujo
Em princípio, como as lâmpadas têm orientação já vêm de modo a ser montadas na posição correcta. No entanto já montei umas que , como vinham, não ficavam bem.
Neste caso,  tem de ficar na vertical (ou seja, os LEDs ficam para os lados) e o "chapéu" na ponta da lâmpada fica a orientar a luz para cima.
Os LEDs mais perto da ponta são os médios e os junto à base são os máximos.
Já sabes, pode ser necessário regular a altura dos faróis, monta tudo de forma a teres a melhor luz possível sem prejuízo dos outros condutores.
E põe por aqui o resultado!

« Última modificação: 14 de Março de 2019, 12:00 por Mercurio »

Offline Carlujo

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1309 em: 14 de Março de 2019, 16:23 »
Carlujo
Em princípio, como as lâmpadas têm orientação já vêm de modo a ser montadas na posição correcta. No entanto já montei umas que , como vinham, não ficavam bem.
Neste caso,  tem de ficar na vertical (ou seja, os LEDs ficam para os lados) e o "chapéu" na ponta da lâmpada fica a orientar a luz para cima.
Os LEDs mais perto da ponta são os médios e os junto à base são os máximos.
Já sabes, pode ser necessário regular a altura dos faróis, monta tudo de forma a teres a melhor luz possível sem prejuízo dos outros condutores.
E põe por aqui o resultado!

Obrigado pela ajuda.  _pol_ _palmas_ _palmas_
Vou ter que desmontar a frente da Cityblade, que não vi espaço onde consiga colocar as mãos.
O único possível problema está no facto de as lâmpadas que vêm de origem serem HS1 e de ter uma lâmpada para médios e outra para máximos. A gaja é zarolha...  _lol_ _lol_ _lol_
Depois coloco aqui umas fotos (se não me esquecer de as tirar  :-[), mas não vou fazer para já. Ando sem tempo e sem paciência para estas coisas.
Abraço  _convivio_
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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1310 em: 17 de Março de 2019, 18:47 »

Dando continuidade ao reflector LED cá fica mais um post.
Como podem ver o reflector tem o tamanho exacto do original, é só tirar um e por o outro.
O efeito é realmente bom, uma terceira luz de stop não está demais.



As ligações não podiam ser mais fáceis, o fio preto à massa, o verde à luz de posição e o vermelho ao Stop.
Para já fica por aqui o projecto. Estou à espera de peças para evoluir mais esta instalação.
« Última modificação: 17 de Março de 2019, 18:55 por Mercurio »

Offline zeuz

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1311 em: 15 de Abril de 2019, 14:19 »
Vídeo com o que já deveria ser óbvio para todos nós, mas nunca é demais reforçar:



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Offline Mercurio

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Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1312 em: 19 de Maio de 2019, 15:11 »

Feito!
 






E pronto, fica a ideia que me parece boa,  de aproveitar o reflector para adicionar  uma luz de stop/posição.
Funciona em qualquer scooter independente da marca ou modelo e o custo total fica uns €3.
O reflector continua a funcionar, não é substituída a sua função. Quando desligado (ou se sobre ele incide uma luz mais forte que os LEDs dele) funciona como un reflector normal.
No meu caso, não usei a luz de posição, apenas a luz mais forte de stop.
O módulo de strobe é opcional. Pessoalmente acho uma mais valia.
Quando se trava pisca 4 vezes no 1° segundo, 4 vezes nos dois segundos seguintes e depois fica aceso.
Enfim, um pequeno upgrade marca 3B (Bom, Bonito e Barato) cá do mercúrio.

https://www.ebay.com/itm/Universal-Motorcycle-Scooter-Rectangle-LED-Reflector-Tail-Brake-Light-Stop-Lamp-/372602112514?_ul=PT

(Há também redondos se for esse o vosso caso)

https://www.ebay.com/itm/GS-100A-Flash-Strobe-Controller-Box-Flasher-Module-for-LED-Brake-Stop-Light-Lamp-/264240157653?_ul=PT

E o módulo strobe.

Já sabem, força nos LEDs e rodem com cuidado.


« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 15:44 por Mercurio »

Offline Sergio-fininho

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1313 em: 19 de Maio de 2019, 15:26 »
Boas quanto fica o kit do reflector e do acelarometro? Lol

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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1314 em: 19 de Maio de 2019, 17:35 »
Boas quanto fica o kit do reflector e do acelarometro? Lol

Não sei se entendi bem a pergunta.
Se te referes ao que fiz no post acima, vasculhando o eBay fica por uns €3.

O kit com acelerómetro que fiz é algo complexo para um tutorial e mais difícil de instalar.
A desaceleração com o acelerador fechado não é suficiente (ou gera falsos positivos) para o sistema que fiz funcionar bem.
Desta forma,  usei o sensor de outra maneira: é activado pelo circuito do travão e se a desaceleração for superior a um certo valor aciona os 4 piscas (modo travagem de emergência). Este sistema é bastante comum nos automóveis.

Como usei um Arduino para o efeito, aproveitei e acrescentei algumas funcionalidades ao bluetooth como poder ligar o tal reflector como luz de nevoeiro ou aviso de bateria fraca.

(Relé, Arduino nano e acelerómetro)
A relação esforço/resultado, confesso, não é a melhor.
O reflector/stop é incomparavelmente mais fácil de executar, instalar, barato e útil.

« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 18:12 por Mercurio »

Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1315 em: 27 de Maio de 2019, 11:46 »


Entretanto deixo o review a mais uma lâmpada, neste caso uma H7 com LEDs CSP.
Esta lâmpada não tem driver o que para alguns casos faz a instalação muito mais simples, é só trocar.
Isto é particularmente útil em faróis que tenham uma tampa estanque.
Quanto à luz, não está nada mal, é definitivamente mais brilhante (e com melhor cor) que a OSRAM night breaker de halogéneo que uso para comparação.
Não é tão forte como as lâmpadas com driver mas  cumpre bem.
Quem queira umas lâmpadas que "seja só trocar" não fica mal servido com estas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Estas... não recomendo. A luz é, no máximo, equivalente a umas de halogéneo normais.
A OSRAM night breaker da bastante mais luz que esta.
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 12:09 por Mercurio »

Offline wime

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1316 em: 27 de Maio de 2019, 14:31 »
Obrigado,por nos manteres informados destas novidades.

Aproveito para perguntar se sabes se existe uma H4 com as caracteristicas que indicaste no caso da "H7 com LEDs CSP", sem o driver  e que permite manter os tapa pó dos farois.

Um abraço e vai mantendo-nos informados destas novidades, ( e já agora com acompanhados ..... pinup's !!)

 _convivio_
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Offline Mercurio

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1317 em: 27 de Maio de 2019, 15:44 »
Viva, wime.

https://www.ebay.com/itm/H4-9003-CSP-LED-Fog-Light-Car-Driving-Lamp-DRL-Daytime-Running-Super-White-6500K-/303153920478?_ul=PT

Sim, há lâmpadas H4 sem driver.
Ainda não testei nenhuma, não posso falar na 1a pessoa sobre o resultado mas parece-me que pelo preço  o risco não é grande.
Vasculha bem o eBay e afins  que o preços variam muito.



« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 21:53 por Mercurio »

Offline ruicosta

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1318 em: 27 de Maio de 2019, 18:11 »
Já agora qual é a marca do arduino? Pergunto isto porque andam por aí muitos arduinos de fraca qualidade que não duram nada.

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« Responder #1319 em: 27 de Maio de 2019, 22:07 »
Já agora qual é a marca do arduino? Pergunto isto porque andam por aí muitos arduinos de fraca qualidade que não duram nada.

O nano da foto não sei, veio da Amazon num kit de 10 e não tem marca.
Como não sei o teu nível de utilizador de Arduino (hobby, expert?) deixo as perguntas, tens cuidado com a alimentação e os inputs?
Nunca se me avariou nenhum Arduino e tenho alguns a trabalhar 24H por dia há muito tempo sem qualquer problema.


Offline ruicosta

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1320 em: 28 de Maio de 2019, 08:58 »
O nano da foto não sei, veio da Amazon num kit de 10 e não tem marca.
Como não sei o teu nível de utilizador de Arduino (hobby, expert?) deixo as perguntas, tens cuidado com a alimentação e os inputs?
Nunca se me avariou nenhum Arduino e tenho alguns a trabalhar 24H por dia há muito tempo sem qualquer problema.
Hobby apenas, mais virado para a domotica. Comecei durante o curso de eng. Informática e agora tenho este hobby em pausa. Outras prioridades.
Os meus nunca deram problemas mas alguns colegas meus tiveram problemas quando sujeitaram os arduinos a trabalho mais intenso e permanente.

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Offline Mercurio

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Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1321 em: 23 de Junho de 2019, 13:08 »
 Viva.

Fica um pequeno aviso para quem comprou ou pensa comprar lâmpadas LED CANBUS para os mínimos.

Neste caso especifico, o "CANBUS" não é mais que uma detecção de consumo.
As lâmpadas convencionais têm um consumo muitíssimo mais alto que as LED equivalentes e é essa maior exigência energética que o sistema detecta.

Para contornar isso, as lâmpadas LED T10 / W5W CANBUS usam umas resistências para aumentar o consumo da lâmpada.



Sem complicar, funciona assim.
O primeiro caso é apenas o circuito da lâmpada, o segundo tem uma resistência em paralelo para aumentar o consumo.
(Obviamente, este esquema feito no telefone serve apenas para ilustrar e tornar a ideia acessível a todos.
Não é necessário hate mail a dizer que os LEDs têm símbolo electrónico... )





Este é um bom exemplo, são umas lâmpadas que comprei.

O problema disto tudo é que as resistências simplesmente não fazem a energia que consomem desaparecer, transformam-a em calor.
E, acreditem, estas lâmpadas ficavam mesmo, mesmo quentes...

Por isso, se comparem lâmpadas deste tipo, recomendo que as testem antes de instalar e comparem com as convencionais.

Mas se não têm nenhum sistema CANBUS na vossa mota/carro, o melhor sem duvida nenhuma é retirar essas resistências.
Foi o que fiz neste caso. 



(A foto exagera o aspecto da solda)

Basta encostar o ferro de soldar às resistências SMD que elas saem logo.
Agora não só a lâmpada consome muito menos como também não aquece. Maravilha.

Saber se têm ou não um qualquer sistema CANBUS é fácil.
Tirem a lâmpada que está na mota e ponham-a a trabalhar.
Se não têm nenhuma mensagem de erro não necessitam lâmpadas CANBUS e podem retirar as resistências.

« Última modificação: 23 de Junho de 2019, 13:49 por Mercurio »

NSilva

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1322 em: 24 de Junho de 2019, 12:31 »
Excelente, obrigado pela explicação!

Offline Lourenço

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1323 em: 25 de Setembro de 2019, 20:41 »
Feito!
 






E pronto, fica a ideia que me parece boa,  de aproveitar o reflector para adicionar  uma luz de stop/posição.
Funciona em qualquer scooter independente da marca ou modelo e o custo total fica uns €3.
O reflector continua a funcionar, não é substituída a sua função. Quando desligado (ou se sobre ele incide uma luz mais forte que os LEDs dele) funciona como un reflector normal.
No meu caso, não usei a luz de posição, apenas a luz mais forte de stop.
O módulo de strobe é opcional. Pessoalmente acho uma mais valia.
Quando se trava pisca 4 vezes no 1° segundo, 4 vezes nos dois segundos seguintes e depois fica aceso.
Enfim, um pequeno upgrade marca 3B (Bom, Bonito e Barato) cá do mercúrio.

https://www.ebay.com/itm/Universal-Motorcycle-Scooter-Rectangle-LED-Reflector-Tail-Brake-Light-Stop-Lamp-/372602112514?_ul=PT

(Há também redondos se for esse o vosso caso)

https://www.ebay.com/itm/GS-100A-Flash-Strobe-Controller-Box-Flasher-Module-for-LED-Brake-Stop-Light-Lamp-/264240157653?_ul=PT

E o módulo strobe.

Já sabem, força nos LEDs e rodem com cuidado.

Impecável.
Refletor ativo e pequeno farolim sob a top case ligados a stop com módulo strobe.
O refletor ativo ficou igualmente como luz de presença visto ter duas "posições".
Como não tenho conhecimentos técnicos para o fazer, pedi na Honda na ocasião da revisão para o fazerem fornecendo eu o material.
A minha SH ficou mais visível por trás em qualquer circunstancia mas sobretudo com o strobe nos primeiros segundos de travagem.
Á frente levou uma H4 led Philips. Bastante cara mas que diferença de iluminação e mesmo de dia já notei pela reação dos outros condutores que fiquei mais visível.
Obrigado pelas dicas Mercurio. _convivio_

Offline ruicosta

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Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1324 em: 26 de Setembro de 2019, 10:50 »
Eu quero fazer algo parecido mas incluindo também piscas e directamente na top case, dado que a mesma tem sitio para incorporar luzes de presença/stop e piscas.

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